01 setembro 2009

Manchetes do Dia - 01-09-2009

Terça, 1 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Ex-Big Brother apanha 3 anos de cadeia, 24 Horas de 01-09-2009
 

Bruno Timóteo, o "pasteleiro" da 2ª edição do reality show da TVI, foi condenado por furto qualificado, mas fica com pena suspensa. Vai ainda ter que pagar uma multa de 2500 euros a uma instituição de solidariedade social.



Diabos à solta, A Bola de 01-09-2009
 

A equipa encarnada precisou de apenas 15 minutos para se colcar em vantagem e o golo de Javi Garcia, na sequência de um canto, serviu também para desatar o novelo de futebol ofensivo que empolgou os muitos milhares que compareceram no estádio. Cinco minutos depois, novo golo para a equipa encarnada, desta vez por Luisão. A história do jogo foi praticamente a história dos golos marcados, tal a superioridade do Benfica frente a um adversário que acusou em demasia a quantidade de golos sofrida e se mostrou sempre perdido em campo.



Segurança Social mais cara, Correio Manhã de 01-09-2009
 

O Presidente da República promulgou ontem o Código dos Regimes Contributivos da Segurança Social, mas manifestou as suas reservas ao recordar, nomeadamente, algumas das críticas públicas ao documento. O novo regime prevê, por exemplo, o alargamento das remunerações sujeitas a contribuições para a Segurança Social dos trabalhadores dependentes, no que diz respeito a ajudas de custo e viaturas das empresas, entre outras.



Goleada histórica no Estádio da Luz, Correio Manhã de 01-09-2009
 

O Benfica alcançou ontem a vitória mais dilatada dos últimos 15 anos, ao bater o V. Setúbal por 8-1, graças a vinte minutos de sonho a meio do primeiro tempo, confirmando as promessas de uma temporada eufórica na Luz. A eficácia do Benfica foi arrasadora. Aos 16', num canto de Aimar, Javi Garcia colocou a nu a enorme fragilidade defensiva dos sadinos, apesar do número de jogadores plantados na zona central, e começou a derrocada. À excepção de um cabeceamento de Cardozo a rasar o poste, nos 20 minutos seguintes, cada remate, cada golo: um de livre (Luisão), outro de penalti (Cardozo, finalmente), uma jogada individual maravilhosa (Aimar) e um lance colectivo perfeito com cruzamento de Di Maria, assistência de Cardozo e conclusão de Ramires.



Trinta mil desempregados vão perder o subsídio até ao fim do ano, Diário Económico de 01-09-2009
 

O desempregado sem subsídio é, provavelmente, o rosto mais dramático da actual crise económica e tem alimentado uma incessante troca de argumentos e propostas entre os principais actores políticos e sociais. Segundo as estimativas do presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), quase 30 mil desempregados deverão perder o seu subsídio até ao final do ano. Francisco Madelino diz que, por mês, sete mil desempregados, em média, perdem a prestação social, uma estimativa mais baixa do que o número avançado pelo Ministério do Trabalho em Março.



Descubra as promessas eleitorais que aproximam os partidos, Diário Económico de 01-09-2009
 

Com o país a atravessar uma crise económica sem precedentes e o desemprego a dominar as preocupações dos portugueses, os partidos elegem a economia como uma das principais prioridades dos seus programas eleitorais, sem grandes diferenças entre si. No entanto, há duas importantes questões que ficam por responder: como resolver o problema das contas públicas e como tornar o país mais competitivo. Os economistas ouvidos pelo Diário Económico lamentam que nenhum dos partidos pareça ter uma solução para os dois problemas e apontam a falta de estratégia de longo prazo como o principal pecado dos programas eleitorais: "É preciso um plano de longo prazo para sair da gestão casuística e da navegação à vista", diz Francisco Murteira Nabo.



"É redutor que a diferença entre PS e PSD seja o TGV", Diário Económico de 01-09-2009
 

No dia em que apresentou resultados ao mercado e em que foram entregues as propostas para o troço de alta velocidade ferroviária entre Lisboa e Poceirão, o presidente-executivo (CEO) da Soares da Costa, Pedro Gonçalves afirmou que o TGV é uma prioridade e que verá de forma negativa que o próximo Governo, possa tornar "inútil todo o trabalho que está feito até esta fase". Sobre o novo aeroporto, Pedro Gonçalves mostra-se interessado na construção, e diz que sobre a concessão tudo vai depender do modelo.



Benfica humilha V. Setúbal, Diário Notícias de 01-09-2009
 

O ponta-de-lança paraguaio Cardozo foi autor de três golos, um deles de grande penalidade, igualando o portista Falcao no comando da lista de melhores marcadores da Liga. A diferença de qualidade individual e colectiva entre as duas equipas no jogo de hoje é inquestionável e cedo emergiu, mas o treinador do Vitória de Setúbal fez juz a uma expressão muito em voga no futebol e "estacionou o autocarro" à frente da sua baliza. Ao fazê-lo, com duas linhas defensivas de cinco e quatro homens, numa espécie de 5x4x1, numa marcação zonal, cometeu verdadeiro "suicídio" e acentuou as diferenças individuais entre as duas equipas.



Indústria e Turismo recusam aumento do salário mínimo, Diário Notícias de 01-09-2009
 

O Governo socialista ainda não tomou uma posição clara; o programa eleitoral do PSD ignora-o; e as confederações da Indústria e do Turismo manifestam-se, à partida, contra qualquer actualização. O aumento do salário mínimo nacional em 2010 está longe de estar garantido. A decisão vai afectar mais de 365 mil pessoas, de acordo com os estudos oficiais. Desde a assinatura do acordo para o aumento do salário mínimo mensal em Concertação Social, em 2006, Portugal registou das maiores subidas nominais na Zona Euro, apenas superada pela Eslovénia. O esforço não foi, contudo, suficiente para alterar a posição relativa do País, que apresenta o valor mais baixo, logo a seguir à Eslováquia.



Paulo Portas: "O bloco central é uma coligação de aflitos", I de 01-09-2009
 

Paulo Portas diz ao i que "um dos grandes problemas do país é ter centrão a mais e escolha a menos".



Governo lança mais quatro concessões de estradas, Jornal Negócios de 01-09-2009
 

A menos de um mês das eleições, o Governo lançou mais quatro concessões rodoviárias, o que faz com que totalizem 17 as lançadas desde 2005. No despacho, a que o Negócios teve acesso é revelado que são 800 quilómetros de estradas para construir e requalificar, divididos pelas subconcessões do Ribatejo, Vouga, Serra da Estrela e Tejo Internacional. No despacho, a que o Negócios teve acesso, assinado pelos ministros das Finanças, Teixeira dos Santos, e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, é revelado que são 800 quilómetros de estradas para construir e requalificar, divididos pelas subconcessões do Ribatejo, Vouga, Serra da Estrela e Tejo Internacional.



"Tribunal de Contas vai avaliar a nacionalização do BPN", Jornal Negócios de 01-09-2009
 

Passaram três anos sobre a nova Lei do Tribunal de Contas e quase quatro desde que Guilherme d'Oliveira Martins lidera o órgão fiscalizador da gestão financeira do Estado. O ex-ministro e ex-deputado faz um balanço positivo do seu mandato, suportado na nova Lei, que garante ser mais responsabilizadora. Elogia o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, em várias frentes. Enquanto presidente do Conselho para a Prevenção da Corrupção lamenta a falta de bom senso dos candidatos autarcas acusados ou arguidos - e de quem permite que as candidaturas aconteçam. Em entrevista ao Negócios, Guilherme d'Oliveira Martins revela que o Tribunal de Contas vai avaliar o processo de nacionalização do BPN no âmbito da avaliação das medidas mais importantes no combate à crise.



Filho impediu o pai de estrangular a mãe, Jornal Notícias de 01-09-2009
 

Um indivíduo tentou estrangular a mulher com um arame mas foi impedido pelo filho, de 15 anos. Foi detido por tentativa de homicídio e violência doméstica. O tribunal de Famalicão libertou-o e proibiu-o de se aproximar da família. Tudo terá acontecido cerca das 19.30 horas do passado sábado, na vila de Joane, Famalicão, num "quadro de violência doméstica já habitual", segundo uma nota divulgada ontem pela Directoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ), cujo inspectores detiveram o alegado agressor.



Esmagador, Jornal Notícias de 01-09-2009
 

O Benfica atropelou, ontem, segunda-feira à noite, na Luz, o Vitória de Setúbal por vigorosos 8-1. A goleada foi das antigas, mas ilustra o poderio da equipa de Jorge Jesus. Cardozo marcou três em exibição de gala encarnada. Se Quique Flores registou a oportunidade de assistir ao embate, não reconheceu de certeza o antigo conjunto. É uma diferença tão clara como absurda. Isto embora seja verdade que os dois encontros iniciais da Liga - principalmente o de Guimarães, onde a exibição deixou mesmo muito a desejar -, assim como o jogo em Poltava, deixaram algumas reticências relativamente ao valor colectivo dos lisboetas.



Poderoso, O Jogo de 01-09-2009
 

O jogo levava 89' e Jorge Jesus, sempre enérgico, corrigia o posicionamento de alguns dos jogadores. Desviava-se a atenção do banco de suplentes para o marcador electrónico e a boca abria-se de surpresa: 8-0. Não era a estatística de cantos, nem de foras-de-jogo. Era o resultado do jogo entre Benfica e Vitória de Setúbal, a contar para a terceira jornada do escalão mais alto do futebol português. A equipa sadina estava a ser atropelada por um camião de 16 rodas e 60 toneladas, mas nem isso parecia satisfazer o treinador do Benfica.



TAP: situação é crítica, diz Parpública, OJE de 01-09-2009
 

A TAP agravou a sua situação financeira que já era critica, referiu a Parpública, a holding do Estado que detém 100% da transportadora aérea nacional, no seu relatório de gestão do semestre. A TAP revelou um prejuízo de 68 milhões de euros no primeiro semestre, o que agravou em 44% os capitais próprios negativos, que se situam nos 247,2 milhões de euros contra 171,7 milhões de euros do final do ano passado. A Parpública salienta o facto das perdas deste semestre serem significativamente mais baixas que no período homólogo, já que são menos de metade, e frisou que o valor final está em linha com o orçamentado.



Nova PlayStation 3 chega hoje, OJE de 01-09-2009
 

Andrew Chim foi o feliz comprador da primeira PlaySation 3 a ser ontem vendida em Hong Kong. Na Europa, o novo modelo da PS3, mais leve e mais fino, com um disco rígido de 120 gigas, é lançado hoje pelo preço de 299 euros.



Os Mosqueteiros cria base de 60 milhões, OJE de 01-09-2009
 

O grupo Os Mosqueteiros anunciou ontem que vai investir 60 milhões de euros na construção de uma nova base logística automatizada no centro do país, que permitirá a criação de 300 novos postos de trabalho. De acordo com um comunicado do grupo citado pela agência Lusa, trata-se de um grande armazém de distribuição que funcionará de forma automática e será inovador no mercado da distribuição em Portugal. "Esta nova base implicará um investimento na ordem dos 60 milhões de euros e permitirá a criação de cerca de 300 novos postos de trabalho", anunciou o presidente do agrupamento, Tomé Lopes, na inauguração da nova plataforma de frescos da base logística de Paços de Ferreira.



Benfica impõe ao Setúbal a maior goleada dos últimos 15 anos, Público de 01-09-2009
 

É preciso recuar até à época 1993/94 para encontrar no campeonato português uma equipa que tivesse marcado oito golos num só jogo. E há 15 anos essa equipa foi precisamente... o Benfi ca. Bateu, então, o Famalicão por 8-0 e ontem só um golo tardio do Vitória de Setúbal impediu a repetição do resultado. Óscar Cardozo, ao assinar um hat-trick, acabou por ser a face mais visível da goleada e redimiu-se dos dois penáltis falhados nas duas primeiras jornadas. Graças à noite de ontem, o Benfica de Jorge Jesus passou também a ser a equipa mais concretizadora desta edição do campeonato.



Situação financeira da TAP piorou no primeiro semestre e é "crítica", Público de 01-09-2009
 

A dona da TAP, a holding estatal Parpública, apresenta no seu relatório de contas semestrais uma radiografia muito negativa da transportadora nacional: "Em consequência do resultado negativo apurado no semestre, o grupo TAP continua a apresentar uma situação financeira crítica, com capitais próprios negativos de 247,2 milhões de euros, valor compara com os 171,7 milhões de euros negativos registados em 31 de Dezembro de 2008", lê-se no relatório. "A dívida financeira do grupo TAP (...), no final do primeiro semestre, aproxima-se dos 1380 milhões de euros, apresentando, no entanto, uma redução relativamente ao fi nal do exercício de 2008, em cerca de 31 milhões de euros", adianta .



Apocalipse Luz, Record de 01-09-2009
 

Noite de gala na Luz com a equipa de Jorge Jesus a dar espectáculo e a marcar, dominando sem problemas um opositor confrangedoramente frágil. Os golos das águias foram marcados por Javi Garcia, Luisão, Cardozo (3), Aimar, Ramires e Nuno Gomes. Hélder Barbosa reduziu no último minuto.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream