16 outubro 2009

Manchetes do Dia - 16-10-2009

Sexta, 16 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

O drama de Rodrigo na semana em que foi pai, 24 Horas de 16-10-2009
 

Ainda Andreia estava grávida e o actor já a rodeava de cuidados. No funeral do sogro, não a deixou ficar muito tempo para não prejudicar o bebé e agora pede aos amigos para não falarem do assunto. "Ele está muito preocupado com ela", disse um amigo ao 24horas.



"Benfica a vencer mexe com o país", A Bola de 16-10-2009
 

Terminou em Maio a ligação aos relvados mas não se desligou do futebol. Abraçou novos projectos, como o 'Football Dream Factory' e o cargo de Relações Internacionais no Inter. Em entrevista a A Bola, Figo fala das novas etapas da sua vida mas também de outros temas actuais: CR9 e Messi; Benfica e Sporting; Scolari e Queiroz...



Luz aumenta 2,9%, Correio Manhã de 16-10-2009
 

A electricidade vai aumentar 2,9 por cento no próximo ano, para todos os consumidores, residenciais ou industriais, de acordo com a proposta da Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE). Uma subida que se traduz num agravamento em mais 1,07 euros por mês, numa factura média mensal de 40 euros. Metade dos consumidores concentra-se na tarifa simples (com uma potência de 3,45 kVa) e, para estes, que têm uma factura média mensal de 26 euros, o aumento traduz-se em 1,01 euros mensais. Já os clientes da tarifa bi-horária, que pagam em média 53 euros por mês, vão ver a sua factura reduzida em 1,56 euros mensais. Trata-se de uma opção que, desde que correctamente utilizada, representa uma poupança mensal de 1,4 por cento.



Bom tempo arruina negócio da roupa, Correio Manhã de 16-10-2009
 

A onda de calor que nas últimas semanas tem assolado Portugal está a causar enormes prejuízos no comércio de vestuário. Por todo o País, as montras apresentam os novos modelos de Inverno, mas poucos os compram. Paulo Vaz, director-geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, fala de uma quebra na ordem dos 40%, em relação a igual período do ano passado, o que, em termos globais, representará um corte de mais de 400 milhões de euros na facturação deste mês.



Escolha o seguro de saúde mais adequado para a sua família, Diário Económico de 16-10-2009
 

Tentar comparar a oferta de seguros de saúde não é, decididamente, tarefa fácil. Mas não desespere, já que uma leitura atenta dos conceitos e características dos produtos poderá ajudá-lo. É certo que, à primeira vista a confusão é mais que muita. Senão repare: o Valor Saúde e o Vitalplan são, em ambos os cenários considerados os que apresentam os prémios mensais mais "simpáticos". Em contrapartida, os limites de capital em caso de hospitalização e cirurgia estão entre os menores da oferta analisada: 15.000 mil euros. Da mesma forma, os valores de co-pagamento ou franquias para consultas são os mais baratos, entre 10 e 15 euros. Mas, se recorrer a um profissional fora da rede de prestadores, o Vitalplan reembolsa apenas 35% do valor da consulta, a comparticipação mais baixa dos seguros considerados. Uma teia intricada de prós e contras que mais se assemelha a uma toalha que é demasiado pequena para a mesa em questão: quando cobre de um lado falta do outro.



Sócrates governa sozinho mas responsabiliza oposição, Diário Económico de 16-10-2009
 

De todos os partidos a resposta foi a mesma: Não. Ninguém está disponível para acordos parlamentares definitivos ou coligações. Assim, resta a Sócrates uma solução: "promover diligências para apresentar ao Presidente da República um Governo do PS". Sozinho e com sentimento de dever cumprido. O primeiro-ministro lembra que "tudo fez" para promover o diálogo e responsabiliza a oposição pelas respostas dadas, esperando que todos cumpram a promessa de "acordos políticos pontuais no Parlamento".



Galp tem luz verde de Lula para explorar mais petróleo no Brasil , Diário Económico de 16-10-2009
 

A Petrobras e a Galp tornaram-se inseparáveis e os investimentos da petrolífera portuguesa no Brasil serão reforçados em breve. A garantia foi dada ao Diário Económico pelo próprio ministro brasileiro das Minas e Energia, Edison Lobão. "Não tenho dúvidas que com a descoberta do pré-sal, a Galp terá novas oportunidades para desenvolver a sua participação na economia petrolífera brasileira. A partir do próximo ano faremos novos leilões, os consórcios vão formar-se e a Petrobrás deverá ser a única operadora. Mas a Petrobras estará associada a consórcios nos quais participará certamente, pelo menos em alguns deles, a nossa Galp", avançou o ministro brasileiro ao Diário Económico, à margem da assinatura do protocolo da Fundação Galp Energia com o Palácio Nacional da Ajuda, para recuperação da sala D. João VI.



Bloco abre Parlamento com temas fracturantes, Diário Notícias de 16-10-2009
 

Dois diplomas fracturantes prometem fazer polémica na abertura da primeira sessão desta legislatura: o casamento homossexual e as uniões de facto. A iniciativa do Bloco promete surpreender o PS, que tem os temas na sua agenda, mas pretendia discuti-los mais tarde. Ontem, José Sócrates anunciou terem fracassado as suas tentativas para um "compromisso duradouro" com a oposição.



BPN acusa Dias Loureiro de novo buraco de 30 milhões, Diário Notícias de 16-10-2009
 

O Banco Português de Negócios (BPN) garante que Manuel Dias Loureiro e José Oliveira Costa deram instruções "expressas" para a concessão de um crédito de 30 milhões de euros ao grupo Miraflores, propriedade do empresário libanês El-Assir, sem assegurarem as necessárias garantias. Depois do chamado negócio de Porto-Rico, este novo caso que envolve o ex-conselheiro de Estado de Aníbal Cavaco Silva consta de uma acção cível avançada pela actual administração do BPN contra antigos administradores, a quem a actual administração imputa práticas de gestão danosa.



29% das crianças portuguesas têm peso a mais, Diário Notícias de 16-10-2009
 

Em Portugal, 29% das crianças entre os dois e os cinco anos têm excesso de peso. E 12,5% são obesas. É a conclusão do estudo da Plataforma Contra a Obesidade, que hoje será apresentado no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, e que, compara este grupo etário ao dos adolescentes (11 a15 anos). Demonstra que os mais novos estão mais gordos e que a dieta tem de começar logo no berço. O Estudo de Prevalência da Obesidade Infantil e dos Adolescentes em Portugal Continental, a que o DN teve acesso, é o primeiro a ser realizado a nível nacional para estimar a prevalência do excesso de peso (pré-obesidade) e da obesidade em crianças e adolescentes.



Portugueses presos no estrangeiros aumentaram 30%, I de 16-10-2009
 

Depois de cinco anos detido por violar uma adolescente de 13 anos, a justiça francesa deu-lhe uma segunda oportunidade. No início do mês, Manuel Ribeiro da Cruz deitou-a fora. Em liberdade condicional desde 2007, violou e matou uma mulher de 42 anos que fazia jogging numa floresta dos arredores de Paris. É um dos casos mais violentos e recentes de portugueses detidos no estrangeiro e contribui para engrossar uma estatística com tendência crescente. O número de portugueses actualmente presos em todo o mundo revela uma subida de 31% em relação ao ano passado e é o mais alto do registo efectuado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros desde 2006.



"Todos os dias vejo acções subir disparatadamente", Jornal Negócios de 16-10-2009
 

"Se tivesse talento fazia um romance, mas não tenho..."., lamenta Pedro Caldeira Corretor da bolsa nacional durante 20 anos, chegou a ter 60% do mercado e um escritório que funcionava 24 horas por dia. Recebia telefonemas dos grandes banqueiros nacionais, era chamado à Presidência da República quando o mercado de capitais não passava de um "quebra-cabeças" para os políticos e comentava com frequência os temas da bolsa na televisão. Viveu a crise de 1973, o 25 de Abril e as nacionalizações, o "crash" de 1987. Teve os seus choques frontais. Com o então primeiro-ministro Cavaco Silva, quando este foi à televisão falar em "gato por lebre".



Confederação dos patrões vai ser um "parceiro total", Jornal Negócios de 16-10-2009
 

A Confederação Empresarial de Portugal (CEP), que resulta da fusão entre a Associação Industrial Portuguesa (AIP) e a Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai ser um "parceiro total". A convicção é de Pedro Ferraz da Costa, fundador da CIP (Confederação da Indústria Portuguesa). O empresário aplaude a constituição da CEP e diz que, mais do que um parceiro social com assento na concertação social, a nova confederação deverá assumir-se como um "parceiro total" no relacionamento com o Governo. "É um passo importante para haver a unificação de objectivos do lado patronal", sustentou ao Negócios.



Deputados lembram que "é a hora do parlamento", Jornal Notícias de 16-10-2009
 

Jaime Gama foi reeleito e prometeu isenção, equilíbrio e equidistância. Na primeira sessão da XI Legislatura, com muitas caras novas e alguns veteranos regressados, toda a Oposição fez questão de lembrar aos socialistas que perderam a maioria absoluta. Por isso, começar estabelecer compromissos "é uma obrigação". "É a hora do Parlamento". A frase é do bloquista Luís Fazenda, mas sintetiza os primeiros discursos ouvidos ontem no plenário.



Obesidade infantil assusta os médicos, Jornal Notícias de 16-10-2009
 

Estudos recentes revelam que um terço das crianças e adolescentes tem excesso de peso. O nível de excesso de peso entre crianças e adolescentes é "absolutamente assustador". Esta foi a reacção dos nutricionistas portugueses aos resultados de estudos que são divulgados hoje, Dia Mundial da Alimentação. Alexandra Bento, presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Nutricionistas, não ficou muito admirada ao saber que um terço das crianças portuguesas com idades entre os 6 e os 10 anos apresentam excesso de peso, de acordo com um estudo recente, que é divulgado hoje, Dia Mundial da Alimentação. "O resultado está de acordo com outros estudos feitos anteriormente", explicou.



"Sei que Maradona está atento", O Jogo de 16-10-2009
 

Javier Saviola sonha em marcar presença no Mundial do próximo ano. Mas para isso, o avançado sabe que vai ter de continuar a exibir-se em grande plano no Benfica, para impressionar Maradona, que já mostrou estar a par do momento dos jogadores argentinos do clube da Luz.



Portugal vai crescer acima da Zona Euro, OJE de 16-10-2009
 

A economia portuguesa vai crescer acima da média da Zona Euro em 2010 e contrair menos este ano do que os seus parceiros da moeda única, segundo as previsões dos principais institutos de estudos económicos alemães. Portugal deverá sofrer uma contracção de 3,2% este ano e acelerar em 2010 para uma expansão de 0,8%, refere o relatório divulgado ontem. Uma estimativa mais optimista que as avançadas pelo Banco de Portugal (crescimento de 0,3% em 2010) e pela Universidade Católica (+0,6% no próximo ano).



Barbot às compras em Espanha, OJE de 16-10-2009
 

O grupo industrial de tintas Barbot está a negociar a compra de uma fabricante de revestimentos em Espanha, uma operação que, disse o presidente da empresa à agência Lusa, deverá estar concluída até ao final do ano. "Estamos a olhar para outra empresa, no mercado espanhol e, até ao final do ano, o negócio deve estar concretizado", afirmou Carlos Barbot, à margem do seminário "Crescer, comprando empresas em Espanha", organizado pela Associação Empresarial de Portugal. O presidente do grupo adiantou que se trata "de uma fabricante de revestimentos", que é vista como uma possibilidade de "consolidação no mercado ibérico e reforço da política de expansão".



Criador de Alien em San Sebastian, OJE de 16-10-2009
 

Mais de 100 obras do escultor e artista gráfico suíço Hans Rudolf Giger estão patentes a partir de hoje e até 12 de Dezembro numa retrospectiva na Sala Kubo-Kutxa em San Sebastian. Giger concebeu a criatura do filme "Alien" de Ridley Scott.



O Irão como nunca o vimos, Público de 16-10-2009
 

O Irão dos "rockers" e dos "rappers". O Irão de Mousavi e dos "Green Days". O Irão de Ahmadinejad e do "Apocalipse Now". O Irão da esperança e da derrota. O Irão tira o véu no DocLisboa. Nunca o vimos assim. Em Karaj, arredores de Teerão, 600 iranianos assistiram, em Agosto de 2007, ao "primeiro e único" concerto de rock desde a revolução islâmica de 1979. Este evento, ilegal, foi organizado por Ashkan Koshanejad que pagou com 21 dias de prisão "o melhor momento" da sua vida.



Oposição quer rever já avaliação de professores e cálculo das pensões, Público de 16-10-2009
 

Começou ontem a XI Legislatura e já os pequenos partidos parlamentares preparam algumas provocações legislativas ao futuro Governo. No primeiro dia de trabalhos, CDS-PP, BE e PCP deixaram saber que vão avançar de imediato com propostas para suspender o processo de avaliação de professores e a revisão da fórmula de cálculo das pensões, para evitar a sua redução em 2010. O PSD prometeu uma oposição responsável e lembrou que o PS perdeu a maioria absoluta, meio milhão de votos e que isso terá efeitos no futuro. Sobre responsabilidade falou ontem também José Sócrates. Numa conferência de imprensa às 20h, depois de ter recebido respostas negativas sobre eventuais acordos por parte dos quatro principais partidos da oposição, o primeiro-ministro disse que "foi um diálogo com toda a transparência". "Eu responderei pela pergunta que fiz, os partidos assumirão as responsabilidades pela resposta que deram", avisou.



Feliz da vida, Record de 16-10-2009
 

David Luiz vive uma das melhores fases da sua carreira . Afirmou-se definitivamente no eixo da defesa do Benfica, tem feito boas exibições e renovou contrato até 2015. Só falta mesmo ser campeão nacional, objetivo que o jogador brasileiro quer alcançar esta temporada.



Dívidas das empresas públicas disparam, Semanário de 16-10-2009
 

O custo do intervencionismo está à vista e tem preço. O Sector Empresarial do Estado (SEE) está a derrapar e a aumentar exponencialmente a dívida, num processo de desorçamentação não controlado pelo Parlamento. Embora registando-se, em valores absolutos, um maior crescimento do Activo (+4.983 ME) face à Dívida Remunerada (+3.291 ME), o peso desta sobre o activo líquido total agregado aumentou de 42,9% para 45% até Junho deste ano. O Estado colocou nas EP mais 217 milhões em capital e empréstimos. Os prejuízos aumentaram em 13,3%.



Ferreira Leite lembra uma anarquista espanhola, SOL de 16-10-2009
 

Augusto Santos Silva critica o PSD pela atitude assumida na ronda de contactos com José Sócrates. «Habituei-me a ver a posição da líder do PSD mas no BE ou no MRPP, que é a posição do anarquista espanhol que diz 'se há um Governo, sou contra'» – reage o ministro dos Assuntos Parlamentares, em declarações ao SOL. Santos Silva pressiona desta forma a actual liderança social-democrata a mostrar abertura nas negociações que inevitavelmente terão que ter lugar nos próximos tempos, sendo que a mais importante é a do Orçamento do Estado (OE).



Angolanos podem salvar TAP, SOL de 16-10-2009
 

Ao novo governo saído das eleições legislativas de Setembro caberá a decisão de escolher entre as três alternativas que, até agora, se prefiguram no horizonte da transportadora aérea nacional: encerramento, privatização ou aumento de capital. A primeira hipótese foi a que começou a colher o favor dos especialistas, e o exemplo da Swissair (que fechou para abrir logo de seguida com o nome de Swiss) era apontado como a melhor solução. No entanto, este cenário não é exequível no caso da TAP, que não tem, como a Swissair tinha, o capital árabe que sustentou toda a operação.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream