25 novembro 2009

Manchetes do Dia - 25-11-2009

Quarta, 25 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Jesus coração de leão... e amigalhaço de Pinto da Costa, 24 Horas de 25-11-2009
 

Sofre no banco com uma paixão que poucos benfiquistas mostram na bancada, é amigo pessoal de Pinto da Costa e desde pequeno que é um incondicional adepto do Sporting. o 24horas esteve à conversa com um dos grandes amigos da infância de Jorge Jesus, que lembra que até nos jogos matraquilhos o actual técnico benfiquista exigia jogar com os equipamentos verdes e brancos às riscas.



"O Benfica vai ser campeão", A Bola de 25-11-2009
 

A BOLA desvenda teor da conversa entre treinador do Benfica e presidente portista. Encontro breve de apenas 30 segundos. Um encontro imediato que deixou o País surpreendido pelo seu carácter inédito. Jorge Jesus, treinador do Benfica, e Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, encontraram-se, anteontem, ao princípio da noite, no Auditório do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa, onde o professor Manuel Sérgio lançou «Filosofia no futebol», obra que junta a vasta e prestigiada colecção, que o torna referência do desporto português, e no final Jorge Jesus e Pinto da Costa trocaram abraços e sorrisos.



"Amo a Fátima e já não sou padre", Correio Manhã de 25-11-2009
 

"Dona Laurinda, vou directo ao assunto, sem rodeios: estou apaixonado pela Fátima e decidi que vou viver com ela. Quero dizer-lhe também que já não sou padre."



9,7 mil milhões desviados no BPN, Correio Manhã de 25-11-2009
 

O Ministério Público responsabiliza o antigo presidente do BPN, Oliveira e Costa, e os ex-administradores Luís Caprichoso e Francisco Sanches pela montagem de um esquema que resultou num buraco de 9,7 mil milhões de euros em operações fora da contabilidade do Banco Insular (BI).



Qimonda renasce com novo nome e garante emprego a 380 pessoas, Diário Económico de 25-11-2009
 

A nova Qimonda já está baptizada. A partir da assembleia de credores que terá hoje lugar em Gaia, a empresa de semicondutores passará a denominar-se Nanium, segundo adiantaram ao Diário Económico fontes próximas ao processo de recuperação daquela que já foi a maior exportadora nacional. As mesmas fontes adiantaram que a fábrica de Vila do Conde vai dar emprego a 380 pessoas. "Conseguimos salvar a Qimonda", afirmou ao Diário Económico Basílio Horta, presidente da AICEP, visivelmente satisfeito, sem confirmar, porém, o novo nome da Qimonda.



Quebra do IVA trama contas a Teixeira dos Santos, Diário Económico de 25-11-2009
 

O Governo entregou ontem à tarde a proposta de Orçamento rectificativo na Assembleia da República. De acordo com o documento, a queda a pique das receitas de IVA explica quase metade do endividamento adicional que o Executivo precisa que a oposição autorize, sob pena de a acção do Estado ficar "paralisada". Segundo as contas do Governo, o Estado deverá fechar 2009 com menos 4,5 mil milhões de euros de receitas fiscais do que esperava em Janeiro, quando apresentou a primeira alteração à lei orçamental. A esta falha, somam-se 980 milhões de euros a menos em privatizações, num total de quase 5,5 mil milhões de euros.



Cavaco promove assessor das escutas, Diário Notícias de 25-11-2009
 

Dúvidas dissipadas: Fernando Lima vai mesmo continuar na Presidência da República, como assessor do chefe da Casa Civil, Nunes Liberato. A remodelação na Presidência da República, iniciada na sequência do "caso das escutas", foi ontem tornada pública no site oficial da Presidência da República, onde o braço-direito de Cavaco aparece no topo da lista - bastante acima do posto que ocupava até ao início da polémica. Porém, se a promoção orgânica - patente na página oficial de Belém na Internet - é inegável, mantém-se em aberto se pode falar-se também de uma promoção política. O ex-chefe da Casa Civil de Mário Soares, Alfredo Barroso, é da opinião que sim: "Esta é uma promoção e até significa mais poder, pois lida com todas as áreas e não apenas com a da comunicação social." Em jeito de ironia, Alfredo Barroso diz mesmo que "Fernando Lima passa a ser o 'vice-chefe da Casa Civil', o que na prática já era".



Massacre nas Filipinas foi acto de intimidação política, Diário Notícias de 25-11-2009
 

Quase meia centena de mulheres e homens foram decapitados ou abatidos a tiro naquela que foi já classificada como uma das mais sanguinárias acções de intimidação política na história das Filipinas. O massacre sucedeu no início da semana na ilha de Mindanau, a poucos quilómetros da capital da província de Maguindanau, Ampatuan, quando um grupo de familiares e apoiantes de Ismael Mangudadatu - candidato a governador daquela província nas eleições de 2010 - foi interceptado por perto de cem indivíduos armados. O grupo, que ia registar a candidatura de Mangudadatu, viu os seus elementos forçados a saírem dos veículos, tendo sido levados para o mato adjacente à estrada. Aqui foram massacrados a golpes de machado e catana, apresentando alguns corpos sinais de balas.



Médicos que forem para o interior vão receber 750 euros a mais do Governo., I de 25-11-2009
 

O objectivo é socorrer as zonas desertificadas do país. Os médicos em formação que aceitarem este desafio têm um bónus de 70% sobre o salário.



Os crimes sádicos dos skins de Mário Machado, I de 25-11-2009
 

A acusação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal ao skinhead Mário Machado e mais seis arguidos revela pormenores de autêntico sadismo. O grupo é acusado de sequestrar e roubar potenciais compradores de droga com recurso a armas e a violência extrema.



Rendas em atraso disparam com a crise, Jornal Negócios de 25-11-2009
 

Vinte mil rendas em atraso por ano, num valor que ronda os 36 milhões de euros. As contas são da Associação Nacional de Proprietários (ANP) e resultam de um levantamento efectuado junto dos associados durante o passado mês de Outubro. "São inquilinos que não pagam, mas que também não saem das casas, provocando enormes prejuízos aos proprietários", sublinha António Frias Marques, presidente da ANP. "As rendas faltosas são maioritariamente acima dos 400 euros mensais (cerca de 86%), enquanto que dos contratos superiores a 500 euros, nos últimos três anos 29% não foram cumpridos", acrescenta o responsável.



Governo recua na tributação das mais-valias com acções, Jornal Negócios de 25-11-2009
 

O novo ano, que se avizinha, promete ser de ganhos nos mercados accionistas. Mas, na perspectiva do Goldman Sachs e do Citigroup, não se assistirá à euforia dos últimos meses. Os ganhos serão mais comedidos, à medida que os mercados entram numa nova fase do ciclo. O Goldman Sachs projecta um retorno de 6% na Europa, durante o próximo ano, com os mercados a caminharem para uma fase que denomina de "crescimento", em que é o crescimento dos lucros que serve de motor às bolsa. O Citigroup é mais optimista e acredita em ganhos de dois dígitos a nível global.



Apelo ao transporte público e ao civismo, Jornal Notícias de 25-11-2009
 

José Eduardo Bettencourt e Luís Filipe Vieira estiveram, ontem, terça-feira, nos Paços do Concelho de Lisboa, para apelar ao civismo no Sporting-Benfica. Num clima de boa disposição, não faltaram picardias entre os dois presidentes. Bem dispostos e sorridentes, à parte ainda da luta quente prometida para o próximo sábado, ambos participaram numa iniciativa camarária promovida por António Costa. Por ser o anfitrião do dérbi, José Eduardo Bettencourt foi o primeiro a tomar da palavra. "Esta será uma semana em que nos envolveremos em criar um ambiente de responsabilidade, de festa, e de incentivo a um grande 'fair-play', para que seja um dia de festa. Lanço um apelo para que as pessoas vão de transportes públicos e haja um comportamento cívico à altura dos pergaminhos de Lisboa", sublinhou, lado a lado com o homólogo encarnado.



Gripe A vai custar 50 milhões ao Estado, Jornal Notícias de 25-11-2009
 

A descida das taxas de juro deste ano veio ajudar também às contas do Estado, que à conta disso poupou 630 milhões de euros. O valor será agora usado para reforçar a dotação provisional (reserva de onde saem, por exemplo, os aumentos da Função Pública), que ganhará 310 milhões de euros; a Caixa Geral de Aposentações receberá mais 210 milhões de euros, para fazer face ao aumento inesperado de reformados no final de 2008; e as medidas de prevenção e combate à gripe A ficarão com 50 milhões de euros.



Pacheco dá a receita, O Jogo de 25-11-2009
 

Um dos treinadores que mais vezes venceram tanto Carlos Carvalhal como Jorge Jesus apresenta parte da solução para resolver os problemas que Sporting e Benfica vão encontrar no sábado. Ao longo da sua carreira como técnico, Jaime Pacheco já bateu Carvalhal por cinco vezes e Jesus por quatro, facto que o deixa na lista dos mais conhecedores das possíveis falhas dos sistemas dos colegas de profissão.



Moody's mantém outlook negativo da banca, OJE de 25-11-2009
 

O impacto do frágil ambiente económico sobre a actividade bancária no mercado português continua a ser apontado pela agência de notação de risco Moody's como a justificação parao 'outlook' negativo que tem para o sector."O fraco ambiente macroeconómico, caracterizado pela contracção do PIB e pela subida do desemprego, vão afectar negativamente a qualidade dos activos, a rentabilidade e o capital dos bancos portugueses".



Discount vai crescer em Portugal, OJE de 25-11-2009
 

As cadeias "discount" e "hard discount" e ainda as marcas próprias vão continuar a crescer no mercado retalhista português. Quem o afirma é José Ignacio Nieto, director para o sector da Distribuição da consultora A. T. Kearney em Espanha e Portugal, citado pela agência Lusa. O crescimento de pontos de venda em que o factor preço é determinante é uma tendência que a crise económica acentuou e que se vai manter, até porque estes têm fórmulas que lhes permitem crescer rapidamente", disse o gestor. O estudo "Global Retail Index" da A. T. Kearney dá os exemplos das cadeias Lidle Minipreço, e frisa que o crescimento das marcas próprias vai continuar. Por enquanto, este tipo de produtos representa 20 a 25% das vendas totais.



Cinco anos e 450 audiências depois, a casa pia simboliza os atrasos na justiça, Público de 25-11-2009
 

Sete anos depois de ter sido denunciado e cinco após o início do julgamento, o chamado processo de pedofilia da Casa Pia continua a arrastar-se. Incidentes processuais atrasam o seu desfecho, enquanto aumentam os volumes do processo e a impaciência dos envolvidos.



Pico da Gripe A nas crianças já está a passar, Público de 25-11-2009
 

O primeiro pico de gripe A nas crianças já está a passar, ao mesmo tempo que começam a surgir mais casos entre os adultos – o que está a levar a uma saturação dos serviços de urgência. Quem o diz é a alta-comissária da Saúde, Maria do Céu Machado. Até ontem, a gripe A vitimou 16 pessoas no país.



Tens de marcar golos, Record de 25-11-2009
 

Jorge Jesus quer que Di María marque mais golos, considerando que o potencial do craque argentino na finalização se encontra ainda mal explorado.É nesse sentido que o treinador do benfica vem trabalhando arduamente no centro de estágio do Seixal, procurando desenvolver-lhe as aptidões ao nível do remate, bem como em termos mentais.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream