26 agosto 2009

Manchetes do Dia - 26-08-2009

Quarta, 26 de Agosto de 2009  
Manchetes do Dia

Camião esmaga patrulha da GNR, 24 Horas de 26-08-2009
 

Camionista perdeu controlo da viatura. Primeiras análises apontam para álcool a mais no sangue.



Atropelado pelo carro de Pinto da Costa, 24 Horas de 26-08-2009
 

Carro onde seguia Pinto da Costa envolvido em crime no Porto. Atropelou fotógrafo, fugiu e não respeitou ordem de paragem da polícia.



"Coragem não vai faltar", A Bola de 26-08-2009
 

Paulo Bento pronto para as dificuldades.Técnico pede apenas que continuem todos no mesmo barco.



Cilada à polícia com tiros e bombas, Correio Manhã de 26-08-2009
 

Dois carros e caixotes do lixo em chamas foram isco perfeito para atrair a polícia às ruas estreitas do bairro. Segunda-feira à noite estava em marcha uma emboscada ao "inimigo" da PSP, que se limitou a dar resposta aos focos de incêndio na Quinta da Princesa, Seixal, mas foi recebida com tiros, pedras e cocktails molotov. Os confrontos prolongaram-se até à tarde de ontem – com equipas do Corpo de Intervenção a responder a tiro.



Cavaco aprova acesso directo do fisco às contas bancárias , Diário Económico de 26-08-2009
 

O Presidente da República deu ontem luz verde ao diploma que facilita o acesso do fisco às contas bancárias e cria uma nova taxa de 60% para tributar acréscimos de rendimentos injustificados superiores a 100 mil euros. As novas regras de acesso às contas bancárias pretendem tornar o processo de levantamento do sigilo bancário mais ágil. E a Administração Tributária deixa de precisar de autorização dos contribuintes para ver as contas, podendo fazê-lo sempre que se verifiquem certas condições, entre elas diferenças patrimoniais maiores do que 100 mil euros.



Escolas vão receber mais dinheiro para prevenir gripe A, Diário Económico de 26-08-2009
 

As escolas estão a ultimar os planos de contingência para o novo ano lectivo. A Direcção Regional do Norte já deu dois mil euros a cada escola. Mas as verbas não vão ser iguais para todas as escolas. As 400 escolas sob a alçada da Direcção-Regional de Educação do Norte (DREN) receberam já dois mil euros cada uma para reforçar as medidas de higiene previstas no Plano de Contingência contra a gripe A. A medida é para ser estendida ao resto do país, mas a quantia não é igual para todos. Um exemplo: fonte da DREN disse ao Diário Económico que "este valor é de apenas 750 euros no caso das escolas que são geridas pela autarquias".



PSP obrigada a pedir reforços para entrar na Quinta da Princesa, Diário Notícias de 26-08-2009
 

Responderam com violência à alegada violência policial. Terá sido este o "pretexto" para os confrontos da madrugada de ontem no Bairro Quinta da Princesa, que envolveram polícia e moradores. A PSP teve de recuar e pedir reforços depois de a patrulha ser atingida com pedras da calçada e 'cocktails molotov'. O bairro esteve cercado, foi detida uma pessoa.



Administrador do Supremo Tribunal de justiça acusado de 29 crimes, Diário Notícias de 26-08-2009
 

Antigo administrador do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) foi acusado pelo Ministério Público de se ter apropriado de 344 mil euros à custa de compras pessoais pagas pelo STJ e pelo Gabinete do Representante da República nos Açores. E havia de tudo: de fruteiras da 'Vista Alegre' a quadros de pintores conhecidos, paliteiros e manteigueiras.



Escolas vão receber mais 2 mil milhões, I de 26-08-2009
 

Qual é coisa qual é ela que vale quatro mil milhões de euros - o mesmo que um novo aeroporto em Lisboa -, está a ser construída pelo governo de José Sócrates e até tem o apoio do PSD de Manuela Ferreira Leite? É o plano de recuperação das escolas secundárias que irá durar até 2015. O dinheiro já começou a pingar, mas será neste segundo semestre de 2009 que a primeira grande injecção de adrenalina entra na economia. Na segunda metade do ano três etapas do plano deverão estar no terreno em simultâneo, libertando centenas de milhões de euros em investimento, puxando o consumo e criando milhares de novos empregos.



BCP prepra saída do mercado norte-americano, Jornal Negócios de 26-08-2009
 

O Banco Comercial Português vai reduzir a sua presença nos Estados Unidos, na sequência do plano estratégico que está a ser definido a pedido das autoridades de supervisão norte-americanas.BPara já, o Millennium bcpbank deverá diminuir para pouco menos de metade o número de balcões naquele mercado. Mas, se surgir uma oportunidade, o grupo liderado por Carlos Santos Ferreira admite mesmo vender toda a operação norte-americana.



"O capital anda sempre de chapéu virado para o Estado", Jornal Negócios de 26-08-2009
 

Francisco Louçã critica a iniciativa privada em Portugal por estar sempre à procura da protecção do Estado. Em entrevista ao Negócios, o líder do Bloco de Esquerda defende que a Galp e a EDP regressem ao controlo público. Sobre a petrolífera, questiona: "o que ganha o país entregando a Galp à parceria entre Américo Amorim e José Eduardo dos Santos?". O BE está disponível para "viabilizar políticas e não governos".



Tiros e Cocktails Molotov contra a PSP, Jornal Notícias de 26-08-2009
 

Horas depois de ter estado no bairro devido a um furto, a PSP foi recebida a tiro na Quinta da Princesa, no Seixal, ontem, terça-feira de madrugada. Os agentes terão caído numa cilada montada por indivíduos que foram entretanto referenciados. Caixotes do lixo a arderem em pontos estratégicos do bairro, mais concretamente no acesso às principais ruas, e duas viaturas incendiadas numa das pracetas. Este foi o cenário encontrado por uma patrulha da PSP, ontem de madrugada, pelas 2.35 horas, na Quinta da Princesa, freguesia da Amora (Seixal), que acabou por ser alvo de um acção violenta levada a cabo por vários moradores.



Vistoria detecta casos de perigo no Algarve, Jornal Notícias de 26-08-2009
 

No primeiro dia de fiscalização de cerca de 40 praias algarvias, foram detectadas três situações de perigo: a arriba poente da praia Maria Luísa (oposta à derrocada), a arriba de Olhos de Água e duas rochas na praia da Oura. Ontem, terça-feira, à noite, os técnicos da Autoridade Regional Hidrográfica do Algarve (ARH) deixaram uma situação resolvida: as duas rochas instáveis detectadas na praia da Oura foram objecto de libertação controlada. As duas primeiras situações foram apenas sinalizadas, através da delimitação de um perímetro de segurança com fitas plásticas.



Bento usa Titanic, O Jogo de 26-08-2009
 

O começo de temporada do Sporting transformou-se num drama. Cinco jogos oficiais sem uma vitória configuram o pior arranque de sempre dos leões. A crise de resultados e de estabilidade emocional existe, não pode ser escamoteada. E Paulo Bento encara-a de frente.



Quinta da Princesa: duas noites de "gritos, correrias e tiros", Público de 26-08-2009
 

As coisas, ao início da noite de ontem estavam calmas no bairro Quinta da Princesa, no Seixal. Mas nas noites de domingo e segunda-feira não foi assim. Houve "gritos, correrias e tiros" entre os moradores do bairro, que tem cerca de mil habitantes, e a polícia. Os moradores culpam a PSP pelos incidentes. Os agentes dizem que responderam a ataques. No distrito de Setúbal, considerado prioritário em matéria de reforço de segurança, até pela existência de bairros como a Quinta da Princesa, não foi assinado até agora nenhum "contrato local de segurança", como já foi feito em outros locais.



Investigação ao rasto do dinheiro atrasa desfecho do caso Freeport, Público de 26-08-2009
 

A directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal, Cândida Almeida, esperava, em Abril, que o Ministério Público tivesse resolvido o caso Freeport "antes do fim do ano, de preferência antes das eleições legislativas", marcadas para 27 de Setembro. Mas tal poderá não acontecer. A Polícia Judiciária continua a tentar encontrar respostas para esclarecer de que forma entraram e como foram utilizadas as quantias monetárias movimentadas no Freeport, através da análise dos fluxos fi nanceiros. Esse processo está a atrasar a conclusão do caso. A investigação ao Freeport envolve o nome do primeiro ministro, José Sócrates, e já tem sete arguidos.



Bento cheio de coragem, Record de 26-08-2009
 

Treinador não quer que Sporting seja como o Titanic.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream