04 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 04-12-2009

Sexta, 4 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Como a família de Vara sofre com a "Face Oculta", 24 Horas de 04-12-2009
 

É nos pais que Armando Vara pensa sempre que refere, num tom pesaroso, que o processo "Face Oculta" se transformou num "pesadelo" para a sua família. Segundo apurou o 24horas, o auto-suspenso vice-presidente do BCP está preocupado com as consequências que o mediatismo criado à sua volta ao longo das últimas semanas pode ter sobre os seus progenitores, que ainda vivem na aldeia de onde é natural o antigo ministro, no concelho de Vinhais, em Bragança.



Prémio com desconto, A Bola de 04-12-2009
 

Leões não encantaram mas lutaram até ao fim e mereceram o apuramento.



Gang violento caçado pelo ADN, Correio Manhã de 04-12-2009
 

Unidade especial do DIAP acusa ladrões com provas de laboratório.



Leões salvos ao cair do pano, Correio Manhã de 04-12-2009
 

Foi preciso esperar pelo tempo de descontos para Alvalade ter um motivo para festejar. O golo de Grimi – o seu primeiro no clube – qualifica o Sporting para os dezasseis avos-de-final da Liga Europa e salva a face do leão. O essencial foi conseguido. Mas deste jogo fica a ideia de uma tremenda recaída, após alguns indicadores positivos ante o Benfica que não tiveram continuidade. O Sporting segue em frente, na Europa, mas não deixa tranquila a sua bancada para o que aí vem.



Descubra os melhores PPR para poupar 400 euros nos impostos, Diário Económico de 04-12-2009
 

Diz a tradição que os portugueses costumam deixar tudo para resolver à última hora. E se a tradição voltar a confirmar-se, isto significa que muitos portugueses vão aproveitar o mês de Dezembro para reforçarem as suas aplicações nos planos de poupança reforma (PPR), já que este é o último mês em que é possível fazer entregas nestas aplicações e deduzi-las na próxima declaração de IRS, para obter benefícios fiscais. Até há uns anos atrás a escolha do PPR era feita um pouco ao acaso, já que o principal objectivo dos investidores com estas aplicações era aproveitar os benefícios fiscais. Por outro lado, a oferta de PPR era muito semelhante. Ou seja, os produtos pareciam todos iguais.



BCE mantém juros mas prestação da casa vai subir , Diário Económico de 04-12-2009
 

Apesar de ontem o presidente do Banco Central Europeu (BCE) não ter dado uma indicação clara de quando irá proceder a uma subida da sua taxa de juros de referência, um dado é certo: as taxas Euribor vão começar a subir antes. E o processo de inversão pode já ter começado, o que implicará mais cedo ou mais tarde um agravamento dos custos para as famílias que têm crédito à habitação. Esta é a opinião de Filipe Garcia, economista da consultora financeira IMF. "Acredito que o ciclo de quedas das taxas interbancárias tenha já terminado. E é expectável que até ao final do primeiro trimestre de 2010 haja uma progressiva convergência entre as Euribor e as taxas Refi, para valores normais.



Caixa perde na guerra de poder da Cimpor, Diário Económico de 04-12-2009
 

A Cimpor continua a viver tempos conturbados. Num volte-face que se adivinhava há vários dias, Ricardo Bayão Horta assumiu ontem um movimento inédito, ao assumir-se como o novo presidente da comissão executiva (CEO) da maior cimenteira nacional, em ruptura contra o maior accionista, encabeçado por Pedro Maria Teixeira Duarte (TD). A decisão foi tomada no conselho de administração que teve lugar ontem, com uma maioria de oito contra seis - votos favoráveis dos administradores indicados pela Investifino, Lafarge e Bipadosa e os votos contrários dos administradores mais próximos da TD e da Caixa Geral de Depósitos (CGD). O anterior CEO da Cimpor, Jorge Salavessa Moura, abandona o cargo e a Comissão Executiva, retornando ao posto de vogal da administração, de onde tinha saído na sequência da assembleia geral da Cimpor, de 13 de Maio, em substituição de Pedro Maria Teixeira Duarte.



Baixar CO2 custa dois euros por dia, Diário Notícias de 04-12-2009
 

Dois DN ou quatro cafés por dia é quanto custa combater as alterações climáticas. Esta é a conclusão de um estudo do organismo europeu Amigos da Terra. Os custos da limitação das alterações climáticas na Europa entre 2010 e 2020 equivalem a dois por cento do PIB da Europa (111 milhões de euros), o que daria dois euros por pessoa, por dia. O relatório "O Papel da Europa no Desafio Climático: acções internas e obrigações internacionais para proteger o planeta", elaborado pelo Instituto de Meio Ambiente de Estocolmo em colaboração com a Amigos da Terra, apresentado esta quarta-feira, mostra que a Europa pode reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 40% até 2020, relativamente aos números de 1990. A investigação refere ainda que a União Europeia pode cortar as suas emissões em 90% em 2050 e calcula o custo do cenário apresentado, segundo informou em comunicado a organização ecologista.



Festas das FARC com prostitutas e muito álcool, Diário Notícias de 04-12-2009
 

É o lado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) que a guerrilha gostava de nunca ver revelado. Festas e bebedeiras, viagens pagas a prostitutas, oferta de operações plásticas, recruta de crianças e execuções sumárias. É a realidade que os militares descobriram nos 42 computadores e mais de uma centena de dispositivos de armazenamento de dados apreendidos nas operações desde 2005 e que agora foi divulgada pela revista colombiana Semana. "Uma debilidade não invalida toda uma vida de luta, mas mancha-a", escreveram os membros do Secretariado das FARC a Jhon 40, depois de criticarem os seus gastos. Num documento, as autoridades descobriram que terá pago 122 milhões de pesos entre 2006 e 2007 em bilhetes de avião para levar prostitutas desde Antioquia até aos acampamentos em várias áreas de La Macarena.



Dívida Pública aumenta 28 mil mihões num ano, Diário Notícias de 04-12-2009
 

A dívida do Estado, incluindo as empresas públicas, deverá este ano atingir 113,3% do produto interno bruto (PIB), contra 93% do PIB em 2008. Os empréstimos públicos contraídos à economia - no montante de 182,6 mil milhões de euros - através de créditos bancários e em títulos como as obrigações do Tesouro, aumentaram 28 mil milhões de euros, em relação a 2008, uma verba que daria para construir cinco aeroportos como o de Alcochete.



Mundial-2010 As armas dos possiveis rivais de Portugal, I de 04-12-2009
 

Hoje Portugal conhecerá os três adversários da fase de grupos do Mundial-2010. O sorteio é na Cidade do Cabo na África do Sul. Saiba tudo sobre os 24 possíveis rivais da selecção de Carlos Queiroz. Os segredos, as estrelas e os riscos, tudo o que cada uma das equipas levará na bagagem.



Caso das escutas, I de 04-12-2009
 

O PSD antecipa o embate e diz que o primeiro-ministro "está sob suspeita". No debate quinzenal, oposição prepara-se para confrontar Sócrates com o terramoto Face Oculta.



A política é muito cruel, Jornal Negócios de 04-12-2009
 

Quando foi para o Parlamento, recorda, as coisas não lhe correram mal. Mas "a política é muito cruel", diz. "Quando as coisas correm mal, correm mesmo muito mal. Estragam a vida a uma pessoa, em todos os domínios". Ainda assim, António Lobo Xavier confessa que sente as suas saudades da política, numa entrevista em que fala de (quase) tudo. Até da derrota da Sonae à PT, que começou a sentir quando viu "certas alianças e ambiguidades, sobretudo de empresas relacionadas com o poder público". "Quando percebi que havia um discurso na nossa frente e uma prática e um discurso atrás de nós; havia forças poderosíssimas contra a Sonae e que fariam a Sonae perder".



Banca já está preparada para o fim das ajudas do BCE, Jornal Negócios de 04-12-2009
 

O Banco Central Europeu (BCE) colocou um ponto final nas ajudas à banca. Pelo menos, nas condições excepcionais das quais as instituições financeiras puderam usufruir, durante a crise. Implicitamente, há uma retirada de liquidez que obrigará os bancos a voltarem aos mercados de crédito para se financiarem. E entre os maiores do sector, em Portugal, o BES assume que já está a antecipar necessidades de 2010.



Vacinas antecipadas para não irem para o lixo, Jornal Notícias de 04-12-2009
 

Centros de saúde estão a chamar não prioritários para evitar desperdícios. Muitas pessoas que estão convocadas para receber a vacina da gripe A não estão a comparecer nos centros de saúde, o que tem levado as autoridades a antecipar a vacinação de grupos não prioritários para evitar o desperdício. A situação de recusa da vacina por "receios infundados" foi ontem confirmada pela ministra da Saúde, Ana Jorge, que voltou a apelar a quem tem vacina marcada para que "não deixe de aparecer, porque isso leva a que outras pessoas não possam usufruir da vacina. O respeito que cada um tem por si e pelos outros também se pode verificar aqui", disse, em Fátima, à margem do Encontro Nacional da Pastoral da Saúde.



Riscos sérios em 19 viadutos e pontes, Jornal Notícias de 04-12-2009
 

Dezanove exigem intervenção imediata para garantir segurança dos utentes. Em Portugal, existem 169 obras de arte com problemas estruturais, 19 das quais exigem uma intervenção imediata, divulgou, ontem, a Estradas de Portugal. Apesar do número, a EP assegura que a "situação está controlada". Destas 169 infra-estruturas, o estado de conservação de 150 está classificado com o nível 4 (o que implica programar uma intervenção num prazo de dois anos) e o de 19 está classificado com o nível 5 (o que significa que a intervenção no prazo de dois anos deve ser complementada com uma intervenção imediata, que vise salvaguardar a segurança da exploração), de acordo com um comunicado enviado, ao JN, ao final da tarde de ontem, pela empresa.



Liedson sente-se sozinho, O Jogo de 04-12-2009
 

Após uma primeira parte para esquecer, as melhorias evidenciadas no segundo tempo chegaram com a qualidade extra que Izmailov trouxe ao jogo, mas, sobretudo, com o reposicionamento do meio-campo em losango, afinal o sistema que estes jogadores melhor conhecem. Por outro lado, a subida de rendimento de Liedson aconteceu a partir do momento que passou a ter companhia no ataque: Hélder Postiga e depois Caicedo.



BCE: recuperação será "moderada", OJE de 04-12-2009
 

Revisão do crescimento em alta, estimativa de recessão menos acentuada e o fim "gradual" das medidas excepcionais de refinanciamento dos bancos: a reunião de ontem do BCE pautou-se um optimismo moderado e, acima de tudo, pela importância de encarar o futuro com cautela: "a recuperação vai ser moderada, aos solavancos e desequilibrada", disse o presidente do Banco Central Europeu,Jean Claude Trichet.



Eléctricos ao preço dos diesel, OJE de 04-12-2009
 

Os incentivos financeiros e fiscais para a compra de carros eléctricos, ontem anunciados pelo Governo, vão aproximar o preço das viaturas das suas equivalentes com motor diesel, de acordo com fontes do mercado. O valor do carro eléctrico da Renault, disponível dentro de sensivelmente um ano, deverá rondar os 15 mil euros, o mesmo que hoje é cobrado pelo seu equivalente diesel, o comercial Kangoo. No caso de outras unidades, como por exemplo o modelo da Nissan, o valor também se irá inserir no "miolo" do seu segmento de mercado, devendo rondar os 24 mil euros.



Oposição isola socialistas no parlamento e acerta estratégias contra a corrupção, Público de 04-12-2009
 

A decisão surgiu quando faltava menos de uma hora para terminar o debate potestativo sobre as iniciativas do Bloco de Esquerda (BE) e do PCP para combater a corrupção. Perto das 17h de ontem, as bancadas bloquista e comunista acertaram agulhas com o grupo parlamentar do PSD e optaram por adiar a votação do diploma mais controverso – a criminalização do enriquecimento ilícito – para o potestativo dos sociais-democratas, marcado para dia 10.



Jantar em Braga, Público de 04-12-2009
 

Manuel Alegre não se quer comprometer para já com uma nova corrida presidencial. "Não abro nem fecho portas", afirmou ontem à noite em Braga, numa jantar com apoiantes da sua candidatura de 2006. O histórico militante socialista deixa, no entanto, a garantia de que a sua decisão não será condicionada por ninguém.



Jara interessa ao Benfica, Record de 04-12-2009
 

Franco Jara é um dos nomes que o Benfica está a estudar para reforçar o ataque em janeiro, apurou Record. O jovem é internacional Sub-20 pela Argentina e representou o seu país no último Torneio de Toulon e no Mundial de Sub-20 que se realizou no Egito. Aliás, o jogador foi observado directamente por Miguel Quaresma que deu excelentes indicações do atleta a Jorge Jesus.



Cavaco muda estratégia de comunicação, SOL de 04-12-2009
 

Depois da saída de Fernando Lima da assessoria de imprensa de Belém e da polémica das escutas que abalou o Verão e a campanha para as legislativas, a Presidência da República decidiu mudar a estratégia de comunicação. Para pôr um ponto de ordem nas 'notícias' atribuídas a Belém e, também, para tentar suster o desgaste que a imagem do Presidente sofreu com este episódio – reflectido numa queda de popularidade assinalada pelas sondagens. Com o objectivo de evitar a manipulação da informação, seja do interior ou do exterior do Palácio de Belém, qualquer notícia que surja e que implique o Presidente passou a ser estancada logo de imediato com um comunicado oficial.



Sócrates troca de telemóvel, SOL de 04-12-2009
 

O primeiro-ministro mudou de telefone na mesma altura em que os arguidos do processo 'Face Oculta'. Segundo o SOL apurou, a partir de 25 de Junho o primeiro-ministro passou a recorrer a outros telefones para continuar a contactar o seu amigo Armando Vara, o que originou a extracção de mais certidões que foram encaminhadas pelo DIAP de Aveiro para o procurador-geral da República (PGR). Conforme o SOL noticiou na passada edição, a troca de telefones e de cartões pelos arguidos do 'Face Oculta' que estavam sob escuta registou-se no auge da polémica gerada pela notícia da possível compra da TVI pela PT. Suspeita-se de uma fuga de informação, que contribuiu para que o Governo anunciasse, de um dia para o outro, que iria impedir o negócio, quando este estava à beira de ser concretizado.



Papa apressa Terreiro do Paço, SOL de 04-12-2009
 

A organização da visita do líder da Igreja Católica a Portugal – uma das três viagens que o Papa vai fazer em 2010 –, que está a cargo do Protocolo de Estado no Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e do Patriarcado, incluiu no calendário da estadia em Portugal de Bento XVI a realização de três missas campais: uma em Lisboa, outra no Porto, na Avenida dos Aliados, e uma em Fátima, onde o Papa estará por ocasião da celebração do 13 de Maio. A missa de Lisboa, que na última visita papal foi realizada no Parque Eduardo VII, desta vez está a ser pensada para o Terreiro do Paço. O Governo, aliás, segundo soube o SOL, já informou disso mesmo a sociedade Frente Tejo – responsável pela gestão de todo o projecto para a celebração do Centenário da República em Lisboa, no qual está incluída a requalificação do Terreiro do Paço.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream