09 outubro 2009

Manchetes do Dia - 09-10-2009

Sexta, 9 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

Votem lá em mim, que eu não posso!, 24 Horas de 09-10-2009
 

São candidatos a câmaras municipais ou juntas de freguesia, mas no domingo, quando colocarem o boletim de voto na urna, não poderão votar neles próprios. E porquê? Não se trata de modéstia ou excesso de confiança. A razão é bastante simples: estão recenseados noutras localidades. Este é o caso de Luís Filipe Menezes, um representante na autarquia de Gaia, Macário Correia, que troca Tavira por Faro, e Fernando Seara, que apesar de estar há oito anos no comando de Sintra continua a votar... em Viseu.



"Sonho ver Portugal pintado de vermelho", A Bola de 09-10-2009
 

O defesa-central do Benfica está entusiasmado com a carreira da equipa e até se arrepia quando chega aos estádios e vê aquilo a que chama de ' massa vermelha'. Mas não se deslumbra, tanto mais que vê no Sp. Braga um candidato para ficar. Importante é seguir-lhe nos calcanhares. Quanto a Falcao, Deus quis que fosse dragão...



Fraudes de 118 milhões no rendimento mínimo, Correio Manhã de 09-10-2009
 

As fraudes no Rendimento Social de Inserção (RSI) ascenderam num ano e meio a 118 milhões de euros, de acordo com uma estimativa feita pelo CM com base nos indicadores do Instituto da Segurança Social (ISS).



Camião explode e faz dois mortos, Correio Manhã de 09-10-2009
 

"Ouvi um estrondo enorme. Fui a correr e quando cheguei eram labaredas gigantes. Vi duas pessoas a arder". António Araújo, que mora perto da zona industrial de Vila do Conde, onde ontem uma explosão matou pelo menos duas pessoas – uma das vítimas é Albino Gomes, 47 anos, da localidade de Gião – e feriu seis, ainda não se tinha refeito do susto. Foi das primeiras pessoas a chegar à Varziela e a deparar-se com um cenário de horror. A explosão de um camião cisterna, à frente de uma fábrica de resíduos e óleos (Safetykleen Portugal) transformou a zona industrial no que parecia ser um cenário de guerra. "Foi assustador, nunca vi nada assim", continua Eva Leal, que também vive nas imediações.



Microsoft garante investimento de 526 milhões em Portugal , Diário Económico de 09-10-2009
 

A retoma começa a fazer-se sentir no sector das novas tecnologias. Prova disso é que a Microsoft e a sua rede de parceiros - constituída por cerca de quatro mil empresas - vão investir em Portugal um total de 526 milhões de euros, nos próximos quatro anos. A conclusão é da consultora IDC, que adianta que em 2009 a multinacional norte-americana, em conjunto com os seus parceiros, vão gerar mais de 1,6 mil milhões de euros em receitas em Portugal. O "ecossistema" Microsoft inclui a própria empresa norte-americana, bem como os seus parceiros e profissionais que trabalham com os seus produtos.



Escolha o telemóvel inteligente que é certo para si, Diário Económico de 09-10-2009
 

Aceder aos e-mails, navegar na Internet e resolver um problema de trabalho urgente enquanto toma banhos de sol numa praia das Caraíbas sem se levantar da espreguiçadeira? Se antes esta realidade era acessível apenas a alguns, a massificação dos 'smartphones' torna este cenário cada vez mais plausível para a maior parte da população. Talvez não numa praia das Caraíbas, mas certamente numa esplanada à beira-rio.



Lula da Silva elogia estreia do 'Brasil Econômico', Diário Económico de 09-10-2009
 

Cerca de 200 empresários, políticos e gestores de algumas das maiores indústrias brasileiras reuniram-se, ontem, em São Paulo para o lançamento oficial da primeira edição do Brasil Econômico. O arranque do novo jornal do grupo Ongoing, proprietário do Diário Económico, Weekend Económico, Económico.pt e do projecto Económico TV, que deverá arrancar até ao final do ano, ficou ainda marcado pela mensagem do presidente Lula da Silva, que destacou a contribuição dos media para o desenvolvimento de uma sociedade democrática.



Crime em Portugal obriga GNR a recusar missões, Diário Notícias de 09-10-2009
 

O comandante-geral da Guarda Nacional Republicana (GNR) tem vindo a recusar, a princípio regularmente e nos últimos tempos sistematicamente, convites que são dirigidos à Guarda pelas Nações Unidas ou pela União Europeia, para nomear oficiais para funções de direcção em missões internacionais destas entidades. Concentrar todos os esforços do efectivo - que neste momento tem um saldo negativo em relação ao ano passado - no combate à insegurança no território nacional tem sido a justificação ouvida pelos oficiais.



"Santana tem uma visão infantil da cidade", Diário Notícias de 09-10-2009
 

António Costa, actual presidente da Câmara de Lisboa e candidato a um segundo mandato, tem uma estimativa de resultados de 45 %, uma vantagem folgada face ao seu principal opositor nestas eleições autárquicas, Pedro Santana Lopes que obtém 33%. Segundo uma sondagem realizada pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para o DN, JN, RTP e Antena1, a CDU de Ruben de Carvalho consegue 9% dos votos dos lisboetas enquanto Luís Fazenda, candidato do BE, deverá recolher 8% dos votos.



Ministério Público quer punir autor das denúncias anónimas contra Sócrates, I de 09-10-2009
 

É mais um cruzamento que se abre no sinuoso percurso do processo Freeport. O Ministério Público determinou a abertura de um inquérito para investigar a autoria e circunstâncias em que nasceu a carta anónima recebida, há pouco mais de um mês, pela Polícia Judiciária, envolvendo um primo de José Sócrates nas suspeitas de corrupção no licenciamento do outlet de Alcochete. Perante a confirmação de que as informações dadas são "objectivamente falsas", a carta foi remetida para o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa "para o devido procedimento penal".



Já há mais empresas municipais do que municípios, Jornal Negócios de 09-10-2009
 

Uma Câmara Municipal não é só uma Câmara. À sua volta, gravitam associações, fundações, cooperativas, empresas municipais e intermunicipais e serviços municipalizados que receberam competências delegadas. Além dessas entidades, que compõem o chamado sector empresarial local, há ainda sociedades nas quais as autarquias participam com capital. Ao todo, são 709 entidades para 308 autarquias. Uma relação de 2,4 para 1, que, ao contrário das expectativas, tem vindo a crescer. Durante vários anos, as empresas municipais foram olhadas de viés pela Administração Central do Estado e pelos próprios organismos de controle, porque fugiam à sua fiscalização. Em 2006, o secretário de Estado da Administração Local, reconhecia que "há empresas puramente fictícias" e anunciava a preparação de um novo pacote legislativo.



Governo altera regras para beneficiar Lisboa, Jornal Notícias de 09-10-2009
 

O Governo mudou, há três semanas, o regulamento do FEDER e do Fundo de Coesão, viabilizando o desvio de verbas das regiões mais pobres para Lisboa. Portugal negociou essa excepção, no QREN, com a Comissão Europeia. Segundo apurámos, a queixa apresentada pela Junta Metropolitana do Porto, precisamente contestando o desvio de milhões para a capital do Quadro de Referência e Estratégico Nacional (QREN), não deverá ter acolhimento por parte da Comissão Europeia. A transferência deverá ser considerada regular. Contactada pelo JN, a Junta Metropolitana do Porto assegura que ainda não foi notificada de qualquer posição da Comissão Europeia e mantém a convicção de que o desvio é ilegal.



Inferno em Vila do Conde, Jornal Notícias de 09-10-2009
 

Um cenário de destruição, carros desfeitos, pânico e muitas chamas foi o que se viveu ontem na zona industrial da Varziela, em Vila do Conde. Uma explosão de causas indeterminadas fez um morto e seis feridos, um deles grave. Dezenas de armazéns, ruas estreitas pejadas de carros, inúmeros trabalhadores a sair dos empregos na zona industrial da Varziela, em Mindelo, Vila do Conde, quando, às 18.40 horas, uma violenta explosão mandou pelos ares pedaços de bidões de óleo, restos de aço e ferro. "Foi o inferno!", diz quem ouviu e teve pernas para fugir da Rua da Rotunda, epicentro da catástrofe, onde durante horas arderam os armazéns da empresa Codisa, do grupo europeu SafetyKleen, firma especializada em sistemas de lavagens de peças e recolha de resíduos perigosos.



"Benfica está no bom caminho", O Jogo de 09-10-2009
 

Sorridente como raramente se viu em Portugal, Katsouranis parece outro. Os ares da Grécia fazem-lhe bem, mas são muitos os sorrisos que solta quando recorda os três anos que passou no Benfica, apesar de também ter vivido momentos maus.



BCE sem pressa para subir taxas de juro, OJE de 09-10-2009
 

O Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse ontem que o nível actual das taxas de juro na Zona Euro é "apropriado" e destacou a ausência de pressões inflacionistas a médio prazo, dois sinais de que não deverá haver novas subidas nos próximos meses no preço do dinheiro. Trichet falava na tradicional conferência de imprensa que se realizou após o anúncio das decisões de política monetária do BCE, cujo conselho de governadores se reuniu este mês em Veneza. Como esperado, a instituição manteve as suas taxas inalteradas, com a principal taxa de referência no mínimo histórico de 1%, um movimento semelhante ao anunciado ontem pelo Banco de Inglaterra que manteve os juros em 0,5%, o nível mais baixo de sempre.



S. Sierra com 4º shopping na Alemanha, OJE de 09-10-2009
 

O presidente executivo da Sonae Sierra, Álvaro Portela, anunciou ontem que a empresa ganhou o concurso internacional para um novo centro comercial em Garbsen, o quarto da empresa do universo Sonae na Alemanha. "A Sonae Sierra ganhou o concurso internacional e, neste momento, está-se a desenvolver o processo de licenciamento que é longo e complexo", afirmou Álvaro Portela em conferência de imprensa para apresentação do terceiro centro comercial da Sonae na Alemanha, o Loop 5, que abre hoje as portas ao público. Em declarações à agência Lusa, o presidente da Sonae Sierra disse que o projecto do novo centro comercial, "no centro de Garbsen, uma nova cidade, nos arredores de Hannover, deve ter licenciamento e financiamento assegurado no próximo ano para avançar".



Nicole Kidman assina na Omega, OJE de 09-10-2009
 

A actriz australiana Nicole Kidman esteve ontem na boutique da Omega em Nova Iorque, onde assinou, além da sua própria fotografia, uma série de relógios Constellation cuja venda vai reverter para o fundo da ONU para o desenvolvimento da Mulher.



Valorização do euro face ao dólar adia por tempo indefinido a subida das taxas de juro, Público de 09-10-2009
 

O Banco Central Europeu manteve ontem as suas taxas de juro inalteradas após uma reunião do Conselho de Governadores, realizada desta vez em Veneza. Ninguém esperaria outra decisão, uma vez que a economia só agora começa a sair da recessão, a inflação permanece em terreno negativo e, factor importante na actual conjuntura, o euro está a valorizar-se rapidamente face ao dólar. Mas, uma vez que os países do G20 começam a subir as suas taxas, aguardava-se com expectativa os sinais que o BCE deixava para o futuro.



"Mais do que grandes obras, as pessoas exigem qualidade de vida no seu bairro", Público de 09-10-2009
 

António Costa assume as diferenças com o seu adversário Santana Lopes: é a política da criação de equipamentos, creches, escolas, de pequenas melhorias para que "as pessoas voltem a gostar de viver nos seus bairros", contra a política dos túneis e das grandes obras. Teresa Gouveia, administradora da Gulbenkian e antiga ministra dos Negócios Estrangeiros, pediu-lhe uma câmara municipal mais próxima dos cidadãos. Costa disse-lhe que isso irá acontecer.



Ronaldo quer pode e joga, Record de 09-10-2009
 

Cristiano Ronaldo está apto, quer e vai jogar amanhã à noite frente à Hungria. O capitão da Seleção Nacional assume o seu papel num jogo decisivo para Portugal manter em aberto a possibilidade de disputar o Mundial'2010, que poderá tornar-se numa pequena guerra, se os húngaros reeditarem no Estádio da Luz o tipo de jogo duro já evidenciado há um mês, em Budapeste. Aliás, a dureza húngara foi recordada pelo próprio Cristiano Ronaldo na chegada para o estágio, em Óbidos, na passada segunda-feira. No dia seguinte foi Carlos Queiroz, questionado pelos jornalistas sobre o tema, a sublinhar que, no seu entender, a conduta de alguns jogadores da Hungria roçara a violência. Em resposta às críticas portuguesas, o diretor de comunicação da federação húngara, Peter Serenyi, insurgiu-se contra Carlos Queiroz.



Sócrates preparado para OE ser aprovado por maioria simples, Semanário de 09-10-2009
 

Manuela Ferreira Leite afastou esta semana a hipótese de "ajudar" o governo socialista na aprovação do Orçamento de Estado para 2010 mas, ao que o Semanário apurou, José Sócrates está preparado para que o Orçamento seja aprovado apenas por maioria simples. Recorde-se que para ser viabilizado o OE não precisa de maioria absoluta e que o programa do governo não necessita de votação expressa.



PSD: novo líder em Março, SOL de 09-10-2009
 

«No momento em que a presidente do PSD anunciar a convocação de directas o partido entra em campanha eleitoral», justifica um vice-presidente de Manuela Ferreira Leite. Este argumento de assegurar a estabilidade do partido num momento decisivo para o país, como o da discussão do OE, e do sentido de responsabilidade de Ferreira Leite e da sua direcção não convence, porém, aqueles que lhes são menos próximos.



Só 30 Câmaras deverão mudar, SOL de 09-10-2009
 

É com essa margem de conforto que a direcção do PSD parte para as eleições de domingo, tendo fixado como objectivo ter mais câmaras, mais juntas de freguesia, mais mandatos e maior número de votos do que os socialistas. Detêm actualmente 158 câmaras (algumas delas em coligação com outros partidos), um cenário que até a direcção reconhece que não será fácil repetir. No balanço final, o PSD admite a possibilidade de ficar, no máximo, com menos 12 câmaras. No que toca às capitais de distrito, porém, não contam perder nenhuma das que lideram e ainda apostam forte na conquista de Faro, com Macário Correia.



"Ajudei a pagar hospitalização de Salazar", SOL de 09-10-2009
 

Na entrevista que assinala o seu 90º aniversário, José Hermano Saraiva abre o livro. Fala sobre o clima de direita que se vivia na família, os tempos de advogado, as patifarias de Adriano Moreira e a traição de Marcello Caetano.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream