05 novembro 2009

Manchetes do Dia - 05-11-2009

Quinta, 5 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Craque do Sporrting deve 180 mil euros ao fisco, 24 Horas de 05-11-2009
 

Em causa estão remunerações que Anderson Polga recebeu em Alvalade. Defesa brasileiro do "leões" está na lista de devedores às finanças, divulgada ontem. O ex-benfiquista Miccoli é outro que ainda não regularizou a situação com o Estado português. A direcção-geral dos Impostos actualizou o rol dos maiores devedores e, entre os 4600 novos nomes, está o do jogador leonino. Ao todo, são 22 mil contribuintes em falta. Entre eles também está o ex-benfiquista Miccoli, este devido aos rendimentos de 2005 e 2006, com uma dívida de 200 mil euros.



RENDIMENTOS Ministra da Cultura tem casa com 23 divisões, 24 Horas de 05-11-2009
 

Soube quem era quando a vi na televisão". Numa das ruas fronteiras ao Largo Sérgio Castro, em pleno centro histórico de Avis, poucos associam o nome da nova ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, à pessoa que uns anos antes comprou a antiga casa senhorial, de 23 divisões, numa das praças da terra. "Para dizer a verdade, pessoalmente nunca por cá a vi", diz a funcionária do café da associação de reformados, a funcionar a escassos metros da casa da agora ministra. No bar da associação, a bica vende-se a 35 cêntimos. Mas nem o preço baixo a entusiasmou a entrar. Gabriela Canavilhas comprou em Avis uma moradia que já foi de um proprietário agrícola do "antigamente" e albergou um jardim-de-infância nos anos seguintes ao 25 de Abril.



Di María Superstar, A Bola de 05-11-2009
 

Di María acompanhou Jesus na conferêrencia de imprensa ontem, antes do treino no relvado de Goodison Park. Sereno e muito prudente no discurso, medindo bem o sentido de cada palavra, enfrentou todas as questões com a clareza necessária. O anunciado interesse de de vários clubes ingleses na sua contratação( de Manchester ao Chelsea, incluindo Liverpool) constituiu o tema que mais aguçou o interesse dos jornalistas.



PJ escuta Vara a exigir 10 mil €, Correio Manhã de 05-11-2009
 

Armando vara e manuel Godinho encontraram-se em Vinhais em Fevereiro deste ano, mas nunca marcaram qualquer encontro por telemóvel. O empresário de Ovar era tido como um homem bastante cauteloso, e as suas conversas telefónicas nunca eram explícitas. Diz o despacho que determinou a prisão preventiva de Godinho que só a partir do primeiro encontro de 7 de Fevereiro Vara e o empresário começaram a falar ao telefone. Mesmo assim, as conversas eram inócuas, servindo apenas para marcar encontros. Quando foi ouvido pelo juiz, Godinho soube que as autoridades tinham ido mais longe e feito escutas direccionais. Usaram aparelhos que permitem ouvir a cerca de 40 metros de distância e gravaram a conversa entre Vara e Godinho. Estávamos a 23 de Maio deste ano, e aqueles almoçavam num restaurante da Ajuda, em Lisboa.



Escolas já vão em 50 focos de infecção, Correio Manhã de 05-11-2009
 

O Ministério da Saúde ainda não deu indicações aos centros de saúde para administrarem apenas uma dose de vacina contra o vírus da gripe A, como recomendou a Organização Mundial da Saúde (OMS), a 30 de Outubro. O Governo aguarda pela decisão da Autoridade Europeia do Medicamento (EMEA), mantendo para já o plano de vacinação estabelecido. Segundo a OMS, basta uma dose para que as pessoas, a partir dos dez anos, tenham imunidade contra o vírus. Portugal encomendou três milhões de vacinas que poderiam dar para imunizar seis milhões de pessoas. "O Ministério da Saúde depende das recomendações da EMEA. Esperamos por essa determinação há alguns dias", disse fonte do Ministério da Saúde ao CM. Até lá, os centros de saúde vão continuar o plano de vacinação e marcar a administração da segunda dose, que deve ser dada três semanas após a primeira - a partir do dia 16 para as pessoas que se vacinaram logo no início da campanha, a 26 de Outubro.



Constâncio pressionou Vara com confiança dos clientes, Diário Económico de 05-11-2009
 

Numa reunião com Santos Ferreira, o governador alertou para os efeitos do caso "Face Oculta" na imagem do banco. O Governador do Banco de Portugal usou a persuação moral na reunião de terça-feira passada com o presidente do BCP para manifestar a sua preocupação quanto aos efeitos das suspeitas que recaem sobre Armando Vara na confiança que o banco transmite aos depositantes . Em causa está o processo de corrupção e tráfico de influências que foi conhecido na semana passada. Constâncio chamou Santos Ferreira no dia em que o seu vice-presidente pediu a suspensão do mandato. Os argumentos do supervisor acabariam por pressionar Vara a sair. Fonte oficial do BdP diz não comentar reuniões privadas com o Governador. Mas o Diário Económico sabe que a reunião entre Constâncio e Santos Ferreira teve como pano de fundo a missão do regulador em zelar pela confiança no sistema financeiro e pela defesa dos depositantes. Aliás, o próprio presidente do BCP acabaria por vir publicamente a admitir que as notícias dos últimos dias "não são boas para o banco".



Saiba que 'gadgets' chegam às lojas até ao Natal, Diário Económico de 05-11-2009
 

Computadores ultra-leves, telemóveis ou consolas de edição limitada para todos os gostos e carteiras. Se está a pensar comprar um computador novo poderá ter dificuldade em decidir entre os dois novos modelos que chegam este mês ao mercado: de um lado, o novo Vaio X, da Sony, considerado já o computador mais leve do mundo; do outro, qualquer um dos portáteis da nova linha iMac, da Apple. Em Novembro e Dezembro as empresas de electrónica de consumo têm agendados uma série de lançamentos, que começam já a "aquecer" para as campanhas de Natal. Segundo a selecção feita pelo Diário Económico há cinco produtos aguardados com ansiedade pelo mercado (ver caixas em baixo). Além dos novos computadores da Sony e da Apple, chega às lojas a 22 de Novembro o mais recente telemóvel da Nokia. Depois de dois adiamentos na data de lançamento o N900 chegará finalmente às lojas. O aparelho, que pode ser considerado um "computador móvel", vai estrear em absoluto o sistema operativo aberto Maemo.



Chumbo do Tribunal de Contas não pára obras nas estradas, Diário Económico de 05-11-2009
 

Estradas de Portugal enviou novos pedidos de visto prévio para a Baixo Tejo, Algarve Litoral, Baixo Alentejo e Litoral Oeste. Desvios já chegam aos 700 milhões. O Tribunal de Contas (TC) está a passar a pente fino os contratos de mais quatro concessões rodoviárias lançadas pelo anterior Executivo de José Sócrates, o que poderá resultar em outros tantos chumbos de visto prévio, como sucedeu na passada segundafeira com os contratos para as concessões do Douro Interior e da Auto-estrada Transmontana, ganhos pelos consórcios liderados pela Mota-Engil e pela Soares da Costa, respectivamente. O Diário Económico apurou junto de fonte oficial do TC que a Estradas de Portugal (EP) já solicitou à instituição presidida por Guilherme d'Oliveira Martins o visto prévio sobre os contratos referentes às concessões do Baixo Alentejo, Baixo Tejo, Algarve Litoral e Litoral Oeste. "Existem esses processos, não sendo possível indicar quando serão decididos". Se a decisão for semelhante à divulgada para as primeiras duas concessões, todo o novo plano rodoviário lançado por Mário Lino e Paulo Campos, responsáveis do anterior Governo pelas Obras Públicas, pode fracassar na íntegra.



José Penedos resiste a pressões para suspender mandato na REN, Diário Notícias de 05-11-2009
 

De momento, todas as hipóteses continuam em aberto quanto ao futuro de José Penedos na liderança da REN - Redes Energéticas Nacionais. Mas não será por muito tempo. É que o Executivo começa a dar sinais públicos de incómodo sobre a sua permanência na empresa. Por agora, a solução apontada como mais provável, quer por fontes da empresa quer governamentais, é a da suspensão do mandato do gestor como presidente da empresa responsável pelas redes de gás e electricidade. A questão em aberto é, apenas, o momento em que a decisão deve ser tomada caso o gestor não a tome."Pode ser antes ou depois de José Penedos ser ouvido"como arguido, admitiu fonte da REN. Para já, José Penedos, mantém-se em silêncio e continua a tentar resistir a uma saída do cargo. Antes de ser constituído arguido, disse que não se demitiria. Até porque, diz uma fonte próxima do gestor, isso seria considerar-se culpado, o que recusa em absoluto.



PS impõe disciplina de voto no casamento homossexual, Diário Notícias de 05-11-2009
 

Dentro em breve, o Governo apresentará na Assembleia da República uma proposta legalizando a possibilidade de duas pessoas do mesmo sexo se casarem pelo civil e, ao que apurou o DN, na bancada socialista haverá disciplina de voto. Só serão admitidas duas excepções: Maria do Rosário Carneiro e Teresa Venda, as independentes democratas-cristãs que integram o grupo em nome do Movimento Humanismo e Democracia. Nestas questões de costumes, o PS costumava permitir o direito generalizado à liberdade de voto no seu grupo parlamentar. A direcção considera no entanto que todos estão vinculados à disciplina porque esta foi uma matéria de compromisso eleitoral do partido.



Três mil patrões na mira do fisco, Diário Notícias de 05-11-2009
 

2750 patrões correm risco de serem executados' pelo fisco lista negra. Mais de 22 mil contribuintes estão "fichados". E há já 127 portugueses com dívidas fiscais acima de um milhão de euros. Em três meses, a administração fiscal "encaixou" na lista negra mais 4600 novos devedores de impostos, estando agora identificados um total de 22 351 contribuintes em falta. Destes, 2750 são patrões, que arriscam bens pessoais por conta das dívidas das empresas ao fisco. De acordo com a actualizações ontem efectuada pelas Finanças, a lista integra também mais de 30 clubes de futebol e agremiações desportivas e culturais. A legislação fiscal prevê a substituição dos gestores e administradores nos casos "em que o património destas seja insuficiente para garantir esse pagamento".São essencialmente dívidas em IRC (o imposto sobre os lucros) e em IVA. Nos últimos meses foram incluídos mais 1855 gestores, que "foram chamados a responder com o seu património pessoal pelo pagamento das dividas fiscais contraídas pelas empresas durante o período da sua administração ou gerência", revela a nota oficial das Finanças, ontem divulgada.



Decidido José Penedos vai sair da REN, I de 05-11-2009
 

A demissão de José Penedos está iminente. Antes de segunda-feira, o presidente da REN suspende funcões. A operaçao face oculta provocou mais uma baixa, desta vez na REN - Redes Energéticas Nacionais. Depois da saída de Armando Vara da vice-presidência do BCP, é a vez de outro socialista,José Penedos, suspender as suas funcões como presidente da empresa. Segundo fontes contactadas pelo i, a decisão já está tomada, devendo ser comunicada nos próximos dias, "até à próxima segunda-feira".



Crise esvazia mercado do trabalho em Portugal, I de 05-11-2009
 

Comissão Europeia prevê que cerca de 73 mil pessoas desistam do emprego durante a actual crise. A crise que eclodiu em 2007 resultou na pior recessão dos últimos 50 anos, em desemprego recorde, em dificuldades sem precedentes no acesso ao crédito, no congelamento de muitos investimentos e numa retracção do consumo. Mas há países que enfrentam um outro fenómeno, bastante preocupante: a situação de crise económica está a conduzir a um autêntico esvaziamento do mercado de trabalho, isto é, há cada vez menos pessoas a trabalhar ou dispostas a isso. É assim em seis países da União Europeia, Portugal incluído. De acordo com números da Comissão Europeia, em Portugal, onde a recessão é forte, mas não tão violenta como a de outras economias (Irlanda, por exemplo), o número de pessoas que participam no mercado de trabalho cairá quase 73 mil entre 2007 e 2010, e 2009 será um dos piores anos de sempre neste aspecto. A população activa descerá cerca de 1%, para um total de 5,524 milhões de pessoas. Esta variação é explicada pela redução recorde no emprego (-23%), que não chega para compensar as pessoas que, apesar de desempregadas, conseguem manter-se no mercado de trabalho (e que por isso são consideradas activas). Em todo o caso, o desemprego subirá muito e deverá manter-se estruturalmente elevado.



TC diz que violações à lei terão alterado resultados dos concursos das estradas, Jornal Negócios de 05-11-2009
 

Tribunal de Contas diz que foram violados princípios fundamentais da contratação pública e princípios de estabilidade, concorrência e igualdade. O Tribunal de Contas (TC) aponta, nos dois acórdãos que determinaram a recusa de visto prévio à Estradas de Portugal (EP) nos contratos de concessão da Auto-Estrada Transmontana e Douro Interior, um conjunto de "violações de lei", que "provocaram, com fortíssima probabilidade, a alteração efectiva do resultado financeiro do concurso". Para o TC, "se não tivessem ocorrido as violações de lei, haveria fortíssimas probabilidades de que teriam sido obtidos resultados diferentes, com melhor protecção dos interesses financeiros públicos". No que diz respeito à concessão Douro Interior, que foi adjudicada ao consórcio da Mota-Engil, a entidade presidida por Guilherme d'Oliveira Martins aponta essencialmente três violações legais. Desde logo, refere "a ausência de declaração de impacto ambiental para um troço do trajecto antes do lançamento do procedimento", o que, sublinha, "provocou a alteração do objecto da subconcessão, com impacto na realização física do projecto e na sua dimensão financeira".



"Face oculta" em risco de se arrastar por sete anos, Jornal Negócios de 05-11-2009
 

Funcionários da Refer receberam este ano 4500 euros para favorecer Godinho O empresário de Ovar terá pago já este ano a três funcionários da Refer para obter informações sobre a actuação da administração e para subtrair material da linha do Douro. Investigadores do caso "Face Oculta" detectaram ainda ofertas de telemóveis e de um computador. Vários funcionários da Refer terão alegadamente recebido dinheiro, telemóveis e um computador em troca do favorecimento dos negócios das empresa detidas directa e indirectamente por Manuel Godinho. O Ministério Público (MP), nos autos das buscas realizadas no âmbito da operação "Face Oculta", diz que o empresário de Ovar alegadamente entregou 4.500 euros, um computador pessoal e telemóveis a funcionários da Refer, dos quais pagava as respectivas facturas. O objectivo seria aceder a informação sobre concursos e fornecimentos a lançar pela empresa, bem como ter conhecimento das intenções da adminsitração da Refer, que era considerada um entrave à actuação das empresas O2 e SEF - Sociedade de Empreitadas Ferroviárias, detidas por Godinho.



Vinte mil prioritários recusam tomar vacina, Jornal Notícias de 05-11-2009
 

A afluência menor à vacinação contra a gripe A pelos grupos prioritários leva agora as autoridades sanitárias a alargar já a imunização a outros grupos de risco, onde se incluem os doentes crónicos com menos de 65 anos. Das primeiras 54 mil aplicações de vacina disponíveis desde 26 de Outubro foram, até ontem, usadas entre 30 a 35 mil, quando o programação apontava para que esta primeira remessa se esgotasse com a aplicação no restrito grupo A.



Lista de devedores passa barreira dos 20 mil nomes, Jornal Notícias de 05-11-2009
 

Entre contribuintes com impostos em feita há 27 clubes de futebol e SAD e 2750 administradores de empresas. Pela primeira vez, a lista de devedores do fisco ultrapassou a barreira dos 20 mil nomes, sendo 63% de pessoas singulares. Entre os 80% colectivos, mais de 10% são do ramo da construção e contam-se ainda 27 clubes de futebol. Mais 4600 contribuintes com dívidas fiscais passaram a constar, desde ontem, da lista de devedores - o maior número de sempre de uma vez só. Esta lista, que começou a ser divulgada em Julho de 2006, tem agora 22 mil nomes, sendo que a parte mais significativa se concentra nos escalões de dívida mais baixos. Mas têm também subido os contribuintes individuais e colectivos com, respectivamente, mais de um milhão e cinco milhões de euros em falta.



''O sistema educativo está esquizofrénico'', Jornal Notícias de 05-11-2009
 

É doutorado em Ciên cias da Educação e já foi secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário em 1992/93. Actualmente, é professor catedrático da Universidade Católica e director da Faculdade de Educação e Psicologia. É um crítico da "política do Diário da República". Lamenta que o sistema educativo esteja esquizofrénico. Defende uma autonomia real para as escolas, com plenos poderes para os seus profissionais e com pontes seguras com a sociedade civil, a quem reconhece o dever de um envolvimento e investimento profundos na escola. - "A esquizofrenia está perfeitamente instalada no sistema educativo". Esta frase é sua. Gostava de saber se, nestes últimos quatro anos de governação, a esquizofrenia manteve-se.



Ameaça real para a selecção, O Jogo de 05-11-2009
 

Poortugal dificilmente contará com Ronaldo nos dois jogos com a Bósnia, do play-oof de acesso ao mundial 2010, o primeiro dia 14, no Estádio da Luz, o segundo quatro dias depois, em Zenica. Garantido para já, é que não jogará o dérbi de sábado, no estádio Vincente Calderón, contra o Atlético de Madrid, nem a segunda mão da Taça do Rei, diante de Alcorón, partida para qual os " merengues" têm de anular uma desvantagem de 4-0.



C. Amorin regressa aos lucros, OJE de 05-11-2009
 

NO TERCEIRO trimestre deste ano a Corticeira Amorim inverteu a tendência e regressou aos lucros, contrariando as previsões dos analistas. A empresa, liderada por António Rios Amorim, fechou Setembro com um resultado líquido de 2,249 milhões de euros,embora 78,5% abaixo do período homólogo. Em simultâneo aproveitou a conjuntura para reduzir dívida em 30,7%, colocando-a nos 154,7 milhões de euros, o mesmo nível de 1997. A autonomia financeira aumentou para os 44,5%. O BPI previa que a maior produtora mundial de cortiça tivesse terminado os primeiros nove meses do ano com um prejuízo de 1 milhão de euros e um EBITDA de 24 milhões de euros, adianta a Reuters. No conjunto dos nove meses, o EBITDA caiu 35,54% para os 27,8 milhões de euros e as vendas recuarem 13,47% para os 315,7 milhões de euros. O último trimestre representa, no entanto, a recuperação da companhia, já que no comparativo com o segundo trimestre do ano, o resultado líquido subiu 60,5%.



Recuo da GM leva Berlim a exigir 1,5 mil milhões e divide trabalhadores, OJE de 05-11-2009
 

A ALEMANHA lamentou ontem a decisão da General Motors (GM) de desistir da venda de uma participação de 55% na Opel à Magna e ao Sberbank, exigindo o reembolso do crédito de 1,5 mil milhões de euros atribuído por Berlim no âmbito da operação. Recorde-se que a decisão da GM, fundamentada com a melhoria económica e com a importância estratégica da Opel, foi anunciada em dia de visita da chanceler alemã Angela Merkel aos EUA. Merkel manifestouse sempre a favor da venda da Opel à canadiana Magna. Berlim insta agora a construtora automóvel norte-americana a "reforçar o desempenho da Opel", com a GM a estimar uma verba de 3 mil milhões de euros para reestruturar a deficitária Opel e a sua congénere britânica Vauxhall.



Procuradoria está a reunir dados sobre Vara a pedido de Constâncio, Público de 05-11-2009
 

Banco de Portugal ouve hoje o vice-presidente auto-suspenso do BCP. Vera Jardim e Paulo Pedroso contra mexidas na lei sob pressão de casos. O governador do Banco de Portugal(BdP), Vitor Constâncio, pediu à Procuradoria-Geral da República dados sobre a conduta de Armando Vara enquanto administrador do Banco Comercial Português. Armando Vara é ouvido hoje pelo BdP e será confrontado com as acusações que lhe são feitas pelo Ministério Público,independentemente de estas estarem relacionadas com a sua actividade bancária.



Irão Violência no aniversário da ocupação da Embaixada dos EUA, Público de 05-11-2009
 

Os opositores iranianos correram ontem o risco de desafiar os milhares de agentes dos Guardas da Revolução e da milícia Bassij mobilizados para impedir protestos contra o Presidente Mahmoud Ahmadinejad, no dia em que a República Islâmica celebrou o 30.º aniversário da ocupação da Embaixada dos EUA. As únicas manifestações autorizadas, e que segundo a imprensa oficial juntaram "milhões" de pessoas, foram as que repetiam o slogan "Morte à América". Testemunhas contaram que os paramilitares espancaram ou detiveram "centenas" de pessoas no centro de Teerão.



Curar as feridas, Record de 05-11-2009
 

Águias e Leões ambicionam recuperar na Europa de maus resultados internos. Os adeptos encarnados que não aguardem por uma goleada. O treinador faz questão de alertar para as extremas dificuldades que os encarnados vão encontrar e não poupou elogios ao adversário. A divisão de pontos seria um mal menor. Um leão com acertos cirúrgicos apresenta-se hoje, pelas 18horas, no Estádio José Alvalade, diante o Ventspils, com o objectivo de garantir já a qualificação para os 16 avos-de-final da Liga Europa


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream