08 setembro 2009

Manchetes do Dia - 08-09-2009

Terça, 8 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Tiros e violência no bairro de luxo de Ronaldo, 24 Horas de 08-09-2009
 

Dez polícias ficaram feridos e 20 pessoas foram detidas depois de violentos confrontos no bairro mais chique de Madrid. Tudo aconteceu a poucos quilómetros da casa do futebolista português, que nessa altura se encontrava em Copenhaga com a selecção nacional.



"Não pode faltar ambição", A Bola de 08-09-2009
 

Defesa-central não está surpreendido com ascensão na equipa leonina, mas afirma que ainda é apenas uma promessa com longa carreira pela frente. Quer ser campeão de leão ao peito. Nesta entrevista, Daniel Carriço diz também que o Sporting vai lutar até ao fim pelo título e que os milhões gastos em reforços pelos rivais não o assustam. Acima de tudo, porque reconhece ambição e qualidade ao plantel leonino.



Londres confirma luvas do Freeport, Correio Manhã de 08-09-2009
 

Carlos Guerra não é o único arguido do caso Freeport que vai ter de explicar os 200 mil euros depositados numa das suas contas. A investigação descobriu depósitos em várias contas abertas em paraísos fiscais britânicos que implicam outros suspeitos já constituídos arguidos e também mais três pessoas. O CM sabe que serão constituídos arguidos mais dois ou três suspeitos com intervenção no processo administrativo do centro comercial assim que a polícia inglesa envie a documentação bancária pretendida pela investigação portuguesa.



Criminosos riem-se na justiça, Correio Manhã de 08-09-2009
 

Carlos, de 21 anos, saiu ontem à tarde do Tribunal de Espinho sorridente e mais uma vez em liberdade, após ter sido ouvido por suspeita de violação, sob ameaça de faca, de uma estudante de 19 anos, na madrugada de sábado na praia da Baía, em Espinho. O pai esperava-o à porta e foram ambos a rir-se pela rua, fumando um cigarro. O electricista, com antecedentes por roubos e furtos e que já estava obrigado a apresentações semanais às autoridades – que nunca cumpriu – voltou a ser libertado. Agora está obrigado a comparecer todos os dias junto das autoridades da área de residência.



"Jornal de Sexta da TVI é deplorável, mas legítimo", Diário Económico de 08-09-2009
 

António Vitorino assume que o caso TVI pode ter consequências imprevisíveis no voto dos portugueses mas diz que o PS fez bem em criticar um jornal, como o de Moura Guedes, que era "deplorável" embora "legítimo". Quanto ao Governo depois das legislativas, ao contrário do PS que deixou cair o pedido de uma maioria absoluta, Vitorino diz que os portugueses vão sentir falta da estabilidade política que só a maioria pode dar.



Crise leva empresas a adiar entrada em bolsa para 2010, Diário Económico de 08-09-2009
 

O número de pequenas e médias empresas que manifestam interesse em entrar na bolsa é significativo. No entanto, os projectos, garantem, estão para já "arrumados na gaveta". As operações previstas foram adiadas para 2010, sendo a actual conjuntura económica o principal argumento invocado. A bolsa portuguesa arrisca-se assim a terminar o ano de 2009 sem estreias, pela primeira vez nos últimos sete anos.



"Não sei se voltarei a ter lucro na TAP", Diário Económico de 08-09-2009
 

Fernando Pinto é um dos imigrantes de sucesso que são retratados na edição de hoje do Diário Económico. O presidente da TAP vingou em Portugal ao conseguir pôr a companhia a dar lucros, mas diz que este cenário poderá não voltar a repetir-se.



Indemnizações a gestores vão pagar mais impostos, Diário Notícias de 08-09-2009
 

A três semanas das eleições, o Governo antecipou a prometida taxação sobre as indemnizações milionárias aos gerentes, gestores e administradores de empresas. Desde ontem, passam a pagar uma taxa de 42% de IRS sobre a totalidade dos prémios e bónus recebidas por rescisões de contratos de trabalho. E, para penalizar os 'pára-quedas dourados', as empresas são, por sua vez, taxadas em 35% sobre os montantes gastos em indemnizações, conforme diploma publicado em Diário da República.



Nova polémica: Manuela elogia democracia de Jardim, Diário Notícias de 08-09-2009
 

Manuela Ferreira Leite foi ontem literalmente asfixiada pela multidão nas ruas do Funchal, sempre ao lado de Alberto João Jardim, dos candidatos do PSD/M ao Parlamento e de mais umas centenas de militantes. Uma festa que fez parar o trânsito e onde a voz de um homem isolado gritou: "Viva Sócrates, és o maior." Uma arruada que terminou com uma conferência de imprensa improvisada. "Há ou não asfixia democrática na Madeira?" A resposta da líder nacional do PSD foi clara: "Não", porque "aqui [na região] quem legitima é o voto do povo. Ninguém está [no poder] por imposição", disse.



Angola reclama 104 milhões desaparecidos no Banif, I de 08-09-2009
 

O Estado de Angola está a reclamar a propriedade de parte do capital do Banco Internacional do Funchal (Banif) e a Procuradoria-Geral da República de Portugal tem a correr uma investigação para estabelecer se Angola é, ou não, accionista do banco. "Se as acções foram de facto compradas com o dinheiro de Angola, é evidente que o Estado reclama a correspondente participação no capital social do Banif. O desejo é ter as acções", diz ao i, sob anonimato, uma fonte de Luanda conhecedora deste imbróglio que começa nos anos 90, quando o Estado angolano mobiliza 150 milhões de dólares para comprar 49% do Banif.



Indemnizações a gestores pagam mais impostos a partir de sexta-feira, Jornal Negócios de 08-09-2009
 

As novas regras legais que introduzem um agravamento fiscal às indemnizações pagas a cargos de topo por cessação ou rescisão dos contratos antes do termo entram em vigor já na próxima sexta-feira e, não podendo ser retroactivas, irão já enquadrar eventuais indemnizações que sejam pagas até ao final do ano, de acordo com o Ministério das Finanças.



Manuela Ferreira Leite elogia democracia da Madeira, Jornal Negócios de 08-09-2009
 

A visita pré-eleitoral da candidata a primeira-ministra à Madeira, a primeira enquanto líder do PSD, ficou marcada pelo elogio de Ferreira Leite à democracia madeirense, onde argumenta que não há a "asfixia democrática" que se vive no continente. Uma declaração que já originou críticas do Bloco de Esquerda e do PS, com o porta-voz socialista, João Tiago Silveira, a acusar esta tarde a 'política de verdade' dos sociais-democratas de não ter "credibilidade nem honestidade política".



Alta tensão marca julgamento de Pidá, Jornal Notícias de 08-09-2009
 

A PJ apanhou, em escutas telefónicas, dois dos principais acusados no caso Noite Branca a combinar na cadeia a manipulação de testemunhos e estratégias de defesa. E investiga o incêndio de ontem em carros da família de testemunha. As intercepções telefónicas constituem importante prova no julgamento que hoje se inicia no Palácio da Justiça do Porto, sob fortes medidas de segurança que envolvem os próprios magistrados. Em averiguação está o homicídio de Ilídio Correia, a 29 de Novembro de 2007, uma das quatro mortes violentas na noite do Porto.



"Não me conformo com segundos lugares", O Jogo de 08-09-2009
 

As ofertas de Inglaterra e Espanha não o fizeram vacilar na escolha. Caneira e Paulo Bento foram determinantes para criar uma "grande expectativa. Calmo, afável, de resposta pronta e certeira, o homem que suou a camisola do Valência durante 14 anos e integrou o melhor período da história do clube che caminha ainda incógnito pelas ruas de Lisboa.



Economia global já estabilizou, diz BCE, OJE de 08-09-2009
 

A economia global está a dar sinais de emergir da pior recessão dos últimos 60 anos, disse ontem o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet. Os últimos indicadores têm sido mais favoráveis do que se previa e a estabilização "parece estar confirmada a nível global", disse Trichet numa conferência de imprensa no Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) em Basileia, Suíça, onde presidiu a uma reunião de governadores de bancos centrais. "Não se exclui que tenhamos um caminho acidentado pela frente, e naturalmente é fundamental permanecermos alerta", sublinhou o responsável máximo do BCE.



Patris compra Fincor e vende energia, OJE de 08-09-2009
 

A gestora Patris concluiu a aquisição da corretora Fincor à SLN e criou uma nova dinâmica ancorada em várias lojas de corretagem espalhadas pelo país. Em simultâneo, esta gestora, que teve origem numa capital de risco com o mesmo nome e onde Miguel Paes do Amaral tem uma posição relevante, prepara a venda do projecto de geotermia. Fonte da empresa disse ao OJE existirem vários interessados nesse projecto, maioritariamente estrangeiros. Justificou a opção de venda pelo facto de o modelo de negócio da Patris ser exactamente o de preparar os projectos e a seguir colocá-los.



Escultura em Hyde Park por centro ecológico, OJE de 08-09-2009
 

ISIS, a primeira escultura pública colocada em Hyde Park nos últimos 50 anos, da autoria de Simon Gudgeon, chama a atenção para uma recolha de fundos destinada à construção de um centro de educação ambiental para as crianças da capital britânica.



Portugal é dos piores da OCDE no emprego de jovens qualificados, Público de 08-09-2009
 

Portugal aparece sistematicamente abaixo da média dos países da OCDE na comparação da passagem de qualificações académicas a lugares no nmercado de trabalho. Os jovens universitários portugueses são mais afectados pelo desemprego de longa duração do que a média dos universitários desempregados nos restantes países da OCDE. A constatação é retirada pelo segundo o relatório Education at a Glance, que foi ontem divulgado e que é mais vasta compilação de dados sobre os sistemas educativos daquele espaço económico composto por 30 países. O desemprego de longa duração afecta 51 por cento dos desempregados portugueses com diploma universitário e idades entre os 25 e os 34 anos.



Rohde aceita proposta do Governo e recorre ao lay-off, Público de 08-09-2009
 

A multinacional alemã do calçado Rohde anunciou ontem ter decidido avançar com um processo de lay-off para os cerca de mil trabalhadores que tem na fábrica de Santa Maria da Feira. Esta semana, ainda, vai avançar com um pedido de insolvência. A decisão, que foi influenciada pelo Ministério da Economia em contactos nos últimos dias, foi comunicada ontem na cantina da empresa aos trabalhadores. A data para o início do lay-off , que progressivamente atingirá todos os trabalhadores, será marcada nos próximos dias. Ao mesmo tempo, a firma avança com o pedido de insolvência ainda esta semana.



Leão finta a crise, Record de 08-09-2009
 

O presidente leonino entende que "não há razões para mudar o que tem sido bem feito por causa da bola que não entra", mas também deixou um recado quando confessou ter "perfeita consciência de que cabe à equipa de futebol galvanizar as massas". "Este período de paragem foi muito importante para readquirir os níveis de confiança, temos uma belíssima equipa, grandes jogadores e profissionais, alguns deles achincalhados neste período, mas esta fase fez-nos crescer e unir", assinalou.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream