24 setembro 2009

Manchetes do Dia - 24-09-2009

Quinta, 24 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Gonçalo Amaral sai do país para incriminar os McCann, 24 Horas de 24-09-2009
 

Ex-responsável do caso Maddie está proibido de se pronunciar livremente sobre a tese da morte da menina e da responsabilidade dos pais, mas saiu de Portugal para dar uma entrevista. Os McCann estiveram ontem em Lisboa mas não quiseram falar sobre a "guerra" com o ex-inspector da PJ.



100 dias de Jesus, A Bola de 24-09-2009
 

Jorge Jesus completa hoje 100 dias no comando técnico do Benfica. Foi apresentado no dia 17 de Junho, com Rui Costa a seu lado, e não entrou com meias palavras. «Os jogadores do Benfica vão jogar o dobro daquilo que jogaram na época passada. E o dobro se calhar é pouco... Vim com a certeza e a convicção de que vou ser campeão», assumiu.



Casal inglês espancado dentro de casa e roubado, Correio Manhã de 24-09-2009
 

Estamos felizes por estar vivos." Com um tímido sorriso de quem está aliviado por ver mais um dia, Robert Pickles, de 74 anos, e a mulher, Frieda, de 72, descreveram assim ao CM o estado de espírito após terem vivido uma noite de terror. O casal inglês foi agredido, sequestrado e roubado por três encapuzados, na sua casa de férias na Penina, Portimão. O crime ocorre uma semana depois de o Governo britânico ter elevado o nível de alerta relativamente a Portugal devido ao aumento da criminalidade violenta.



Enfermeira violada à saída do Hospital, Correio Manhã de 24-09-2009
 

A mãe de 'Sofia' recorda um grito da filha ao telemóvel e a chamada caiu de repente. Aos 25 anos, a jovem enfermeira acabava de ser sequestrada ao entrar para o carro, dentro do parque dos funcionários do Hospital Amadora-Sintra. Não teve tempo para pedir socorro, às 22h30 de anteontem, e o pressentimento da mãe, que correu a telefonar para a polícia, não evitou as três horas de pesadelo que se seguiram. Foi agredida, roubada e violada numa mata.



BCP corta regalias a Jardim e a antigos administradores, Diário Económico de 24-09-2009
 

O Conselho de Remunerações e Previdência, presidido por Joe Berardo, está a estudar uma forma de pôr fim a algumas das regalias dos ex-administradores reformados, adquiridas ao abrigo dos anteriores regulamentos de reforma. Nos próximos dias, aquele órgão social deverá levar ao Conselho Geral e de Supervisão e depois à mesa da Assembleia Geral uma proposta de regulamento que impõe aos anteriores gestores reformados as mesmas regras que foram aprovadas em 2008, e que vigoram para os actuais administradores.



Sócrates alarga vantagem a três dias das eleições, Diário Económico de 24-09-2009
 

O PS de José Sócrates dispara para os 40% na última sondagem Diário Económico/TSF/Marktest antes das legislativas, ganhando votos ( 4,7 pontos) sobretudo ao Bloco de Esquerda. O partido de Francisco Louçã mantém-se como terceira força política, mas muito longe dos 16,2% que apontava a última sondagem. Hoje, fica-se pelos 9%. Com este resultado, os socialistas perderiam a maioria absoluta no Parlamento, mas ficavam muito mais perto do que indicavam os cenários dos últimos meses.



Pfeiffer dá vida à obra que encantou Saramago, Diário Notícias de 24-09-2009
 

Acaba de sair para as livrarias portuguesas a reedição de 'Chéri', um dos livros mais célebres da escritora francesa Colette, feita sobre uma antiga tradução de José Saramago. E estreia-se hoje o filme homónimo de Stephen Frears, interpretado por Michelle Pfeiffer.



Partidos insistem em que Cavaco quebre tabu das escutas, Diário Notícias de 24-09-2009
 

O tom dos ataques do PS à líder do PSD tem subido de tom desde que o Presidente da República demitiu o seu assessor de imprensa, Fernando Lima, na sequência do caso das escutas em Belém. Manuela Ferreira Leite foi comparada a Salazar e não quis comentar a "grave" acusação. Preferiu dizer que o PS "está desesperado" e acusou o partido de Sócrates de "montar casos" para desviar a atenção dos portugueses. O eurodeputado laranja Paulo Rangel foi mais longe: "O PS está a tentar minar a campanha."



Portugal ainda sem lista de prioritários para a vacina da gripe A, Diário Notícias de 24-09-2009
 

A lista dos doentes prioritários, que irá definir quem tomará primeiro a vacina, ainda não foi aprovada, quando faltam dois dias para as eleições. Mas, Graça Freitas, da Direcção-Geral de Saúde (DGS), garantiu ao DN que a homologação da lista será feita em breve. Certo é que os doentes transplantados querem estar nessa lista dos portugueses prioritários para vacinação contra a gripe A. E Associação dos Doentes Renais de Portugal assegura que o Ministério da Saúde já lhes prometeu, apesar de informalmente, que haverá reservas das vacinas para eles. A garantia foi dada ao DN pelo presidente da associação, José Fernando Gouveia.



PS já pede maioria absoluta, I de 24-09-2009
 

O clima de confiança está instalado no Estado maior socialista e a única coisa que parece em dúvida é se ainda é ou não possível atingir a maioria absoluta. Ontem, em Chaves, no meio de uma gigantesca recepção popular a lembrar as produções das campanhas cavaquistas, Pedro Silva Pereira anunciou a "vitória estrondosa" e a multidão ululou "Um dois três maioria outra vez". Com as sondagens internas a aproximarem-se dos 40%, a euforia começa a fazer caminho. Desde as maiorias de Cavaco Silva que ninguém se lembra de outra campanha eleitoral em avanço contínuo, com todos os condimentos, de resto, associados ao cavaquismo: a veneração do santinho, desta vez José, que as mulheres querem tocar com uns pós de lascívia, como ao outro no seu tempo.



Gripe A: morreu o primeiro doente em Portugal, I de 24-09-2009
 

.É o primeiro caso mortal de gripe A. O homem, de 41 anos, emigrante em França e de férias em Portugal, morreu ontem de manhã, no Hospital de Santo António, no Porto, onde estava internado. A ministra da Saúde, Ana Jorge, confirmou a morte pouco antes das 22h00, sem confirmar as suspeitas de que tenha decorrido directamente da doença. O Hospital de Santo António confirmou o contágio no dia 15 de Setembro.



Acções das maiores cotadas atingem valorização recorde, Jornal Negócios de 24-09-2009
 

A forte subida dos últimos meses levou 11 empresas do principal índice da bolsa de Lisboa a fixar este mês os valores mais altos em mais de um ano, superando a queda provocada pela falência do Lehman Brothers. A praça portuguesa sobe 46% desde os mínimos em Março e é uma das que mais valoriza na Europa. O que a deixa entre as mais "caras" do Continente. Mas há empresas ainda "baratas" face aos sectores...



Eleições 2009, Jornal Negócios de 24-09-2009
 

Medidas importantes, mas genéricas. E não vão ao fundo dos principais problemas das pequenas e médias empresas. Esta é a principal conclusão da análise de empresários e associações aos programas eleitorais dos partidos que não poupam palavras às PME.



Morte por gripe A demorou 12 horas a ser revelada, Jornal Notícias de 24-09-2009
 

O operário de construção civil de 41 anos, pai de uma adolescente de 12 anos e de um jovem de 19 anos, é a primeira vítima mortal com gripe A em Portugal. A morte foi comunicada, ontem à noite, pela ministra da Saúde, Ana Jorge, apesar de José Maria ter falecido às oito horas da manhã no hospital portuense, após a falência de diversos órgãos. A discrepância temporal de cerca de 12 horas não foi explicada. É que o comunicado semanal do Ministério da Saúde, enviado às redacções às 18 horas, não mencionava a existência de uma vítima mortal. Três horas depois, o falecimento do emigrante foi anunciado por Ana Jorge. Ao que o JN apurou, o Ministério da Saúde só foi informado ao final da tarde pelos responsáveis do Santo António.



Apanhada pela 38ª vez a conduzir sem carta, Jornal Notícias de 24-09-2009
 

A PSP de Coimbra deteve ontem, pela 38.ª vez, uma mulher de 48 anos por conduzir sem carta. A antiga feirante tinha sido condenada a um ano de prisão no dia 10 deste mês por ser reincidente neste tipo de infracção. A sub-comissária Margarida, da PSP de Coimbra, disse à agência Lusa que a mulher, Cristina Araújo, foi detida cerca das 9 horas, no Bairro de São Miguel, no âmbito de uma acção de patrulhamento normal. Segundo a mesma responsável, Cristina Araújo foi presente a Tribunal ainda durante a manhã, mas o julgamento ficou marcado para o dia 23 de Outubro por solicitação do seu advogado.



Contrato prevê conquista da Champions, O Jogo de 24-09-2009
 

Jorge Jesus chegou ao Benfica pleno de confiança. Ambicioso como nunca, o técnico apontou o título como objectivo prioritário, mas não deixa de pensar em vencer outras competições, nomeadamente a... Liga dos Campeões. Quando assinou pelo clube da Luz - objectivo de longa data, pois há muito sonhava em chegar a um grande -, Jesus acreditava a 100 por cento na sua capacidade de conduzir as águias à conquista de troféus, estabelecendo desde logo no seu contrato um prémio significativo em caso de vitória na Champions da próxima temporada. Este ano, os encarnados jogam a Liga Europa e para garantirem a presença na prova milionária em 2010/11 têm de vencer o campeonato ou garantir o segundo lugar, disputando assim as pré-eliminatórias.



Galp Energia interessada na Venezuela, OJE de 24-09-2009
 

A Venezuela anunciou na terça-feira que vai iniciar um processo de licitação de um dos blocos da Faixa Petrolífera de Orinoco, em que 19 empresas internacionais manifestaram estar interessadas, incluindo a Galp Energia. Em causa está o projecto de exploração de petróleo pesado do Carabobo, um dos blocos que compõe a Faixa Petrolífera do Orinoco (a sul de Caracas), suspenso há vários anos devido à falta de consenso sobre as condições em que as empresas interessadas poderiam operar, refere a agência Lusa.



Caixa Totta investe em Angola, OJE de 24-09-2009
 

O angolano Banco Caixa Totta vai investir o equivalente a 67,7 milhões de euros para expandir a rede a todas as províncias do país, disse Francisco Bandeira, vice-presidente do grupo Caixa, citado pela Lusa. O objectivo nos próximos 18 meses é estar a insígnia presente em todas capitais de província, com a duplicação de balcões nos próximos seis meses, atingindo as 35 unidades no próximo ano. A instituição financeira foi criada a partir do Totta Angola, sendo participada pela CGD, pelo Santander e ainda por dois empresários locais.



Dia do homem na semana de Londres, OJE de 24-09-2009
 

A colecção Primavera-Verão 2010 de Carolyn Massey protagonizou ontem um dos desfiles do dia da moda masculina na London Fashion Week.



Um dia sem casos na campanha, Público de 24-09-2009
 

O PSD ensaiou ontem, pela primeira vez, uma estratégia de vitimização. À escalada dos ataques do PS, desenterrando o passado governativo de Manuela Ferreira Leite para demolirem o argumento do "medo" que tem sido agitado pelos social-democratas, a líder reagiu com dureza, de semblante carregado, mostrando que fi cou indignada com a comparação que o dirigente do PS José Junqueiro fez com Salazar. "Considero muito grave por quem a fez", afirmou aos jornalistas, na primeira paragem do dia de campanha numa visita à Associação Teatro Construção, em Joane, Famalicão. Tão grave que só poderia ser explicado pelo facto de o PS estar "verdadeiramente desesperado".



Comissão Europeia considera "incerta" a construção da linha de TGV Lisboa-Madrid, Público de 24-09-2009
 

A Comissão Europeia decidiu arquivar "para já" uma queixa da associação ambientalista Quercus relativa aos impactos da terceira travessia sobre o Tejo, que vai servir a linha de alta velocidade ferroviária projectada para ligar Lisboa a Madrid. Na carta, a comissão defende que não faz sentido apreciar a reclamação dada a "incerteza actual quanto à concretização da parte portuguesa" da linha de comboio de alta velocidade. O Governo ficou surpreendido e garante que a terceira travessia está inscrita entre os projectos prioritários da Rede Transeuropeia de Transportes, tem financiamentos aprovados, e que até mereceram um reforço recentemente.



Liedson dos zero aos 100, Record de 24-09-2009
 

Liedson parte para o clássico de sábado com o desafio de marcar pela primeira vez no Estádio do Dragão em jogos da Liga. Se o fizer, o Levezinho atinge a marca dos 100 golos no campeonato, seis anos depois de se ter estreado de leão ao peito no antigo Estádio das Antas. O reduto do FC Porto, como pode verificar-se na infografia reproduzida ao lado, é dos poucos no máximo escalão do futebol português que não faz parte do percurso goleador do avançado de 31 anos, ainda e sempre em partidas da Liga. À entrada da 7.ª época no Sporting, o baiano só não marcou no recinto portista e noutros dois estádios, que tiveram passagens fugazes pela 1.ª Divisão: Trofense, na época passada, e Aves, em 2006/07.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream