27 agosto 2009

Manchetes do Dia - 27-08-2009

Quinta, 27 de Agosto de 2009  
Manchetes do Dia

Obikwelu ficou a arder com 60 mil euros, 24 Horas de 27-08-2009
 

Campeão português confiou o seu dinheiro a um amigo que trabalhava no Millennium bcp. O suposto burlão foi denunciado pelo próprio banco e agora trabalha parao Santander.



Para ganhar!, A Bola de 27-08-2009
 

Jorge Jesus muda equipa mas ambição é a mesma.



Ladrões violentos com ajuda do Estado, Correio Manhã de 27-08-2009
 

A viagem sozinho a Fátima corria bem até que, de noite, 'António' decidiu parar só para tentar comer qualquer coisa. Voltou com um hamburguer ao carro e, sentado ao volante, mal se distraiu já tinha uma pistola e facas apontadas à cabeça. Acabou sequestrado hora e meia pelos quatro homens que, enquanto roubaram o que puderam do seu multibanco, ainda o espancaram e fecharam-no dentro da mala do carro. A Polícia Judiciária já apanhou três, mas uma juíza libertou-os. E continuam a viver do Rendimento Social de Inserção. De resto, há muito que conciliam os enormes rendimentos no mundo do crime com uma vida recheada de subsídios à custa do Estado – que vai pagando sempre, apesar dos longos registos criminais por roubo, furto e tráfico de droga. Um deles até já cumpriu duas penas de prisão por vários crimes violentos.



Programa de Ferreira Leite defende combate ao Estado , Diário Económico de 27-08-2009
 

O PSD apresenta hoje em Lisboa o programa que vai levar às eleições legislativas de 27 de Setembro. A prioridade número um está definida: menos Estado na vida das pessoas e das empresas, a gastar menos e melhor, mas garantindo o acesso universal aos serviços básicos, como educação ou saúde. O programa eleitoral do PSD que Manuela Ferreira Leite apresenta hoje aos portugueses terá menos medidas do que princípios e, como a própria já disse, quase poderia caber numa folha A4.



'Spreads' no crédito à habitação triplicaram num ano , Diário Económico de 27-08-2009
 

O 'spread' médio mínimo é de 0,95% quando no Verão passado era de 0,35%. O aumento dos custos de financiamento e a instabilidade dos mercados financeiros tem levado os bancos a rever em alta os 'spreads' praticados nos novos contratos de crédito à habitação. Só no último ano, em termos médios, o 'spread' mínimo cobrado pelos cinco grandes quase triplicou. Um cenário que acabou por anular, em parte, o efeito de descida das taxas Euribor.



Caixa e BCP acusam António Borges de aproveitamento político , Diário Económico de 27-08-2009
 

Os responsáveis dos maiores bancos responderam ao ataque de António Borges, vice-presidente do PSD. As declarações de António Borges a propósito da CGD e do BCP são falsas e resumem-se a um aproveitamento político. Em reacção às palavras de terça-feira do responsável do PSD, o vice-presidente do banco estatal referiu ao Diário Económico: "julgo expressar o sentimento de todos os membros da administração, repudiando as falsas informações e insinuações". Francisco Bandeira disse ainda "lamentar o âmbito e o local onde essas afirmações foram feitas". E deixa claro que, isso sim, constitui "a verdadeira utilização política da Caixa Geral de Depósitos".



BES cria holding para reunir participações na EDP, PT e Bradesco , Diário Económico de 27-08-2009
 

O banco de Ricardo Salgado concretizou a criação da holding para as participações financeiras. A holding chama-se "Avistar" e será gerida por Amílcar Morais Pires. Em entrevista, o CFO do banco explica que a Avistar pode ir para a bolsa em 2010.



Excluída hipótese de encerrar praias, Diário Notícias de 27-08-2009
 

A avaliação da estabilidade das arribas dos 45 quilómetros de costa do Sul do País só termina amanhã, mas a tutela já garantiu que não serão encerradas praias. No Vau haverá hoje mais uma demolição.



CGD primeiro banco a discriminar clientes de risco, Diário Notícias de 27-08-2009
 

Na altura de pedir um empréstimo, nem todos os clientes são iguais. Em função do risco, a CGD passou a anunciar 'spreads' distintos para quem tem um perfil favorável e uma grelha agravada para quem sugere maior cuidado.



Charles Smith vai voltar a depor no caso Freeport, Diário Notícias de 27-08-2009
 

Charles Smith, empresário escocês que faz parte do rol de arguidos do caso Freeport, vai ser novamente interrogado pela polícia inglesa. A notificação da polícia inglesa já chegou à sua advogada mas, contactada pelo DN, Paula Lourenço recusou prestar qualquer declaração sobre o assunto. Segundo informações recolhidas pelo DN, o novo interrogatório deverá ocorrer nos próximos meses.



Deus Pinheiro: "Seria muito benéfico uma coligação PS-PSD", I de 27-08-2009
 

João de Deus Pinheiro regressa à política nacional, como cabeça-de-lista do PSD por Braga. À falta de uma maioria absoluta para os sociais-democratas e mesmo que o CDS seja um aliado mais "natural" o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Cavaco Silva apoia claramente uma coligação com o Partido Socialista: "A única maioria viável é uma maioria do Bloco Central".



Ted Kennedy: Morreu um símbolo da América liberal, I de 27-08-2009
 

O senador Edward Moore Kennedy, de Massachusetts, pertencente a uma das mais mediáticas famílias da cena política dos Estados Unidos, homem que conheceu o triunfo e a tragédia em partes quase iguais e que será lembrado como um dos mais eficazes legisladores da história do senado. Morreu na terça-feira à noite. Tinha 77 anos.



Sindicatos avisam que greve vai provocar o caos, Jornal Negócios de 27-08-2009
 

Os sindicatos que marcaram greve na TAP, para amanhã e sábado e para os próximos dias 11 e 12 de Setembro, prometem que esta acção irá provocar um cenário "dantesco" nos aeroportos nacionais. A TAP, através de fonte oficial, diz que não prevê o "cancelamento de voos" nesses dias, apenas admitindo que "a greve poderá provocar alguns atrasos na operação".



Fisco sem garantias de receber todos os créditos, Jornal Negócios de 27-08-2009
 

Não chega a ser um "buraco" na Lei, mas anda lá perto: os credores privados de uma empresa em processo de insolvência podem, por acordo em assembleia de credores, estabelecer um plano de recuperação que preveja um perdão fiscal, isto é, a redução dos créditos do Fisco ou dos respectivos juros. Isto sem que as Finanças nada possam fazer se não aceitar.



Empresários recuperam fortunas na bolsa, Jornal Negócios de 27-08-2009
 

A subida da bolsa está a permitir aos empresários portugueses recuperar os milhões perdidos na crise. Américo Amorim, Belmiro de Azevedo e Joe Berardo viram as suas participações nas empresas cotadas valorizar mais de 1,5 mil milhões. Mas estão ainda longe de restabelecer o património que tinham no Verão de 2007.



Metade das cirurgias feitas sem internamento, Jornal Notícias de 27-08-2009
 

Quase metade das cirurgias nos hospitais são realizadas sem que o paciente fique internado. No primeiro semestre deste ano, houve mais de 99 mil cirurgias de ambulatório. Os doentes esperam, em média, 2,13 meses pela operação. Em 2005, ano em que se realizaram menos de 50 mil cirurgias de ambulatório, os doentes esperavam sete meses e meio. Os números da evolução vão ser apresentados hoje, no Porto, numa sessão com o secretário de Estado adjunto e da Saúde, Francisco Ramos.



O fim de uma Era, Jornal Notícias de 27-08-2009
 

O último Kennedy foi lembrado por Barack Obama como um "grande líder". O presidente dos EUA elogiou o seu trabalho em matérias como os direitos civis, saúde e do bem-estar de todos os norte-americanos e aproveitou ainda para agradecer ao senador pelos seus "sábios conselhos no Senado", assim como o apoio dado à sua candidatura à Casa Branca no ano passado.



Deixem jogar os putos, O Jogo de 27-08-2009
 

À 13ª visita a Itália, impôs-se a ditadura da tradição de resultados: nesta, a vitória até andou perto, mas não tombou para as mãos leoninas. Ficou um empate amargo, que se soma à igualdade aziaga de Lisboa. Mesmo sem perder, o vice-campeão luso diz adeus à Champions e cai na Liga Europa.



PSD vai propor que os processos judiciais tenham prazo de duração, Público de 27-08-2009
 

O PSD vai propor no seu programa de governo, que hoje apresenta em Lisboa, a obrigatoriedade de os processos judiciais terem prazos indicativos da sua duração. A justiça é considerada uma das cinco prioridades do programa, tanto mais que o seu bom funcionamento é condição indispensável para o investimento estrangeiro no país. As outras áreas prioritárias são a economia, a solidariedade social, a educação e a segurança. Entre outras medidas do programa, o PSD propõe um ensino mais descentralizado, a reposição do anterior regime dos certificados de aforro e uma diminuição das listas de espera, permitindo aos utentes uma mais ampla liberdade de escolha dos serviços de saúde.



Edward Kennedy, Público de 27-08-2009
 

As bandeiras americanas ondulam a meia haste por todos os Estados Unidos em homenagem a Edward Kennedy, o "leão liberal do Senado", que sucumbiu a um cancro cerebral aos 77 anos de idade. "Um líder extraordinário e o maior senador de todos os tempos", disse ontem o Presidente, Barack Obama, que interrompeu as férias para comentar a perda do seu amigo e aliado político.



Leão cai mas não se afunda, Record de 27-08-2009
 

Exibição positiva no adeus à Champions. Sporting ainda teve em vantagem com golão de João Moutinho.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream