30 outubro 2009

Manchetes do Dia - 30-10-2009

Sexta, 30 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

"Avó, dá-me um beijinho", 24 Horas de 30-10-2009
 

O menino de 10 anos, infectado com gripe A, teve um primeiro desmaio, do qual recuperou no quarto do hospital. Vinte minutos depois, pedia à avó para lhe dar um beijinho. Seria o último que recebia. A avó, em choque, foi ontem para o hospital. O pai e o resto da família vão avançar com processos.



"Vamos trabalhar muito para ganhar em Braga", A Bola de 30-10-2009
 

O murciano Francisco Javier García Fernández, de 22 anos apenas, produto das escolas do Real Madrid, transformou-se rapidamente numa das principais referências do Benfica de Jesus, que lidera a Liga. Provavelmente, o mais significativo elogio que pode ser-lhe feito parte da constatação de que poucos serão aqueles que, nas bancadas da Luz, ainda suspiram por Katsouranis, o seu antecessor na cabeça da área encarnada. Amanhã, em Braga, num jogo que se prevê de grande incidência táctica, Javi García voltará a ser uma das unidades nucleares do Benfica, responsável em larga medida pelo equilíbrio sectorial encontrado por Jorge Jesus.



Vara recebeu 'luvas' na sede do BCP, Correio Manhã de 30-10-2009
 

Armando Vara e Paulo Penedos receberam dinheiro do sucateiro Manuel Godinho. Para lá do pedido descoberto numa escuta, o dinheiro foi efectivamente entregue e na própria sede do banco onde é vice-presidente. Quem o diz é a PJ de Aveiro que, durante meses, montou vigilâncias a todos os envolvidos na operação 'Face Oculta', que, à excepção do empresário detido, começam a ser ouvidos pelo juiz na próxima semana. O ex-ministro e o advogado de Coimbra – filho do actual presidente da REN – receberam de Manuel Godinho contrapartidas monetárias. Os mandados são claros e as vigilâncias e a apreensão de documentação bancária também não deixam dúvidas.



Análises da gripe A atrasadas, Correio Manhã de 30-10-2009
 

Todos os dias chegam cerca de 200 amostras de casos suspeitos de infecção com o vírus H1N1, da gripe A, para serem confirmadas no Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, em Lisboa. No laboratório que coordena a rede nacional de diagnóstico da gripe A já foram realizadas cerca de 7500 análises. Nos últimos dias o Instituto Ricardo Jorge registou um aumento do número de pedidos de confirmação laboratorial, o que provocou um atraso na resposta a todas as solicitações. É o caso de um pai de uma criança de cinco anos que aguarda há mais de cinco dias pelo resultado das análises à amostra recolhida no Serviço de Atendimento à Gripe de Paço de Arcos, em Oeiras.



Queiroz Pereira abre guerra pelo controlo da cimenteira Secil, Diário Económico de 30-10-2009
 

Pedro Queiroz Pereira não aguentou mais a paz podre e decidiu partir para a guerra total. Ao fim de mais de quatro anos de uma parceria infrutífera com o maior grupo mundial de produção de materiais de construção, o irlandês CRH, o principal accionista da Secil quis separar as águas e reaver o controlo da cimenteira a 100%. Após vários meses de mal-estar latente, o verniz estalou e os próximos meses fazem antever uma renhida batalha judicial pelo domínio da segunda maior cimenteira nacional.



Candidatura de Marcelo à liderança do PSD ganha nova força, Diário Económico de 30-10-2009
 

A candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à liderança do PSD ganhou um novo fôlego. Depois de o professor ter pedido unidade e uma cimeira entre facções e os mais distintos militantes do PSD, o partido ignorou, num primeiro momento, o seu apelo. Agora pode surgir a tal vaga de fundo que defende como incontornável e única a sua candidatura a um lugar que deixou há dez anos. José Luís Arnaut e Alexandre Relvas estão empenhados em criar uma onda de apoio para que Marcelo pondere e avance contra Passos Coelho, candidato já anunciado à disputa pelo lugar de Ferreira Leite, em vez de Paulo Rangel, ontem entrevistado na RTP (depois do fecho desta edição).



Descubra como pode ganhar investindo em arte , Diário Económico de 30-10-2009
 

"A Vida imita a Arte muito mais do que a Arte imita a Vida". As palavras de Oscar Wilde expressam o que, em suma, continua a ser o verdadeiro valor da arte. A sua intangibilidade. A busca de uma expressão, de uma tal energia, de um certo prazer. Caso contrário, investir em arte não é, por norma, um bom negócio. De 2002 a 2007 o mercado de arte conheceu um dos maiores "booms" da sua história, com os preços a subirem cerca de 11,6% por ano.



PJ vigiou e fotografou Armando Vara desde Fevereiro, Diário Notícias de 30-10-2009
 

Foi este ano, a 25 de Maio, que, segundo o Ministério Público de Aveiro, Armando Vara terá recebido de Manuel Godinho, empresário detido na "Operação Face Oculta", dez mil euros em dinheiro. O encontro entre ambos ocorreu num gabinete que Armando Vara utilizava enquanto vice-presidente do Millennium bcp. Este é um pormenor que consta do despacho do MP de Aveiro que ordenou as buscas desta semana. No documento, Vara é incluído numa rede tentacular que tinha como objectivo favorecer os negócios de Manuel Godinho junto das maiores empresas participadas pelo Estado. A investigação assenta, sobretudo, em factos ocorridos este ano.



Algarve em vias de acolher Fórmula1 em 2010, Diário Notícias de 30-10-2009
 

Portugal pode voltar a acolher um grande prémio de Fórmula 1 já em 2010, soube o DN junto de uma fonte conhecedora do processo. Segundo as informações recolhidas, o Autódromo Internacional do Algarve, situado em Portimão, tem boas hipóteses de ser um dos 20 circuitos da próxima edição do Campeonato do Mundo. Há nes- te momento uma vaga em aberto no calendário provisório para 2010 e que pode ser preenchida por Portugal. Esta é uma das questões que serão debatidas na reunião anual do Conselho Mun- dial da Federação Internacional do Automóvel (FIA), em Monte Carlo, já agendada para 11 de Dezembro.



Ministra da Saúde: "Dificilmente se repetirá um caso assim", I de 30-10-2009
 

"Dificilmente se repetirá um caso assim". Adriano, a primeira criança a morrer com gripe A em Portugal, tinha uma cardiomiopatia (doença congénita no músculo do coração) que nunca fora detectada antes da autópsia. E foi infectado pelo vírus H1N1. Só com a primeira doença, "viveria seguramente saudável mais dez anos", disse a ministra da Saúde, Ana Jorge. Apenas com a gripe, estaria curado ao fim de uma semana. Mas as duas patologias juntas resultaram num desfecho fatal. O coração não aguentou o esforço acrescido e Adriano teve uma morte súbita. É "um caso trágico, mas completamente excepcional", garante o director de pediatria do Hospital da Estefânia, Gonçalo Cordeiro Ferreira.



Empresário da "Face Oculta" ligado a teia de 14 empresas, Jornal Negócios de 30-10-2009
 

O empresário de Ovar Manuel José Godinho - que até ao momento é o único detido no âmbito na operação Face Oculta - está ligado a uma verdadeira teia de empresas. Mais de uma dúzia de companhias, relacionadas umas com as outras, em trocas de capital, são detidas por si e pela sua família. Uma tem sede na zona franca da Madeira. A operação Face Oculta, que se mostrou anteontem com buscas em várias empresas nacionais, tem o seu epicentro no grupo do empresário de Ovar, suspeito de ter um esquema organizado que lhe permitiria beneficiar na adjudicação de consultas e concursos na área da recolha e gestão de resíduos industriais. O processo, montado num alegado esquema de corrupção e subornos, está a atingir quadros directivos de grandes empresas, como a Galp e a EDP.



80 anos depois do 'crash', Jornal Negócios de 30-10-2009
 

Quinta, sexta, segunda e terça. Quatro dias negros afundaram a Bolsa de Nova Iorque em Outubro de 1929, fazendo disparar o número de falências e levando ao despedimento de trabalhadores e a outras sérias medidas de contenção económica. Da loucura dos anos 20 entrou-se na depressão dos anos 30. Uma Grande Depressão. Foi há 80 anos que se deu o crash da bolsa de Nova Iorque. A chamada terça-feira negra de 29 de Outubro de 1929 abalou Wall Street e os mercados financeiros de todo o mundo, quando supostamente nada o fazia prever. Veja aqui os vídeos sobre o assunto e leia esta sexta-feira um trabalho sobre assunto, no Weekend do Negócios.



Carros de luxo pagavam favores na "Face Oculta", Jornal Notícias de 30-10-2009
 

Pouco depois do almoço de 4 de Junho deste ano, o empresário Manuel Godinho recebeu na sua casa de Ovar um vogal do conselho de administração da EDP Imobiliária e Participações, SA, Domingos Paiva Nunes, da melhor maneira possível. Paiva Nunes tinha à sua espera nada mais nada menos que um potente Mercedes SL 500, matrícula 03-27-SQ. Treze dias depois, foi a vez de António Paulo Costa. À espera deste quadro superior da Petrogal, uma sociedade detida pela Galp, estava um Mercedes CL 65 AMG, matrícula 68-GV-25.



Rapaz vítima da gripe A tinha doença cardíaca, Jornal Notícias de 30-10-2009
 

O menino de 10 anos que, anteontem, quarta-feira, morreu no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, infectado com o vírus H1N1, sofria de uma cardiopatia congénita até então desconhecida. É o que revela a autópsia, realizada durante o dia de ontem, quinta-feira. Análises mais pormenorizadas aos tecidos só deverão estar concluídas dentro de 8 a 10 dias, mas ontem à tarde, numa conferência de Imprensa no hospital, a ministra da Saúde, Ana Jorge, disse que a autópsia revelou "alterações do músculo cardíaco", o que "indicia a existência de uma doença cardíaca que, agravada pela infecção provocada pelo vírus H1N1, esteve na origem da morte da criança".



Os segredos da máquina de golear, O Jogo de 30-10-2009
 

A deslocação à Pedreira para a cimeira da liderança, onde o aguarda a defesa do Sporting de Braga, que é a menos batida da Liga, com quatro golos sofridos, será mais um teste ao avassalador ataque do Benfica. A média que a equipa de Jorge Jesus transporta até este momento em todas as competições (3,4 golos por jogo) permite que se fale de um nível de produtividade atacante que há muito não se via no futebol de mais alto nível em Portugal.



EDP com lucro recorrente recorde, OJE de 30-10-2009
 

A EDP - Energias de Portugal fechou o terceiro trimestre deste ano com o melhor resultado líquido recorrente de sempre, nos 780 milhões de euros, mais 9% em termos homólogos. Considerando os resultados extraordinários, a queda foi de 20% em termos homólogos. António Mexia, o CEO da companhia, frisou no encontro com jornalistas as linhas de orientação da gestão que passou pelas opções de crescimento atractivas, uma gestão eficiente de capital e a manutenção de um perfil de baixo risco e elevado crescimento. A empresa deverá fechar o ano com 3,2 mil milhões de euros de investimentos, tendo o capex nos nove meses do ano atingido os 2,528 mil milhões de euros, sendo que 83% está em expansão.



Vodafone inaugura nova sede no Porto, OJE de 30-10-2009
 

A Vodafone inaugurou ontem a sua nova sede no Porto, que vai concentrar os serviços dispersos pela cidade. O Edifício Vodafone, na avenida da Boavista, é assinado pelos arquitectos José António Barbosa e Pedro Guimarães.



Moody's revê em baixa dívida portuguesa, OJE de 30-10-2009
 

A agência de rating Moody´s reviu em baixa o "outlook" da dívida pública portuguesa de "estável" para "negativo", mas manteve a notação financeira em "Aa2". A agência justifica a decisão com "os desafios económicos que o país enfrenta, e ainda com a "aparente falta de motivação dos decisores políticos para os resolver". O Ministério das Finanças reagiu e afirmou, citado pela Lusa, continuar "firmemente empenhado" nas "reformas que potenciarão o crescimento económico futuro". As Finanças afirmam que a avaliação da Moody's resulta das condições económicas decorrentes da crise mundial e do consequente agravamento da situação das finanças públicas devido à necessidade de responder a essa crise".



Vara e Penedos faziam parte da rede tentacular" desmantelada, Público de 30-10-2009
 

O mandado judicial da Operação Face Oculta refere a criação de uma "rede tentacular integrada" que incluía 11 indivíduos, entre os quais se encontram Armando Vara e José Penedos. Esta "rede" visava assegurar negócios com quatro grandes empresas da órbita do Estado. Em contrapartida, quem abrisse as "portas" a esses negócios, através da sua influência, recebia luvas ou a oferta de bens valiosos, nomeadamente algumas viaturas de topo de gama. Segundo o despacho a que o PÚBLICO teve acesso, no vértice deste triângulo de interesses estaria o empresário Manuel José Godinho, que hoje será interrogado pelo juiz de instrução de Aveiro. O documento judicial traduz uma intensa vigilância da Polícia Judiciária em relação àquele núcleo de suspeitos.



Máfia. Polícia divulga vídeo de execução no centro de Nápoles, Público de 30-10-2009
 

O assassínio aconteceu em Maio, mas só agora a polícia difundiu o vídeo: um homem ligado à máfia é morto a tiro em pleno dia, diante de um café no centro de Nápoles. "O que me choca é a serenidade absoluta do assassino e das pessoas à volta. Este é o primeiro vídeo que mostra uma execução cometida pela camorra", disse Roberto Saviano, autor do livro Camorra sobre a máfia napolitana, que vive sob ameaça.



Javi fiel ao Benfica, Record de 30-10-2009
 

A fulgurante afirmação de Javi García no onze titular do Benfica levou a SAD a tomar medidas para dificultar uma eventual saída do jogador logo na primeira época de águia ao peito. Luís Filipe Vieira deslocou-se recentemente a Madrid para se reunir com Manuel Quillón, agente do jogador, tendo ficado acertado verbalmente que quem quiser contratar o médio-defensivo em janeiro ou no próximo defeso terá de pagar 22 milhões de euros.



Presidente da REN também é arguido, SOL de 30-10-2009
 

José Penedos, que foi alvo de buscas domiciliárias, tem o estatuto de arguido nos mandados de busca executados na último quarta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro, mas não foi formalmente constituído por se encontrar ausente em Madrid. Os factos imputados ao líder da REN são os mesmos que implicam o seu filho Paulo. Assessor jurídico da Comissão Executiva da Portugal Telecom (PT), Paulo Penedos foi alvo de buscas em casa e na sede da PT – onde trabalha com o administrador executivo Rui Pedro Soares –, mas ainda não prestou declarações.



"Portugal está a definhar", SOL de 30-10-2009
 

Portugal «está a viver um cenário de definhamento. Este é o principal problema da economia nacional». A leitura é do presidente da SaeR. Em entrevista ao SOL, Ernâni Lopes diz que o país «está há uma década sem garra, sem ideias, sem verdade, sem força, sem lucidez, sem substância, sem densidade política». Mas há esperança: «Só depende dos portugueses».


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream