24 novembro 2009

Manchetes do Dia - 24-11-2009

Terça, 24 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Guerra aberta com Camilo, 24 Horas de 24-11-2009
 

Carlos Areia não se cala quando está em causa a reputação da filha, Cristina Areia. A actriz queixou-se ao 24horas de Camilo de Oliveira e jurou que jamais voltaria a trabalhar com o actor, de 85 anos, depois da experiência que teve durante "Camilo, o Presidente" - série exibida pela SIC e que vai regressar ao pequeno ecrã no fim de Janeiro ou início de Fevereiro de 2010. "Ele desrespeitou a minha filha como mulher e como profissional", atira Carlos Areia, esclarecendo que não se tratou de "assédio".



Carvalhal e Jesus, o primeiro derby, A Bola de 24-11-2009
 

Dois treinadores com estilos diferentes mas um percurso com vários pontos em comum. Têm a mesma percentagem de empate na carreira(27 por cento) e orientaram ambos o Sp. de Braga, Belenenses e V.Setúbal. Subiram os sadinos ao escalão principal e chegaram os dois à final da Taça com "pequenos", perdendo com o Sporting.



Cadastrado barrica-se em creche, Correio Manhã de 24-11-2009
 

Nelson Neto, de 32 anos, entrou calmamente com uma caçadeira de canos serrados na mão no jardim-de-infância O Cantinho, cruzando-se com mais de 50 crianças, entre os três e quatro anos, na Agualva, Cacém.



Mais três mortos com gripe A, Correio Manhã de 24-11-2009
 

No último fim-de-semana foi registado o número mais elevado de sempre de mortes por gripe A no nosso país. Contudo, a ministra da Saúde, Ana Jorge, não deu qualquer informação sobre os três casos fatais.



Teixeira dos Santos rejeita subida de impostos sugerida por Constâncio, Diário Económico de 24-11-2009
 

O Ministério das Finanças reafirmou ontem o compromisso estabelecido no programa do Governo "rejeitando o agravamento de impostos". Fonte oficial do Ministério sublinhou que "não há nada a acrescentar" ao que já foi dito. Isto mesmo depois de Vítor Constâncio, governador do Banco de Portugal, ter sugerido aumentar impostos a partir de 2011, como forma de controlar o défice orçamental. "Para trazer o défice do valor em que se situará este ano para menos de 3% vai ser preciso novas medidas quer do lado da despesa, quer do lado da receita", defendeu Vítor Constâncio.



Auditoria encontra falhas nos contratos da REN com Godinho, Diário Económico de 24-11-2009
 

A auditoria externa da Deloitte não detectou a prática de "crimes públicos" nas relações entre a REN e a empresa de Manuel Godinho - principal arguido no processo Face Oculta. No entanto, a auditora aponta falhas entre os contratos assinados pela REN e a empresa O2 do sucateiro de Ovar. O Diário Económico sabe que em causa estão 14 contratos assinados entre 2004 e 2009 num valor inferior a 14 milhões de euros. No relatório da Deloitte, já entregue à CMVM e ao Ministério Público, "foram assinaladas insuficiências dos procedimentos internos de contratação, em particular no plano dos critérios de selecção das modalidades de adjudicação e dos processos de tomada de decisão interna".



Gama obriga partidos a controlar faltas dos deputados, Diário Notícias de 24-11-2009
 

O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, quer que os deputados que faltem às comissões parlamentares, alegando trabalho político, especifiquem o motivo da falta. Ou seja, que a justificação apresentada esclareça em concreto qual o trabalho político em que estiveram envolvidos. Caso isso não aconteça, a justificação deve ser assinada não só pelo próprio deputado mas também pelo coordenador do seu partido em cada comissão.



As 23 mil espécies das profundezas, Diário Notícias de 24-11-2009
 

Uma minhoca que come petróleo e um octópode (parecido com um polvo) com dois metros de comprimento são duas das milhares de espécies, que vivem nas profundidades dos mares e oceanos, que acabam de ser descobertas por uma equipa de cientistas para o projecto "Censo da Vida Marinha" (CVM). Catalogadas por estes investigadores, a maioria era desconhecida até agora. Os investigadores do CVM, projecto internacional que apresentará em 2010 a primeira lista da vida marinha, registaram 17 650 espécies a mais de 200 metros de profundidade e 5722 a mais de um quilómetro. Este é o local que os estudiosos definem com "zona de crepúsculo", onde a ausência de luz impede o processo de fotossíntese e, por isso, a existência de uma flora activa.



Aproveite uma semana de descontos na net, I de 24-11-2009
 

Na próxima segunda-feira, e durante uma semana, mais de cem lojas online em Portugal vão praticar descontos significativos. Este incentivo ao comércio electrónico abrange todo o tipo de produtos e é inspirado nos Estados Unidos. A lista das marcas será divulgada na próxima sexta-feira.



Sem saída subida dos impostos é inevitável, I de 24-11-2009
 

Portugueses são os mais penalizados pela carga fiscal dentro da zona euro. Banco de Portugal defende aumento irrisório de 1,5% para o próximo ano.Constâncio defende subida dos impostos até 2013. Governo recusa, mas a falta de receitas e o défice de 8% são enormes factores de pressão.



Oposição ameaça bloquear obras públicas, Jornal Negócios de 24-11-2009
 

A extensão do prazo da concessão do terminal de contentores de Alcântara e a obrigatoridade dos "chips" das matrículas são duas das decisões tomadas pelo Governo maioritário de José Sócrates que a oposição quer agora revogar. A introdução de portagens nas Scut, as novas concessões rodoviárias, o futuro aeroporto de Lisboa e a alta velocidade também prometem chegar ao Parlamento.



Constâncio e Teixeira dos Santos em confronto, Jornal Negócios de 24-11-2009
 

O ministro das Finanças e o governador do Banco de Portugal entraram ontem em colisão sobre a necessidade de aumentar impostos entre 2011 e 2013, de forma a cumprir o acordo com a Comissão Europeia de redução do défice orçamental para 3% do PIB até 2013. Face ao baixo crescimento esperado, Vítor Constâncio, citado pela Lusa, disse "não acreditar num aumento espontâneo das receitas" que permita reduzir o défice na escala necessária. O governador considera que "para trazer o défice do valor em que está este ano para menos de 3% vão ser precisas novas medidas, quer do lado da despesa, quer do lado da receita", salientando que será necessário "um aumento de impostos (...) não em 2010, mas até 2013".



Assassinadas cinco mulheres em 10 dias, Jornal Notícias de 24-11-2009
 

Em dez dias, cinco mulheres foram assassinadas pelos companheiros. Ontem, segunda-feira, Alice Duarte, de 46 anos, não sobreviveu a um tiro de caçadeira, mesmo depois de já ter alertado as autoridades que sofria ameaças de morte. Pouco passava das 10 horas da manhã quando António S. entrou na pastelaria "Real", no centro de Santarém. Discretamente, passou pelos cinco clientes que tomavam o pequeno-almoço e abeirou-se da cozinha. Ouviu-se um estrondo. Um tiro. Maria Alice Duarte, de 46 anos, caiu inanimada. "Já está. Tinha de fazer justiça pelas minhas mãos", disse o homicida, ex-namorado da vítima.



Linha TGV Porto-Vigo adiada por dois anos, Jornal Notícias de 24-11-2009
 

O Ministro do Fomento espanhol, José Blanco López, disse hoje, segunda-feira, que a linha de alta velocidade ferroviária Porto-Vigo não estará concluída antes de 2015, dois anos depois do que estava previsto. "Não é possível [que a linha Porto-Vigo esteja concluída] antes de 2015", afirmou José Blanco López, na conferência de imprensa que se seguiu a uma reunião com o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, que decorreu em Lisboa. O ministro espanhol disse que será elaborado um novo estudo para o troço entre Vigo e Porriño e referiu que o traçado definido para esta linha tem uma "orografia muito complicada". José Blanco López afirmou que a ligação está a aguardar a Declaração de Impacto Ambiental (DIA).



Amigo Jorge, O Jogo de 24-11-2009
 

Jorge Jesus e Pinto da Costa trocaram ontem um caloroso abraço no lançamento do livro"Filosofia do Desporto" de Manuel Sérgio, um antigo amigo comum do treinador benfiquista e do presidente do FC Porto. Os próprios Jorge Jesus e Pinto da Costa são amigos de longa data e ontem, apesar do corte de relações institucionais entre o Benfica e o FC Porto, não fugiram a um cumprimento público.



Independência energética portuguesa é 17% do consumo, OJE de 24-11-2009
 

Em Portugal, o consumo de energia primária tem uma dependência da energia fóssil correspondente a 80% do consumo, com as renováveis a assumirem 17% do consumo, o petróleo nos 54%, o gás natural nos 15% e o carvão nos 11%. Há outras fontes que representam 3%, a participação da energia eólica na geração de electricidade é de 11%, com dados de 2008. A dependência externa portuguesa de energia continua muito elevada: 83% O grupo EDP tem vindo a aumentar exponencialmente a capacidade instalada que, ao nível das eólicas, atinge os 570 MW, dados de Setembro, estando mais 133 MW em construção e existindo mais 595 MW em pipeline.



200 milhões em projectos de ecoturismo, OJE de 24-11-2009
 

O GRUPO Pontos, do empresário finlandês Ilpo Kokkila, está a desenvolver o projecto Quinta da Ombria – Hotel, Spa & Golf Resort, nas freguesias de Tôr e Querença, em Loulé, Algarve, num espaço de 180 hectares dominado por espécies protegidas. O empreendimento, a desenvolver ao longo dos próximos dez anos, vai implicar investimentos globais da ordem dos 200 milhões de euros. O modelo de desenvolvimento deste resort aposta no turismo ambiental, no golfe e no spa. Para este projecto estão licenciadas 1785 camas, repartidas entre hotel de cinco estrelas e três aldeamentos turísticos.



Violência doméstica. Mulheres vítimas de homicídio são cada vez mais jovens, Público de 24-11-2009
 

Maria Graça inaugurou este ano a lista de mulheres mortas por homens com quem mantinham ou tinham mantido uma relação íntima. Foi esfaqueada, numa casa isolada, num pinhal. A União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) contou 25 este ano – quase metade de 2008. Há outra para a acrescentar à lista. Ao final da manhã de ontem, Maria Alice foi alvejada no centro histórico de Santarém. Maria José Magalhães, a nova presidente da UMAR, tem os olhos postos na grelha construída a partir de notícias de jornal: "São dados ainda provisórios." Quantas notícias podem ter escapado? Quantos dos 42 homicídios tentados podem ter-se convertido em homicídios consumados?



Lula da Silva joga cartada diplomática ao receber Presidente iraniano em Brasília, Público de 24-11-2009
 

Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem o Presidente iraniano, numa arriscada jogada para reforçar o peso do Brasil na diplomacia mundial. Dentro e fora do país, vários alegaram que o convite do Presidente brasileiro reforça a legitimidade de Mahmoud Ahmadinejad e é contraproducente com os esforços para convencer Teerão a abdicar do seu programa de enriquecimento de urânio.



«No final faremos a festa», Record de 24-11-2009
 

O Benfica foi afastado da Taça de Portugal pelo Vitória de Guimarães e tem agora pela frente o dérbi com o Sporting, no próximo sábado. Nuno Gomes fez antevisão do encontro de Alvalade em declarações à Benfica TV e garantiu que a derrota de domingo não terá qualquer influência para o embate diante dos leões."A derrota não terá qualquer implicação na equipa e no moral para o dérbi. São jogos diferentes, de competições diferentes. Não há qualquer problema para jogo em Alvalade. O jogo com o Vitória de Guimarães é passado. Infelizmente perdemos, gostaríamos de chegar ao Jamor, mas já estamos concentrados no Sporting", assegurou o capitão benfiquista.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream