28 outubro 2009

Manchetes do Dia - 28-10-2009

Quarta, 28 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

Cardozo de menino pobre a rei da Europa, 24 Horas de 28-10-2009
 

Diz-se que não há um grande homem sem uma grande mulher. É um chavão, mas tem todo o cabimento para a história de vida do craque do Benfica, cuja mãe, de 43 anos, trabalhou de sol a sol, no campo, e vive "como uma rainha" graças a um filho que lhe dá tudo.



Coentrão junta-se ao futuro, A Bola de 28-10-2009
 

Fábio Alexandre da Silva Coentrão, 21 anos, conhecido no mundo do futebol pelo nome de guerra de Fábio Coentrão, prolongou ontem o vínculo que o liga ao Benfica até 2015, ou seja, o talentoso jogador vestirá de águia ao peito, além da época em curso, durante mais cinco temporadas. A não ser que surja algum clube disposto a bater a nova cláusula de rescisão ontem estabelecida: 30 milhões de euros.



Função pública abre 5 mil estágios, Correio Manhã de 28-10-2009
 

O combate ao desemprego, já anunciado por José Sócrates como uma das primeiras prioridades políticas do novo Governo, vai passar pela criação de cinco mil estágios remunerados para jovens quadros na Administração Pública. A medida está prevista no programa eleitoral do PS, que o primeiro-ministro já fez questão de dizer que servirá de base ao programa do Governo, e deverá ser aplicada em 2010.



Leões deixam escapar vitória, Correio Manhã de 28-10-2009
 

Este era um daqueles jogos que dão o tom para longos meses. O Sporting chegava a Guimarães sem direito a meio-termo. Deprimido por sucessivas exibições desastradas, mais até do que pelos resultados, o leão só poderia sair do D. Afonso Henriques de duas maneiras. Como vencedor, e candidato renascido. Ou como ex-pretendente ao título. O empate, cedido ao cair do pano, deixa o leão a dez pontos da liderança repartida, e a sete do FC Porto. Se, aritmeticamente, a equipa de Paulo Bento não pode ser riscada das contas, a confirmação de que as limitações, detectadas há muito tempo continuam longe de ser ultrapassadas vai acentuando a ideia de que a candidatura ao título deve começar a ser conjugada no passado.



Sócrates vai decidir 19 cargos de topo em empresas e no Estado, Diário Económico de 28-10-2009
 

De cada vez que muda um governo, começa a habitual dança das cadeiras. A coreografia está a cargo do novo Governo de José Sócrates e entre os bailarinos haverá os que transitam da anterior peça e as novidades que ganham um lugar novo. Por caprichos de calendário, até ao final do seu mandato, o primeiro-ministro terá, pelo menos, 19 altos cargos no Estado, ou na sua dependência, para escolher, sem contar com os 390 dirigentes superiores que caem obrigatoriamente com a tomada de posse de um novo Governo e terão que ser reconduzidos ou substituídos.



PS está aberto a alterar regras do subsídio de desemprego, Diário Económico de 28-10-2009
 

O Partido Socialista (PS) está sob forte pressão para alterar as regras do subsídio de desemprego, de modo a torná-lo mais acessível. Os partidos da oposição não perderam tempo e, seguindo os respectivos programas eleitorais, apresentaram à Assembleia da República, nos últimos dias, projectos de lei que mudam as regras das prestações dos desempregados. E tudo parece estar do seu lado: a conjuntura económica, por um lado, e o fraco impacto das medidas aprovadas pelo anterior governo, por outro. E o PS está, agora, mais aberto à discussão.



Gulbenkian vai explorar gás natural na Argélia, Diário Económico de 28-10-2009
 

A Partex Oil & Gas vai concorrer aos próximos leilões de gás natural na Argélia, em consórcio com a Sonatrach, revelou ao Diário Económico o presidente da petrolífera da Gulbenkian, António Costa Silva. "Temos grandes expectativas em relação a este concurso, porque se trata de reservas de gás natural já identificadas", avançou o gestor. Em causa está uma dezena de blocos de exploração nas vastas reservas de gás que o governo de Argel vai levar a leilão no próximo mês de Dezembro.



Gripe A: EUA rejeitam vacina usada em Portugal, Diário Notícias de 28-10-2009
 

A vacina que está a ser usada em Portugal contra a gripe A não foi aprovada pelos Estados Unidos por conter substâncias na sua composição que podem alegadamente causar danos à saúde dos que a tomam. Trata-se da Pandemrix, vacina aprovada pela Organização Mundial da Saúde e escolhida pela Agência Europeia do Medicamento para ser usada em todos os Estados membros. E em relação à qual o Infarmed garante terem sido feitos todos os testes de qualidade.



Pai biológico vai buscar Alexandra à Rússia, Diário Notícias de 28-10-2009
 

O pai biológico de Alexandra admitiu ao DN ir buscar a filha à Rússia para viver com ela na Ucrânia ou em Portugal, caso as autoridades russas a retirem à mãe, Natália Zarubina. Gueorgui Tsklauri quer, com esta decisão, evitar que a filha seja institucionalizada num orfanato. Caso contrário, o cidadão ucraniano deixa-la-á à guarda da mãe biológica, que já lhe garantiu que "é tudo mentira". "A Natália e a mãe dela, Olga Ivanovna, dizem que está tudo bem, que não lhes vão retirar a Alexandra e nem sequer sabem como apareceram estas notícias", garantiu Gueorgui Tsklauri.



Helena André: "Não sou a ministra dos sindicatos", I de 28-10-2009
 

A posição é clara e a expressão assertiva: "Não sou a ministra dos sindicatos". Helena André, que ontem entrou pela primeira vez no número dois da Praça de Londres como ministra do Trabalho e Solidariedade Social, recusa ser vista apenas como ex-sindicalista. "Tenho plena consciência das minhas funções", explica ao i, ressalvando que "não renega" o seu passado, mas afirmando que este não é assim tão importante. Maria Helena André, antiga responsável pelo departamento internacional da UGT, começou o primeiro dia de trabalho às oito da manhã. Abriu as portas do gabinete que vai ocupar nos próximos quatro anos e começou a fazer contactos para constituir a equipa que a acompanhará.



Pequenos investidores aproveitam subida da bolsa, Jornal Negócios de 28-10-2009
 

"Estou a ganhar à volta de 50% com a subida dos últimos meses", confessa Paulo Oliveira, que há mais de 10 anos aplica as suas poupanças em bolsa. Este é o testemunho de apenas um dos muitos pequenos investidores que já estão a tirar partido da forte subida das acções dos últimos meses. Começou em Março, aquele que já é considerado o mais forte e rápido movimento de escalada das acções desde os anos 30. Desde então, as acções mundiais sobem 65%. Em Lisboa ganha-se 48%. Um desempenho que tem permitido aos investidores esquecer, em parte, as más recordações de 2008.



Ajuda da Caixa ao BPN já pagava um aeroporto, Jornal Negócios de 28-10-2009
 

A liquidez que a Caixa já injectou no nacionalizado BPN chegou aos 3,5 milhões de euros, um montante que supera em 500 milhões o custo estimado para a construção do novo aeroporto de Lisboa. Ontem, o Estado formalizou mais um aval a uma emissão de papel comercial no valor de mil milhões de euros. Entretanto, a CGD está a tirar partido da escalada da bolsa. A presença no capital de várias cotadas está a render 330 milhões, que entram nos resultados do terceiro trimestre.



Tirar e renovar carta de condução fica mais caro, Jornal Notícias de 28-10-2009
 

Tirar a carta de condução vai ser mais caro daqui a três meses. O novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, publicado ontem, terça-feira, em Diário da República, prevê a obrigatoriedade de testes de aptidão física, mental e psicológica. Os candidatos à carta de condução vão ser obrigados a se submeterem a exames de aptidão física, mental e psicológica em centros de avaliação médica e psicológica (CAMP), que irão ser criados. Esta é uma das grandes novidades - embora já prevista há algum tempo - do Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, cujo decreto-lei - n.º 313/2009 - foi publicado, ontem, em Diário da República.



Pai admite ficar com a tutela de Alexandra, Jornal Notícias de 28-10-2009
 

O pai de Alexandra diz que assumirá todas as suas responsabilidades e não admite qualquer cenário de adopção ou de entrega da filha ao casal de Barcelos. O Governo português diz-se disponível para ajudar, mas um regresso será difícil. "A Alexandra ou fica com a mãe na Rússia, ou fica com o pai, aqui, no Porto, ou na Ucrânia", garantiu, ontem, ao JN, no Porto, Heorhiy Tsyklaury, pai da menina, recusando liminarmente qualquer cenário de adopção. O ucraniano confidenciou que falou ontem com Natália e que ela não sabia que a filha lhe podia ser retirada e que duvida do que tem sido noticiado. "Não sei onde apareceu essa informação. Nunca ouvi nenhuma queixa da Alexandra e acho que não há nenhuma razão para retirar a menina da mãe, que tem todas as condições para criá-la bem", considerou.



E vão dez pontos, O Jogo de 28-10-2009
 

Foi um empate justo, entre duas equipas distantes do seu real valor e à procura da saída da crise de resultados e exibições que as colocam bem distantes dos objectivos a que se propuseram no início da época - e que se vão tornando cada vez mais difíceis de legitimar como metas realistas. Quanto mais não seja, pelo equilíbrio por que se pautou o domínio do jogo: o do Guimarães, na primeira parte, raiou o avassalador, não só pela inoperância do Sporting, que quase se limitou a ver jogar; o dos leões, na segunda parte, foi efectivo e surgiu de forma… "natural" - em contraposição à anormal mas useira complacência com que vão encarando os jogos que não conseguem abordar com a autoridade, confiança e qualidade que lhes é devida.



Barraqueiro na frente para Metro do Porto, OJE de 28-10-2009
 

O consórcio liderado pela Barraqueiro apresentou a proposta com preço mais baixo para a exploração do Metro do Porto, colocando-se em posição privilegiada para ganhar o concurso, onde a componente preço pesa 80 % na decisão final. Da cerimónia pública de abertura das propostas finais, realizada ontem no Porto, resultou que o consórcio Barraqueiro/Mota-Engil/Keolis/Arriva apresentou um preço global anual de 35.834.887 milhões de euros, cerca de dois milhões abaixo dos 37.865.832 milhões de euros anuais avançado pelo consórcio liderado pela Transdev, que explora actualmente a rede do Metro portuense. No final do período de cinco anos de duração da concessão a concurso, o preço do consórcio liderado pela Barraqueiro é inferior em cerca de 10 milhões de euros ao do outro concorrente. Ambas as propostas ficaram substancialmente abaixo do valor de referência de 265 milhões de euros, adianta a agência Lusa.



Saxo Bank vai tomar 25% do BEST, OJE de 28-10-2009
 

Os dinamarqueses do Saxo Bank vão tomar 25% do capital do Banco Best, enquanto o BES/ESFG terá 10% do Saxo. Estas operações estão dependentes da não oposição do Banco de Portugal, disse o CEO do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, durante a apresentação das contas da instituição relativas ao terceiro trimestre. O BEST irá colocar produtos e serviços de "asset management" sob a marca Saxo Bank em vários países. O BES que voltou ao crescimento trimestral de resultados, está a optimizar o "triângulo estratégico" de actuação, que inclui Angola, Brasil e Espanha, e a alargar a área de influência, antecipando os empresários nacionais.



Nove portugueses acorrentados e escravizados em Espanha, Público de 28-10-2009
 

Há nove pessoas identificadas e admite-se que muitas mais possam vir a engrossar a lista. São homens, residentes em aldeias da zona da Cova da Beira, no distrito de Castelo Branco, que, depois de aliciados em Portugal, rumaram a quintas espanholas, na região de Valladolid, onde acabaram escravizados, roubados e acorrentados para que não fugissem. A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda encerrou ontem as investigações, que já duravam há mais de dois anos, e constituiu três arguidos, todos portugueses e da mesma família. A história desta investigação iniciou-se em 2007, quando um dos homens que tempos antes aceitara ir trabalhar para Espanha regressou à sua terra, faminto e assustado.



Outubro já é o mês mais mortífero para os EUA, Público de 28-10-2009
 

É uma das fotos da década da Reuters, que ontem divulgou a sua selecção. É de Agosto, mas podia ser de Setembro ou de Outubro. O contingente americano aumentou nos últimos meses e a intensidade da guerra também. Quando chegou ao fim, Agosto era o mês mais mortífero. Ontem passou a ser Outubro: com mais oito mortos, as contas subiram para 53 desde dia 1, 277 desde o início do ano. Aqui, um soldado de infantaria descansa durante uma missão nocturna na Kunar. Ontem também foi o dia em que se soube que um diplomata se demitiu por já não acreditar que a guerra possa ser ganha.



Ponto final Sporting, Record de 28-10-2009
 

Após o empate alcançado em Guimarães (1-1), a equipa do Sporting chegou a Lisboa às 2.47 horas da manhã. À sua espera, nas imediações do Estádio José Alvalade, estiveram presentes cerca de duas dezenas de adeptos que quiseram mostrar o seu desagrado para com a comitiva leonina, que voltou a ceder terreno para os principais rivais. Gritos de revolta e de descontentamento foram lançados para a maioria dos jogadores e equipa técnica. Recorde-se que, com a igualdade registada no D. Afonso Henriques já nos minutos de descontos, o Sporting situa-se no quarto lugar, com 12 pontos. Quando estão disputadas oito jornadas, a equipa leonina encontra-se a 10 pontos dos líderes do campeonato, Benfica e Sp. Braga.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream