02 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 02-12-2009

Quarta, 2 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

Mistérios, intrigas e mentiras à volta do drama de Manuel Machado, 24 Horas de 02-12-2009
 

Manuel Machado encontra-se clinicamente estabilizado e em coma induzido na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, onde foi internado na passada sexta-feira, na sequência de uma infecção generalizada, resultante de uma perfuração intestinal após uma intervenção cirúrgica a uma hérnia abdominal, efectuada a 23 de Novembro, no Porto.



"Estamos ao nível dos melhores do mundo", A Bola de 02-12-2009
 

Jorge Jesus não quer a sua equipa a viver com receio dum fantasma chamado ausência de golos. Desdramatiza a questão e diz que este Benfica, que tem marcado menos, continua a ser um dos melhores conjuntos, a nível técnico, do planeta. Treinador respira confiança.



Juízes livram fugitivo da cadeia, Correio Manhã de 02-12-2009
 

Mandado de captura para membro da 'Máfia da Noite' vai ser anulado. Acórdão da Relação diz que não há perigo de fuga para Paulo Baptista, procurado pela polícia há 7 meses.



Emoção e dor no último adeus a vítimas, Correio Manhã de 02-12-2009
 

A filha do GNR assassinado emocionou-se ao ler carta de homenagem na missa de corpo presente. Cerca de mil pessoas estiveram presentes no funeral.



Tratado de Lisboa marca início de nova vida para a Europa, Diário Económico de 02-12-2009
 

O Tratado de Lisboa entrou finalmente em vigor, depois de vários anos de impasse. Para o Presidente da República, é "um dia de esperança para os europeus", que com este documento têm mais condições para enfrentar a crise económica, e o desemprego, sublinhou Cavaco Silva, ontem, em Belém. O primeiro-ministro considerou que este momento é o resultado de "uma história de sucesso". José Sócrates, a quem coube a tarefa de encerrar a cerimónia de entrada em vigor do Tratado de Lisboa, disse que começa agora uma nova era para a política europeia. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, também enalteceu o impacto do documento e garantiu que o Tratado vai servir o futuro da UE durante muitos anos.



Parlamento impõe ao Governo novos fundos para a Madeira, Diário Económico de 02-12-2009
 

O Estado pode ter que ressarcir a Madeira em cerca de 400 milhões de euros já no próximo Orçamento de Estado. O Parlamento vai discutir no próximo dia 11, na generalidade, uma resolução da Assembleia da Madeira, que visa repôr a primeira lei das finanças das regiões autónomas, em detrimento da actual lei, que entrou em vigor em 2007 com votos favoráveis apenas do PS. O documento prevê uma reposição do dinheiro que a Madeira perdeu desde esse ano em transferências do Estado e, ao que tudo indica, vai mesmo ser aprovado. O documento altera apenas a parte que diz respeito à região da Madeira, deixando salvaguardados os direitos estatutários que os Açores adquiriram com a actual legislação.



Desemprego passa barreira dos 10% pela primeira vez, Diário Económico de 02-12-2009
 

O desemprego voltou a atingir um novo recorde histórico, fixando-se nos 10,2%, segundo os dados avançados ontem pelo Eurostat. Portugal apresenta já a quinta maior taxa de desemprego da União Europeia, espelhando a constante deterioração do mercado de trabalho. Este cenário só é superado pela Letónia (20,9%), Espanha (19,3%), Irlanda (12,8%) e Eslováquia (12,2%) e já está acima da média europeia, que se situou nos 9,3%. Para o deputado do PSD, Miguel Frasquilho, os números não surpreendem. "Era uma questão de tempo até chegarmos aos dois dígitos", defendeu. "Isto revela os efeitos da crise económica, mas também as políticas desajustadas do Governo".



Pensões de 2010 vão sofrer corte de 1,65%, Diário Notícias de 02-12-2009
 

Quem aos 65 anos se quiser reformar em 2010 enfrenta o risco de um corte de 1,65% no valor da pensão. A alternativa é trabalhar mais dois a cinco meses, consoante a carreira contributiva. Será este o efeito do factor de sustentabilidade, que determina progressivas reduções à medida que aumenta a esperança média de vida. Os cálculos do DN baseiam-se no valor provisório ontem divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que aponta para uma esperança média de vida em 2009 de 18,19 anos aos 65 de idade. A lei determina que, tendo também em conta o valor definido para 2006 (17,89 anos), o factor de sustentabilidade será de 0,9835 no próximo ano. O que, na prática, implica um corte de 1,65% nas novas pensões. Quem quiser anular o efeito do factor de sustentabilidade terá de adiar o momento da reforma. Os meses extraordinários de trabalho variam segundo a carreira contributiva.



Tratado de Lisboa, Diário Notícias de 02-12-2009
 

No espírito ambicioso com que noutros séculos os navegadores portugueses partiam de Lisboa à conquista do mundo e fizeram a primeira globalização da história, a União Europeia recuperou ontem, na capital portuguesa, a sua ambição, com a entrada em vigor de um novo tratado europeu que leva acoplado o nome desta cidade. Isto, pelo menos, a avaliar pelos discursos entusiasmados e esperançosos feitos por vários líderes na Torre de Belém, onde decorreu a cerimónia que assinala o início de mais uma nova etapa na vida da UE.



"Alguns países da UE estiveram à beira da bancarrota", I de 02-12-2009
 

O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, de 49 anos, fala sobre os recém-eleitos presidente e alto representante das Relações Externas e Segurança Comum da União Europeia, sobre os objectivos de Espanha para a sua próxima presidência da UE e sobre a esperança de um recomeço para a Europa.



Lucros das empresas cotadas já deram a volta à crise, Jornal Negócios de 02-12-2009
 

Os resultados das maiores cotadas da bolsa de Lisboa cresceram a bom ritmo entre Julho e Setembro, mostrando que as empresas portuguesas, devido à sua exposição internacional e aos programas de corte de custos efectuados, estão já a conseguir sair da crise. No terceiro trimestre os lucros das 30 maiores empresas da praça portuguesa, considerando o valor de mercado, subiram 25%. Um desempenho positivo que serviu para atenuar a queda que ainda se verifica nas contas dos primeiros nove meses.



Tratado de Lisboa promete Europa mais forte, Jornal Negócios de 02-12-2009
 

Foi uma constante nos discursos que assinalaram a entrada em vigor do novo Tratado: com Lisboa, a UE - maior potência comercial do mundo, com quase 500 milhões de consumidores no seio do mais bem sucedido projecto de integração de democracias soberanas - passa a ter condições para ter uma voz mais forte no mundo, ser uma organização mais democrática e simultaneamente ágil. Só o tempo ajudará a perceber se as boas intenções - as tais de que o Inferno está cheio - não passaram disso mesmo. Mas em marcha está a maior ruptura de sempre nas regras de convivência de uma Europa que entrou na meia idade com cinco Tratados pelas costas, quase cinco vezes mais países do que aquando da sua fundação, e com sinais crescentes de desmobilização e de desencanto.



Latas de gás-pimenta da PSP deitam água, Jornal Notícias de 02-12-2009
 

Os agentes da PSP andam com latas de gás-pimenta, atribuídas na fase do Euro 2004, que mais não servem do que para enfeite no cinturão. Por terem ultrapassado a validade, há casos em que detidos fugiram devido à ineficácia do spray. Cerca de 18 mil foi a quantidade de sprays gás-pimenta que, em 2004, o Ministério da Administração Interna adquiriu para equipar as forças de segurança, que garantiram a manutenção da ordem pública durante a realização do Campeonato Europeu de Futebol (Euro 2004). Cinco anos depois, a maioria dos aerossóis não só já ultrapassou o seu prazo de validade, como representa para os utilizadores um contratempo, já que, não tendo o efeito desejado, se torna um simples spray com água, permitindo que um simples agente da PSP fique à mercê momentânea de qualquer indivíduo que tente deter ou imobilizar.



Tratado de Lisboa nas mãos de Espanha, Jornal Notícias de 02-12-2009
 

O Tratado de Lisboa entrou ontem em vigor. Na cerimónia junto à Torre de Belém, os líderes europeus manifestaram convicção de que a União a 27 está reforçada. Cabe a Espanha iniciar execução do texto fundamental. Para uns, a data corresponde a um "novo começo" da História europeia; para outros, "um símbolo da Europa reunificada". As dificuldades na ratificação do Tratado - como o chumbo dos irlandeses no primeiro referendo realizado no país ou as dúvidas do presidente da República Checa - foram levemente mencionados na cerimónia para se manifestar a convicção de que a União sai reforçada e preparada para executar o Tratado.



Izmailov 7 meses depois, O Jogo de 02-12-2009
 

Precisamente sete meses depois do último jogo com a camisola verde e branca - dia 2 de Maio, frente à Académica -, Marat Izmailov receberá, segundo O JOGO apurou, a confirmação de que o seu nome estará entre os convocados para o compromisso de amanhã, em Alvalade, com o Heerenveen, referente à 5ª jornada do Grupo D da Liga Europa.



Dubai divulga dívida e trava pânico, OJE de 02-12-2009
 

A holding estatal Dubai World anunciou ontem ter iniciado conversações com a banca para reestruturar 26 mil milhões de dólares da sua dívida, tranquilizando os mercados que receavam que a instituição entrasse em incumprimento com a totalidade dos seus compromissos financeiros, que ascendem a 59 mil milhões. A dívida a reestruturar inclui 3,5 mil milhões da sua participada imobiliária Nakheel, mas não integra a de outras subsidiárias, como a Infinity World Holding, a Istithmar World e a Port & Free Zone World, segundo o anúncio da Dubai World, ela própria uma das três principais holdings estatais do Dubai.



Capa, OJE de 02-12-2009
 

O edifício Bloom, em Campolide, fica no novo "coração" financeiro da Lisboa. A comercialização é da Worx e da Abacus.



Em cada dia que passa um bébé português vai nascer a Espanha, Público de 02-12-2009
 

As grávidas que recorriam à maternidade de Elvas, encerrada em 2006, preferem agora o Hospital Universitário Materno-Infantil de Badajoz, a 15 quilómetros. Isto, apesar de lhes ser dada a possibilidade de terem os bebés no hospital de Portalegre (a 60 quilómetros) ou no hospital de Évora (a 90), onde dos 1428 bebés que nasceram em 2008 apenas 24 eram de Elvas.As grávidas são acompanhadas em Elvas e apenas vão a Badajoz às 20 semanas. Estes bebés tornaram-se na primeira "geração ibérica". Uma geração cuja primeira palavra que ouviu foi bienvenido e para quem a fronteira, no futuro, ficará muito esbatida.



União Europeia. Tratado de Lisboa está em vigor e promete uma UE "mais acessível" aos cidadãos , Público de 02-12-2009
 

Uma Europa "mais acessível e compreensível para os cidadãos", disse o sueco Frederik Reinfeldt. Com "renovadas condições para enfrentar os desafios do nosso tempo", nas palavras de CavacoSilva. Ou capaz de "falar com uma voz clara" para o exterior, na expressão do polaco Jerzy Buzek, que crê estar se "no início de uma nova era da integração europeia". Foram esses os votos expressos pelos líderes europeus na cerimónia que ontem à noite assinalou a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, numa tenda com a Torre de Belém em pano de fundo.



Não há heróis de collants, Record de 02-12-2009
 

Técnico obrigou jogadores a treinarem-se de calções e é assim que actuarão hoje. Apesar das temperaturas baixas e quase a rondar os zero graus na manhã de ontem, Jorge Jesus proibiu os jogadores de usarem collants no treino, que começou às 11 horas locais. A justificação é simples e passa pelo facto de tentar criar um ambiente mais próximo daquilo que os jogadores vão encontrar esta noite à hora do embate com o Bate Borisov.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream