03 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 03-12-2009

Quinta, 3 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Como o rei da sucata gere o seu império da prisão, 24 Horas de 03-12-2009
 

O principal arguido do caso "Face Oculta", o industrial de Ovar Manuel Godinho, está desde 30 de Outubro em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional Regional de Aveiro (EPRA). Mas isso não o impede de continuar, de alguma forma, a gerir os negócios a partir da camarata que partilha com outros dez presos preventivos, apurou o 24horas junto da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP).



Simples e belo, A Bola de 03-12-2009
 

Dois golos perfeitos dão ao Benfica a vitória no grupo



Fábio Coentrão faz esquecer Di María, Correio Manhã de 03-12-2009
 

Após dois jogos consecutivos sem ganhar e sem marcar, o Benfica saiu de Minsk com uma tripla missão cumprida. Além de fechar as contas do Grupo I e colocar a equipa nos 16 avos-de-final da Liga Europa, a vitória sobre o BATE Borisov deu à equipa o reforço de confiança necessário nesta fase, sem sobrecarga de esforços. Jorge Jesus não abdicou de gerir o plantel e fez quatro alterações no onze. O técnico deu-se bem com as apostas, já que Júlio César e Miguel Vítor entraram bem na defesa e os alternativos Felipe Menezes e Fábio Coentrão deram excelentes indicações nos lugares de Aimar e Di María. Como cereja no topo do bolo, o primeiro lugar assegurado torna o jogo com o AEK, na última jornada, uma simples formalidade. Um dado importante, uma vez que acontece três dias antes da visita do FC Porto à Luz.



Défice custa 1.380 € a cada português, Correio Manhã de 03-12-2009
 

Teixeira dos Santos assume que o buraco das contas públicas nacionais está acima dos oito por cento e que as receitas cobradas são insuficientes.



Oposição quer impor aumento do prazo do subsídio de desemprego, Diário Económico de 03-12-2009
 

Os partidos da oposição vão tentar impor o alargamento, pelo menos temporário, do período de concessão do subsídio de desemprego, como forma de ajudar muitas famílias a enfrentar a crise. A medida será discutida já no arranque do próximo ano. Com a taxa de desemprego a atingir os 10,2%, de acordo com dados do Eurostat divulgados esta segunda-feira, a oposição está determinada a aumentar a protecção dos mais de 547 mil portugueses que perderam o seu posto de trabalho.



Saiba como proteger-se dos cortes nas pensões nos próximos anos, Diário Económico de 03-12-2009
 

Novas regras visam assegurar a sustentabilidade da Segurança Social a longo prazo. Conheça ao pormenor as novas regras da Segurança Social que penalizam as pensões e que estão em vigor desde 2008.



Governo pressiona Tribunal de Contas no chumbo das auto-estradas, Diário Económico de 03-12-2009
 

O ministro das Obras Públicas está convencido que a razão está do seu lado e do lado das Estradas de Portugal. E acredita que os argumentos que apresentou nos recursos entregues no Tribunal de Contas são suficientes para fazer com que a instituição liderada por Guilherme d'Oliveira Martins reverta o chumbo de visto prévio a cinco concessões rodoviárias. Reafirmando que respeita as decisões do Tribunal de Contas, António Mendonça disse ontem aos deputados da Comissão de Obras Públicas estar convicto que o Governo tem "argumentos valiosos, argumentos poderosos, que podem levar o Tribunal de Contas a reconsiderar a sua posição" de recusa de visto prévio às concessões da Auto-estrada Transmontana, Douro Interior, Algarve Litoral, Litoral Oeste e Baixo Alentejo.



'Excelentes' e 'muito bons' garantem topo da carreira, Diário Notícias de 03-12-2009
 

Os professores que tiverem na sua avaliação "excelente" ou "muito bom" poderão ascender ao topo da carreira sem estarem sujeitos a vagas impostas nos escalões. Mas continuará a haver limitações na atribuição destas notas altas, através de quotas impostas às escolas. Ou seja, na prática, nem todos poderão chegar ao escalão máximo. A manutenção das quotas, avisam os sindicatos, poderá condicionar o acordo com o Governo. Foi esta a principal novidade da reunião de ontem entre Governo e sindicatos, onde foi apresentada ainda uma proposta de modelo de avaliação de desempenho. Um modelo mais simples, que não exigirá a entrega de objectivos individuais mas apenas de uma ficha de auto-avaliação. E que, acreditam os sindicatos, atenuará a tensão entre avaliado e avaliador.



Vara admite voltar a assumir funções no BCP, Diário Notícias de 03-12-2009
 

Indiciado por um crime de tráfico de influências, Armando Vara admitiu ontem já pensar em retomar o seu lugar na direcção do Millennium bcp, onde se encontra com funções suspensas desde o momento em que o processo "Face Oculta" "rebentou". Confrontado com o eventual regresso, não afastou a possibilidade, aguardando para isso um sinal da administração do banco. "Tenho de ver isso com a equipa dirigente do BCP, compreenderão que não é o momento de falar ainda", disse. Duas horas após entrar no tribunal, a meio da tarde de ontem, apesar "de deitar por terra" parte das suspeitas de tráfico de influências, Armando Vara confessou-se "frustrado" com o desfecho de dois dias de interrogatório.



Polémica das escutas deixa Pinto Monteiro cercado, I de 03-12-2009
 

As críticas subiram de tom depois da polémica criada pelas escutas que envolvem José Sócrates. O procurador-geral da República está cada vez mais fragilizado e perdeu o respeito das estruturas do Ministério Público. Conseguirá Pinto Monteiro resistir à pressão dos bastidores?



Governo pode ter de aumentar o IVA, afirma o FMI, Jornal Negócios de 03-12-2009
 

O FMI juntou-se ontem às instituições que traçam um cenário extremamente exigente para as contas públicas portuguesas e negro para a economia. A instituição pede contenção e rigor em toda linha: aumentos da funções pública, das pensões e dos gastos com subsídios de desemprego e de saúde devem ser evitados ou moderados ao máximo. Mesmo assim, a instituição diz que Portugal poderá não conseguir reduzir o défice orçamental para 3% do PIB até 2013, como acordado com Bruxelas (ver páginas seguintes), e por isso, admite, que o governo possa ter de aumentar o IVA. A avaliação do Fundo, ao abrigo da consulta anual aos países-membros, é especialmente preocupante, pois trata-se de uma das instituições mais "ouvidas" pelos investidores.



Vara só com um crime e caução de 25 mil euros, Jornal Notícias de 03-12-2009
 

Ex-ministro do PS deixa Aveiro "frustrado" e com caução de 25 mil euros. Para a aplicação destas medidas de coacção, o juiz António Costa Gomes apoiou-se na força de indícios relacionados com um eventual crime de tráfico de influências relativo à abertura de portas junto de responsáveis de duas empresas - a EDP Imobiliária e a Galp - do sector empresarial do Estado, para o favorecimento do empresário Manuel Godinho em negócios na área dos resíduos industriais. Em contrapartida, de acordo com informações recolhidas pelo JN, o magistrado considera menos fortes indícios relativos a outro ilícito de tráfico de influências, relativamente a eventuais diligências junto do poder político (José Sócrates e o então ministro, Mário Lino) com vista à demissão de uma secretária de Estado e do presidente da Refer, que estariam a colocar problemas à empresa "O2", de Godinho, no âmbito de um contencioso em tribunal.



Bombeiros querem protecção policial, Jornal Notícias de 03-12-2009
 

Homicídio de mulher dentro de uma ambulância leva Liga de Bombeiros a pedir reforço da protecção policial. Face ao homicídio de uma mulher pelo marido, domingo, dentro de uma ambulância dos bombeiros de Montemor-o-Velho, a Liga dos Bombeiros Portugueses quer ver definidas novas regras para o recurso à protecção policial. Por entender que "estas situações são fontes de ensinamento", Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), pretende levar este assunto à reunião de hoje com o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco. E embora esteja convencido de que o que se passou à porta da GNR de Montemor-o-Velho foi "um caso isolado", o presidente da LBP admite que "para defesa dos bombeiros, é legítimo que seja instituída uma regra de recurso às forças policiais por decisão imediata das tripulações".



Ensaio anti académica, O Jogo de 03-12-2009
 

O frio, o terreno, o ambiente... nada parou o Benfica nesta deslocação à Bielorrússia! Os encarnados carimbaram o passaporte para os 16-avos-de-final da Liga Europa vencendo o BATE Borisov (1-2). Mas foi apenas na segunda metade do encontro que apareceu o verdadeiro veneno da águia. El Conejo Saviola saiu da cartola para empurrar a equipa para o triunfo.



Novo regulador europeu arranca em 2010, OJE de 03-12-2009
 

OS MINISTROS das Finanças da União Europeia (UE) chegaram ontem a um acordo para a criação, já em 2010, de um novo sistema de supervisão financeira na UE a fim de evitar a repetição actual crise financeira, afirmou a ministra das Finanças francesa, Christine Lagarde.



Reditus quer crescer por aplicações, OJE de 03-12-2009
 

A REDITUS prevê o crescimento das vendas a dois dígitos no próximo exercício fiscal, estando a analisar cenários de fusões e aquisições (M&A) em Portugal e internacionais para acelerar o crescimento, disse Miguel Ferreira, administrador executivo e COO (Chief operating officer) em entrevista à agência Reuters. "Em relação ao próximo ano, pensamos que temos condições para continuar a crescer a dois dígitos com o contributo, não só dos nossos clientes e colaboradores em Portugal, mas também muito pelo crescimento da parte internacional", disse Miguel Ferreira.



PS acusa Ferreira Leite de saber há meses das escutas do Face Oculta, Público de 03-12-2009
 

Ricardo Rodrigues, vice-presidente da bancada do PS, lançou ontem a suspeita de que Manuela Ferreira Leite teve antecipadamente acesso às escutas telefónicas entre José Sócrates e Armando Vara, que constam do processo Face Oculta. A suspeita baseia-se no facto de a líder do PSD ter acusado o primeiro-ministro de ter mentido ao Parlamento ao garantir que nada sabia sobre o negócio da TVI. Para o PS, Manuela Ferreira Leite usou, "no seu argumentário político, declarações que davam a entender que há três meses tinha conhecimento das escutas".



Afeganistão Barack Obama anuncia reforço de tropas mas diz que presença militar será reavaliada , Público de 03-12-2009
 

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assumiu a responsabilidade política pela guerra do Afeganistão, redefinindo por completo o envolvimento norte-americano no conflito e anunciando o prazo e as condições para uma retirada militar, já a partir de Julho de 2011.



Já está, Record de 03-12-2009
 

Uma noite perfeita para o Benfica, que juntou o útil ao agradável no frio de Minsk. Ao derrotar o Bate Borisov, a equipa encarnada não só carimbou a qualificação para os 16-avos-de-final da Liga Europa, como garantiu o primeiro lugar do Grupo I, o que lhe permite evitar os quatro melhores terceiros classificados da Champions.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream