02 setembro 2009

Manchetes do Dia - 02-09-2009

Quarta, 2 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Tragédia em mais uma linha sem vigilância, 24 Horas de 02-09-2009
 

Iam apanhar um autocarro para Fátima quando o Mercedes onde seguiam foi abalroado por um comboio, numa passagem de nível em Santa Leocádia. Resultado: quatro mortos, dois feridos graves e um que inspira menos cuidados.



Exterminador implacável, A Bola de 02-09-2009
 

A transmissão da partida entre o Benfica e o Celtic de Glasgow será transmitida no canal de televisão dos «encarnados». O encontro será transmitido a partir das 00.30 horas de quinta-feira na Benfica TV. O emblema da Luz viajou esta terça-feira para Toronto, no Canadá, onde irá defrontar o clube escocês num jogo de carácter particular. O treinador do Benfica, Jorge Jesus, convocou cinco jogadores da formação - Roderick, Tiago Ramos, Diogo Figueiras, Ruben Pinto e Nélson Oliveira - para o jogo no outro lado do Atlântico.



4 mortos em tragédia na Linha do Douro, Correio Manhã de 02-09-2009
 

O autocarro partia ontem para Fátima às 06h00 da madrugada. Manuel Guedes, presidente da Junta de Freguesia de Santa Leocádia, em Baião, foi de carro com um amigo, Sérgio, buscar os passageiros que faltavam ao lugar de Alagoa. Os minutos passaram e Manuel não voltou. O desespero da espera foi aumentando. Algum tempo depois a trágica notícia chegou: o carro em que os sete passageiros seguiam foi colhido por um comboio numa passagem de nível e arrastado mais de 100 metros. Manuel Guedes, Sérgio Pereira, Filomena Pereira e Manuel Lucas faleceram.



Portugal esconde 125 mil desempregados, Correio Manhã de 02-09-2009
 

A contabilidade oficial do desemprego pode estar a distorcer a dramática realidade que afecta milhares. Numa altura em que a economia avança a passo lento para uma recuperação em que muitos não acreditam, há pelo menos 125 mil desempregados que as estatísticas ignoram.



"Plano contra a crise está a resultar", Diário Económico de 02-09-2009
 

Em entrevista à RTP, José Sócrates procurou personalizar as eleições de 27 de Setembro, insistindo nas diferença de "atitude" face a Ferreira Leite. Neste sentido, o líder socialista acusou Ferreira Leite de ter uma "visão retrógrada" em matérias como o casamento e a imigração, afirmando que as posições do PSD nestes domínios estão "ultrapassadas e não correspondem ao Portugal moderno". Por isso as eleições legislativas não são apenas "uma escolha entre programas políticos, mas também uma escolha entre duas pessoas". Numa tentativa de evitar a dispersão de votos, Sócrates recordou ainda que "só há dois partidos que podem ganhar as eleições: PS e PSD".



"Estamos muito satisfeitos com a venda da Méditel", Diário Económico de 02-09-2009
 

A venda da participação de 32,2% da Portugal Telecom (PT) na Medi Telecom (Méditel) - por 400 milhões de euros - "vai servir para aumentar a flexibilidade da PT de modo a reforçar os investimentos na África subsariana e também para abater dívida". A garantia é dada por Zeinal Bava, presidente-executivo da PT, ao Diário Económico. A operadora divulgou ontem ao mercado o desfecho de um negócio há muito esperado, mas nunca oficialmente assumido pela empresa. O negócio foi intermediado pelo BES Investimento e pela Morgan Stanley.



Proposta de espanhóis para o TGV é melhor para os cofres do Estado, Diário Económico de 02-09-2009
 

O consórcio liderado pelo grupo espanhol FCC - Fomento de Construcciones y Contratas surpreendeu ontem meio mundo, nomeadamente os agrupamentos rivais liderados pelas portuguesas Soares da Costa/Brisa e Mota-Engil, na sessão de abertura das propostas para a construção e exploração do troço de alta velocidade ferroviária entre Lisboa e o Poceirão. Para o conjunto deste projecto, a RAVE - Rede de Alta Velocidade tinha apresentado um valor de referência para o custo inicial de construção na ordem dos 1.928 milhões de euros, mas o agrupamento liderado pela construtora de Esther Koplowitz foi mais competitivo e avançou com um valor inferior a fasquia, ou seja, 1.870 milhões de euros.



Portugal é dos países da OCDE que menos investem nas crianças, Diário Notícias de 02-09-2009
 

Portugal é um dos países da OCDE que menos investimentos públicos canalizam para as crianças até aos cinco anos. O dado consta de um relatório - Childhood Decides -, divulgado por esta organização, do qual se conclui que, regra geral, a qualidade de vida dos menores no nosso País está muito abaixo da média do mundo desenvolvido. No que diz respeito aos indicadores do investimento público por cada menor de 18 anos Portugal surge num grupo de países que investe entre 60 e 70 mil euros por ano. Valores que, sendo dos mais baixos, não serão particularmente negativos tendo em conta o rendimento per capita.



Nova PJ vai custar o dobro do previsto há um ano, Diário Notícias de 02-09-2009
 

As novas instalações da Polícia Judiciária (PJ), na Rua Gomes Freire, em Lisboa, vão custar o dobro do que o Governo tinha inicialmente previsto, ou seja, cerca de 90 milhões de euros. A 24 de Julho de 2008, o Conselho de Ministros aprovava este projecto de "ampliação, remodelação e modernização" da sede da polícia de investigação criminal, anunciando o gasto de 50 milhões de euros. E dizendo que parte desses custos seriam suportados pela alienação de cinco fracções espalhadas pela capital onde estão actualmente algumas das unidades nacionais (ver caixa ao lado). Ontem, o Ministério da Justiça avançou que, afinal, o projecto tem agora uma estimativa de custos na ordem dos 90 milhões de euros.



Família: PS ganha onde há mais filhos fora do casamento, I de 02-09-2009
 

As questões fracturantes estão no centro da campanhas eleitoral. São ou não decisivas para conquistar votos? O i procurou a resposta entre quatro famílias - a típica, a numerosa, um casal homossexual e um em união de facto.



Espanhóis da FCC à frente na corrida à ponte, Jornal Negócios de 02-09-2009
 

A surpresa estava reservada para a abertura das propostas para o segundo troço da Alta Velocidade, entre Lisboa e o Poceirão. O consórcio liderado pela espanhola FCC apresentou um preço de construção cerca de 300 milhões mais barato do que a melhor proposta da Mota-Engil, que ficou em segundo lugar no "ranking" das propostas mais baratas. Este troço inclui a terceira travessia do Tejo, entre Chelas e Barreiro, e tem uma extensão total de 34 quilómetros e faz parte do eixo Lisboa-Madrid.



Pilotos da TAP admitem greve em cima das eleições, Jornal Negócios de 02-09-2009
 

Os pilotos da TAP vão decidir, na próxima terça-feira, se avançam para a greve. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) convocou para dia 8 de Setembro uma assembleia de empresa, destinada a debater a situação laboral dos 800 pilotos da companhia, admitindo a possibilidade de marcar uma paralisação. A convocatória desta assembleia refere, como ponto único, a "análise, discussão e deliberação sobre o impasse no processo de revisão do Acordo de Empresa dos pilotos da TAP" e as medidas a adoptar, "incluindo o recurso à greve".



Propostas do PSD agravam o défice público, Jornal Negócios de 02-09-2009
 

A medida de redução da Taxa Social Única (TSU), proposta pelo PSD no seu programa eleitoral, teria um peso de pelo menos mil milhões de euros na receita da Segurança Social. Contas feitas, este impacto significaria qualquer coisa como 0,7% do PIB português, com as necessárias consequências em termos de agravamento do défice público. As propostas dos social-democratas são as que mais agravam o défice público. Com excepção da TSU e da suspensão do Pagamento Especial por Conta (PEC) - com um impacto mínimo - todas as outras não são quantificáveis com os dados conhecidos.



Deu terreno para encerrar passagem de nível onde morreu, Jornal Notícias de 02-09-2009
 

"O meu pai já tinha oferecido o terreno para acabarem, de vez, com aquela passagem de nível. Dizia que não queria que ninguém lá morresse. Veja a ironia do destino. Acabou por morrer ele lá!". Maria Manuela Monteiro, mãe do jovem Pedro Monteiro, de 15 anos, internado no Hospital de S.João, e filha de Maria José Lucas (internada no Hospital de Penafiel) e de Manuel Lucas (morto no acidente), e o marido, Alfredo Monteiro, lamentavam, à porta do serviço de urgência de Pediatria do Hospital de S.João, a tragédia que envolveu o seu filho. Nervosa e muito fragilizada, Maria Manuela Monteiro correu para o "S.João" para poder estar perto do filho e saber da evolução do seu estado de saúde. "Graças a Deus que está estável, oxalá que não venha a piorar", desabafou ao JN, entre lágrimas, mal saiu do serviço de urgência.



Gripe A vai provocar 10 mil doentes graves, Jornal Notícias de 02-09-2009
 

Um milhão de portugueses será infectado com o vírus da gripe A no pico da pandemia, sendo que 10 mil serão doentes graves, disse, ontem, terça-feira, o director-geral da Saúde na conferência "Informar para Agir", realizada na Gulbenkian. Segundo a ministra da Saúde, estão previstas seis milhões de doses de vacinas para Portugal, embora seja ainda desconhecida a percentagem que vai efectivamente chegar até ao final do ano. "Vai chegar por lotes, progressivamente, a partir de meados de Setembro", disse, ontem, Ana Jorge durante a conferência sobre gripe A organizada pela TSF "Informar para agir", que decorreu na Fundação Gulbenkian.



Angulo agita tácticas de Bento, O Jogo de 02-09-2009
 

O Sporting teve de esperar pelos derradeiros instantes do período de inscrições para encerrar o plantel mas garantiu a contratação de um médio polivalente, medida sempre desejada que se tornou indispensável com a lesão de Marat Izmailov.



Microsoft: Cláudia Goya é a primeira mulher ao leme, OJE de 02-09-2009
 

Cláudia Fonseca e Mauro Xavier assumiram a direcção financeira e a direcção de relacionamento com fabricantes (OEM - Original Equipment Manufacturers) da Microsoft, respectivamente. Cláudia Fonseca, até agora controller da área de Serviços na Microsoft Europa, cargo que incluía a coordenação dos processos financeiros das 12 subsidiárias europeias, assumiu no início de Julho novas funções, liderando agora a Direcção de Financial & Analysis da Microsoft Portugal. Mauro Xavier foi nomeado novo responsável da área de OEM (Original Equipment Manufacturers), onde terá a seu cargo a gestão do negócio e do relacionamento com os fabricantes de computadores. Mauro Xavier era até agora Healthcare Lead da Microsoft Portugal.



PT vende Méditel por 400 milhões, OJE de 02-09-2009
 

A Portugal Telecom (PT) informou ontem que vendeu a participação de 32,18% que detinha na marroquina Méditel por 400 milhões de euros aos sócios locais, o maior banco marroquino Caixa de Depósito e Gestão (CDG) e a empresa BMCE. Em comunicado, a operadora portuguesa explica que a PT e a Telefónica, que lideravam até agora a Méditel em partes iguais, venderam as suas participações cada uma por 400 milhões de euros, correspondentes a 64,36% do capital da operadora marroquina. Esta transacção resulta num valor da Méditel de 1,6 mil milhões de euros, que é o valor da participação mais o valor da dívida da empresa marroquina e num múltiplo de EBITDA de 8.4 vezes dos últimos 12 meses.



Recessão abranda na indústria europeia, OJE de 02-09-2009
 

A recessão na indústria da Zona Euro abrandou mais do que se esperava em Julho e o desemprego na Alemanha diminuiu inesperadamente, sinalizando que a economia da região continua a recuperar. Um índice da indústria da Zona Euro cresceu para 48,2 face a 46,3 em Julho, a leitura mais elevada dos últimos 14 meses e superior a uma estimativa avançada no passado dia 21. Este crescimento coloca o índice da Markit Economics mais perto de uma leitura de 50, que indica uma expansão. Na Alemanha, o ministério do Trabalho anunciou que o desemprego recuou, tendo-se contado menos mil desempregados, enquanto os 30 economistas consultados pela agência Bloomberg esperavam um aumento de 30 mil pessoas sem trabalho.



Espanhóis apresentam a proposta mais barata para troço do TGV, Público de 02-09-2009
 

O consórcio liderado pelo grupo espanhol FCC apresentou a proposta mais barata para a construção do troço de alta velocidade que vai ligar Lisboa ao Poceirão e que inclui a terceira travessia do Tejo. O investimento avançado é de 1,87 mil milhões de euros. A seguir, surge o agrupamento encabeçado pela Mota-Engil, com duas variantes de projecto e com custos de 2,166 e 2,198 mil milhões de euros. O consórcio que tem a Brisa a liderar apresentou uma proposta de 2,31 mil milhões. O custo vale 50 por cento na escolha do vencedor. Ao contrário dos consórcios nacionais, que contam com bancos na estrutura de capital, o agrupamento espanhol não tem nenhuma entidade financeira na sua estrutura accionista.



Três dias de fogo devoram floresta de um concelho pobre, Público de 02-09-2009
 

O incêndio deflagrou à 1h00 de domingo e nos últimos três dias devastou o Sabugal, concelho altaneiro do distrito da Guarda. Muitos moradores mal têm dormido para tentar impedir o avanço das chamas para as casas. Ontem à noite, a última frente entrava em rescaldo. Mas vão perdurar as consequências daquele que já é considerado o maior sinistro desta época de fogos florestais: alguns especialistas lançam estimativas de 15 mil hectares de área ardida.



Carlão é o futuro Liedson, Record de 02-09-2009
 

O empréstimo de Ronny à U. Leiria garantiu ao Sporting o direito de preferência sobre Carlão, avançado brasileiro de 23 anos que se destacou na fase final da época passada ao apontar 11 golos em 12 jogos, na Liga de Honra. Com contrato até 2014, Carlão tem vindo a ser observado de forma próxima pela SAD verde e branca, que está na posse das melhores referências, pela voz do técnico dos leirienses e antigo capitão leonino Manuel Fernandes. Aposta do treinador e do administrador António Bastos, Carlão viu recentemente ser-lhe melhorado o contrato e respetivo salário, que não ia além dos 2 mil euros.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream