23 novembro 2009

Manchetes do Dia - 23-11-2009

Segunda, 23 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Amaral estagia com advogado que o enfrentou no caso Joana, 24 Horas de 23-11-2009
 

Ironia da vida: Gonçalo Amaral, que em tribunal ajudou a condenar a mãe de Joana pela morte da filha, vai estagiar, a partir de Janeiro, no escritório de Portimão de João Grade dos Santos, o primeiro advogado de Leonor Cipriano. João Grade, por sua vez, deixou de assegurar a defesa de Leonor - que o trocou pelo advogado Marcos Aragão Correia - na véspera do julgamento dos cinco inspectores e ex-inspectores da PJ acusados pelo Ministério Público de torturas à mãe de Joana.



Leão volta a ter raça, A Bola de 23-11-2009
 

O médio do Sporting, que marcou dois golos frente aos Pescadores (4-1), salientou que a vitória na Taça de Portugal vem dar «ânimo» e que estão prontos para o «derby» da próxima semana.«Entrámos bem no jogo, mas também temos de dar mérito ao Costa de Caparica, isto porque não jogamos sozinhos. Agora, é verdade que esta vitória vem dar outro ânimo», realçou Miguel Veloso, em declarações à Sport tv. Na próxima semana está marcado o aguardado clássico e o médio do Sporting promete empenho: «Prometemos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance»



Segurança de 'Bibi' já custou 288 mil €, Correio Manhã de 23-11-2009
 

A segurança de Carlos Silvino, o principal arguido no processo Casa Pia, conhecido por 'Bibi', já custou 288 mil euros ao Estado.



Euforia cai a pique na Luz, Correio Manhã de 23-11-2009
 

O Vitória de Guimarães voltou a eliminar o Benfica da Taça de Portugal em pleno Estádio da Luz, por 1-0, repetindo a façanha de há três anos, com uma exibição táctica magnífica, sem necessitar de exagerar os processos defensivos. Paulo Sérgio deu uma lição táctica a Jorge Jesus, marcando à zona, bloqueando o meio-campo e repousando sobre a já tradicional inspiração do guarda-redes Nilson, que não sofreu qualquer golo no campo do Benfica em quatro jogos consecutivos.



PSD quer pedir explicações a Sócrates sobre as escutas, Diário Económico de 23-11-2009
 

O procurador-geral da República confirmou, no sábado, ter arquivado as novas escutas em que José Sócrates foi interceptado em conversas com Armando Vara. Não vai haver investigação ao primeiro-ministro, é o veredicto final de Pinto Monteiro, que deixa assim nas mãos do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), a ordem defitiva de destruição das cinco escutas agora analisadas e consideradas sem relevância criminal.



Maioria das pensões da Função Pública vai ter 1% de aumento, Diário Económico de 23-11-2009
 

A maior parte dos reformados da função pública - mais de 214 mil - vai receber no próximo ano o aumento mais baixo estipulado pelo Governo para as pensões, de 1%. E quase 140 mil aposentados do Estado vão ver as suas pensões congeladas em 2010. Segundo dados do Ministério das Finanças a que o Diário Económico teve acesso, a Caixa Geral de Aposentações (CGA) paga reformas a 540.393 ex-funcionários públicos, dos quais 214.560 recebem pensões entre 628,83 euros e os 1.500 euros. Para este escalão de reformas, o Governo avançou com uma proposta de actualização de 1% para o próximo ano, tal como acontece para as reformas do regime geral da Segurança Social.



Acha que tem gripe A? Não vá para a sala de espera do hospital, Diário Económico de 23-11-2009
 

Situação insustentável, caos e condições desumanas. É assim que os utentes do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, descrevem a situação vivida durante a noite de sábado naquele centro hospitalar. O disparar de casos de Gripe A em Guimarães levou às urgências do hospital uma enorme afluência de pessoas que suspeitavam ter contraído o vírus H1N1, o que provocou um aumento substancial no tempo de espera para atendimento dos doentes. Houve quem tivesse que esperar cerca de 12 horas para ser atendido.



Megarreforma nos escuteiros muda regras em vigor há 30 anos, Diário Notícias de 23-11-2009
 

A Marisa sempre teve muitos amigos e sempre foi equilibrada a gerir os conflitos entre eles. E, no seu programa educativo do Corpo Nacional de Escutas (CNE), traçou uma meta ambiciosa: como delegada de turma "obrigou-se" a batalhar para mudar o ambiente de trabalho e para tornar as relações mais agradáveis. Agora terá de atingir este objectivo para ser avaliada positivamente. Este é um dos muitos exemplos de como passará a ser feita a avaliação dos escuteiros do Corpo Nacional de Escutas, que representa a maior reforma dos últimos 30 anos e que entra em vigor em Outubro de 2010. Segundo o Secretário Nacional Pedagógico do CNE, Pedro Duarte Silva, "a actual metodologia encontra-se em vigor desde 1980 e estava um pouco desenquadrada da realidade da sociedade que agora temos".



Laboratórios privados fazem 21 análises por hora à gripe A, Diário Notícias de 23-11-2009
 

Os laboratórios privados estão a fazer 500 a 600 testes ao vírus da gripe A por dia, numa média de 21 por hora. Alguns analistas criar amam mesmo equipas especiais só para o H1N1 e que se explica com a recusa dos hospitais públicos em fazer testes a todos os doentes, limitando-os apenas aos prioritários e à demora na entrega de resultados. Os privados podem dar resposta em 12 horas. Segundo Germano de Sousa, presidente da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC), "o número de análises diárias à gripe A feitas por privados rondará as cinco, seis centenas". "O aumento da procura é sobretudo visível desde há um mês para cá quer da parte das população quer de alguns hospitais com gestão empresarial", diz o responsável.



Gripe A Hospitais obrigados a recorrer a médicos inexperientes para as urgências, I de 23-11-2009
 

Médicos ainda em formação ajudam a dar resposta ao surto de doentes em hospitais sobrecarregados. O bastonário discorda. Cancelamento de operações e suspensão de folgas são outras medidas de excepção que começam agora a ser aplicadas.



"Acabaremos por ser penalizados" se não reduzirmos o défice, Jornal Negócios de 23-11-2009
 

O ministro das Finanças, em declarações ao Negócios, diz que o acordo de consolidação com Bruxelas defende Portugal e justifica o aumento do endividamento com menos receitas de impostos e de privatizações. Não deixa, contudo, claro porque é que o défice vai disparar. Sete especialistas analisam a situação orçamental, no primeiro de cinco dias de análise às contas públicas.



Como poupar nos impostos, Jornal Negócios de 23-11-2009
 

A bolsa foi, este ano, generosa com os investidores. Quem beneficiou da forte subida das acções terá agora de prestar contas ao Fisco. Mas há formas de reduzir a factura de imposto a pagar pela obtenção de mais-valias. Tem pouco mais de um mês para o conseguir. Saiba como.



Seis assaltos violentos em 15 dias, Jornal Notícias de 23-11-2009
 

Em 15 dias houve seis assaltos violentos. Profissionais do sector e Polícia preocupados. Já há clientes que evitam andar com as sacas das lojas à vista. Seis assaltos violentos em duas semanas a ourives e ourivesarias. Duas mortes. Quatro feridos. Tiros. Ourives andam preocupados com tanta violência e as associações do sector avisam: estejam de "olhos bem abertos". Um ourives de Espinho ficou sem 240 mil euros e um Mercedes num assalto de que foi alvo à porta de casa e no qual viu o assaltante disparar uma arma de fogo. Este foi um dos assaltos que marcaram as últimas duas semanas. Em todos foram utilizadas armas de fogo e sempre violência física.



Há mais alunos a pedir apoio social nas escolas, Jornal Notícias de 23-11-2009
 

Famílias com descida de rendimentos procuram ajuda para refeições e material das crianças. São vários os municípios que registam um aumento dos apoios da Acção Social Escolar (ASE), sobretudo, junto dos alunos dos escalões A e B. Subida do desemprego e descida de rendimentos estarão na origem da alteração. Mesmo "não tendo dados compilados", a "percepção" do vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, António José Ganhão, é de que "há um aumento". O responsável considera que "esta extrapolação é uma consequência natural da crise" e explica que, "perante o aumento do desemprego e a falta de rendimentos, todas as câmaras municipais tomaram medidas sociais de apoio às famílias afectadas pela crise".



Agora falhou a Luz, O Jogo de 23-11-2009
 

A história voltou a repetir-se para Jorge Jesus:depois de não ter conseguido levar o Braga aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, na época passada, o agora treinador treinador do Benfica fica novamente pelos 16-avos-de-final. Um outro treinador, Carlos Carvalhal, teve uma estreia positiva no comando do Sporting, que goleou(4-1) depois de estar a perder.



Economia melhora pelo sexto mês, OJE de 23-11-2009
 

A actividade económica voltou a dar sinais de melhorias em Outubro, com o indicador coincidente mensal do Banco de Portugal (BdP) a melhorar pelo sexto mês consecutivo. O indicador recuperou 0,7 pontos, face a Setembro permanecendo, no entanto, em terreno negativo em 0,2 pontos. O indicador coincidente mensal de actividade económica (para a evolução homóloga tendencial) sintetiza a informação sobre o Produto Interno Bruto (PIB), o volume de vendas no comércio a retalho, as vendas de veículos comerciais pesados, as vendas de cimento, o índice de produção da indústria transformadora, a situação financeira das famílias, as novas ofertas de emprego e o enquadramento externo.



Mota-Engil cresce em todas as áreas, OJE de 23-11-2009
 

O lucro da Mota-Engil avançou 16,5% até Setembro, face a igual período do ano passado, para 25,08 milhões de euros, anunciou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM). A Mota-Engil explica, no entanto, que, incluindo os resultados provenientes da Martifer, o resultado líquido atribuível ao grupo teria alcançado os 67,94 milhões de euros, uma subida de 377,2% face aos nove meses de 2008. No mesmo período, segundo o Relatório de Gestão e Informação Financeira Consolidada Intercalar do Terceiro Trimestre de 2009, o grupo obteve vendas de 1,57 milhões de euros, mais 15,2% do que em 2008.



Há mais crianças e jovens a fazer trabalho a favor da comunidade, Público de 23-11-2009
 

Os "castigos" aplicados às crianças e jovens que cometem crimes estão a mudar. Os tribunais de família e menores estão a ditar menos acompanhamento educativo e a apostar mais na imposição de obrigações e no trabalho a favor da comunidade. Houve uma queda abrupta na aplicação da medida de acompanhamento educativo entre 2001 (860) e 2002 (514), seguiu-se uma estabilização e, desde 2004, começou a perder popularidade. No ano passado, os tribunais já só a ditaram 395 vezes.Entretanto, a sobrelotação chegou à rede nacional de centros educativos – é que o país encerrou cinco estruturas desta natureza e ainda não abriu as três que planeou (Vila do Conde, Madeira e Açores).



Taça de Portugal V. de Guimarães faz Benfica descer à terra, Público de 23-11-2009
 

Bastou um golo, apontado por Lazzaretti, para o V. Guimarães eliminar o Benfica da Taça de Portugal, logo à quarta eliminatória. A uma semana do derby contra o Sporting, para a Liga, o Benfica desceu à terra e perdeu, já em Novembro, a hipótese de conquistar um dos troféus da época. Já o Sporting, no primeiro jogo do seu novo treinador, ainda apanhou um susto. Os "leões" foram para o intervalo a perder com o Pescadores da Costa de Caparica por 1-0, mas deram a volta e golearam por 4-1. Leixões, Académica e U. Leiria foram as equipas da Liga eliminadas por "pequenos".



Ai Jesus! A taça já se foi, Record de 23-11-2009
 

O benfica está fora da taça de Portugal, eliminado em casa pelo V. Guimarães com a sua própia receita: um lance de bola parada. E acentuou ainda mais a fraqueza que é a sua incapacidade de ganhar um jogo qunado está em desvantagem no marcador. Desta vez não houve golpe de asa salvador de uma equipa que começa a dar sinais de previsibilidade, acentuados pela preparação que os adversários fazem para os jogos na Luz.



Contestação a Ferreira Leite torna a ganhar força no PSD, Seleccionar de 23-11-2009
 

As distritais social-democratas de Lisboa, Porto e Faro querem antecipar as eleições para a sucessão de Ferreira Leite. Os protestos contra a líder ganham força, acusando-a de fomentar a instabilidade. Marcelo Rebelo de Sousa disse ontem que não iria disputar a presidência do partido.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream