23 outubro 2009

Manchetes do Dia - 23-10-2009

Sexta, 23 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

Somos tão amigas... não éramos?!, 24 Horas de 23-10-2009
 

Eram grandes amigas, mas agora não se entendem. A estilista reforça que a modelo lhe disse que deixava a Face porque João Pinto comprou parte da Best. Mas a apresentadora diz que mudou por uma questão de proximidade. Fátima Lopes diz que não há mais nada para falar.



A noite dos mágicos, A Bola de 23-10-2009
 

Depois da derrota na Grécia e frente ao líder do grupo o Benfica estava proibido de deslizar. E se não deslizou, fez ainda melhor: reduziu o Everton a cinzas, graças a uma exibição endiabrada de Dí Maria e ao grande acerto ofensivo de Saviola (dois golos) e de Óscar Cardozo (outros dois). Jorge Jesus manteve a lógica de dar a titularidade nos jogos europeus ao guarda-redes brasileiro Júlio César e a verdade é que o ex-belenense não teve muito trabalho. Permitindo que o jogo assumisse um ritmo à inglesa, o Benfica chegou à vantagem logo aos 13 minutos, através de Saviola, após um incrível cruzamento de Dí Maria.



Bruxo morto à pancada, Correio Manhã de 23-10-2009
 

Espancado, com o corpo coberto de sangue e um saco de plástico a tapar-lhe a boca; mãos atadas com fita adesiva e apenas cuecas e camisola a tapar-lhe o corpo. Foi assim que os assassinos do 'bruxo de Rio de Moinhos' deixaram a vítima à porta de casa. O irmão, de 67 anos, também foi violentamente espancado e sequestrado dentro da habitação onde viviam os dois familiares, sem água e luz. O crime poderá ter sido cometido anteontem à noite, mas só durante a manhã é que o corpo foi descoberto. "Ontem [anteontem], quando eram 20h00, recebi um telefonema em que apenas se ouviam gritos. Desliguei sem perceber, mas agora acredito que era o meu irmão a pedir ajuda", dizia ontem, chocada, a irmã, Margarida Moreira.



Benfica arrasa Everton, Correio Manhã de 23-10-2009
 

Jorge Jesus vai avisando que a equipa não pode golear sempre, mas ela insiste em desmenti-lo e em ultrapassar os limites da imaginação e da expectativa dos adeptos. Ganhar 5-0 a uma equipa inglesa em plena competição é uma proeza excepcional, histórica até, embora quase surja como uma banalidade na sequência incrível de resultados que o Benfica vem alcançando, em particular na Luz. Inspirados e afinados como os '4 de Liverpool', os quatro elementos mais ofensivos do Benfica, Di María, Aimar, Saviola e Cardozo, realizaram uma exibição fantástica, em particular no segundo tempo, a qual não deixará de ter grandes repercussões, desportivas e económicas.



José Sócrates apresenta Governo de combate, Diário Económico de 23-10-2009
 

A nova equipa de José Sócrates mantém-se dividida em 16 Ministérios, dos quais cinco são chefiados por mulheres. Ana Jorge continua na Saúde e Isabel Alçada confirma-se na Educação. As novidades são Dulce dos Prazeres no Ambiente, Mariana Helena dos Santos André no Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, e Maria Canavilhas na pasta da Cultura. A estrutura do Governo continua, no entanto, a mesma. Não mudam nem o número de ministérios, 16, nem a designação das pastas. A lista com os nomes do próximo Governo foi ontem entregue por José Sócrates a Cavaco Silva.



Brasileira TAM quer fusão com a TAP "num futuro próximo", Diário Económico de 23-10-2009
 

Vice-presidente da companhia aérea brasileira diz que a operação pode ser pensada "num futuro próximo". O presidente da TAP, Fernando Pinto, não é o único que considera "uma boa ideia" a fusão com a companhia aérea brasileira TAM. No Brasil, a fusão também é bem recebida e Paulo Castello Branco, vice-presidente da TAM, disse ao Diário Económico que vê "esse cenário de uma forma interessante".



Casamento homossexual avança a seguir à posse do Governo, Diário Notícias de 23-10-2009
 

O Governo está feito e José Sócrates prepara os próximos passos. Num executivo que dará prioridade à economia e ao reforço do controlo dos milhões da UE, a prioridade passa a ser o programa de Governo e a agenda legislativa de curto-prazo. Uma das primeiras medidas, sabe o DN, será a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A lei avançará no Parlamento assim que o Governo estiver completo e com o previsível apoio dos partidos à esquerda (Bloco e PCP). Em suspenso, pelo contrário, fica a regionalização - à espera de um consenso político que ninguém garante que chegue a tempo.



PJ afasta inspector-chefe do caso Freeport, Diário Notícias de 23-10-2009
 

Acúrsio Peixoto, o inspector-chefe do caso Freeport, foi afastado da investigação pela directora da Polícia Judiciária de Setúbal, Maria Alice Fernandes. O inspector-chefe estava no processo desde o seu início, em 2005, mantendo-se até aos primeiros meses deste ano, tendo participado até nos interrogatórios de Charles Smith e Manuel Pedro, os dois primeiros arguidos deste caso. Contactada pelo DN, fonte da direcção nacional da PJ explicou assim a saída de Acúrsio Peixoto da equipa que investiga o caso Freeport: "Desde o momento em que a coordenadora do departamento de Setúbal assumiu directamente a investigação foi entendido pela própria, no uso da sua competência, que no processo em questão se tornava desnecessária a presença de uma chefia intermédia. O inspector-chefe continua a chefiar a sua brigada".



Sócrates aposta tudo nas Obras Públicas e pacifica Justiça e Educação, I de 23-10-2009
 

O PS sonhava com um governo partidariamente coeso, mas José Sócrates fez saber ontem que de política partidária tratam ele próprio, Pedro Silva Pereira, Vieira da Silva e Augusto Santos Silva, embora agora noutra frente, o Ministério da Defesa, onde lhe foram substancialmente diminuídas as hipóteses de "malhar na direita". A pasta da Defesa, mais ou menos consensual entre PS, PSD e CDS, dará menos margem a que o ministro bulldozer do governo Sócrates II exacerbe o seu talento para a conflitualidade política. João Tiago Silveira sobe ao núcleo político e Jorge Lacão, que já fazia parte do núcleo duro enquanto secretário de Estado da Presidência, é promovido a ministro dos Assuntos Parlamentares. Os fundos europeus também passam a ser coordenados pelo núcleo político do governo: serão da responsabilidade de Vieira da Silva, que transita do Trabalho para a Economia.



Bancos querem ser pagos pelos impostos que cobram, Jornal Negócios de 23-10-2009
 

Associação de Bancos já marcou terreno para o Orçamento de 2010 e entregou 24 propostas fiscais ao ministro Fernando Teixeira dos Santos. A banca já está a marcar terreno para o Orçamento do Estado de 2010, tendo feito chegar ao ministro das Finanças uma lista com 24 propostas de alterações fiscais. Entre elas está um pedido de compensação por se substituírem ao Estado na retenção e liquidação de alguns impostos.



Novo Governo, Jornal Negócios de 23-10-2009
 

Depois de um encontro-surpresa com Aníbal Cavaco Silva, que não chegou a aparecer nas agendas oficiais, José Sócrates anunciou ontem o seu novo Governo, já com o aval do Presidente da República. A tomada de posse está marcada para a próxima segunda-feira, um mês depois das eleições legislativas. O primeiro-ministro indigitado manteve as 16 pastas do anterior mandato, seis das quais com os mesmos ministros (o seu núcleo duro, que transita na íntegra), escolheu seis caras novas e fez rodar nomes incontornáveis, como os de Augusto Santos Silva ou José Vieira da Silva.



Grande entrevista, Jornal Negócios de 23-10-2009
 

Henrique Medina Carreira é um perigoso agitador. É um extraordinário agitador. É um absurdo agitador. É um homem que mexe. É um homem de um estranho fulgor. Fulgor: a palavra é dele. Aprecia as pessoas com fulgor. Não aprecia os patetas, os trafulhas, os corruptos. A estes, não respeita. Aos humildes, enganados, espoliados, respeita especialmente, e à partida. Coisas da sua natureza, mais do que da sua condição social. Aparece na televisão a dizer que esta gente que nos governa é do pior que já se viu. Isto e outros mimos. Que garantem audiência. Aos programas de televisão e a ele próprio. Deu a imagem de animal feroz. A ele, não ao outro - Sócrates - que não menciona nesta entrevista taxativamente, mas que menciona sem mencionar ao falar desta gente sem qualidade que está no poder.



Mais poder ao núcleo duro, Jornal Notícias de 23-10-2009
 

É um Governo com maior presença da sociedade civil e, ao mesmo tempo, mais coeso do ponto de vista político o que na próxima segunda-feira toma posse. Sem maioria absoluta, Sócrates "blinda" a equipa que tomará as decisões essenciais. Oito novos ministros, independentes a ocuparem metade das pastas, cinco mulheres. À primeira vista, o elenco ministerial do novo Governo representa uma mudança. Um exame mais aprofundado, porém, não resiste à constatação de que o primeiro-ministro consolidou o "núcleo duro" de gestão política suficientemente sólido para poder enfrentar tempos em que a negociação com outras forças partidárias é exigência primeira de quem governa. A indigitação de Jorge Lacão para os Assuntos Parlamentares é a prova de que se trata de "blindar" o núcleo político.



Diabo à solta, O Jogo de 23-10-2009
 

Com a classe e inspiração de executantes como Di María, Aimar, Cardozo e Saviola, o Benfica conseguiu enfim mostrar à Europa a fórmula trituradora e de grande eficácia no ataque que tem exibido - e passeado em certos momentos - nas provas domésticas. À segunda oportunidade de golo, criada no flanco esquerdo por Angelito, viu-se a qualidade na finalização (de Saviola) e a festa de outros jogos. Com apenas 14 minutos, a primeira amolgadela na estratégia do Everton estava garantida, mas a equipa de Jorge Jesus não foi tão gulosa como noutras ocasiões. Porque estava em causa um jogo que poderia valer - e valeu mesmo - a liderança do Grupo I da Liga Europa? Sim, mas foi mais do que isso. Baixando as linhas, o Benfica "quis" mostrar a sua faceta de controlador.



BPI: Euler condiciona negócio Cosec, OJE de 23-10-2009
 

A venda de 50% da seguradora Cosec pelo BPI ao Estado está pendente da negociação com o outro parceiro, a seguradora Euler Hermes, participada da Allianz, comentou Fernando Ulrich, o presidente executivo do BPI, durante a apresentação de contas relativas ao terceiro trimestre. A negociação com o BPI era mais simples e, por isso, foi feita em separado, disse o gestor. Acrescentou que, enquanto não se concluir essa negociação, "provavelmente não se fará a transacção só entre o Estado português e o BPI". O presidente do banco afirmou ainda não perceber o racional da transacção por parte do Estado, mas escusou-se a pormenorizar.



Italiana doa livro mais caro do Mundo, OJE de 23-10-2009
 

Marilena Ferrari, directora da fundação homónima, um dos mais importantes centros artísticos de Itália, doou uma das 25 cópias do livro "Antonio Canova. L'invenzione della bellezza", avaliada em 14 mil euros, à biblioteca nacional de Espanha.



Malparado das empresas quase duplica, OJE de 23-10-2009
 

O crédito malparado das empresas à banca atingiu um máximo em Agosto e quase duplicou face ao mês homólogo de 2008, disse ontem o Banco de Portugal. O peso do malparado no total do crédito às empresas foi de 3,96% nesse mês e o valor apurado para o incumprimento totalizou 4,659 mil milhões de euros. Em Agosto de 2008, o malparado das empresas à banca era de 2,403 mil milhões de euros. Ainda assim, o crédito concedido às empresas em Agosto aumentou 6,93% face a igual período de 2008, para os 117,4 mil milhões de euros, A construção (com 28,8% do total do malparado) e o imobiliário (27,2%) são responsáveis por mais de metade do crédito malparado das empresas.



Sócrates muda metade do Governo, Público de 23-10-2009
 

Enganaram-se os comentadores que apostavam que o novo Governo teria um cariz exclusivamente político, fechado dentro do Partido Socialista e com muitos secretários de Estado a ascender a ministros. José Sócrates surpreendeu ontem ao apresentar um Governo que mantém a sua estrutura – os ministérios são exactamente os mesmos – e o seu núcleo duro político em metade das pastas, mas abre a outra metade a personalidades que se destacam pelos créditos técnicos. Um executivo que é bem aceite por esse equilíbrio entre experiência e qualidade técnica, mas que surpreendeu também por não se ter aberto mais ao PS.



Big show Benfica, Record de 23-10-2009
 

O Benfica não o fez por menos e o Everton transformou-se ontem no mais flagelado de todos os conjuntos ingleses com que as águias já mediram forças em 50 anos de provas europeias. O triunfo mais dilatado ante equipas inglesas fora conseguido na época 1991/92, frente ao Arsenal, em Londres, e no prolongamento, quando o Benfica venceu por 3-1. Melhor, frente a adversários ingleses, tinham os seus grandes rivais nacionais, FCPorto e Sporting, que apresentavam goleadas de 4-0 e 5-0, curiosamente sobre o mesmo rival, nada menos que o Manchester United.



Ex-ministro de Durão prepara regresso da TAAG à Europa, SOL de 23-10-2009
 

A proibição remonta a 2007, altura em que a Associação Internacional dos Transportes Aéreos (IATA) colocou a operadora angolana numa lista negra. «Foram detectadas centenas de irregularidades», explica ao SOL fonte da aviação civil, acrescentando que as falhas se alastravam ao próprio regulador angolano, o Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC). Para a TAAG, o fecho das portas europeias é um cenário negro que ameaça a sua própria existência, arriscando-se a perder dois dos seus mais importantes mercados: as rotas de França e da Holanda. Foi na altura em que a Comissão Europeia (CE) chumbou, pela segunda vez, o levantamento desta proibição que António Martins da Cruz avançou, oferecendo os seus serviços de consultadoria ao próprio Presidente angolano, José Eduardo dos Santos. A seu favor tinha, desde logo, o facto de beneficiar de um fácil acesso ao presidente da CE, Durão Barroso.



Teixeira dos Santos atrasou posse do Governo, SOL de 23-10-2009
 

Oito novos ministros, cinco mulheres, seis pastas que não mudam de mão, três mudanças de lugar e uma orgânica quase inalterada. É esta a contabilidade do novo Governo ontem à tarde apresentado por José Sócrates ao Presidente da República e que tomará posse na 2.ª-feira ao meio dia, no Palácio da Ajuda. No entanto, o processo de formação do Governo terá sido atrasado pela ausência no estrangeiro do superministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, que teve compromissos ao nível da União Europeia a meio da semana. Por outro lado, a circunstância de ser o mesmo partido a formar Governo determinou que não houvesse urgência na apresentação deste Executivo.



AutoEuropa pode ser moeda de troca para submarinos, SOL de 23-10-2009
 

A acusação do Ministério Público (MP) de há quinze dias – que considerou fictícios e fraudulentos alguns dos pressupostos em que assentou o contrato das contrapartidas da compra dos submarinos para a economia portuguesa – abriu portas a esta pretensão do Governo. O dossiê está a ser gerido pelo próprio ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, que entregou a análise jurídica dos dois contratos – o das contrapartidas e o da aquisição dos submarinos – a advogados externos e encomendou também uma peritagem técnica independente. Estes trabalhos deverão estar concluídos, soube o SOL, no prazo de 15 dias a um mês.



Arguido do Freeport declara que um responsável político recebeu 750 mil euros, SOL de 23-10-2009
 

Os dirigentes da Freeport PLC eram Gary Russell, director comercial, e Jonathan Rawnsley, director de empreendimentos. Em 2003, à saída de uma reunião oficial para discutir aspectos do licenciamento do outlet, Rawnsley não gostou dos novos problemas suscitados, enfiou as mãos nos bolsos e exclamou: «O dinheiro com que já entrámos ainda não chega?». Foi nessa altura que este arguido teve a certeza da existência de subornos naquele negócio. Esta conversa ocorreu em 2003, já depois da aprovação do projecto (em 14 de Março de 2002, a três dias das eleições legislativas, perdidas pelo PS) e tinha como pano de fundo as dificuldades que a Freeport estava agora a enfrentar, na Câmara de Alcochete e no Instituto de Conservação da Natureza (em termos de cumprimento do projecto e das medidas de requalificação ambiental de zonas adjacentes ao outlet, impostas pela Declaração de Impacte Ambiental).


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream