27 outubro 2009

Manchetes do Dia - 27-10-2009

Terça, 27 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

Grávidas famosas sem medo da gripe A, 24 Horas de 27-10-2009
 

Solange F., Mafalda Vilhena e Anna Westerlund revelam que foram desaconselhadas a tomar a vacina. Até Cláudia Vieira, a mais recente futura mamã da televisão, diz só vai decidir depois de falar com o seu médico.



Líder e de que maneira!, A Bola de 27-10-2009
 

O Benfica impôs esta noite uma pesada goleada ao Nacional e subiu ao primeiro lugar da Liga, graças à melhor diferença de golos sobre o Sp. Braga.



Reforma milionária para 751 pensionistas, Correio Manhã de 27-10-2009
 

O número de beneficiários do regime geral da Segurança Social com uma pensão mensal superior a 5030 euros, correspondente a 12 Indexante de Apoios Sociais (IAS), abrangia, em Setembro deste ano, 751 pessoas, um aumento de quase 31 por cento face a 2006. Para obter "uma maior moralização do sistema" na atribuição de reformas milionárias, o Governo fixou, a partir de 1 de Julho de 2007, um limite mensal, relativo a 12 IAS, para as pensões calculadas com base nos melhores dez dos últimos 15 anos.



Águias imparáveis já estão em primeiro, Correio Manhã de 27-10-2009
 

Mais uma goleada a contrariar as previsões do treinador, chegando a 17 golos marcados nos últimos três encontros, liderança anunciada e, sobretudo, a descoberta acidental de um novo titular que tardava em garantir espaço no onze. Coentrão aproveitou da melhor maneira a indisposição de César Peixoto e deve ter convencido definitivamente Jorge Jesus.



Empresas da área automóvel têm quebras de 60%, Diário Económico de 27-10-2009
 

Ainda pode haver esperança para cerca de 200 trabalhadores da fábrica da Delphi na Guarda. Ontem, depois da reunião entre a administração da multinacional norte-americana e os sindicatos presentes, foi dado a conhecer que 300 trabalhadores serão despedidos no dia 31 de Dezembro, mas que existe a hipótese de se evitar a dispensa dos restantes 200. A administração da fábrica que produz cablagens para o sector automóvel e emprega 950 trabalhadores anunciou na passada quarta-feira que iria despedir 500 operários até ao primeiro trimestre de 2010.



Cavaco e Sócrates divergem sobre soluções para o desemprego , Diário Económico de 27-10-2009
 

Presidente da República e primeiro-ministro avaliaram ontem a saúde da economia portuguesa. O diagnóstico foi o mesmo: "Uma situação económica e social preocupante", nas palavras de Cavaco Silva. Mas a receita para a cura foi bem diferente: o Chefe de Estado quer começar por tratar o desemprego e resolver o problema do "endividamento externo". Já Sócrates dá como remédio o "investimento público", põe a tónica na necessidade de modernizar o país e promete defender o emprego.



Governo prepara avaliação que satisfaça professores, Diário Notícias de 27-10-2009
 

Já há vozes no PS a defenderem que o Governo apresente propostas que "vão ao encontro" das pretensões dos sindicatos e oposição em matéria de avaliação e estrutura das carreiras dos professores. Luiz Fagundes Duarte considera mesmo este passo "inevitável" na actual situação política. Em declarações ao DN, o deputado - ressalvando estar a opinar "a nível pessoal", dado não existirem ainda "posições oficiais" do PS na matéria - assumiu não haver "outra saída" para estes temas, que considerou as excepções numa legislatura em que, na sua opinião, "a esmagadora maioria" das reformas educativas foram aceites.



Cavaco recusa pretextos para crise política, Diário Notícias de 27-10-2009
 

Cavaco Silva deu ontem posse ao novo Governo, liderado por José Sócrates, numa cerimónia em que deixou três mensagens muito concretas. Uma promessa: a de que será "sempre um referencial de estabilidade". Uma exigência: que seja dada "particular atenção ao desemprego e ao endividamento externo". E um aviso - a ausência de uma maioria parlamentar não servirá de desculpa ao XVIII Executivo.



Sócrates II: o primeiro dia, I de 27-10-2009
 

O Presidente da República prometeu recuperar-se enquanto protagonista da "cooperação estratégica", mas Sócrates - já se sabia - contenta-se com a "cooperação institucional". A posse do governo serviu ao primeiro-ministro para treinar a mensagem que, daqui até às próximas eleições, vai determinar o discurso do governo minoritário: em primeiro lugar, não existe maioria absoluta, mas a estabilidade sou eu; em segundo, discute-se com os outros, mas governa-se com o programa do PS.



Banco de Portugal e CMVM querem limitar os bónus dos banqueiros, I de 27-10-2009
 

Os reguladores portugueses - Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) - vão propor ao governo a adopção de regras mais apertadas para a política de remunerações dos banqueiros. A limitação dos prémios de gestão, ao defender que a componente fixa da remuneração seja predominante, promete ser um dos pontos sensíveis do pacote nacional que seguirá as orientações da Comissão Europeia. Nas instituições nacionais é comum a fatia variável superar o salário fixo. E, mesmo nos casos em que se mexeu no modelo de remuneração, como no BCP, permite-se que a componente variável possa chegar a 130% do valor anual fixo. Já no BES, o salário variável pago em 2008 foi mais do dobro do fixo e nem a diminuição de 34% da componente de prémios, proposta este ano, irá mudar muito esta relação.



BES ganha 560 milhões com subida da bolsa, Jornal Negócios de 27-10-2009
 

Depois das fortes perdas em 2008, ano negro para os mercados accionistas, as participações financeiras estão a dar lucro. Nos primeiros nove meses valorizaram em mais de 1.400 milhões de euros. A mais-valia deverá ser reconhecida pela maioria das cotadas nos resultados financeiros, ajudando às contas dos primeiros nove meses. Destaque para a instituição liderada por Ricardo Salgado, que hoje revela as contas dos primeiros nove meses, viu as suas posições noutras companhias apreciar em 559 milhões de euros. Para este saldo foram determinantes os 6,74% detidos no brasileiro Bradesco. A posição valorizou 77% para os 418 milhões até ao final Setembro. Só no terceiro trimestre esta posição representou um ganho de 215 milhões.



Cavaco e Sócrates sintonizados, em "onda curta", Jornal Negócios de 27-10-2009
 

Cavaco Silva deu ontem pela primeira vez posse a um Governo, o segundo de José Sócrates, agora minoritário, numa breve cerimónia no Palácio da Ajuda que se revelou suficientemente longa para o Presidente da República e o primeiro-ministro mostrarem ao País ter recuperado alguma capacidade de diálogo e de sintonia - mas numa "onda curta". Ambos estão de acordo sobre a gravidade da situação económica, sobre o valor supremo que a estabilidade política assume no actual contexto de crise, e sobre os esforços redobrados que o Executivo terá de empreender para se entender com as forças da oposição maioritárias no Parlamento.



Utentes pagam menos 64 milhões por remédio, Jornal Notícias de 27-10-2009
 

As despesas do Estado com medicamentos está a crescer acima dos 3,5% previstos no Orçamento de Estado. A situação é atribuída à subida do consumo de genéricos e ao apoio que lhes foi concedido na comparticipação. Até Setembro, foram gastos em comparticipações mais 47 milhões de euros do que nos primeiro nove meses de 2008. Trata-se de um aumento de 4,4% - de 1102,6 para 1149,7 milhões -, acima do limite de 3,5% definido no Orçamento de Estado para 2009. E isto apesar de as vendas totais de fármacos terem descido em 18 milhões de euros no mesmo período.



Presidente reclama medidas para sair de "situação preocupamte", Jornal Notícias de 27-10-2009
 

A recuperação da Economia é a primeira das prioridades enunciadas por Sócrates, no discurso de posse do seu segundo Governo. A cerimónia decorreu no Palácio da Ajuda, onde Cavaco voltou a prometer cooperação. Depois de empossar formalmente o XVIII Governo Constitucional, o presidente da República avisou, ontem, o primeiro-ministro de que a falta de maioria absoluta não é desculpa para que o Executivo não dure uma legislatura e para que não tenha um rumo. "Sei que nos encontramos perante uma situação económica e social preocupante, temos de concretizar uma recuperação rápida e dinâmica", argumentou.



Líder de mão cheia, O Jogo de 27-10-2009
 

Afinal, Jorge Jesus também falha. O treinador do Benfica tinha previsto um jogo com poucos golos, talvez para não habituar os adeptos a tanta lagosta, e acabou com mais uma goleada na Liga. Desta vez foram 6-1 ao Nacional, que se juntam aos 8-1 sobre o Setúbal, aos 4-0 no Restelo e aos 5-0 frente ao Leixões. No total, esta máquina trituradora que se chama Benfica já leva 30 golos apontados no campeonato.



CP investe 79 milhões até final do ano, OJE de 27-10-2009
 

A CP - Comboios de Portugal pretende investir 79 milhões de euros até final do ano investiu, segundo o relatório apresentado ontem pelo o Ministério das Obras Públicas onde apresentou o balanço do último mandato. De acordo com o documento, entre 2005 e 2009, o investimento da empresa liderada por Cardoso dos Reis irá ascender 217,740 milhões de euros. Neste período, a maior fatia de investimento foi aplicada em material circulante [comboios] que representaram um custo de 169 milhões de euros. Entre 2005 e 2008, o investimento feito pela companhia de transporte ferroviário foi de 138 milhões de euros.



Inapa inicia actividade em Angola, OJE de 27-10-2009
 

A Inapa vai iniciar hoje a sua actividade em Angola com uma plataforma logística, cujo investimento poderá ascender aos três milhões de euros. O quarto maior grupo distribuidor de papel da Europa afirmou ontem em comunicado que é a primeira empresa do sector a investir neste mercado. Esta é ainda a primeira aventura do grupo fora da Europa, onde está presente em oito países. A Inapa refere que "com um investimento que poderá ascender aos três milhões de euros na plataforma logística situada em Luanda, a Inapa Angola estará igualmente atenta a oportunidades noutras províncias angolanas assim que estiverem reunidas as condições logísticas necessárias".



Michael Jackson na O2 em Londres, OJE de 27-10-2009
 

A luva usada por Michael Jackson na cerimónia dos Grammies em 1983 é um dos objectos que integram a "exposição oficial" do cantor, patente a partir de amanhã na O2 Arena em Londres, onde permanecerá durante três meses.



Cavaco Silva diz-se disposto a ajudar Sócrates a cumprir legislatura até ao fim, Público de 27-10-2009
 

Cavaco Silva lembrou ontem, no discurso na tomada de posse do XVIII Governo, que "a ausência de um apoio maioritário no Parlamento não é, por si só, um elemento perturbador da governabilidade", avisou que, "para qualquer Governo, o horizonte temporal da acção deve ser sempre o da legislatura" e, porque diz conhecer bem "as dificuldades que tem de enfrentar um Governo minoritário", promete ser "um referencial de estabilidade".



Águia de destruição maciça, Record de 27-10-2009
 

Após uma etapa inicial complicada, o Benfica arrancou para mais uma segunda parte fortíssima, recheada de golos. Cardozo (3 vezes), Saviola (2) e Nuno Gomes fizeram os tentos de mais uma jornada vitoriosa dos encarnados que, com estes 3 pontos, saltam para o comando do Campeonato, em igualdade com o Sp. Braga. Sábado as duas equipas defrontam-se no Minho.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream