15 outubro 2009

Manchetes do Dia - 15-10-2009

Quinta, 15 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

"Espero que o Jornal Nacional de 6ª volte", 24 Horas de 15-10-2009
 

A pivô da TVI diz que "um acto ilegal é um acto nulo" e por isso espera que o seu noticiário regresse. José Eduardo Moniz quer que sejam apuradas responsabilidades. "Não são suficientes as meias-tintas". Administrador diz que o departamento jurídico da TVI vai analisar esta situação.



Uma lança em África, A Bola de 15-10-2009
 

A selecção portuguesa cumpriu o que lhe era pedido e venceu, hoje, (4-0) a equipa de Malta, qualificando-se para o play-off de apuramento para o Mundial-2010. A Portugal só a vitória interessava e só a vitória garantia a presença nos play-off do próximo mês sem ser preciso fazer contas ou depender de resultados alheios. O Estádio D. Afonso Henriques vestiu-se de gala com um público vibrante e a equipa correspondeu. Nos primeiros 13 minutos, sucederam-se os remates à baliza maltesa. Havia vontade de marcar e rápido. Nani, titular no lugar de Cristiano Ronaldo, acabou por serenar os ânimos ao marcar aos 13 minutos num pontapé forte e colocado à entrada da área.



Relatório arrasa Justiça, Correio Manhã de 15-10-2009
 

No relatório complementar de monitorização da reforma penal, já entregue ao ministro Alberto Costa, o Observatório vai além das propostas de alterações "cirúrgicas" e faz uma crítica global ao sistema de Justiça, desafiando os poderes político e judicial a assumirem um compromisso, que deve ter como desafio central o combate à criminalidade grave e à corrupção. "Até agora a justiça portuguesa não conseguiu que um único caso de criminalidade económico-financeiro grave, que envolvesse pessoas poderosas, tivesse chegado ao fim com uma condenação transitada em julgado", lê-se no documento, que alerta para os "constrangimentos" criados pelas novas leis nas investigações complexas.



Goleada abre caminho para lotaria do play-off, Correio Manhã de 15-10-2009
 

Em Guimarães, Portugal regressou às goleadas e cumpriu a obrigação de chegar pelo próprio pé à repescagem para o Mundial. Não foi uma exibição brilhante, longe disso, mas o triunfo sobre Malta resulta de uma aplicação sem erros de um plano rigoroso e, em pleno berço da nacionalidade, representa um renascimento de uma imagem de força que se diluíra nos últimos meses. Com sete golos em dois jogos consecutivos, Portugal recuperou também algum moral para a fase dificílima que se segue, dentro de um mês.



Conheça as novas regras que limitam a subida dos 'spreads', Diário Económico de 15-10-2009
 

Os bancos vão passar a ter de divulgar uma nova taxa: TAER. As novas regras no crédito à habitação vão permitir melhorar a informação prestada ao consumidor, assim como reforçar a transparência nesta área. Saiba o que vai mudar.



Portas apresenta dez exigências para apoiar Sócrates , Diário Económico de 15-10-2009
 

Tudo como dantes. Cumprida a formalidade de Sócrates, primeiro-ministro indigitado há 48 horas, de ouvir PSD e CDS antes de formar Governo, o PS sabe que não pode contar com coligações ou acordos de regime. Mas Paulo Portas abriu a porta a um entendimento a 'la carte'. O líder do CDS foi cristalino e levou mesmo um caderno de encargos com dez exigências para que o CDS, que "vai fazer oposição à política socialista", algum dia e em algum momento dê a mão a Sócrates. Já Ferreira Leite prometeu apenas ser "oposição responsável" e colocar o país à frente.



Pagamento de dívidas fiscais a prestações vai ser mais fácil, Diário Económico de 15-10-2009
 

O fisco deverá permitir aos contribuintes com dívidas até cinco mil euros a sua regularização de forma faseada e sem necessidade de recurso ao pagamento em prestações. Normalmente, o pagamento em prestações obriga a que os devedores dêem garantias como aval bancário, seguro-caução ou hipoteca de um imóvel. Esta situação agrava o esforço financeiro dos devedores com maiores dificuldades económicas. O objectivo é permitir a estes contribuintes o pagamento mais fácil das suas dívidas e ao Estado, não deixar de receber esta receita. As actuais regras obrigam também a que, na regularização, cada parcela tenha um valor mínimo de 606 euros.



Isenção de IVA em risco para 540 mil recibos verdes, Diário Notícias de 15-10-2009
 

O grupo para o estudo da política fiscal propôs ao Governo uma triagem mais apertada dos 540 mil contribuintes com recibos verdes isentos de pagar IVA por declararem um volume de negócios inferior a dez mil euros por ano. O objectivo é reduzir "ao mínimo" o número de beneficiários deste regime, que atinge "proporções impensáveis" - cerca de um terço do total dos sujeitos passivos do imposto - para travar eventuais fugas ao fisco e à fraude fiscal.



Ainda falta dar a volta ao 'play-off', Diário Notícias de 15-10-2009
 

Pela primeira vez na história, Portugal vai disputar um play off para chegar a uma fase final de uma grande competição. Afinal, foi um mal menor após uma qualificação sofrível, em que apenas foram conquistadas duas vitórias em casa e não se alcançou qualquer triunfo com os rivais directos: Dinamarca e Suécia. Ainda assim há esperança para a concretização de mais um apuramento para a fase final de um Mundial, desta feita na África do Sul, no próximo ano. Para isso, contudo, há ainda um obstáculo, que sairá de uma lista de quatro: República da Irlanda, Bósnia, Ucrânia e ainda Eslovénia. Aparentemente, Portugal parte como claro favorito.



Um em cada três alunos em risco de abandonar a escola, I de 15-10-2009
 

Joana reprovou o 7º ano com cinco negativas. Filipa chumbou a três disciplinas do 8º ano e Ana Rita faltou tantas vezes que não conseguiu passar para o 8º ano. As três adolescentes puseram os livros e os professores de lado. Passaram o tempo a conversar durante as aulas, a marcar encontros com os amigos e a dedicar boa parte dos dias aos namorados. As alunas da Escola Básica 2+3 do Bocage, em Setúbal, representam uma parte muito pequena do insucesso escolar em Portugal.



A chegada dos novos deputados à Assembleia da República, Jornal Negócios de 15-10-2009
 

Os 230 deputados eleitos nas eleições legislativas de 27 de Setembro tomam hoje posse na primeira sessão plenária na Assembleia da República, que passa a apresentar uma configuração bastante diferente em relação à última legislatura. Com a perda da maioria absoluta socialista, as restantes bancadas da oposição "engordaram" em número e influência. O Palácio de São Bento volta a ser o palco de excelência do combate político. Diálogo, diálogo, diálogo. Uma palavra que José Sócrates repetiu doze vezes, em referência ao relacionamento com as restantes forças parlamentares, após sair do Palácio de Belém como primeiro-ministro indigitado.



Amortização de créditos para obras fica mais barata, Jornal Negócios de 15-10-2009
 

Os empréstimos associados à habitação vão passar a reger-se pelas mesmas regras dos créditos para a compra de casa. Isto significa que amortizar os contratos vai passar a ser menos dispendioso. Outra regra que entra amanhã em vigor é a obrigatoriedade de as instituições apresentarem uma taxa que permite aos clientes saberem quanto custa ter um "spread" mais baixo através da subscrição de outros produtos.



Portugal deu a volta ao pessimismo, Jornal Notícias de 15-10-2009
 

O apuramento para o play-off rumo ao Mundial foi consumado quarta-feira, em Guimarães, com uma goleada (4-0) a Malta. Nani abriu e Edinho fechou o marcador. Nem deu para assustar, mas tratou-se de um bom treino para o que aí vem. Portugal somou ontem, quarta-feira, o segundo triunfo consecutivo e, assim, ganhou uma segunda vida, conquistando o direito de lutar, nos dias 14 e 18 do próximo mês, por um lugar na África do Sul. Depois de uma campanha penosa, os portugueses folgaram as costas, no último dia.



Direita recusa acordo para formar Governo, Jornal Notícias de 15-10-2009
 

Com a Direita, Sócrates já ficou a saber que não pode contar para coligações ou acordos parlamentares para garantir a estabilidade do Governo. Hoje, da Esquerda, deverá ouvir algo semelhante. Terá de governar sem muletas. O primeiro-ministro indigitado quer saber da disponibilidade dos partidos para coligações ou para acordos de incidência parlamentar. Foi o que perguntou ontem ao PSD e ao CDS-PP e será o que perguntará hoje ao BE e ao PCP, cumprindo a sua parte do compromisso em dialogar.



Pé quente para o play-off, O Jogo de 15-10-2009
 

Era preciso um golo, entraram quatro; se calhar ficaram por marcar outros tantos, mas a questão de agarrar o segundo lugar e, com ele, o play-off foi resolvida sem dificuldade. Portugal fez o jogo que tinha de fazer, pressionando alto, fazendo posse de bola com a-propósito, variando os flancos, alternando cruzamentos com jogadas de envolvimento pelo meio. E o golo saca-rolhas, prometido por Nani logo ao minuto três, aconteceu antes do quarto de hora.



EDP Gás para todo o país já em Janeiro, OJE de 15-10-2009
 

A EDP quer começar a fornecer gás natural no país inteiro já a partir de Janeiro, quando for liberalizado o mercado doméstico, afirmou ontem o presidente da companhia, António Mexia, que prometeu vantagens para os clientes. A eléctrica portuguesa já fornece gás natural, através da EDP Gás, a grandes clientes, sector que começou a ser liberalizado em 2007, e controla a rede de abastecimento doméstico da região do litoral norte, nos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo. "À medida que se vai liberalizando o resto, vamos para essas partes, a partir de Janeiro, obviamente", afirmou à agência Lusa, à margem de uma conferência sobre energia em Londres, o presidente da EDP.



Estátua de Walt Whitman em Moscovo, OJE de 15-10-2009
 

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, rodeada pelo seu homólogo russo Sergei Lavrov e pelo presidente da câmara de Moscovo Yuri Luzkov, inaugurou ontem na universidade da capital russa uma estátua do poeta norte-americano Walt Whitman (1819-92).



Défice entre 6,5% e 7,5%, diz Católica, OJE de 15-10-2009
 

O défice orçamental em 2009 deverá situar-se entre os 6,5% e os 7,5% do PIB, avança a faculdade de Economia da Universidade Católica. Acrescenta que o endividamento externo já supera os 100% do Produto, impulsionado em larga medida pelo aumento da dívida pública. Na Folha Trimestral de Conjuntura, os analistas da Católica afirmam que o país deve "abster-se de novos estímulos orçamentais, até no sentido de garantir que os estabilizadores automáticos funcionem adequadamente nos próximos trimestres. Mas, nem tudo são más notícias. A Católica estima que no terceiro trimestre a economia nacional terá registado um crescimento de 0,4% face ao trimestre anterior, quando o segundo trimestre já tinha crescido 0,3% relativamente ao anterior.



A dois passos do Mundial da África do Sul, Público de 15-10-2009
 

O "sprint final", como Carlos Queiroz chamou à partida de ontem frente a Malta, foi, como se esperava, simples e tranquilo. Portugal venceu os malteses por 4-0, garantiu o segundo lugar no Grupo 1 da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010 e vai disputar o play-off de Novembro. A exibição voltou a ser assimassim, mas após uma primeira parte do apuramento paupérrima, o apito final do árbitro em Guimarães foi festejado como se a qualificação para a África do Sul já estivesse garantida. Quantos minutos Portugal vai demorar a marcar o primeiro? Por quantos golos de diferença será a vitória? Quem vai ser o adversário no playoff ? As perguntas eram muitas antes do jogo, mas havia uma questão que ninguém parecia ousar colocar: vai Portugal conseguir vencer Malta?



Investimento público ficou longe das metas anunciadas pelo Governo, Público de 15-10-2009
 

Referido pelo Governo como o principal instrumento de combate à crise económica, o investimento público está, de acordo com a análise da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da Assembleia da República para a primeira metade do ano, a apresentar uma evolução bastante mais moderada do que a prevista no Orçamento do Estado de 2009. O investimento público cresceu 4% durante o primeiro semestre face a período homólogo de 2008, quando o objectivo do Governo para o ano inteiro é de um crescimento na ordem dos 33%.



Já ninguém nos agarra, Record de 15-10-2009
 

A Seleção Nacional está confirmada no"playoff" de acesso ao Mundial da África do Sul. Nani e Simão marcaram na primeira parte e Miguel Veloso e Edinho ampliaram depois. Sem precisar de impor um ritmo forte, Portugal fez o que quis de uma simpática formação maltesa que nem chegou para incomodar.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream