13 outubro 2009

Manchetes do Dia - 13-10-2009

Terça, 13 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

João Braga insulta António Costa com piada racista, 24 Horas de 13-10-2009
 

O fadista João Braga digeriu mal a vitória de António Costa em lisboa e, depois de terem saído os resultados, fez um comentário com contornos xenófobos ofensivos para o candidato socialista. Ontem, contactado pelo 24horas, João Braga assumiu que cometeu um gaffe e diz que as suas palavras foram "uma infeliz coincidência". As frases que originaram toda esta polémica, ditas por Braga logo após a vitória de Costa, foram as seguintes: "A vitória foi bem entregue. Desconfio que o dr. António Costa descobriu o caminho marítimo para a Índia e, no mínimo, deve ser o presidente da capital dos contentores e das bicicletas. Estou muito satisfeito de nascer em Lisboa, mas gostava de ter nascido em Bombaim".



"Futebol português cheira um bocadinho a barril de pólvora", A Bola de 13-10-2009
 

Aconteça o que acontecer o treinador nunca sairá pela porta, diz o presidente do Sporting em entrevista. José Eduardo Bettencourt recebeu os três diários desportivos num camarote do estádio com vista para as obras de recuperação do relvado. A proposta de uma entrevista colectiva partiu da presidência do Sporting e tinha um objectivo indisfarçável: fazer um último esforço de informação dos sócios, no sentido destes decidirem aprovar, ainda, hoje, as alterações que permitirão ao clube renegociar as formas de pagamento da dívida e capitalizar a SAD, gerando, também, condições de alguma elasticidade quanto a um maior investimento na equipa profissional de futebol.



António Costa festejou com Sócrates, Correio Manhã de 13-10-2009
 

António Costa foi recebido ontem à tarde em ambiente de festa nos Paços do Concelho em Lisboa, após uma noite de maioria absoluta que se prolongou pela noite fora. No domingo, após serem conhecidos os resultados eleitorais, António Costa abandonou o Hotel Altis já de madrugada e, após um pequeno percalço, acabou por ir comemorar com alguns membros do seu núcleo-duro, como Manuel Salgado (vice-presidente da CML) e Manuel Seabra (chefe de gabinete), para o restaurante Sítio dos Bons Amigos, onde permaneceu até às cinco da manhã.



IRS separa casados, Correio Manhã de 13-10-2009
 

As regras do IRS vão ser alteradas. O princípio da tributação conjunta deverá ser substituído por uma tributação separada semelhante à que existe actualmente para as uniões de facto. Esta é uma das recomendações que constam no Relatório Técnico do Grupo de Trabalho para o Estudo da Política Fiscal, que será hoje apresentado pelo secretário de Estado, Carlos Lobo. Aquela alteração vai ao encontro do que está consagrado no programa do Partido Socialista e vai obrigar a uma profunda alteração no Código do IRS, em particular no que se refere às deduções a que os sujeitos passivos têm direito.



Descubra como pode pagar menos comissões ao seu banco, Diário Económico de 13-10-2009
 

A Internet é, na maioria das vezes, uma solução que permite aos consumidores poupar alguns euros. Os serviços bancários têm custos associados: comissões bancárias, taxas, entre outros nomes, significam alguns euros a menos na conta. Para conseguir reduzir ou eliminar alguns desses custos siga algumas das sugestões.



Governo de Sócrates não cai com chumbo do Orçamento, Diário Económico de 13-10-2009
 

A votação do próximo Orçamento do Estado pode não ser a arma política que a oposição desejava, mas mesmo assim os partidos garantem que não vão desistir de impor condições para viabilizar o documento. Sabem que se chumbarem o Orçamento do Estado para 2010 (OE/2010), isso não dá ao Presidente da República razões para dissolver o Parlamento, até porque a votação deste documento acontece nos seis meses seguintes à realização das eleições legislativas, o que impede Cavaco de usar este poder. O mesmo acontecerá no Orçamento seguinte, para 2011, que será discutido e votado no Parlamento no último semestre do mandato de Cavaco Silva, quando a Constituição da República impede também dissoluções na Assembleia da República.



Casados vão poder declarar IRS em separado, Diário Económico de 13-10-2009
 

As pessoas casadas poderão vir a apresentar a declaração de IRS em separado como acontece actualmente com as uniões de facto. Esta é, pelo menos, a sugestão do grupo de trabalho que irá apresentar hoje o relatório de cerca de 700 páginas, sobre o estudo da política fiscal, competitividade, eficiência e justiça do sistema fiscal encomendado pelo Governo este ano. Uma das primeiras tarefas do próximo Executivo será avaliar estas propostas elaboradas por um conjunto de fiscalistas, entre os quais se contam ex-secretários de Estado, designadamente Rogério Fernandes Ferreira, Amaral Tomaz e António Carlos dos Santos.



Como António Costa e Rui Rio vão deixar Lisboa e o Porto em 2013, Diário Notícias de 13-10-2009
 

Como estará a capital se António Costa cumprir as suas promessas? A cidade será invadida por pistas para bicicletas e corredores verdes, o Terreiro do Paço terá a cara lavada, processo que também deverá começar no Parque Mayer. Além disso, o Metro chegará ao Aeroporto e haverá mais hortas na cidade. O Mercado do Bolhão, o Palácio de Cristal, os prédios da Baixa e vários bairros sociais terão o mesmo destino: a reabilitação. Mais incerto será o futuro da cultura da cidade que daqui a quatro anos já terá sofrido os efeitos do prometido "plano municipal da cultura" de que Rui Rio falou na última entrevista ao DN.



Só uma escola pública entre as 20 melhores do 'ranking', Diário Notícias de 13-10-2009
 

A tabela das escolas com melhores resultados nos exames nacionais deste ano volta a ser liderada pelos colégios privados. Entre as 20 melhores escolas no ranking de 2009 encontramos novamente apenas uma pública, a Secundária Aurélia de Sousa, do Porto... em vigésimo lugar. A honra das escolas públicas é salva pelo Conservatório de Braga, que teve o melhor resultado a Português. Na Matemática, o ensino baseado nos preceitos jesuítas do Colégio de S. João de Brito, em Lisboa, foi o que deu mais frutos. Ao todo, 80% das escolas tiveram positiva nos exames nacionais.



Saiba qual é a escola ideal para o seu filho , I de 13-10-2009
 

As médias, já se sabe, enganam - e por isso todas as leituras dos rankings devem ser cautelosas. Lisboa, Coimbra, Aveiro e Porto são os distritos com as melhores médias globais, o que não impede que tenham algumas das escolas com piores resultados do país, em bairros problemáticos como o Cerco, no Porto. Igualmente sinuosa é a leitura da eterna dicotomia público/privado. O ensino privado continua a ter um peso esmagador e ocupa 22 dos primeiros 25 lugares da tabela geral. Mas esse número baixa quando se consideram só as escolas com pelo menos 100 provas realizadas. Grande parte dos estabelecimentos privados têm um número reduzido de alunos.



Mota-Engil é a construtora que mais sobe em bolsa no mundo, Jornal Negócios de 13-10-2009
 

A Mota-Engil continua imparável em bolsa. Ontem esteve a subir mais de 4%. No final da sessão acumulava uma valorização de 29% no espaço de um mês. O que coincide com o início da campanha para as eleições legislativas. É o melhor desempenho entre 151 construtoras de todo o mundo. Como previram os analistas, a vitória do Partido Socialista (PS) nas eleições legislativas de há duas semanas fez subir as acções da Mota-Engil, com os investidores a anteciparem um crescimento das receitas, fruto da aposta do novo Governo nas grandes obras públicas



Mulher, 76 anos, Nobel da Economia, Jornal Negócios de 13-10-2009
 

Após 41 anos, finalmente um prémio Nobel da economia para uma mulher, Elinor Ostrom, da Universidade da Califórnia em Berkeley. Mas a distinção de Ostrom ganha importância ainda por um outro factor: dedicou a sua vida ao estudo da "governance" em economia, um tema de estudo que partilha com o outro laureado de 2009, Oliver Williamson. No meio da actual crise, marcada por um colapso de um edifício institucional suportado na crença nas virtudes da economia pura de mercado e dos contratos associados, o comité do banco central sueco parece ter pretendido evidenciar a importância de se estudarem melhor as instituições.



Casais poderão entregar papéis do IRS em separado, Jornal Notícias de 13-10-2009
 

A tributação em separado dos agregados familiares é uma das propostas que constam de um dos estudos sobre competitividade e justiça do sistema fiscal, que hoje, terça-feira, são apresentados. Também se prevê a redução dos escalões. Consolidar o actual modelo de tributação do rendimento sobre as pessoas singulares (IRS), mas simplificando-o. É esta a orientação geral do relatório sobre impostos que hoje é apresentado no Ministério das Finanças. Ao que o JN apurou, uma das linhas de orientação propostas passa pela possibilidade de os agregados familiares poderem apresentar a declaração de IRS em separado, mesmo que sejam casados.



Diálogo para governar quatro anos, Jornal Notícias de 13-10-2009
 

O surpreendente resultado do PS nas autárquicas reforça o poder de José Sócrates na fase crucial da formação do novo Governo. Mas chegou a hora de decidir entre um parceiro estável ou a "pesca à linha", de apoios pontuais. O PS ultrapassou os dois milhões de votos, consolidando a implantação eleitoral das legislativas, e aproximou-se tanto do mais directo adversário no que respeita ao número de câmaras conquistadas que o título de "grande partido autárquico" já não encaixa em pleno no PSD. Acresce que os social-democratas ainda agora começaram a lamber as feridas de uma vitória eleitoral que, em vez de pacificar, promete abrir um conturbado período de crise interna.



"Bento não sairá pela porta pequena", O Jogo de 13-10-2009
 

O presidente do Sporting bate-se hoje em AG pelo plano de restruturação financeira do clube. E anuncia um modelo de governo "coerente" para futebol e modalidades.



CGD e Tesouro moçambicano criam banco, OJE de 13-10-2009
 

A Caixa Geral de Depósitos e o Tesouro moçambicano vão lançar um banco de investimento com posições accionistas idênticas. O arranque da instituição financeira acontecerá até final do primeiro trimestre de 2010 e o futuro banco terá um capital social de 500 milhões de dólares, disse o vice-presidente da Caixa, Francisco Bandeira, à margem da apresentação de um novo fundo de capital de risco do grupo. A administração e gestão do banco será exercida de forma rotativa entre a Caixa e as autoridades moçambicanas, mas ainda se sabe de quem será a gestão do primeiro mandato. Este banco é uma réplica daquilo que a Caixa já fez em Angola, com a criação de um outro banco de investimento a 50%, mas com a Sonangol, a petrolífera angolana.



Economia no feminino pela primeira vez, OJE de 13-10-2009
 

A norte-americana Elinor Ostrom tornou-se ontem a primeira mulher laureada com o prémio Nobel de Economia que partilha com o seu compatriota Oliver Williamson pelo seu trabalho sobre governação das empresas e gestão de recursos naturais.



Fuga aos certificados de aforro dispara, OJE de 13-10-2009
 

O ritmo de fuga dos investidores aos certificados de aforro voltou a acelerar em Setembro atingindo o valor mais alto desde Setembro de 2008, mês em que o Lehman Brothers decretou falência lançando a segunda vaga da crise financeira mundial. Segundo dados divulgados ontem pelo Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP), em Setembro, o saldo entre emissões (entrada) e amortizações (saída) de certificados de aforro registou um saldo negativo de 51 milhões de euros. Foram emitidos 53 milhões de euros em novos certificados e resgatados 104 milhões de euros, informou o IGCP. A forte descida das taxas de juro feitas pelo Banco Central Europeu (BCE) para enfrentar a crise levou à queda das taxas Euribor à qual estão indexados os certificados de aforro, tornando estes activos cada vez menos atractivos para os investidores.



Peritos querem que Estado cobre taxa de 20% sobre lucros na bolsa, Público de 13-10-2009
 

O relatório do grupo de trabalho nomeado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para o estudo da política fi scal, que hoje será apresentado em Lisboa, defende a tributação das mais-valias obtidas nas bolsas. "A nosso ver (...), a perda de receita e a redução da equidade parecem-nos bem mais importantes do que um suposto factor de apoio ao mercado de capitais. Em países como a Espanha ou o Reino Unido, tributam-se estes ganhos e não é por isso que o seu mercado de capitais se ressente", lê-se no relatório.



Sócrates tem dez dias para formar governo e mostrar um programa, Público de 13-10-2009
 

Começou a contagem decrescente: a partir de hoje, o primeiro-ministro indigitado tem dez dias para formar governo e apresentar o respectivo programa à Assembleia da República. Deverá ser um executivo que, segundo afirmou José Sócrates à saída da reunião com o Presidente da República, deve ser "estável, responda aos problemas do país" e tenha um horizonte de quatro anos. E que poderá tomar posse na próxima segunda-feira, data prevista pela conferência de líderes informal que ontem se reuniu no Parlamento. Tendo em mente as questões da governabilidade, palavra-chave do léxico socialista desde as legislativas de 27 de Setembro, José Sócrates vai agora começar a ronda informal com os partidos da oposição tal como prometeu na noite eleitoral.



Tudo em pratos limpos, Record de 13-10-2009
 

Em dia de assembleia geral, o presidente do Sporting explica o plano financeiro que submete à aprovação dos sócios, mas abre o jogo em relação a outras matérias. O líder do conselho diretivo, de 48 anos, fala da pressão que a equipa de Bento tem suportado.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream