07 setembro 2009

Manchetes do Dia - 07-09-2009

Segunda, 7 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Como foi o dia de aniversário de Sócrates, 24 Horas de 07-09-2009
 

Só os filhos é que lhe ofereceram presentes. Mas para compensar o facto de nem os seus ministros lhe darem prendas, Sócrates recebeu um banho de calor humano na Convenção Nacional do PS e até teve direito a ouvir cantar o "Parabéns a você".



«Temos de meter na cabeça que vamos ser campeões!», A Bola de 07-09-2009
 

Naquele seu jeito enérgico de jogar, que se tornou imagem de marca, e naquela sua forma humilde de estar na vida e no futebol, o lateral uruguaio também é um fora de série. Subiu a pulso na Luz, vencendo as críticas e a desconfiança, e hoje ninguém imagina o Benfica sem aquele baixinho cujas pilhas duram, duram e duram...



Fogos ameaçam populações, Correio Manhã de 07-09-2009
 

Vários concelhos localizadios nos distritos de Bragança, Braga, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Viseu, Leiria e Faro correm esta segunda-feira um risco máximo de incêndio, alertou o Instituto de Meteorologia (IM). De acordo com o IM algumas localidades/concelhos de Santarém, Guarda, Viana do Castelo, Porto e Beja correm igualmente um risco muito elevado de fogos.



Cinco mil empresas fecham as portas, Correio Manhã de 07-09-2009
 

A curto prazo 5190 pequenos e microempresários vão abandonar a actividade e sair do mercado, engrossando as fileiras do desemprego. As empresas do retalho e da construção estão entre as mais afectadas. Sem ganhar dinheiro e com responsabilidades fiscais pesadas, a maioria opta por fechar a porta a contrair maiores dívidas.



Aumento dos pedidos de reforma do Estado atrasa processos, Diário Económico de 07-09-2009
 

Os trabalhadores da Caixa Geral de Aposentações (CGA) tiveram de fazer horas extraordinárias para dar resposta aos inúmeros pedidos de reforma do Estado. No início do ano, a resposta dos serviços aos pedidos de reforma da função pública estavam a demorar cerca de sete meses, devido ao avolumar de saídas do Estado. Agora a resposta demora, em média, quatro meses e meio, apurou o Diário Económico, quando o prazo usual é de três meses. Fonte oficial do Ministério das Finanças confirmou "a recepção no final de 2008 de um número muito elevado de pedidos de aposentação e suas repercussões negativas no prazo médio necessário para a conclusão dos processos".



PS abre campanha apelando ao voto à esquerda, Diário Económico de 07-09-2009
 

Afastado o sonho de conquistar uma nova maioria absoluta, o PS volta agora as suas armas para a luta por votos úteis à esquerda, que permitam impedir o que para os socialistas seria um cenário trágico: uma maioria de direita, reforçada numa união entre PSD e CDS-PP. Um PSD que, como José Sócrates fez ontem questão de sublinhar, durante a Convenção do PS, "está hoje mais à direita do que alguma vez esteve, mais conservador nos costumes, mais neoliberal na economia".



Caso TVI discutido hoje no Parlamento, Diário Notícias de 07-09-2009
 

A conferência de líderes parlamentares reúne-se hoje para decidir se será ainda realizada esta semana uma reunião da Comissão Permanente. CDS promete levar o cancelamento do Jornal Nacional de 6.ª-Feira ao encontro de hoje, mas não esclarece se vai pedir um debate sobre este assunto. PS quer ouvir os argumentos dos partidos da oposição para decidir.



59 mil trocam emprego por assistência à família, Diário Notícias de 07-09-2009
 

Estudou contabilidade, mas acabou por conseguir o emprego mais provável para uma mulher que vive na pequena aldeia de Arega, concelho de Figueiró dos Vinhos. Fátima Antunes esteve oito anos a cortar tecidos numa fábrica do sector têxtil, por "pouco mais do que o salário mínimo". Ficou grávida e fez contas à vida. Com o infantário mais próximo a 13 quilómetros, "o ordenado ia acabar por ser para o gasóleo e para ama". Abandonou o emprego, onde já estava efectiva. Cinco anos depois, já com dois filhos, não se arrepende da decisão que tomou. "Tenho mais tempo para mim, para a casa e para eles. São crianças educadas e saudáveis. E depois tenho o quintal aqui na rua, não ponho pesticidas, a alimentação é melhor", justifica, ao DN. Na aldeia de mil habitantes é frequente encontrar quem se ocupe de outras pessoas. "Têm a sua vida na agricultura e toda a gente acaba por tomar conta de um neto, de um pai ou de uma mãe".



Ensino nas escolas está demasiado fácil, I de 07-09-2009
 

O ensino nas escolas está demasiado fácil e os últimos quatro anos acentuaram o problema. Para a maioria dos 45 pais ouvidos pelo i, os problemas pioraram com a crispação entre professores e Governo, que criou instabilidade nas escolas. E dão exemplos "O estatuto do aluno é um desastre e uma ofensa aos alunos cumpridores. Valores e atitudes como o trabalho, o mérito, a assiduidade, o comportamento, a aprendizagem, o conhecimento, foram postos em causa e de repente considerados antiquados e conservadores", diz Manuel Marques, economista nas Caldas da Rainha, pai de um aluno matriculado no 8º ano.



Fundos de acções sobem 44% em seis meses, Jornal Negócios de 07-09-2009
 

Os fundos de investimento de acções nacionais viveram mais um mês de ganhos acentuados e já recuperam mais de 33% em 2009. Desde os mínimos de 9 de Março, estes produtos valorizam 43,67% e superam o desempenho do índice PSI-20. O regresso da confiança aos mercados e os sinais de recuperação da economia nos últimos meses têm animado as bolsas mundiais, com os investidores a voltarem a investir em acções, à procura de retornos mais elevados.



PS ou PSD? O que será melhor para a bolsa?, Jornal Negócios de 07-09-2009
 

Se não acontecer algum cataclismo inesperado, será entre o PS e o PSD que se decidirá a vitória nas próximas eleições legislativas. O resultado será indiferente para a bolsa ou há acções que podem subir ou descer com a chegada em primeiro lugar de um ou outro partido? Falámos com analistas e chegámos a algumas conclusões. Conheça os resultados.



"Direita quer reduzir o estado social", Jornal Notícias de 07-09-2009
 

O secretário-geral do PS, José Sócrates, acusou ontem o PSD de querer colocar em causa o Estado social, durante a convenção nacional socialista em que as grandes 'estrelas' acabaram por ser Elisa Ferreira e António Costa. Acentuando o facto do PSD recorrer a uma "linguagem cifrada" e sustentar a sua campanha no insulto, o secretário-geral do PS apontou o risco do Estado social poder vir a ser amputado caso os socialistas não vençam as eleições legislativas. "Nunca, como hoje, foi tão evidente o projecto de Direita para enfraquecer e reduzir o nosso Estado social", disse José Sócrates na Convenção Nacional do PS, ontem, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.



Lei do tabaco não travou aumento do consumo, Jornal Notícias de 07-09-2009
 

A venda de cigarros subiu 0,6% nos primeiros cinco meses do ano, face a igual período do ano passado, o que naturalmente resulta no aumento da receita fiscal, que no mesmo período cresceu 26,9%. A Associação Nacional de Grossistas de Tabaco (ANGT) indica que em Portugal, nos primeiros cinco meses do ano, foram vendidos 4 966 034 cigarros, mais 28 118 cigarros do que em igual período do ano passado, ou seja, mais cerca de 1406 maços de tabaco. Uma subida que não foi linear ao longo dos 12 meses terminados em Maio, verificando-se picos de vendas em meses como Julho de 2008 e Março e Abril de 2009, sendo que nos restantes as vendas até apresentaram descidas.



"A jogar assim, ninguém nos pára", O Jogo de 07-09-2009
 

Javi García é um jovem tranquilo. A impetuosidade demonstrada em campo resume-se a isso mesmo... ao campo, à competição. Moderno, descontraído e bem-disposto, tenta aqui e ali pronunciar algumas palavras na língua de Camões, mesmo que isso lhe custe algumas risadas.



Durão em forcing final para reeleição, OJE de 07-09-2009
 

Durão Barroso inicia hoje em Bruxelas encontros decisivos com os principais grupos políticos do Parlamento Europeu para convencer o maior número de eurodeputados a votar a 16 de Setembro a sua recondução como presidente da Comissão Europeia. O ex-primeiro-ministro português, que termina o mandato à frente do executivo comunitário em Outubro, é o candidato oficial dos 27 Estados-membros europeus para continuar no lugar por mais cinco anos, precisando agora de ser confirmado pela maioria dos 736 membros do Parlamento Europeu. Durão Barroso reúne-se hoje com o grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus (54 eurodeputados); amanhã com o grupo do Partido Popular (265, que inclui o PSD) e grupo da Esquerda Unitária (35, que inclui BE e PCP); quarta-feira com o grupo dos Socialistas e Democratas (184, que inclui o PS), o grupo dos Democratas e Liberais (84) e o grupo dos Verdes (55).



Visabeira com Nokia em Timor, OJE de 07-09-2009
 

A Visabeira Global e a Nokia Siemens Networks vão avançar, em conjunto, com um investimento em Timor da ordem dos 2,2 milhões de euros. O projecto inclui a construção de infra-estruturas de telecomunicações disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração da Visabeira Global, Paulo Varela. O gestor adiantou que a operação em Timor envolve "um contrato para a concessão de 18 estações base de telecomunicações móveis e a instalação de rede de transmissão wireless". Para a Visabeira Global esta aposta com a Nokia é a estreia do grupo naquela geografia e pode significar a expansão internacional para mercados próximos, nomeadamente para a Indonésia e para a Austrália, disse o gestor.



Bolchoi leva Spartacus a Madrid, OJE de 07-09-2009
 

O Teatro Bolchoi levou a Madrid o bailado Spartacus, do coreógrafo russo Iuri Grigorovich, cuja estreia teve lugar no sábado no Teatro Real. As representações continuam até à próxima quinta-feira.



PS rejeita acusações de "asfixia democrática", Público de 07-09-2009
 

Até a voz off que anunciou a intervenção de José Sócrates no encerramento da Convenção Nacional do PS era uma resposta ao PSD. "Chegou a hora da verdade!", ouviu-se no Coliseu dos Recreios quando o secretário-geral socialista subiu ao palco para uma intervenção centrada no combate ao maior partido da oposição. "Não nos presumimos detentores absolutos da verdade com 'V' maiúsculo como se fosse uma graça divina ou uma patente registada", ironizou Sócrates. Manuela Ferreira Leite e as terminologias "verdade" e "asfixia democrática" já tinham recebido vaias ao longo do dia pelos socialistas reunidos no Coliseu dos Recreios. Mas o secretário-geral do PS evitou baixar o nível, o que também lhe servia para o contraste: "Não ouvimos ninguém nesta tribuna lançar suspeições ou insultos" aos adversários políticos. "Faremos a campanha com elevação e respeito democrático", frisou.



Qimonda Solar pediu falência após anúncio da salvação do projecto, Público de 07-09-2009
 

A par do processo de insolvência por que está a passar a Qimonda Portugal, também a Itarion Solar, que usa as instalações da Qimonda em Vila do Conde, entregou o seu futuro nas mãos de um gestor judicial. Detida a 51 por cento pela Qimonda AG e em 49 por cento pelos alemães da Centrosolar, a Itarion Solar viu o seu pedido de insolvência acontecer pouco tempo depois de o Governo ter anunciado a salvação do projecto, prometendo criar 400 postos de trabalho, e decorre enquanto empresários portugueses vão avançando com intenções que não se concretizaram.



Só falta o aumento, Record de 07-09-2009
 

Para garantir a continuidade de Luisão, a direção encarnada já lhe prometeu a revisão das suas condições salariais, e o prolongamento do seu vínculo por mais duas ou três temporadas. O assunto foi abordado pelos responsáveis do Benfica com o empresário do atleta no final de agosto, e deve ficar concluído nos próximos meses.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream