26 outubro 2009

Manchetes do Dia - 26-10-2009

Segunda, 26 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

As lutas de Alexandra contra a idade, o peso e a baixa auto-estima, 24 Horas de 26-10-2009
 

São várias as clínicas de estética que têm oferecido tratamentos de emagrecimento à actriz. Alexandra brinca com o facto de estar "entradota". Mas não deixa de ficar triste com os reparos à sua forma física, até porque sempre teve uma "baixa auto-estima".



Venham ajudar-nos a ganhar!, A Bola de 26-10-2009
 

Jorge Jesus não está preocupado com a possibilidade da euforia dos adeptos chegar aos jogadores: «Dentro do balneário isso não pode ser contraproducente. Os adeptos podem pensar que o Benfica joga sempre para golear e isso até poderia produzir alguma intranquilidade para dentro da equipa, mas no balneário isso não passa e todos os dias falamos nisso.» O treinador dos «encarnados» também pediu para que os adeptos encham as bancadas do Estádio da Luz no aniversário recinto: «Apelo à presença massiva dos espectadores na Luz, num jogo com um significado especial. Os adeptos podem estar orgulhosos desta linda casa.»



Falsos carteiros em roubos violentos, Correio Manhã de 26-10-2009
 

O disfarce é perfeito. Vestidos de camisa branca e com embalagens e envelopes originais dos CTT nas mãos, ninguém desconfia que os três homens com sotaque brasileiro escondem uma pistola. Julgando-os inofensivos carteiros, as vítimas abrem a porta e deparam-se com a arma apontada à cara. Sovados e ameaçados, os moradores ficam sem nada. Já os bandidos, sempre armados, gastam todo o tempo necessário para levar vários objectos de valor. Tudo isto em plena luz do dia.



Basquetebolista morre no balneário, Correio Manhã de 26-10-2009
 

Um jogador de basquetebol da Ovarense morreu ontem, em Leiria, com uma paragem cardiorrespiratória. Kevin Widemond, de 23 anos, estava no balneário, no intervalo do jogo que a sua equipa disputava com a Académica, quando caiu inanimado. "Ele estava a ouvir a palestra do treinador com os atletas quando se sentiu mal, desmaiou e caiu para o lado", disse o presidente da Associação de Basquetebol de Leiria (ABL), António Rosa, adiantando que foi dado o alerta para o 112 e "sete a dez minutos" depois chegava ao pavilhão uma ambulância e uma equipa médica do INEM.



Governo assume a construção de duas novas linhas de TGV, Diário Económico de 26-10-2009
 

O novo Governo deverá reforçar a aposta no projecto nacional de alta velocidade ferroviária, alargando-o das actuais três linhas prioritárias - Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto e Porto-Vigo - para um total de cinco, passando a considerar como essenciais as ligações Aveiro-Salamanca e Évora-Faro-Huelva. É essa a intenção de José Sócrates. O anterior ministro das Obras Públicas, Mário Lino, fez divulgar, na semana passada, um documento de balanço do seu mandato à frente do ministério, em que estas duas linhas são inscritas e detalhadas no conjunto da rede de alta velocidade prevista para Portugal. Aliás, uma das últimas medidas do consulado de Mário Lino foi fazer avançar o concurso para os estudos de impacto ambiental para o troço Aveiro-Salamanca, faltando apenas fazer o mesmo em relação à quinta linha do projecto - Évora-Faro-Huelva.



Tudo o que deve saber antes de receber hoje a vacina da gripe A, Diário Económico de 26-10-2009
 

Centros de saúde e hospitais estão a postos, mas há cada vez mais profissionais de saúde a recusarem a vacina. A campanha de vacinação a gripe A arranca hoje em todo o país. Nos centros de saúde e hospitais de Norte a Sul, e também nos Açores e na Madeira, está "tudo a postos" para começar a administrar as primeiras doses aos grupos prioritários, garantiu ao Diário Económico a subdirectora-geral de Saúde, Graça Freitas, ontem ao final da tarde.



Licenciados são mais afectados pela subida do desemprego, Diário Económico de 26-10-2009
 

O número total de desempregados aumentou, em Setembro, mais 8.693 desempregados para atingir os 510 mil. A subida, em si, não surpreende, dada a degradação que se sente desde o início do ano no mercado laboral, mas tem um toque "exótico": desta vez, a maior parte do contingente vem dos sectores mais qualificados. Os dados do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), publicados na sexta-feira, não deixam, a esse respeito, margem para dúvidas: do aumento total do desemprego, mais de um terço (34,9%), ficou a dever-se a funções que exigem melhores qualificações: especialistas de física, matemática, química e saúde, e docentes do ensino secundário e superior.



8094º lugar, Diário Notícias de 26-10-2009
 

Novo Governo. A cerimónia está marcada para as 12.00. No Palácio da Ajuda, José Sócrates tomará hoje posse, pela segunda vez, como primeiro-ministro. Agora sem maioria absoluta, o líder socialista prepara-se para sublinhar que a estabilidade é uma responsabilidade partilhada.



Comerciantes vão taxar pagamentos com cartão, Diário Notícias de 26-10-2009
 

Os comerciantes vão passar a poder cobrar uma taxa aos clientes sobre cada pagamento com cartões efectuado nas suas lojas. O Governo português decidiu, ao transpor a Directiva sobre Serviços de Pagamentos, deixar ao critério de cada comerciante se pretende ou não aplicar o designado surcharging, uma taxa adicional, cujo valor ainda não está definido. Para os consumidores, será um custo acrescido na hora de pagar ou um convite a andar com mais dinheiro na carteira. A directiva em causa, que entra em vigor já a 1 de Novembro, dá a cada Estado membro a liberdade de permitir ou proibir a cobrança deste custo adicional na hora de aceitar um pagamento com cartão, seja de débito ou de crédito. Segundo o DN apurou, a maior parte dos países da Zona Euro rejeitou a adopção desta taxa, enquanto outros, como o caso da Grécia, pediram algum tempo de reflexão.



Ministério Público volta a chamar arguidos do Freeport, Diário Notícias de 26-10-2009
 

Com a investigação do caso Freeport a chegar ao fim, os seis arguidos vão ser chamados novamente pelo Ministério Público para novos interrogatórios. Segundo soube o DN, após a chegadas dos últimos elementos pedidos à polícia inglesa, os arguidos do caso serão confrontados com todas as provas que constam do processo. Só então é que o MP tomará a decisão quanto ao despacho final: acusação ou arquivamento. Até ao momento há seis arguidos: Charles Smith e Manuel Pedro (antigos sócios da empresa Smith&Pedro, que prestou serviços de consultadoria ao Freeport), Carlos Guerra, o antigo presidente do Instituto de Conservação de Narureza, Eduardo Capinha Lopes, arquitecto do projecto de Alcochete, José Manuel Marques, ex-assessor da Câmara de Alcochete (CMA), José Dias Inocêncio, ex-presidente da CMA, e João Cabral, engenheiro que trabalhou para a Smith&Pedro.



Terror no Iraque, I de 26-10-2009
 

Logo pela manhã, um par de carros armadilhados entrou na Zona Verde de Bagdade e fez explodir dois edifícios governamentais. O ataque atingiu o centro nevrálgico do poder iraquiano, considerado o local mais seguro de todo o país, desenhando uma paisagem de destruição que se adivinharia mais tarde em números: pelo menos 132 pessoas morreram e 520 ficaram feridas. Enquanto se desenrolava o maior ataque dos últimos dois anos e se tentava perceber a identidade dos seus autores, os principais líderes políticos do país preparavam-se para uma reunião essencial que decidiria a data das próximas eleições.



Consórcio da Brisa recebe troço do TVG em Novembro, Jornal Negócios de 26-10-2009
 

A adjudicação do primeiro troço do projecto da Alta Velocidade, entre Poceirão e Caia, é uma das prioridades do novo Governo e deverá acontecer já em meados de Novembro. O consórcio Elos, liderado pela Brisa e pela Soares da Costa, acedeu a todas as condições impostas pela Rave na resposta formal que deu na passada sexta-feira, dia em que terminou o período de audiência prévia previsto no relatório preliminar da comissão de avaliação. Na avaliação das propostas da segunda fase do concurso – do consórcio Elos e do agrupamento Altavia, liderado pela Mota-Engil – em termos de riscos técnico-financeiros as duas foram classificadas como "medíocre" por comportarem, diz o júri, um risco para os parceiros públicos muito elevado.



Como ganhar com a economia verde, Jornal Negócios de 26-10-2009
 

Uma pesquisa no Google por "bolha nas energias renováveis" devolve cerca de 440 mil resultados, segundo informa o motor de busca. Um deles é um artigo de análise publicado na FoxBusiness, a assinalar o primeiro ano após a falência do Lehman Brothers. Pergunta-se o autor: Como será a próxima bolha? "Muitos observadores astutos dos mercados financeiros americanos acreditam que será verde", escreve.O tema das alterações climáticas está na ordem do dia. Entre a opinião pública cresce um sentimento de urgência quanto à necessidade de evitar a catástrofe. O assunto entrou na agenda política e ganhou peso com a crise, com os governos a canalizarem milhões para as energias limpas e a avançarem com nova regulação para promover a eficiência energética.



Manhã de sangue em Bagdade causa 130 mortos e 600 feridos, Jornal Notícias de 26-10-2009
 

Os atentados à bomba de hoje, domingo, em Bagdade já mataram pelo menos 132 pessoas e feriram 520, referem fontes hospitalares na capital do Iraque. As enormes explosões ocorreram com menos de um minuto de diferença em parques de estacionamento perto da sede da administração provincial de Bagdade e do edifício do Ministério da Justiça. Segundo as mesmas fontes, há tantos feridos que até carros particulares foram requisitados para transportá-los até aos hospitais mais próximos. Estes ataques ocorreram no mesmo dia em que o Comité Político da Segurança Nacional se reúne para avaliação da reforma da lei eleitoral, assunto que está a ser discutido nos últimos dias pelos diferentes blocos políticos.



Padre detido com armas ilegais, Jornal Notícias de 26-10-2009
 

Um padre foi, ontem, domingo, detido pela GNR depois de ter rezado missa na aldeia de Covas (Boticas) por ter seis armas (três pistolas e três caçadeiras) ilegais. Na operação, a Guarda deteve mais três indivíduos, e um total de 18 armas. Ontem, os fiéis das aldeias Cerdedo, Vilar e Viveiro não tiveram direito a missa. Depois de rezar a primeira eucaristia na aldeia de Covas, às 7 horas, o pároco local foi detido pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Chaves, na sequência de uma investigação que decorria há meses, por posse ilegal de armas.



Na luta, O Jogo de 26-10-2009
 

Sim, ganhar à Académica foi mesmo tão complicado para o FC Porto como o resultado deixa adivinhar. Aliás, no final do longo bocejo em que se tornou a primeira parte, numa altura em que os tetracampeões nacionais tinham conseguido apenas três remates, sendo que só um deles tinha exigido a intervenção, nem por isso muito complicada, de Rui Nereu, o empate parecia praticamente uma inevitabilidade que a etapa complementar, a intervenção de Jesualdo Ferreira e um punhado de jogadores mal-amados fizeram questão de desmentir.



Automóvel só recupera em 2011, OJE de 26-10-2009
 

Enredado em alterações dos hábitos de consumo, necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias, o final dos incentivos estatais e o impacto de uma das crises mais profundas da sua história, o sector automóvel mundial só deverá verdadeiramente recuperar a partir de 2011. A conclusão é de um estudo da Ernst & Young junto de mais de 300 responsáveis dos construtores. Neste trabalho, ao qual o OJE teve acesso, perto de 70 por cento dos inquiridos espera apenas ligeiras melhoras para 2010, enquanto cerca de um terço se revela bem mais pessimista ao considerar que o regresso ao crescimento de vendas só deverá acontecer durante o ano seguinte.



Louvre empresta Ingres ao Museu Berardo, OJE de 26-10-2009
 

O quadro de Jean Auguste Ingres (1780-1867), "Édipo e a Esfinge", emprestado pelo Museu do Louvre, está patente desde sexta-feira no Museu Berardo em Lisboa, ao lado da obra inspirada pela mesma cena mitológica da autoria de Francis Bacon.



O que mudou na vida das empresas após dois anos de crise profunda, OJE de 26-10-2009
 

O mundo mudou no último ano e os modelos tradicionais de negócio também. Os mercados emergentes, com destaque para a China, Índia, Brasil e África estão a sair da crise mais rapidamente do que as economias ocidentais. Analistas das consultoras Ernst & Young e da Capgemini dizem-nos o que as empresas líderes de mercado na Europa e dos EUA estão a fazer para voltarem aos negócios rentáveis.



Vacinação contra a gripe A começa hoje para 54 mil portugueses, Público de 26-10-2009
 

As cinco mil doses iniciais da vacina contra a gripe A (H1N1) em Portugal devem ser administradas hoje. E esse ritmo vai manter-se nas próximas duas semanas até completar as 54 mil doses atribuídas ao primeiro grupo de risco. Neste, formado pela população com funções consideradas essenciais para o país, há, ainda assim, resistências à vacinação, mesmo entre médicos e enfermeiros, uns por indiferença e outros por desconfiança em relação à vacina. O PÚBLICO foi ouvir três cidadãos abrangidos pelo plano de urgência (uma operacional dos CTT, um técnico do INEM e uma adolescente diabética) e conta as suas expectativas.



Duplo ataque suicida contra edifícios do Governo faz pelo menos 132 mortos em Bagdad, Público de 26-10-2009
 

A capital do Iraque voltou ontem a tremer como há muito não acontecia: um violento duplo atentado, que visou sobretudo edifícios do Governo, fez pelo menos 132 mortos, segundo as contas dos responsáveis ouvidos pela Reuters, ou 147, segundo a Associated Press. Os balanços de feridos oscilam entre os 400 e os 600. Os habitantes de Bagdad reagiram responsabilizando os políticos do seu país. Já os líderes iraquianos apontaram o dedo à Al-Qaeda e sugeriram que a culpa será dos vizinhos. Os vizinhos, por sua vez, condenaram a violência.



Jesus nunca foi líder, Record de 26-10-2009
 

A 8.ª jornada pode marcar a subida do Benfica ao topo da classificação em igualdade pontual com o Sp. Braga. A equipa da águia necessita, para isso, de ultrapassar o Nacional na Luz, algo que não sucede desde 2006/07. Talvez seja essa uma das razões que leva Jorge Jesus a antever dificuldades para o encontro de hoje à noite. Num Estádio da Luz em festa pela passagem do 6.º aniversário, o treinador pode alcançar um momento histórico na sua carreira, já que nunca foi líder do campeonato. Só na época passada andou por perto ao ficar em 1.º lugar isolado na ronda inaugural mas à condição, porque depois da jornada completa, e de existirem seis equipas com uma vitória, os fatores de desempate deram a liderança ao Nacional... de Manuel Machado.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream