13 novembro 2009

Manchetes do Dia - 13-11-2009

Sexta, 13 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Nova casa de Júlia tem 15 assoalhadas, 24 Horas de 13-11-2009
 

Fica numa das ruas mais movimentadas (e caras) da capital e por mês Júlia e o marido vão pagar cerca de 4000 euros. A mudança começou esta semana.



Saviola vai ter oportunidade, A Bola de 13-11-2009
 

Madrid- Diego Armando Marona está «encantado» com o desempenho de Di María e Pablo Aimar no Benfica e garante estar «atento» ao que Javier Saviola tem vindo a fazer no clube da luz. Em resposta às perguntas de A Bola na conferência de Imprensa realizada ontem, ao ínício da noite, no hotel onde está instalada a Argentina, nesta semana madrilena que agendou antes da partida de amanhã à noite com Espanha, El Pibe comentou de forma muito elogiosa a forma como «Di María e Aimar têm vindo a jogar no Benfica nesta época» e falou no momento brilhante que atravessa Di María.



Contas na Suíça encobrem Face Oculta, Correio Manhã de 13-11-2009
 

Grande parte da fortuna de Manuel Godinho está escondida na Suíça. Quem o diz é a Administração Fiscal num relatório a que o CM teve acesso e que dá conta de que o empresário de Ovar é suspeito de fraudes fiscais desde 1994. Nunca foi apanhado, fruto de incêndios estratégicos ou de acções de desparasitação que evitavam a entrada dos inspectores. As suspeitas avolumaram-se, e o último processo-crime em que Godinho foi envolvido referia-se a um recebimento irregular de IVA. Estavam em causa 11 milhões, e o empresário foi constituído arguido em Junho deste ano, já pela Judiciária de Aveiro.



Queiroz testa Miguel Veloso, Correio Manhã de 13-11-2009
 

O desvio de Miguel Veloso para o lado esquerdo da defesa ameaça a titularidade de Duda, habitual dono daquela posição na selecção nacional. O CM sabe que nos ensaios efectuados com vista ao jogo com a Bósnia o seleccionador testou várias soluções, quer a nível de jogadores quer no plano estritamente táctico, e saber quem vai ser o lateral-esquerdo é uma das dúvidas que persistem. Ainda na defesa, Paulo Ferreira parece ter ganho a corrida a Miguel, prevendo-se um regresso após sete meses de ausência por lesão. Pepe foi testado no meio-campo, lugar que deverá ocupar amanhã à noite, na Luz, abrindo portas à titularidade de Bruno Alves ao lado de Ricardo Carvalho. Contudo, o central do Real Madrid foi também observado no eixo da defesa.



Banca tem mais um ano para usar ajudas de 20 mil milhões, Diário Económico de 13-11-2009
 

A disponibilidade deste mecanismo devia terminar já a 31 de Dezembro, mas o Governo e o Banco de Portugal estão a trabalhar numa proposta de prolongamento, que tem de ser enviada à Comissão Europeia. Do plafond de 20 mil milhões inicialmente disponibilizado, foram aproveitados menos de 5 mil milhões, por seis bancos. O plano de concessão de garantias pessoais do Estado português ao sistema financeiro, de até 20 mil milhões de euros, vai ser prolongado. A confirmação foi dada ontem ao Diário Económico pelo Ministério das Finanças. "O Estado está a desenvolver as diligências necessárias, conjuntamente com o Banco de Portugal, para promover a prorrogação do sistema de concessão de garantias", garantiu fonte oficial do ministério tutelado por Teixeira dos Santos.



Saiba quanto vão subir as pensões no próximo ano, Diário Económico de 13-11-2009
 

A subida de 1,25%, aprovada ontem, para as pensões mais baixas implica actualizações entre os 2,34 e os 4,68 euros para 1,3 milhões de reformados. O aumento é maior para os pensionistas do regime geral que contam maior carreira contributiva (mais de 30 anos de trabalho). Ao invés, as subidas mais baixas serão aplicadas às pensões sociais. Mas há outro prisma para analisar a mesma questão. Ao Estado e à Segurança Social, esta actualização vai custar cerca de 59 milhões de euros, o que representa mais de um terço do custo total com os aumentos dos 2,76 milhões de reformados do sector privado.



"O meu pacote anti-corrupção é obviamente insuficiente", Diário Económico de 13-11-2009
 

"Obviamente que é insuficiente [o pacote Cravinho contra a corrupção]. Há a possibilidade de irmos, desde já, muito mais além". Quem o diz é o próprio João Cravinho. Ao Diário Económico, o autor das medidas é claro sobre a discussão que voltou a dominar a agenda sobre o combate à corrupção. Numa altura, em que toda a oposição se prepara para voltar a recuperar as propostas chumbadas pela maioria socialista no anterior mandato, o ex-deputado do PS pede mais. Com o processo Face Oculta na sombra, os partidos vão voltar a pedir a criminalização do enriquecimento ilícito. O tema promete gerar novamente polémica.



Ingleses arquivam 'Freeport', Diário Notícias de 13-11-2009
 

Apesar de várias promessas de que iria enviar o mais rapidamente possível elementos para Portugal, a Serious Fraud Office (SFO) ainda não deu ao Ministério Público tudo o que a investigação portuguesa pediu, segundo disse ao DN fonte ligada ao processo Freeport. A mesma fonte precisou que a investigação aguarda este elementos para, "depois de tudo cruzado e investigado", encerrar a fase de inquérito. E depois os dois procuradores do processo, Vítor Magalhães e Paes de Faria decidirão se avançam para uma acusação ou se arquivam. "Andam os dois estoirados", contou ao DN um colega de ambos do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), adiantando que, uma vez que se trata de um processo prioritário, a equipa está a ter o apoio de outros magistrados daquele departamentos, assim como os elementos da Polícia Judiciária de Setúbal que investigam o caso passaram a trabalhar em Lisboa, lado a lado com os procuradores.



Guterres é o 64º mais poderoso do mundo, Diário Notícias de 13-11-2009
 

O ex-primeiro-ministro de Portugal e actual Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados ocupa a 64.º posição, três lugares acima do último da listagem, o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e abaixo de outros falantes em língua portuguesa que também foram seleccionados: o Presidente brasileiro, Lula da Silva, e o governador do Mato Grosso, que tornou o Brasil no maior produtor mundial de soja, mas que se tornou num herói da ecologia, depois de ter sido olhado como vilão. A lista é liderada pelos líderes das três principais potências políticas e militares: Barack Obama, Presidente dos EUA, é o primeiro; Hu Jintao, Presidente da China, é segundo; Vladimir Putin, ex-Presidente da Rússia e actual primeiro-ministro, está no terceiro lugar.



750 000 foi quanto gastou Manuel Godinho a subornar administradores de empresas públicas, I de 13-11-2009
 

Ex-braço-direito do rei da sucata está arrependido e colabora com a justiça.FACE OCULTA // De acordo com a investigação, o empresário distribuiu este valor, em notas e cheques, por vários responsáveis de empresas públicas com quem manteve encontros durante sete anos.Namércio Cunha, número dois de Godinho, está a ajudar os investigadores.



Nova lei do PS proíbe adopçao por casal gay: fará sentido?, I de 13-11-2009
 

A lei permite que um homossexual adopte, a título individual, uma criança. Porém, a proposta para o casamento entre homossexuais, que o governo entregará até ao fim do ano, veda essa possibilidade a casais gay. O debate e ainda a entrevista a Miguel Vale de Almeida, deputado do PS.



Código Contributivo vai ser adiado, Jornal Negócios de 13-11-2009
 

Ou Helena André aceita adiar a entrada em vigor do Código Contributivo, ou a oposição vai forçar o seu congelamento na Assembleia da República. Bloco de Esquerda, CDS/PP e PSD, que nos últimos dias têm pressionado o Governo a tomar a iniciativa da suspensão do diploma, garantem ao Negócios que não deixarão que entre em vigor. O único que tem dúvidas sobre a estratégia a seguir, caso o Governo não vergue, é o PCP. Apesar das críticas que fez e continua a fazer ao Código, o partido não esclarece se votaria favoravelmente a uma proposta de adiamento. Mas mesmo que os comunistas votem contra um projecto de adiamento, ou se abstenham, BE, CDS/PP e PSD dispõem de uma maioria de 118 deputados para bloquearem o diploma.



Marcas arriscam 90 milhões com derrota da Selecção, Jornal Negócios de 13-11-2009
 

E se a Selecção Nacional não for apurada para o Mundial? No campo das marcas há um potencial de 90 milhões de euros em jogo. Este é o montante, em números redondos, do retorno mediático que os patrocinadores da "equipa das quinas" podem deixar de ganhar. No campeonato do "marketing", um patrocinador principal, como a Sagres, pode perder um retorno entre 14 e 17 milhões de euros se a Selecção falhar o apuramento. Esta estimativa da Cision, empresa de monitorização e valorização de marcas, foi calculada com base no retorno efectivo alcançado pelos patrocinadores da Selecção Nacional no Europeu 2004, Mundial 2006 e Europeu 2008.



Grande entrevista: Filipe Soares Franco, Jornal Negócios de 13-11-2009
 

Na grande entrevista ao Negócios, Filipe Soares Franco fala também sobre o Sporting, que gostou "imenso" de liderar, e afirma que "o caminho que percorreria se continuasse no Sporting" seria diferente do que está a ser seguido". Não só nasceu em berço de ouro como "teve sorte na vida", reconhece. Liderou a Vista Alegre e depois colocou o capacete da construção civil a convite de um amigo de infância: Ricardo Salgado. "O network é fundamental e saber estar é uma coisa que as pessoas apreciam", diz. Fala dos medos e fobias, também da autoconfiança do alto dos seus 1,93 metros e ainda de como votou PS, pela primeira vez, não porque a promessa das obras públicas aí conduzisse o seu voto, mas porque o País não precisa de ouvir falar de Agricultura, tema que encheu o discurso do partido que ajudou a fazer crescer: o CDS.



Lei da paridade furada pelas próprias mulheres, Jornal Notícias de 13-11-2009
 

Em pelo menos quatro câmaras, o recurso a suspensões ou renúncias conduziu à substituiçãode mulheres eleitas por homens, subvertendo por completo o espírito da lei da paridade. Homens que não conseguiram acesso directo às vereações nas últimas autárquicas estão a tomar o lugar de mulheres eleitas. O JN descobriu quatro casos em que o espírito da lei da paridade foi violado graças a suspensões e renúncias. Em Vila Nova de Famalicão, depois da suspensão dos mandatos por parte das vereadoras Márcia Oliveira e Irene Alferes, dando lugar a dois homens que integravam a lista da coligação PSD/PP, também a socialista Maria José Oliveira renunciou ao mandato. O executivo é agora constituído por 11 homens: sete eleitos pela candidatura de Direita e quatro pelo PS.



Governo admite vacinação massiva nas escolas, Jornal Notícias de 13-11-2009
 

Falta apenas confirmação de que basta ministrar uma dose do fármaco para o programa avançar. O Governo admite avançar com um programa de vacinação massiva nas escolas portugueses se a Agência Europeia do Medicamento (EMEA) chegar à conclusão que basta apenas uma dose para a vacina contra a gripe A ser eficaz. Fonte governamental revelou ao JN que, a qualquer momento, logo que a EMEA se pronuncie sobre a eficácia da vacina - se ministrada apenas uma dose, em vez das duas previstas, conforme já admitiu a Organização Mundial de Saúde (OMS) -, pode avançar com a vacinação massiva da população escolar, incluindo as crianças sem qualquer patalogia. Nessa circunstância, as autoridades de Saúde poderão alargar para o dobro o leque das pessoas a vacinar (o plano inicial apontava para três milhões).



Avança Hoje, O Jogo de 13-11-2009
 

O desejado não chegará barato a Alvalade, mas as diferenças financeiras em cima da mesa são ultrapassaveis. André Villas Boas, técnico da Académica e alvo eleito pelo Sporting, SAD para suceder a Paulo Bento, obrigará os leões a abrir os cordões à bolsa caso a contratação se verifique nas últimas horas, como é esperado.



Empresas com reporte contabilístico único, OJE de 13-11-2009
 

O Sistema de Normalização Contabilística, SNC, substituirá o Plano Oficial de Contabilidade, POC a 1 de Janeiro próximo. Para as empresas portuguesas que actuam no espaço comunitário, as novas regras vão obrigar à apresentação de apenas um reporte contabilístico, contrastando com a situação actual em que, por vezes, era necessário apresentar contas segundo as diferentes regras dos países em que se estivesse instalado. José Pedro Farinha, director da CERB, exlicou à Lusa algmas das alterações, advertindo para a necessidade de as empresas fazerem uma análise das demonstrações financeiras e prepararem programas informáticos.



Banif compra seguradora Global, OJE de 13-11-2009
 

HORÁCIO Roque, através da holding pessoal Rentipar Seguros, adquiriu uma posição maioritária nas seguradoras Global e Global Vida. O investimento previsível será da ordem dos 117 milhões de euros e a conclusão da operação está sujeita à não oposição dos vários reguladores. O negócio foi feito entre a Rentipar Seguros, a qual é detida pelo Banif SGPS, e que concentra os interesses do empresário Horácio Roque, e os franceses da CNP Assurances, que venderam 83,52% da Global e 83,57% da Global Vida.



Estradas de Portugal também "perdou" 200 milhões de euros na concessão da Douro Interior, Público de 13-11-2009
 

Não foi só o vencedor da Auto-estrada Transmontana que, no âmbito do concurso para aquela via rodoviária, apresentou à Estradas de Portugal (EP) uma proposta para fazer pagamentos à cabeça na fase inicial do concurso e depois os retirou no contrato final, após a fase de negociações. Também a concessionária liderada pela Mota-Engil, que ganhou a subconcessão do Douro Interior, se propunha fazer à EP um pagamento adicional de 200 milhões de euros. Mas tal como refere o Tribunal de Contas no relatório de auditoria com que chumbou o visto prévio ao contrato já celebrado, esse pagamento "foi suprimido" na proposta final.



Menos mulheres no topo da empresa, Público de 13-11-2009
 

Em dez anos, o acesso de mulheres a lugares de direcção pouco se alterou. Os preconceitos, a gravidez ou o apoio à família ainda as penalizam. Era fácil reconhecer Susana Santos. A barriga de sete meses não deixava margem para dúvidas. Mas o caça talentos que a tinha contactado por telefone para combinar uma entrevista de emprego vacilou. "Está grávida? Deixe-me falar primeiro com o meu cliente". Depois, nada. Susana tinha deixado de ser uma candidata elegível. O episódio é o único negativo numa longa lista de conquistas profissionais. A actual directora de serviço pós-venda, assistência técnica e apoio ao cliente da Fagor, de 37 anos, não voltou a sentir entraves à subida na carreira. Tem duas filhas, está a amamentar, e na empresa onde trabalha desde 2003 entrou directamente para o topo da hierarquia. Resta-lhe o degrau da direcção-geral. Apesar dos avanços sociais, a disponibilidade das mulheres para assumirem cargos de chefia ainda é posta em causa pelos empregadores. E as estatísticas dos últimos anos tardam em reflectir grandes evoluções em matéria de igualdade. Pouco ou nada mudou no número de mulheres que assumem posições de chefia nas empresas ou na administração pública.



Villas-Boas começa 2ª feira, Record de 13-11-2009
 

O anúncio oficial de André Villas-Boas como novo treinador do sporting está preso pelo acordo de verbas entre os leões e a Académica. Nesta fase existe já uma plataforma de entendimento entre o técnico e o emblema leonino, sendo ponto assente no universo verde e branco que o ex-colaborador de José Mourinho vai liderar a equipa a partir da próxima segunda-feira.



750 000 foi quanto gastou Manuel Godinho a subornar administradores de empresas públicas, Seleccionar de 13-11-2009
 

Ex-braço direito-direito do rei da sucata está arrependido e colabora com a justiça. FACE OCULTA. De acordo com a investigação, o empresário distribuiu este valor, em notas e cheques, por vários responsáveis de empresas públicas com quem manteve encontros durante sete anos.Namércio Cunha, número dois de Godinho, está a ajudar os investigadores.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream