29 outubro 2009

Manchetes do Dia - 29-10-2009

Quinta, 29 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

Jorge Gabriel arrasa e humilha Paulo Bento, 24 Horas de 29-10-2009
 

Jorge Gabriel exige saída do treinador do Sporting e arrasa administração do clube. O apresentador de televisão tem o curso de treinador e defende que a equipa está mal orientada, mal formada e "a precisar de uma injecção de moral". Para isso, faz falta um técnico "com mais experiência".



Tolerância zero para Paulo Bento, A Bola de 29-10-2009
 

Apesar do esforço do presidente, o ambiente em torno da equipa de futebol profissional é cada vez mais escaldante e um eventual deslize diante do Marítimo, no jogo marcado para domingo, pode obrigar Bettencourt a tomar medidas drásticas, que poderão passar pela substituição do técnico e, também, de alguns elementos afectos à estrutura do futebol profissional.



Vara apanhado na 'Face Oculta', Correio Manhã de 29-10-2009
 

Armando Vara, ex-ministro e actual vice-presidente do BCP, foi ontem constituído arguido no processo que a PJ apelidou de 'Face Oculta'. O ex-governante é apontado nos mandados de busca como uma "pessoa influente nas empresas com participações do Estado", designadamente na recolha da informação privilegiada, e foi apanhado em escutas telefónicas com o empresário Manuel Godinho. Na conversa com Godinho – preso ontem pela PJ de Aveiro – Vara pede pelo menos dez mil euros "pelas diligências por si encetadas".



Mulher atira-se ao rio com filho de seis anos, Correio Manhã de 29-10-2009
 

Anabela vivia amedrontada com a ideia do filho morrer e a cada dia que passava ficava mais convencida de que o menino de seis anos tinha uma doença incurável. Anteontem à noite a mulher decidiu acabar com o "sofrimento": em desespero pegou no filho e atirou-se ao rio Douro, levando o menino para a morte. Anabela sobreviveu, ao contrário de André. O corpo da criança continuava ontem à noite por encontrar.



Novos descontos para a Segurança Social atingem prémios salariais, Diário Económico de 29-10-2009
 

A Segurança Social vai tributar, por inteiro, prémios de desempenho, com objectivos prévios fixados (e prestações análogas), já no próximo ano. O novo Código Contributivo vai alargar, a partir de 2010, a base sobre a qual incidem os descontos dos trabalhadores, mas fá-lo de forma gradual (33% em 2010; 66% em 2011; e 100% em 2012) para a esmagadora maioria das novas parcelas que passam a ser alvo de contribuições - caso de subsídio de almoço, viatura ou ajudas de custo acima de determinado valor. Os prémios de desempenho são a excepção.



"Benfica aumentou receitas em 30% com as goleadas", Diário Económico de 29-10-2009
 

Em entrevista ao Diário Económico, o presidente do Benfica fala sobre o treinador, a venda de jogadores e as acções em bolsa. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o administrador da SAD, Domingos Soares de Oliveira, estiveram duas horas à conversa com o Diário Económico. Contas, futebol, jogadores, novo fundo, bolsa e o futuro do clube foram os grandes temas abordados ao longo da entrevista.



Crime económico apanha quadros de grandes empresas, Diário Notícias de 29-10-2009
 

A Polícia Judiciária de Aveiro lançou, ontem, uma mega-operação, denominada "Face Oculta", de buscas pelo País relacionadas com um processo que investiga suspeitas de corrupção, tráfico de influências e branqueamento de capitais. Em causa está um alegado esquerma ilegal de acesso a concursos e adjudicações de empresas participadas pelo Estado, o qual teria como beneficiário duas sociedades de Ovar lideradas por Manuel Godinho, o único arguido detido pela PJ. A acção da Judiciária levou ainda à constituição como arguido de Paulo Penedos, advogado, filho do presidente da REN (Rede Energética Nacional) José Penedos. Armando Vara, vice-presidente do BCP, tamtém terá sido constituído arguido no processo, mas até à hora de fecho desta edição não foi possível confirmar com o próprio.



Ataque talibã mata 92 no Paquistão, Diário Notícias de 29-10-2009
 

Num evidente desafio aos Estados Unidos, os talibãs fizeram coincidir a chegada da secretária de Estado Hillary Clinton à capital paquistanesa, Islamabad, com ataques suicidas coordenados no Paquistão e no vizinho Afeganistão. No Paquistão, um veículo armadilhado explodiu logo pela manhã no principal mercado da maior cidade do noroeste do país, Peshawar, originando uma verdadeira carnificina entre os comerciantes e a população, que realizava as compras do dia. As autoridades paquistanesas mencionavam ao final do dia a existência de, pelo menos, 92 mortos e de 217 feridos, muitos em estado grave, o que pode aumentar o número de vítimas mortais.



Criança morre: S. Francisco Xavier mandou-a para casa, I de 29-10-2009
 

Os primeiros sintomas tinham surgido na segunda-feira. Não passaram, foram piorando. Na madrugada de ontem, os pais de Adriano, de 10 anos, estranharam a falta de energia do filho, a febre e a diarreia, e levaram-no ao hospital. Primeiro tinham estado no São Francisco Xavier, e foram enviados para casa com o diagnóstico de gripe. Depois, dirigiram-se ao D. Estefânia, em Lisboa. Contam que, durante a tarde, sofreu uma paragem cardio-respiratória. E outra. À terceira, os médicos já não conseguiram reanimá-lo. Ontem, Portugal registou a primeira morte de uma criança por gripe A. Tal como as outras três vítimas, todos adultos, era saudável.



Bancos voltam a apertar o acesso ao crédito, Jornal Negócios de 29-10-2009
 

Conseguir um empréstimo à habitação foi mais difícil no terceiro trimestre, com as instituições financeiras a aumentarem os "spreads" e a reduzirem o valor de financiamento. Estas conclusões constam do inquérito realizado pelo Banco de Portugal à banca. As exigências às empresas também aumentaram e as estimativas do próprio sector não apontam para reduções nas restrições. Ao contrário do que se passa na Zona Euro. O inquérito de Outubro do Banco de Portugal revela que "os critérios de concessão de empréstimos ao sector privado não financeiro tornaram-se mais restritivos no terceiro trimestre de 2009". Isto traduziu-se em "aumento dos 'spreads' aplicados" no crédito à habitação e "na diminuição do rácio entre o valor do empréstimo e o valor da garantia". Em alguns casos, verificou-se também um aumento das comissões cobradas aos clientes, de acordo com a mesma fonte.



Presidente da Europa: novo cargo provoca luta de titãs, Jornal Negócios de 29-10-2009
 

Nenhum político europeu na "reserva" tem tanta notoriedade como Blair. Mas Juncker, o veterano, entrou na corrida. Para o travar. Uma "terceira via" deverá ter de ser aberta. O cargo ainda está no "prelo", porque o Tratado de Lisboa está suspenso do "sim" definitivo da República Checa, mas a corrida a presidente permanente do Conselho Europeu (vulgo "presidente europeu") já está a fazer derramar "sangue". Hoje e amanhã os líderes europeus reúnem-se em Bruxelas numa cimeira em que tentarão chegar a um acordo de princípio sobre como vão ser distribuídos os novos cargos previstos no novo Tratado - e quem os vai ocupar. Mas o mais provável é que se assista a uma espécie de "velório" - inconclusivo.



Mãe atirou-se ao Douro com o filho, Jornal Notícias de 29-10-2009
 

Nem é habitual Miguel (17 anos), Ana (16) e João (17) fazerem, de manhã, o seu treino diário de remo no rio Douro. Mas ontem, quarta-feira, teve que ser, por causa das aulas. Mal sabiam que iam apanhar o susto da vida deles. Por volta das 8.15 horas, perto de uma capela abandonada, a cerca de 100 metros da ponte de Luís I, deram com uma mulher, mergulhada no rio Douro junto a umas rochas. "Não deu para ver bem se ela estava a boiar ou apoiada a umas rochas. Estava numa posição muito estranha", descrevem os três atletas federados do Real Clube Fluvial Portuense, acrescentando: "Só conseguíamos ver a cabeça".



Altos quadros arguidos em caso de corrupção, Jornal Notícias de 29-10-2009
 

O antigo ministro e actual administrador do Millennium-bcp, Armando Vara, é um dos 13 arguidos numa investigação da PJ por suspeitas de corrupção, tráfico de influências, fraude fiscal e associação criminosa. Em causa está a actividade de um grupo empresarial com sede em Ovar ligado ao sector dos resíduos industriais e sucatas. Em concreto, estão sob suspeita negócios com empresas públicas e participadas pelo Estado - Refer, REN, Galp, entre outras -, em que aquele grupo terá sido supostamente beneficiado, mediante contactos ao mais alto nível.



Bento só sai se quiser, O Jogo de 29-10-2009
 

O momento é difícil mas José Eduardo Bettencourt não equaciona intervir de forma imediata na estrutura do futebol leonino. O presidente dos leões não tenciona promover mudanças no comando técnico - ou noutros sectores do departamento de futebol - por entender que tais acções não produziriam efeitos positivos a tão curto prazo, mas está determinado a estudar todas as possibilidades para a próxima temporada. Em causa está toda a organização e modelo do futebol verde e branco, que será objecto de uma análise profunda ao longo dos próximos tempos. Para já, contudo, é convicção do líder que nenhum benefício poderia advir da mudança sem estratégia objectiva e definida, razão pela qual o futuro de Paulo Bento está seguro... pelas mãos do próprio treinador. É que a SAD não está disposta a promover o despedimento do técnico, que só franqueará a porta de saída por vontade própria, mas está disposto a prosseguir ao comando dos leões.



Privados investem 1,2 mil milhões até 2012, OJE de 29-10-2009
 

O volume de negócios dos hospitais privados deverá ultrapassar os 700 milhões de euros este ano e atingir os 1.200 milhões de euros nos próximos dois a três anos, afirmou à Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP). Os últimos dados disponíveis, referentes a 2005, apontam para a existência de 93 hospitais privados em Portugal, mas estão já concretizados ou em fase de concretização mais 25 novas unidades privadas em todo o país.



Santander Totta lucra 400 milhões, OJE de 29-10-2009
 

O Santander Totta atingiu os 400 milhões de euros de resultado líquido no final dos nove meses. Este é o maior lucro entre os bancos privados que até agora apresentaram contas. O banco liderado por Nuno Amado revelou um grande equilíbrio entre activos e passivos e manteve a tendência de melhoria do rácio de eficiência. O Santander Totta é um dos bancos ibéricos com melhor "cost to income" que se situava, em Setembro, nos 37,6% (sem amortizações) e nos 42,9% com amortizações. O banco revelou um contínuo reforço da solidez financeira, com os rácios tier I e core tier I a alcançarem os 11,2% e os 9,4%, mantendo o banco a mais elevada notação de rating entre os bancos nacionais.



Angela Merkel reeleita chanceler, OJE de 29-10-2009
 

A líder democrata-cristã Angela Merkel foi ontem reeleita chanceler pelo parlamento alemão, com os votos dos seus novos parceiros de coligação, os liberais, cujo líder Guido Westerwelle selou esta primeira vitória com um abraço.



Três assessores de José Sócrates promovidos a secretários de Estado do novo Governo, Público de 29-10-2009
 

Foi já ao princípio da noite de ontem que o Governo divulgou a lista completa de secretários de Estado. No total são 37, já que o secretário de Estado da Presidência tinha sido já empossado na segunda-feira com os ministros do novo Governo. Uma das novidades é a criação da Secretaria de Estado da Igualdade, que será ocupada por Elza Pais, ex-presidente da Comissão para a Igualdade do Género. Do novo elenco constam alguns autarcas ou ex-autarcas, como Marcos Perestrello. Há também secretários de Estado que trocam de pastas entre a Administração Interna e a Justiça, como José Magalhães e Conde Rodrigues ou Valter Lemos, que fica com o Emprego e Formação Profissional. Na Cultura, surge o nome de Elísio Summavielle, ex-presidente do Igespar. Nas Finanças entrou Sérgio Vasques e saiu Carlos Lobo. Também há alegristas no elenco.



A ambiguidade foi a arma de Salazar para governar o país, Público de 29-10-2009
 

É hoje lançada em Washington a primeira biografia académica de Oliveira Salazar, titulada Salazar – A Political Biography. O historiador Filipe Ribeiro de Meneses, de 40 anos, radicado em Dublin, é o autor da obra que faltava na historiografia internacional.



Armando Vara nos 12 arguidos do caso de corrupção em concursos, Público de 29-10-2009
 

Armando Vara é um dos 12 arguidos ontem constituídos no âmbito da operação Face Oculta, desencadeada pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro da Polícia Judiciária em vários pontos do país. O vicepresidente do Millennium BCP "não faz comentários", disse ao PÚBLICO uma fonte oficial do banco. No Porto, por seu turno, o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, afirmou que a operação Face Oculta é um processo "complexo" e visa esclarecer suspeitas de corrupção. O universo sob investigação, acrescentou, são "variadíssimas empresas e sociedades. Estão a ser feitas investigações ao nível de todo o país, mas com maior incidência em Aveiro".



Não sai, Record de 29-10-2009
 

José Eduardo Bettencourt esteve esta tarde na Academia do clube, em Alcochete, e à saída garantiu aos jornalistas que não vai destituir o treinador Paulo Bento. "Vamos ter de melhorar a atual situação, naturalmente, mas vamos fazê-lo com os recursos e as pessoas que temos. Não restam dúvidas de que temos de fazer melhor com o que temos", sublinhou o dirigente dos leões, ironizando: "Não vamos despedir ninguém nem mandar embora meia equipa."


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream