16 novembro 2009

Manchetes do Dia - 16-11-2009

Segunda, 16 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Quem são os três homens por detrás do esquema de escutas, 24 Horas de 16-11-2009
 

Os dois homens que dão a cara pela investigação do processo de corrupção "Face Oculta" - que pediram e ordenaram as escutas onde foram interceptadas conversas de José Sócrates - partilham o rigor, empenhamento e uma capacidade de trabalho incomum. João Marques Vidal, procurador-geral adjunto, fez nascer em Abril o DIAP do Baixo Vouga. Teófilo Santiago, coordenador superior da Polícia Judiciária (PJ), criou o Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Aveiro há mais de 20 anos. Terá sido ele a pedir as escutas a Armando Vara ao juíz de instrução criminal António Joaquim da Costa Gomes.



Carvalhal. O treinador que Mourinho um dia indicou, A Bola de 16-11-2009
 

Hoje o treino ainda será dirigido por Leonel Pontes, mas Carvalhal estará na Academia. O plantel leonino regressa hoje ao trabalho, num treino que será dirigido pela última vez por Leonel Pontes. Carlos Carvalhal já deverá marcar presença na Academia mas apenas para conhecer os cantos à casa e só amanhã deverá iniciar o trabalho no terreno. O novo treinador não terá, contudo, todos os jogadores disponíveis e só deverá começar a trabalhar com 13 elementos, até porque André Marques e Yannick ainda recuperam de lesões. Só na quinta-feira, com o regresso dos internacionais A é que Carlos Carvalhal poderá começar a preparar o jogo da taça com todos os elementos disponíveis.



Assaltante entalado no Algarve, Correio Manhã de 16-11-2009
 

Foi uma noite de azar para um jovem assaltante. Magro, o rapaz, de 22 anos, romeno, tentou entrar num supermercado de Almancil, em Loulé, no Algarve, por uma estreita janela. Ficou entalado e só foi solto na manhã seguinte. Para ser logo detido pela GNR. As autoridades acreditam que seriam umas 23h00 de sábado quando o assaltante retirou a grade que protegia a estreita janela lateral do supermercado Ali Super. Por ali o jovem romeno conseguia chegar ao armazém do estabelecimento, que pretenderia assaltar. Mas tirou mal as medidas. Apesar da constituição estreita, o rapaz ficou entalado no pequeno espaço – que não terá mais de 40 cm. E lá ficou mais de 11 horas.



Quatro mortos em carro roubado, Correio Manhã de 16-11-2009
 

O cenário não podia ser mais dantesco: um Opel Corsa desfeito, três corpos cuspidos a vários metros de distância, uma rapariga de apenas 14 anos debaixo do carro e o corpo do condutor enfiado na zona do motor da viatura. Este último só foi descoberto porque um pé estava visível, tendo sido o último a ser desencarcerado, duas horas após o acidente. Resultado: quatro mortos e um ferido grave, todos eles amigos e ocupantes da viatura furtada há cinco dias na Quinta do Conde, em Sesimbra.



Governo sobe valor do défice para próximo dos 7%, Diário Económico de 16-11-2009
 

O Governo vai rever o défice orçamental para este ano e o novo valor deverá fixar-se aproximadamente nos 7%, apurou o Diário Económico. Com o fim do ano a aproximar-se e os dados da execução orçamental de Outubro a serem divulgados na sexta-feira, Teixeira dos Santos deverá "afinar" esta semana a última previsão do Executivo. O objectivo é dar já sinais a Bruxelas de que a preocupação com as contas públicas é real. Cumprindo um défice de cerca de 7%, o Governo ficará abaixo da última previsão da Comissão Europeia, que apontou para um défice de 8% do Produto Interno Bruto.



Os gestores que mais ganharam com acções das suas empresas, Diário Económico de 16-11-2009
 

Investir em títulos da empresa onde se exerce funções. A fórmula é utilizada por administradores que, por conta própria ou através de sociedades por eles dominadas, aproveitam estas operações para reforçar participações tentando, ao mesmo tempo, fazer mais-valias com a evolução positiva das cotadas. O Diário Económico analisou todas as transacções de dirigentes feitas desde o início do ano e, contas feitas, os gestores desembolsaram 64 milhões de euros na aquisição de 36,9 milhões de títulos. No total, foram 123 os administradores e sociedades que apostaram em acções de 34 cotadas portuguesas, 19 das quais integrantes do PSI 20.



PGR decide sobre novas escutas a Sócrates até final desta semana, Diário Económico de 16-11-2009
 

A decisão do PGR e do Supremo Tribunal sobre o destino a dar às novas certidões do processo Face Oculta, que contêm mais cinco escutas de conversas telefónicas entre José Sócrates e Armando Vara, vai ser tomada até sexta-feira. No comunicado que emitiu no sábado passado, Pinto Monteiro prometeu isso mesmo, depois de considerar que as anteriores escutas eram nulas e não tinham relevância criminal. Sobre as novas escutas põe-se agora um de dois cenários: as escutas são validadas ou são anuladas e destruídas.



Agentes da PSP ganham metade do ordenado dos inspectores da PJ e do SEF, Diário Notícias de 16-11-2009
 

Um agente que entrou na PSP há dez anos com habilitações literárias ao nível do 12º ano ganha agora, ao final do mês, menos de metade do ordenado de um inspector do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ou da Polícia Judiciária (PJ) com qualificações iguais. A comparação foi feita pela Associação Sindical de Profissionais de Polícia (ASPP) e "espelha uma realidade possível". Se três candidatos entraram nas diferentes forças e serviços de segurança em 1999, e concluíram "todas as provas e processos de formação em tudo semelhantes", ao fim de dez anos - partindo do princípio que nenhum fez qualquer outra formação - as diferenças são "abismais". Um agente ganha pouco mais de 1016 euros (brutos), o do SEF 2208 euros e o da PJ 2516 euros.



Robert Enke, Diário Notícias de 16-11-2009
 

Os vários oradores da cerimónia elogiaram o carácter e a simplicidade do futebolista internacional alemão e sublinharam que o desporto e o futebol profissional não são tudo na vida. O presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Theo Zwanyiger, apelou a um maior humanismo que vá para além do desporto. "Não pensem só nas aparências, pensem também no que é intrínseco aos seres humanos, a dúvida e a fraqueza", disse Zwanyiger, pedindo ainda a todos, profissionais do futebol, dirigentes e adeptos, para depois do luto por Robert Enke encararem a vida "com mais equilíbrio, mais desportivismo e mais respeito".



Escutas a Sócrates. Governo dividido sobre a tese da espionagem política, I de 16-11-2009
 

Os ministros Vieira da Silva e Santos Silva dizem que escutas em que foi apanhado o primeiro-ministro revelam um caso político contra o PS. Mas o ministro da justiça recusa a "tese da cabala". Alberto Martins, ministro da Justiça, demarcou-se das acusações de Vieira da Silva à investigação.



Gripe A. Crianças começam hoje a ser vacinadas, I de 16-11-2009
 

Depois do alerta da Organização Mundial de Saúde para complicações em crianças saudáveis, devido ao vírus H1N1, a ministra Ana Jorge decidiu alargar a vacinação a bebés até aos dois anos. Estava previsto e vai acontecer já a partir de hoje. O Ministério da Saúde começa a vacinar contra o vírus da gripe A as 145 mil crianças dos seis aos 24 meses que não integravam os grupos de risco prioritários.



Fim dos estímulos à economia vai ditar rumo das bolsas, Jornal Negócios de 16-11-2009
 

A inevitável retirada dos programas de estímulo económico dos mercados parece estar cada vez mais próxima. No centro do debate financeiro, os especialistas são unânimes: os governantes têm que ser certeiros no momento de saída, caso contrário poderão afectar a recuperação dos mercados. Para Miguel Athayde Marques, as autoridades precisam ser "muito cautelosas" na retirada dos apoios, pelo que "vamos caminhar numa linha muito fina". "O mundo conseguiu evitar, por via dos apoios públicos, uma depressão", realçou o presidente da Euronext Lisbon, no Fórum da Poupança e Investimento - Infovalor, que decorreu na passada sexta-feira em Lisboa. No entanto, "os programas têm que se retirar, mas de forma muito cautelosa". Para o responsável, esta questão vai determinar o rumo dos mercados.



Como poupar para o seu filho ganhar, Jornal Negócios de 16-11-2009
 

Uma das últimas propostas lançadas pelo Executivo de José Sócrates antes das eleições legislativas de Setembro tem a ver com a criação de uma conta poupança na altura do nascimento de novos bebés, com um capital inicial de 200 euros, estimulando a necessidade de fazer um "pé de meia" para o futuro. Uma ideia para a qual a banca há muito despertou, com a comercialização de produtos à medida. Mas que nem sempre são a melhor solução. Se acabou de ter um filho, pense que quanto mais cedo começar a poupar, mais beneficiará da capitalização dos retornos obtidos. E no final, o dinheiro amealhado poderá pagar a formação académica, ajudar na entrada para uma casa ou para um projecto no arranque da vida activa.



Desaparecem quatro armas todos os dias, Jornal Notícias de 16-11-2009
 

Quatro armas são extraviadas ou furtadas por dia em Portugal, onde existem actualmente cerca de 1,4 milhões de armas de fogo manifestadas. A PSP está preocupada com a situação e começou a apostar na sensibilização. Ainda não há dados oficiais relativamente a este ano. Mas o responsável pela Divisão de Armas do Departamento de Armas e Explosivos da PSP assegura que "a tendência se mantém inalterável" relativamente a 2008, ano em que "desapareceram" 1154 armas. De acordo com o subintendente Pedro Coelho de Moura a maioria das armas "são furtadas do interior das residências", onde "os cuidados com a sua guarda são frequentemente inexistentes ou deficitários".



Quatro jovens morreram em carro roubado, Jornal Notícias de 16-11-2009
 

Quatro mortos, dois deles irmãos: eis o balanço trágico de um despiste registado ontem de madrugada, domingo, no IC32, perto do Barreiro, que envolveu uma viatura furtada. Há apenas um sobrevivente, mas está em coma. O acidente, um dos mais graves de que há memória no IC 32, aconteceu pouco depois das 2.30 horas de ontem, no sentido Barreiro-Montijo, junto a um viaduto situado na zona da Penalva. A forma como tudo aconteceu é ainda pouco clara. Sabe-se apenas que o automóvel onde seguiam as vítimas capotou após uma curva e saiu da estrada, imobilizando-se entre os rails e o viaduto.



4x3x3 de Carvalhal em Alvalade, O Jogo de 16-11-2009
 

Carlos Carvalhal foi o treinador escolhido pelo presidente José Eduardo Bettencourt para assumir o comando técnico da equipa profissional de futebol, sucedendo assim a Paulo Bento, e deverá ser apresentado hoje como tal.



Sonae quer retalho internacional, OJE de 16-11-2009
 

O grupo Sonae vai apostar no crescimento do retalho a nível internacional, enquanto em Portugal continua a defender a consolidação do sector das telecomunicações. Foi, aliás, este último sector, quer na área fixa, quer nos móveis, que pressionou os resultados do grupo. Paulo Azevedo, o CEO do grupo, defendeu, numa conferência telefónica com analistas, uma reestruturação do mercado de telecomunicações em Portugal. O modelo é conhecido e passaria por uma fusão entre a Sonaecom e a Zon Multimedia, a líder em Portugal da TV paga, mas os accionistas desta companhia não se têm mostrado disponíveis para iniciar qualquer tipo de entendimento. Paulo Azevedo disse na mesma conference call sobre os resultados trimestrais, e citado pela Reuters, que "em telecoms é público que defendemos uma reestruturação do mercado, que levaria a um "stake" e a uma posição muito diferente em telecomunicações".



Zona Euro e UE saem da recessão, OJE de 16-11-2009
 

A ECONOMIA da Zona Euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre deste ano face ao trimestre anterior, confirmando a saída da recessão técnica. No entanto, quando comparado com o período homólogo, os países da Zona Euro registaram uma quebra de 4,1%. De acordo com o Eurostat, o organismo oficial de estatísticas da União Europeia, toda a União Europeia saiu da recessão técnica uma vez que o Produto Interno Bruto (PIB) da Europa a 27 cresceu 0,2% no mesmo período, quando comparado com o trimestre anterior, em que as taxas de crescimento foram negativas em 0,2%, para a Zona Euro, e negativas em 0,3% para o conjunto dos 27 países que constituem a União Europeia.



Empresas públicas pagaram homenagem a Ana Paula Vitorino, Público de 16-11-2009
 

Os presidentes da Refer, da CP e de pelo menos mais uma sociedade pública de transportes terão pago com o cartão de crédito da empresa os almoços de 50 gestores públicos durante uma homenagem à então secretária de Estado dos Transportes, a socialista Ana Paula Vitorino. O almoço de homenagem e despedida juntou administradores da CP, Refer, Carris, Metro de Lisboa, Administração do Porto de Lisboa e STCP, entre outras empresas públicas do sector, os quais se quotizaram com um montante de 40 euros do seu próprio bolso para oferecer uma gargantilha em ouro a Ana Paula Vitorino de cerca de 2000 euros.



Ordem para destruir escutas a Sócrates ainda não foi cumprida, Público de 16-11-2009
 

A ordem de destruição dos CD com as gravações das conversas telefónicas entre Armando Vara e o primeiro-ministro, José Sócrates, não foi ainda cumprida. A 3 de Setembro, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha Nascimento,emitiu um despacho determinando a destruição, que o procurador-geral da República enviou para o DIAP de Aveiro. A Polícia Judiciária — que fará a destruição — ainda não recebeu um ofício selado do juiz de instrução criminal de Aveiro.



Carvalhal quer reforços, Record de 16-11-2009
 

Carlos Carvalhal, 43 anos, sucede a Paulo Bento. O antigo defesa-central, nascido em Braga, partilha com o antecessor o facto de ter começado a carreira de técnico no clube onde terminou a de jogador, no caso o Sp.Espinho, em 1998. Internacional até aos Sub-21 e com breve passagem pelo Fc Porto, onde cultivou o apreço que mantém por Pinto da Costa, Carvalhal licenciou-se em Ciências do Desporto, deu provas em Espinho, Freamunde e Vizela, e estreou-se na Liga pelos Aves, em 2000, mas sem sucesso.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream