12 outubro 2009

Manchetes do Dia - 12-10-2009

Segunda, 12 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

Absoluto, 24 Horas de 12-10-2009
 

Uma vitória sofrida. Já se estava bem dentro de segunda-feira quando António Costa finalmente desceu do último andar do Hotel Altis, onde esteve reunido com Helena Roseta e Sá Fernandes, para assumir a vitória. A dúvida se iria ter maioria absoluta ou não - e a demora de Santana Lopes em assumir a derrota - demoraram o socialista. Apesar da vitória ter sido anunciada cedo, a tensão não se afastou um único minuto do 13º piso do Altis. Já passava da uma da manhã quando Costa começou a falar, agradecendo a "honra" que lhe deram ao elegê-lo. "Desta vez temos quatro anos pela frente para realizar o mandato", afirmou.



Simão quis imitar Cantona, A Bola de 12-10-2009
 

Festejo do extremo da Selecção Nacional foi, no geral, mal interpretado. Jogador português queria apenas imitar uma célebre pose do avançado francês. Sem polémica, portanto... Foi, sem dúvida, um dos casos que ficou pendente do jogo de anteontem: a comemoração (ou a ausência dela...) de Simão Sabrosa no primeiro golo da Selecção Nacional frente à Hungria. Decorria o minuto 18, Ronaldo remata e, na recarga, Simão, em esforço, dispara sem hipóteses para o guarda-redes húngaro. O extremo do Atlético Madrid ainda esboçou uma corrida para a linha de fundo mas, subitamente, parou, ficou com o rosto sério, não comemorou. E, subitamente, o País questionou-se sobre o porquê de tal atitude. Afinal, Cristiano Ronaldo estava ali mesmo ao lado, era só abraçarem-se. «Estão chateados? Não se falam», perguntaram alguns; «Não quis celebrar com a Luz?», pensaram outros.



Onda rosa dá Costa em Lisboa, Correio Manhã de 12-10-2009
 

António Costa conquistou maioria absoluta. O candidato do PS obteve 44 por cento dos votos (123 372 votos), elegendo nove dos 17 vereadores em Lisboa. "O PS teve hoje um resultado histórico na cidade de Lisboa, ao alcançarmos a maioria absoluta", assinalou o candidato socialista perante uma sala cheia de apoiantes que o foram apoiar ao Hotel Altis. De mãos dadas e erguidas com os candidatos Helena Roseta e com José Sá Fernandes – com quem chegou a acordo antes das eleições –, António Costa subiu ao palanque e fez uma leitura política deste resultado: "Quem percebeu que unir por Lisboa era o caminho, ganhou; quem não quis unir por Lisboa, perdeu", começou por dizer o socialista, que com as contas bem feitas assegurou: "Este é o melhor resultado de sempre alcançado no concelho de Lisboa e em qualquer tipo de eleição numa lista apresentada pelo Partido Socialista." E acrescentou: "Esta é a primeira vez desde 1976 que a Direita coligada é derrotada nas Autárquicas em Lisboa."



PGR e Judiciária querem ter acesso mais rápido a contas bancárias, Diário Económico de 12-10-2009
 

A Procuradoria-geral da República e a Polícia Judiciária querem ter acesso facilitado às contas bancárias de suspeitos da prática de crimes graves. Responsáveis das duas instituições estiveram reunidos na semana passada e assinaram um memorando de entendimento ("Projecto Fénix") em que apelam a uma alteração à lei. O objectivo é, por um lado, facilitar a apreensão de bens que pertencem a alegados criminosos ("contas bancárias, barcos, automóveis, bens mobiliários e jóias" lê-se no memorando) e, por outro lado, apelar à criação de uma base de dados com todas as contas bancárias existentes em Portugal para que a justiça aceda de forma imediata, após o aval do Banco de Portugal.



Sócrates reclama vitória após conquista difícil em Lisboa, Diário Económico de 12-10-2009
 

A disputa eleitoral em Lisboa, taco a taco até à última hora, acabou por tornar longa uma noite que se previa curta. António Costa venceu a câmara, elegeu nove vereadores, enquanto Santana se ficou pelos sete. Das mais de 4.500 eleições de ontem em 308 municípios existem cinco dados a reter: o PSD continua a ser o maior partido autárquico (venceu em 133 câmaras, menos 24 do que em 2005), o PS recuperou terreno (ganhou mais 17 câmaras do que há quatro anos), enquanto a CDU perdeu peso (passou de 32 para 28 autarquias) e o Bloco e o CDS mantiveram, apenas, uma presidência de câmara. Sete listas de independentes vão governar autarquias.



Vitória do PSD e o melhor PS autárquico, Diário Notícias de 12-10-2009
 

A noite autárquica começou com declarações de vitória de todos os lados, acabou com PS e PSD em nervoso miudinho à espera dos resultados de Lisboa. A balança pendeu para o PS: António Costa repete o mandato na capital, conseguindo a maioria no executivo camarário. No Porto, Rui Rio, à frente da coligação PSD/CDS, consegue nova maioria absoluta. Numas eleições fortemente polarizadas entre o PS e o PSD, os sociais-democratas mantêm-se como o partido com maior número de presidências de câmara. Mas com uma descida assinalável face às últimas autárquicas: dos 157 municípios ganhos em 2005 o PSD cai agora para 138 (116 a título individual, as restantes em coligação com o CDS/PP).



PS ganha em número de votos. PSD conquista mais câmaras, I de 12-10-2009
 

Uma noite muito boa para o PS, apesar de não ter a presidência do maior número de câmaras: a Associação Nacional de Municípios (ANMP) continua nas mãos do PSD, mas o PS tem mais votos, mais mandatos, ganha Lisboa com maioria absoluta, conquista Leiria ao PSD e Beja ao PCP. A derrota clamorosa no Porto e a perda de Faro foram compensadas pela recuperação de terreno autárquico relativamente a 2005: mais 22 presidências de câmara. A satisfação de José Sócrates explica-se facilmente: o PS sozinho bateu-se contra várias coligações globais PSD/CDS e desta vez, os votos que insuflaram o Bloco de Esquerda desapareceram como por encanto.



Investir em bolsa garante 5% ao ano com baixo risco, Jornal Negócios de 12-10-2009
 

Um rendimento anual estável e quase certo pode ser obtido investindo a médio prazo em empresas que nunca baixaram dividendos nos últimos cinco anos. Mais de uma dezena de empresas da Zona Euro distribuíram sempre lucros e garantiram taxas de dividendo da ordem dos 5%, acima do que se obtém noutras alternativas.



Saiba como Rio e Costa vão governar no Porto e em Lisboa, Jornal Negócios de 12-10-2009
 

A contagem dos votos do concelho do Porto terminou tendo dado maioria absoluta a Rui Rio. A coligação PSD/CDS conseguiu eleger sete vereadores contra cinco do PS e um da CDU. Rui Rio captou 47,48% dos votos no concelho do Porto, ou seja, elegeu sete vereadores. Elisa Ferreira, do PS, elegeu cinco vereadores, ou seja 34,7% dos votos, e a CDU conseguiu arrecadar 9,8%, ou seja, um vereador. "Uma vitória histórica", foi assim que António Costa qualificou os resultados da sua candidatura à Câmara de Lisboa, tendo conseguido uma maioria absoluta. António Costa destacou esta noite a "vitória histórica, ao alcançarmos a maioria absoluta".



António Costa ganha com maioria absoluta, Jornal Notícias de 12-10-2009
 

Pouco mais de cinco pontos percentuais, suficientes para uma diferença de dois mandatos, separaram domingo os resultados obtidos pelo PS e pelo PSD na corrida eleitoral à presidência da Câmara de Lisboa. Depois de obter 29,49 por cento dos votos, equivalentes a seis mandatos, nas eleições intercalares de 2007, o candidato socialista e actual presidente do executivo, António Costa, conquistou mais três mandatos (44,01 por cento), depois de incluir na sua lista "Unir Lisboa" o movimento Cidadãos por Lisboa, liderado por Helena Roseta, e o ex-candidato bloquista José Sá Fernandes.



PSD coligado obtém mais sete câmaras do que o PS, Jornal Notícias de 12-10-2009
 

O PSD manteve domingo o estatuto de força política com maior número de presidências de câmara, com 138, mas viu o PS aproximar-se e atingir as 131, nas eleições autárquicas. Ainda com dois municípios dos 308 por apurar, os sociais-democratas garantiram 116 lideranças de câmaras municipais, às quais se somam 22 vitórias em coligação: 19 coligações com o CDS-PP, duas em que participam também o PPM e o MPT e uma outra em que os "laranjas" se juntaram aos monárquicos. Os socialistas garantiram 130 mandatos presidenciais locais, seguindo-se a CDU, com 28.



Ronaldo: "Vou a Guimarães para festejar", O Jogo de 12-10-2009
 

Cristiano Ronaldo já estava ontem à tarde em Madrid, onde fez uma ressonância magnética que confirmou uma paragem de três a quatro semanas, mas vai voltar a Portugal quarta-feira para apoiar a Selecção Nacional no jogo com Malta, que poderá carimbar o passaporte para o play-off de acesso ao Mundial'2010. E foi depois de ser visto pelo departamento médico do Real Madrid, no Hospital Sanitas La Moraleja, onde recebeu a visita de Jorge Valdano, director-geral do clube "merengue", que falou a O JOGO. Triste pela lesão, mas optimista quanto ao apuramento de Portugal para o play-off, Ronaldo anunciou a novidade. "Vou pedir ao Real Madrid que me deixe ir a Guimarães ver o jogo para estar com os meus companheiros, pois quero estar com eles e quero ir festejar. É algo que havia prometido a Carlos Queroz", revelou.



Prisa poderá integrar sócio financeiro, OJE de 12-10-2009
 

A Prisa, maior accionista da Media Capital, poderá anunciar nos próximos dias a integração de um sócio financeiro no grupo, de acordo com fontes próximas do processo contactadas pelo site El Confidencial. O negócio poderá ser concretizado através de um aumento de capital que oscilaria entre a venda de 80 e 100 milhões de acções, o que suporia um valor final entre os 280 e os 350 milhões de euros, segundo o preço de fecho de quinta-feira, e a redução da dívida de cerca de 5 mil milhões de euros.



ACEGE lança fundo de 2,5 milhões, OJE de 12-10-2009
 

A ACEGE, Associação Cristã de Empresários e Gestores de Empresas vai lançar um fundo de capital de risco no valor de 2,5 milhões de euros, podendo ser duplicado a breve prazo. Os participantes fundadores do fundo, que terá o nome de "Bem Comum", incluem o grupo José de Mello, o BES, o Banco Santander Totta, a CGD e o Montepio. O gestor Nuno Fernandes Thomáz, que está a dinamizar a operação, disse ao OJE que este valor de 2,5 milhões de euros constituirá a primeira fase deste fundo, já que o objectivo é duplicar o valor, caso se concluam com êxito as negociações para a participação do IAPMEI e da InovCapital.



O mapa da China de Weiwei, OJE de 12-10-2009
 

"Mapa da China", a obra de Ai Weiwei construída com madeira proveniente de templos da dinastia Qing, na Casa das Artes de Munique. A exposição dedicada àquele artista chinês, intitulada "Ai Weiwei. So sorry", está patente até 17 de Janeiro.



PS com mais votos, PSD com mais câmaras, Público de 12-10-2009
 

Embora o PSD permaneça o partido com maior número de presidências de câmara - 140 - e, portanto, continue líder da Associação Nacional de Municípios Portugueses, o PS é o vencedor político das eleições autárquicas: subiu em número de presidências de câmara de 110 para 131 e obteve a maior percentagem de votos, com 37,67 pontos, atingindo mais de dois milhões de votos. Além disso, o resultado dos socialistas é engrandecido pela manutenção da capital, Lisboa, e de cidades como Évora. E também pelo aumento do número de capitais de distrito: em Leiria elege Raul de Castro contra Isabel Damasceno do PSD e em Beja os socialistas elegem Jorge Pulido Valente, numa câmara que era do PCP desde o 25 de Abril.



«Quase me saltava o coração», Record de 12-10-2009
 

Pablo Aimar está nas nuvens. Não dá para disfarçar. Reencontrou o seu melhor futebol e conseguiu a titularidade à primeira convocação na era Maradona. O regresso à seleção e ao Estádio Monumental foi abrilhantado com uma assistência para golo e uma vitória que soou a milagre. Nada que a Igreja Maradoniana não tivesse previsto, mas para El Mago o futuro faz-se de objetivos concretos que não passam unicamente pela alviceleste. "Tudo me está a correr bem. É claro que quero estar no Mundial com a Argentina e seria perfeito se pudesse ganhar a Liga com o Benfica. Seria fantástico", disse a Record, minutos depois de ter festejado o triunfo (2-1) sobre o Peru. A cabeça do médio está também em Portugal: com Di María, rejubilou com a vitória em Paços de Ferreira, que mantém as águias nos calcanhares do Sp. Braga.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream