08 outubro 2009

Manchetes do Dia - 08-10-2009

Quinta, 8 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

"Não vai ser um bruxo a fazer mal ao meu filho", 24 Horas de 08-10-2009
 

Dolores Aveiro garante ao 24horas que não vai ser um feiticeiro a fazer mal ao filho e acredita que o homem em causa, além de "doente", está a querer ganhar protagonismo e dinheiro. Mas da família de Ronaldo "não vai levar nenhum".



Bettencourt acredita que Paulo Bento vai vencer esta crise, A Bola de 08-10-2009
 

Dirigente falou longamente com Paulo Bento e Pedro Barbosa e ouviu ainda explicações de Pedro Mil-Homens e Gomes Pereira, reforçando convicção de que as coisas vão melhorar. José Eduardo Bettencourt não se sentou e cruzou os braços à espera que a situação do Sporting mude. E, nesse sentido, o presidente, logo na terça-feira, quis saber tudo, ponto por ponto, área por área, e com a máxima profundidade, tanto em relação ao futebol de formação, como ao futebol profissional, da mesma forma que se informou acerca da área médica.



Tornado destrói casas no Ribatejo, Correio Manhã de 08-10-2009
 

Sem electricidade nem telefone, foi à luz do telemóvel que Maria Helena se levantou da cama e foi ter com a mãe, Alzira, de 85 anos. A casa onde residiam, em Picoinas, Ferreira do Zêzere, foi destruída ontem de madrugada por um minitornado. O temporal atingiu também outras zonas do País, como Resende, onde um homem morreu esmagado por uma pedra. Em Ferreira do Zêzere, o minitornado destruiu três dezenas de casas e barracões agrícolas e arrancou centenas de árvores, numa extensão de quatro quilómetros. Seis pessoas ficaram desalojadas e estão a ser apoiadas pela Protecção Civil.



Família Champalimaud sequestrada, Correio Manhã de 08-10-2009
 

Mafalda e o marido jantavam à mesa com os quatro filhos, entre os quais um bebé com apenas um mês, quando seis homens armados invadiram o rés-do-chão da vivenda na Nossa Senhora do Carmo, em Cascais. Luvas, caras tapadas e facas em punho, tinham acabado de entrar em casa de uma neta e bisnetos do falecido multimilionário António Champalimaud. Pais e filhos foram ameaçados e mantidos sob sequestro numa casa de banho durante uma hora, anteontem, enquanto os assaltantes roubaram mais de 30 mil euros em dinheiro e jóias da família. Antes de partirem, ainda se sentaram à mesa a comer.



TAP vai negociar com pilotos mas sem garantia de aumentos, Diário Económico de 08-10-2009
 

Uma nova ronda de negociações entre da TAP e os pilotos da companhia de bandeira poderá trazer fumo branco ao diferendo que separa a administração da transportadora e o Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC). As partes decidiram, após uma reunião que demorou cerca de 50 minutos, "retomar as negociações", como disse fonte oficial da TAP, que se escusou a fazer mais comentários. Já fonte oficial do SPAC preferiu remeter-se ao silêncio. Em cima da mesa está a renegociação do Acordo de Empresa (AE), que visa também a revisão salarial dos pilotos.



Estradas de Portugal precisaram de empréstimo urgente para pagar SCUT, Diário Económico de 08-10-2009
 

A Estradas de Portugal (EP) continua aflita para cumprir as suas obrigações. A empresa teve de recorrer a um empréstimo de 60 milhões de euros directamente do Estado para conseguir pagar as rendas às concessionárias das SCUT, que são a Mota-Engil, Ferrovial, Eiffage-Sonae Capital e Soares da Costa. A informação consta do relatório que a Direcção-Geral do Tesouro e das Finanças (DGTF) elaborou sobre o Sector Empresarial do Estado (SEE) no segundo trimestre de 2009, tendo sido confirmada ao Diário Económico pela empresa presidida por Almerindo Marques.



António Costa pratica um populismo 'hard-core', Diário Notícias de 08-10-2009
 

O próximo Governo de José Sócrates não terá vida fácil se Santana Lopes regressar à Câmara de Lisboa. Essa é a certeza que o candidato dá e que se antevê nos braços-de-ferro que pretende ter na Praça do Comércio, na beira-Tejo e nos grandes investimentos públicos nacionais que mexem com a capital.



Casamentos católicos baixam 62% em 10 anos, Diário Notícias de 08-10-2009
 

Numa década, o número de casamentos católicos no Patriarcado de Lisboa caiu para menos de metade. Os recentes dados estatísticos da maior diocese do País mostram que em 2008 houve 3456 matrimónios, menos 4843 do que em 1998. Ou seja, uma queda de 62%. Realidade que espelha a menor religiosidade das pessoas e acompanha a tendência global de diminuição de casamentos em todo o País. Entre 2000 e 2006, dados do Instituto Nacional de Estatística já registavam uma descida das uniões católicas de 40% no País. No geral, a redução era de 25%.



Ongoing e TVI querem direitos televisivos do Benfica, I de 08-10-2009
 

Uma rede de ligações empresariais com um denominador comum: o Benfica. No curto período de um ano, a Ongoing, a Portugal Telecom e a TVI posicionaram-se como peças de um jogo de xadrez em torno do xeque mate a um dos mais apetecidos conteúdos televisivos do mercado português: os direitos de transmissão dos jogos do clube encarnado, que serão negociados a partir da época 2012/13, ano em que termina o contrato em vigor com a Olivedesportos de Joaquim Oliveira, proprietária da SportTV.



Juros da habitação vão subir a partir de Janeiro, Jornal Negócios de 08-10-2009
 

O alívio nas prestações da casa chegou ao fim. Um ano depois dos máximos, há uma travagem na queda das Euribor. A tendência de subida deverá começar já no início do próximo ano. As Euribor deverão começar a subir lentamente a partir do início do próximo ano. Quem quiser comprar casa enfrenta ainda "spreads" mais elevados que no passado.



Compare as propostas de Rui Rio e Elisa Ferreira, Jornal Negócios de 08-10-2009
 

Depois de Lisboa, o Negócios dá-lhe a conhecer na edição de hoje os programas dos principais candidatos à autarquia do Porto e faz uma análise às contas do município. Nesta edição, o Negócios dá-lhe ainda a conhecer quais as principais competências das câmaras e que pode exigir aos seus autarcas.



Crise obriga portugueses a devolver cartões de crédito, Jornal Notícias de 08-10-2009
 

Por não conseguirem pagar as prestações, ou para não caírem na tentação de os usar, há cada vez mais pessoas a devolver cartões de crédito. Não se sabe quantos, em Portugal, mas em Espanha foram devolvidos 1,3 milhões de cartões. Por cá, sabe-se que, em Setembro, havia menos 60 mil cartões de crédito e de débito activos em Portugal do que no mesmo mês do ano passado. A quebra é tanto mais expressiva quanto se sabe que, tradicionalmente, o número de cartões subia a cada ano que passava. E confirma o testemunho de três fontes bancárias ouvidas pelo JN, segundo as quais é cada vez maior o número de pessoas que tomam a iniciativa de devolver os cartões de crédito ao banco.



Chuva e vento forte geram o caos, Jornal Notícias de 08-10-2009
 

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje uma melhoria do estado do tempo face ao dia de quarta-feira, não existindo qualquer aviso meteorológico para situações adversas. Na quarta-feira, chuva e ventos fortes obrigaram o IM a colocar o Norte e Centro de Portugal sob aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, e o Sul a aviso Amarelo, o segundo nível menos grave. A chuva e o vento causaram quarta-feira inundações e outros estragos em vários locais de Portugal continental, nomeadamente em Évora, Beja, Guarda, Ferreira do Zêzere e Viseu.



Bettencourt não mexe, O Jogo de 08-10-2009
 

Nada vai mudar na equipa técnica do Sporting, na sua estrutura para o futebol, nem tão-pouco na administração da SAD. José Eduardo Bettencourt travou diversos encontros com os responsáveis, aos níveis mais distintos, do futebol leonino nos últimos dias e decidiu que toda a qualquer alteração no actual figurino não resultaria em benefícios certos e seguros para o Sporting no imediato e no futuro. O presidente dos leões, que considerou desnecessária a reunião formal com a administração da SAD prevista para ontem, após várias reuniões com os mais diversos responsáveis pelo futebol dos leões terá chegado à conclusão nas diferentes consultas a que procedeu nos últimos dias que a principal causa do actual momento de crise de resultados e exibições reside no défice dos níveis de confiança e de auto-estima.



Emergentes já valem 5% do PSI 20, OJE de 08-10-2009
 

As empresas de países emergentes, nomeadamente Angola e Brasil, são já responsáveis por 5% da capitalização bolsista do PSI 20, um peso que é três a cinco vezes superior ao verificado nos maiores índices bolsistas europeus, revelou ontem um estudo da A.T. Kearney. Esta forte presença no grupo das maiores empresas cotadas nacionais resulta do "crescimento vertiginoso" que as operações de fusões e aquisições entre os países emergentes e Portugal registou nos últimos anos, referiu João Rodrigues Pena, managing partner para Portugal e Espanha da consultora.



Wolf Hall sai em Portugal em 2010, OJE de 08-10-2009
 

O livro Wolf Hall, que valeu terça-feira à britânica Hilary Mantel o Man Booker Prize, vai sair em Portugal em 2010 com chancela da Civilização Editora. Trata-se de uma história de intriga política passada na corte de Henrique VIII, no século XVI.



Sovena negoceia mega-olival da SOS, OJE de 08-10-2009
 

O grupo espanhol SOS confirmou ontem que está em negociações com a portuguesa Sovena para a venda de parte do Proyecto Tierra, o maior olival do mundo, para fazer face a uma dívida que supera os mil milhões de euros. A notícia avançada pelo site Expansión, que refere o interesse da Sovena em 5.200 hectares em Portugal repartidos por 20 herdades, foi confirmada pela empresa em comunicado enviado ao regulador espanhol. A SOS adianta que esta venda se insere no "processo de desinvestimento de activos liderado pelo Crédit Suisse". O grupo espanhol refere que não recebeu nenhuma oferta firme nem tomou nenhuma decisão a este respeito.



"Sou demasiado free-lancer. Quanto muito, toleram-me à frente de uma autarquia", Público de 08-10-2009
 

Não foi uma conversa. Foi mesmo uma entrevista. Henrique Granadeiro chegou à sede de candidatura de Pedro Santana Lopes com a tarefa preparada de forma profissional: muitas folhas do caderno A4 manuscritas com questões, notas, referências ao programa que o candidato do PSDCDS a Lisboa apresenta aos eleitores. No final, o gestor confessaria que no início estava nervoso com o papel que assumiu, de jornalista por uma hora. Santana Lopes elogiou: "Grande entrevistador. Duro, duro..."



Filha de Eduardo dos Santos e Sonangol já valem 1800 milhões na bolsa portuguesa, Público de 08-10-2009
 

A filha do presidente angolano, Isabel dos Santos, e a petrolífera Sonangol são dois importantes investidores nas empresas portuguesas cotadas em bolsa. As posições de capital que repartem pela Galp Energia, pelo BPI e pelo BCP valiam 1813 milhões de euros no final de Setembro, o equivalente a 3 por cento da capitalização das 20 mais importantes sociedades registadas na Bolsa de Lisboa. As contas são da consultora AT Kearney, que acrescenta que os mercados emergentes já representam cinco por cento da capitalização bolsista portuguesa.



Maradona aposta no Benfica, Record de 08-10-2009
 

Aimar regressou em grande forma à seleção da Argentina e a verdade é que a imprensa local deposita enorme confiança nas capacidades do médio para ajudar a equipa alviceleste a ganhar o duplo compromisso frente a Peru e Uruguai e colocar Maradona no Mundial mas, desta vez, como treinador. Para começar, Diós resolveu dar a Aimar o que ele mais queria e merece no momento: a posição 10 no onze, atrás de Palermo e Messi, não o deslocando do habitat a que está acostumado no Benfica, o qual parece tê-lo revitalizado neste início de temporada. Desta forma, aumenta a motivação de Aimar.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream