14 setembro 2009

Manchetes do Dia - 14-09-2009

Segunda, 14 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Pais do Amaral diz que Moniz anda perturbado, 24 Horas de 14-09-2009
 

José Eduardo Moniz teceu duras críticas ao ex-presidente da Media-Capital, numa entrevista. Pais do Amaral responde à letra: garante que não deu prejuízo à TVI e que nunca teve ciúmes do Moniz.



Melhor só com Eusébio, A Bola de 14-09-2009
 

Depois dos 8-1 na Luz, frente ao V. Setúbal, o Benfica volta a aplicar nova goleada. Desta vez foi fora de casa, no Restelo - onde o emblema da Luz não vencia há dois anos - e a vítima o Belenenses, que sofreu quatro golos e não foi capaz de responder à avalanche ofensiva «encarnada», em jogo da quarta jornada da Liga.



Gang luso-espanhol desvia 105 milhões, Correio Manhã de 14-09-2009
 

"Cheguei a carregar sucata para Espanha cinco a sete vezes por dia. Mas estou de consciência tranquila. Infelizmente, só através das facturas falsas se sobrevive neste negócio, vai ser sempre assim." A afirmação pertence a António Marques Cardoso, ex-empresário do sector de sucatas e um dos principais arguidos do processo que lesou o Estado em mais de 105 milhões de euros e que depois de amanhã chega a julgamento. António reconhece o esquema paralelo – que leva 57 arguidos ao banco dos réus, por fraude fiscal, branqueamento e associação criminosa – mas garante que todos os empresários do sector o praticam.



Goleada e génio em Belém, Correio Manhã de 14-09-2009
 

Passeio corrido a Belém, à velocidade dos passinhos curtos de Javier Saviola, e mais quatro golos no regresso do Benfica, sem sinais de afectação pela paragem da Liga e pela longa ausência dos seus internacionais. Apoiada pela maior falange dos últimos anos, a equipa de Jorge Jesus resolveu muito cedo a questão dos pontos, através de uma jogada individual de 60 metros do avançado argentino, que desnudou a ingenuidade do Belenenses, na linha de abissais diferenças entre os candidatos ao título e as restantes equipas que está a caracterizar este campeonato. O Belenenses não fez qualquer remate à baliza de Quim entre os 25 e os 83 minutos!



Portugal vai receber 330 milhões se ligar o TGV a Espanha, Diário Económico de 14-09-2009
 

O TGV marcou o debate mais aguardado da campanha eleitoral. No jogo de argumentos sobre a construção do TGV, Manuela Ferreira Leite e José Sócrates reafirmaram as posições opostas, mas a líder do PSD lançou nova cartada. Disse que Espanha tem interesse em que o TGV chegue a Portugal para captar "mais fundos comunitários". "Não gosto dos espanhóis metidos na política portuguesa, estou a defender os interesses de Portugal, que não é uma província de Espanha", disse. Foi o momento mais aceso do frente-a-frente.



Saiba quanto vai poupar nos seguros do empréstimo para a casa, Diário Económico de 14-09-2009
 

São boas notícias para quem tem crédito à habitação: os prémios pagos nos seguros de vida associados a um empréstimo para a compra de casa vão ficar mais baratos a partir de 10 de Dezembro. No limite, a poupança poderá ultrapassar os 60%. O decreto-lei publicado no final da semana determina que as instituições financeiras sejam obrigadas a actualizar os prémios de seguro em função do capital em dívida ao banco.



Multas pagas na hora cobradas duas vezes, Diário Notícias de 14-09-2009
 

Oito meses após ter sido multada e pagar 120 euros por falar ao telemóvel enquanto conduzia, uma funcionária da Segurança Social recebeu uma notificação da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Dizia o documento que a condutora tinha de pagar a multa e as custas do processo, sob pena de o caso ser encaminhado para o tribunal. Este é apenas um das dezenas de casos que têm chegado, nos últimos meses, às esquadras de trânsito da PSP. "Os condutores chegam aqui e pensam que foi o polícia que pôs o dinheiro ao bolso, porque pagaram a multa na hora e agora são notificados do contrário", disse ao DN uma fonte policial, a trabalhar numa esquadra onde, em dois meses, receberam dez queixas idênticas.



Governo espanhol preocupado com fim do TGV, Diário Notícias de 14-09-2009
 

As declarações da líder do PSD, no debate com Sócrates, de que não quer os "espanhóis metidos na política portuguesa", tiveram repercussão em Espanha e em Portugal. Levaram, poucas horas depois, a declarações de "preocupação" do ministro do Fomento de Madrid, José Blanco, e, na noite de ontem, a resposta do líder do PS, que considerou a frase de "ataque baixo".



Como os gatos prepararam o novo programa, Diário Notícias de 14-09-2009
 

Afastados da televisão há meses, os humoristas regressam hoje à antena da SIC (21.25) com 'Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios', um programa que visa analisar tudo o que anima as eleições, desde os políticos a jornalistas. A parte mais esperada é a das entrevistas aos candidatos e protagonistas políticos, que verão o seu sentido de humor ser testado.



Sócrates já não conta com a Ministra da Educação para formar Governo, I de 14-09-2009
 

Maria de Lurdes Rodrigues nunca mais. Se o PS ganhar as eleições, Sócrates não reconduzirá a ministra que funcionou como o seu alter-ego na reforma da educação, que o primeiro-ministro desde o início definiu como prioritária ("determinação", "não ceder às corporações", "rumo", "convicção", etc.). Como todo o processo está a ser cobrado com juros altos e fez o PS alienar grande parte da influente classe dos professores, resta agora a Sócrates tentar sugerir, no sprint final, que um voto no PS não é um voto em Maria de Lurdes. Ao que o i sabe, a ministra da Educação não está ofendida com o despedimento: perfeitamente consciente dos estilhaços políticos que o seu mandato provocou, também não tem qualquer desejo de vir a ser reconduzida. Ocupa-se agora em "terminar o mandato como dignidade": assegurar que o ano lectivo começa sem sobressaltos.



Saiba o que é verdadeiro ou falso nas afirmações dos líderes, Jornal Negócios de 14-09-2009
 

Cinco portugueses viram o debate de sábado entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite, desafiados pelo Negócios. Feitas as avaliações, a maioria diz que o líder do PS foi quem melhor se saiu do frente-a-frente. O painel, constituído por um médico, uma advogada, um desempregado, um estudante e um professor, escolheu também o melhor e o pior do debate.



Conheça 5 indicadores para seleccionar as melhores empresas, Jornal Negócios de 14-09-2009
 

Quem o diz é Warren Buffett, um dos maiores investidores de bolsa: "É muito melhor comprar uma empresa maravilhosa a um preço aceitável do que uma empresa aceitável a um preço maravilhoso." É difícil discordar do segundo homem mais rico do mundo, segundo a revista "Forbes", que ganhou cerca de 20% por ano em pouco mais de quatro décadas. Mas como se sabe que o preço é aceitável? Há várias maneiras de avaliar uma sociedade, inclusive algumas bastante complexas, mas é provável que a avaliação relativa seja a mais simples. Este tipo de avaliação concentra-se no cálculo de rácios, que normalmente comparam alguma medida dos quadros contabilísticos com o valor de mercado da firma.



Controlo antidoping aperta jovens atletas, Jornal Notícias de 14-09-2009
 

As denúncias sobre casos de doping em adolescentes têm aumentado. Por isso, em função da nova Lei, no acto de inscrição dos atletas menores, os pais passam a ter de assinar uma autorização, para permitir que os filhos sejam controlados. A ADoP (Autoridade Antidopagem de Portugal) e o CNAD (Conselho Nacional Antidopagem) estão a reforçar a luta contra a utilização de substâncias ilícitas e que podem alterar o rendimento dos desportistas. Em Junho, a Assembleia da República aprovou um novo regime jurídico (Lei 27/2009) de forma a apertar a malha aos prevaricadores - que se estendem por várias modalidades e faixas etárias. Há casos de doping no desporto juvenil, embora todas as situações detectadas se reportem ao escalão de juniores (dos 16 aos 18 anos).



Jesus arrasa em Belém, Jornal Notícias de 14-09-2009
 

O Benfica realizou nova demonstração de superioridade, desta vez frente ao Belenenses, no Restelo. Momento mágico de Saviola abriu caminho ao triunfo, ratificado, já na segunda parte, em plena alta rotação. Jorge Jesus tinha razão. Todos os jogos têm intervenientes e uma história distinta. Só que, nos últimos tempos, os do Benfica apresentam traços e um epílogo comum: a equipa exibe qualidade, futebol atractivo e alcança resultados expressivos com aparente facilidade. Ontem, no Restelo, ganhou por 4-0 e empolgou parte dos 17 mil adeptos presentes. E concedeu a sensação que podia ter marcado muito mais...



Saviola e os onze glutões, O Jogo de 14-09-2009
 

O Benfica voltou a esmagar depois dos oito golos ao Vitória de Setúbal. A águia está bem viva, e ninguém pára o apetite voraz que evidencia. No entanto, ontem o Belenenses facilitou um bocadinho, é preciso dizê-lo. Aliás, no histórico dos clássicos entre os dois clubes de Lisboa dificilmente se encontrará um em que os encarnados tenham disposto de tantas facilidades. Em determinados momentos, os azuis até pareceram ter desistido do jogo, tais as verdadeiras avenidas que foram abrindo no centro, à direita e à esquerda.



Repsol faz descoberta na Venezuela, OJE de 14-09-2009
 

A YPF Repsol anunciou a descoberta de um novo campo de gás com reservas estimadas em oito milhões de milhões de pés cúbicos, o equivalente a cinco anos completos de consumo de gás em Espanha. É a maior descoberta de gás natural na história da petrolífera hispano-argentina e uma das maiores de sempre no sector. As estimativas conhecidas para as reservas do poço Perla, no campo Cardon IV, indicavam um valor sete a oito vezes inferior à descoberta. A exploração do campo Cardon IV estará a cargo de um consórcio onde a petrolífera estatal venezuelana Petróleos de Venezuela tem 35% do capital e a Repsol YPF reparte equitativamente os 75% restantes com os italianos da ENI.



Harrison Ford convidado de honra em Deauville, OJE de 14-09-2009
 

O Festival de cinema de Deauville, estância balnear francesa da costa atlântica, tem a particularidade de destacar, há 35 anos, o cinema norte-americano. Ontem, encerrou com presença de Harrison Ford e da sua mulher, Calista Flockhart.



Balsemão mantém liderança da Impresa até 2012, OJE de 14-09-2009
 

O presidente do Grupo Impresa, que controla a estação de televisão SIC, o jornal Expresso e as revistas Vião, Caras e Exame, entre outros títulos garante que se manterá à frente do grupo de media pelo menos até 2012, afastando assim a hipótese de ceder a gestão a outros accionistas. As declarações de Francisco Pinto Balsemão, durante a inaguração dos novos estúdios da SIC, surgem numa altura em que a Ongoing, dona do Diário e Semanário Económico e detentora de perto de 25% das acções da Impresa, demonstra no interesse em reforçar a sua posição no grupo de Balsemão ou, em alternativa, avançar para a compra de uma participação na Media Capital, proprietária da TVI, reporta a agência Lusa.



TGV e Espanha dominaram o dia em que a campanha eleitoral foi para a estrada, Público de 14-09-2009
 

No dia em que a campanha eleitoral arrancou oficialmente e as caravanas partidárias partiram para a estrada, o primeiro facto do dia veio de Madrid. O ministro do Fomento espanhol entrou na campanha portuguesa e manifestou-se contra a proposta de Manuela Ferreira Leite de adiar e repensar a construção do TGV, ainda no rescaldo do debate de sábado.Também José Sócrates, no comício socialista da noite, abordou o tema, dizendo que a proposta do PSD "é um ataque do passado". Com o desfecho da votação do dia 27 ainda totalmente em aberto – as sondagens apontam para um empate técnico, embora com uma ligeira vantagem do PS –, esta deverá ser a eleição mais renhida de sempre da democracia portuguesa.



Génios da bola, Record de 14-09-2009
 

Liedson volta a carregar o Sporting às costas. Saviola faz obra-prima e lança Benfica para novo festival. Azuis reclamam erros de arbitragem em 3 golos.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream