25 agosto 2009

Manchetes do Dia - 25-08-2009

Terça, 25 de Agosto de 2009  
Manchetes do Dia

Tragédia desfaz sonho de voltar a casa, 24 Horas de 25-08-2009
 

Estavam a trabalhar nas obras do novo terminal do aeroporto de Dublin na Irlanda. Em dia de folga, foram passear. Uma colisão contra um camião roubou-lhes a vida e deixou famílias em choque.



Confiança total, A Bola de 25-08-2009
 

Jesus vai manter Cardozo a marcar "penalties".



Fisco perde 8 milhões com Veiga, Correio Manhã de 25-08-2009
 

O empresário José Veiga continua a ser um 'quebra-cabeças' para a Administração Fiscal. Somadas as dívidas da sua empresa de agenciamento de jogadores – a Superfute – mais os impostos que falta pagar em nome pessoal, estamos a falar de um montante superior a oito milhões de euros em receitas fiscais que deverão 'fugir' aos cofres do Estado.



Receber dinheiro dos PPR vai ser mais fácil , Diário Económico de 25-08-2009
 

As seguradoras vão passar a ser obrigadas a cumprir prazos no reembolso do capital investido em seguros de capitalização e Planos Poupança Reforma (PPR) sob a forma de seguros. De acordo com a circular emitida ontem pelo Instituto de Seguros de Portugal (ISP), o reembolso do capital investido, no vencimento do contrato, terá de ser feito no prazo máximo de cinco dias úteis, após a recepção da documentação.



Chumbos e abandono escolar custam 56 milhões ao Estado , Diário Económico de 25-08-2009
 

As reprovações e desistências no ensino básico e secundário caíram para metade em 2009. Ainda assim, só no 9º ano, foram 18.750 os que não concluíram.



Mudanças no Estado provocam corrida às reformas antecipadas , Diário Económico de 25-08-2009
 

O número de funcionários públicos que pediram a reforma antes do tempo disparou. Desde o início do ano até agora, quase oito mil funcionários públicos aposentaram-se antes dos 62 anos (idade exigida em 2009 para a pensão completa), superando os valores registados na totalidade de 2008 ou de qualquer um dos últimos seis anos. E tendo em conta o número de processos pendentes - quase três mil -, pode concluir-se que 2009 vai ficar na história como um dos anos em que mais funcionários optaram por abandonar o Estado prematuramente.



Alexandre Relvas está contra Preto nas listas do PSD , Diário Económico de 25-08-2009
 

O empresário junta-se ao grupo de social-democratas que estão contra a opção de Manuela Ferreira Leite de incluir António Preto nas listas que vão a votos nas legislativas. Na Universidade de Verão do PSD, Alexandre Relvas falou ainda das suas ideias para a economia.



Versões contraditórias obrigam Ministério Público a investigar, Diário Notícias de 25-08-2009
 

Comandante da Polícia Marítima diz que desgaste da arriba era visível. Técnicos não encontraram motivos para intervenção urgente. Ministério Público vai esclarecer.



Bispos contra mais direitos para uniões de facto, I de 25-08-2009
 

De férias em Boliqueime, Cavaco Silva vai aliviando o peso do seu jipe. Ontem o chefe de Estado devolveu à Assembleia da República a nova lei das uniões de facto, considerando "inoportuno" fazer alterações de fundo ao regime actual. E reforçou a ideia de que o tema precisa de "uma discussão com profundidade". A esquerda contesta, a direita aplaude e a Igreja subscreve. "Prezamos o estatuto ímpar da família e do casamento. A família é a célula estrutural da sociedade e na análise deste tema parece ter havido alguma precipitação", diz ao i D. Manuel Morujão, secretário da Conferência Episcopal. Tal como Cavaco Silva, D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa, também pede "calma" e "prudência" na análise de temas que são muito delicados para a estruturação da sociedade. E, em declarações ao i, não hesita em deixar um elogio a Belém: "Esta legislatura tem sido apressada na produção de lei. É bom que alguém ponha um bocadinho de bom senso e o Presidente já noutras alturas mostrou estar atento."



Fusões disparam entre fundos de investimento, Jornal Negócios de 25-08-2009
 

As sociedades que gerem fundos em Portugal já fundiram este ano tantos fundos como em 2008 e três vezes mais do que em 2007. Com a crise a provocar uma fuga dos investidores e uma queda nas comissões, as gestoras têm reduzido o número de produtos da mesma categoria ou de classes semelhantes, de modo a cortar custos e a aumentar a sua rentabilidade.



Economia cai sempre em Agosto e turismo não consegue compensar, Jornal Negócios de 25-08-2009
 

Agosto é o mês em que os portugueses vão a banhos, mas muitos poderiam ganhar se também aproveitassem para ir às compras. É que Agosto é um dos meses em que os preços menos sobem face ao mês anterior e, nos últimos três anos, registou-se mesmo um recuo na inflação mensal.



Pensões de reforma mais garantidas mas mais baixas, Jornal Negócios de 25-08-2009
 

O alarme que há quatro anos estava lançado em torno da sustentabilidade financeira da Segurança Social deixou de soar, e Portugal saltou da lista onde a Comissão Europeia inscreve os países em risco de insolvência. Mas tudo tem um preço. E, neste caso, o preço do equilíbrio orçamental chama-se pensões de reforma mais magras no futuro.



Passeio para a morte, Jornal Notícias de 25-08-2009
 

Quatro portugueses morreram num acidente de viação, anteontem, domingo, na Irlanda do Norte. Outro português que seguia no carro está hospitalizado em Belfast, e, apesar de estar fora de perigo, o seu estado inspira ainda cuidados. Era para ser apenas mais um passeio de domingo para Paulo e para os quatro colegas de trabalho que convidou para almoçar em sua casa, em Portadown, na Irlanda do Norte. Foram traídos, já no regresso a Dublin, pelas curvas da Tandragee Road, no condado de Newry, onde quatro deles deixaram a vida depois do carro em que seguiam ter chocado com um camião. Tiveram morte imediata. Dois eram naturais de Sever do Vouga, um de Castro Daire e outro de Oliveira do Hospital. Tinham entre 30 e 35 anos.



Desunião de facto, Jornal Notícias de 25-08-2009
 

Inoportuna é o adjectivo escolhido pelo presidente da República para fundamentar o veto político da nova lei das uniões de facto, no final da legislatura e quando é conhecida a promessa do PS de alargar o casamento a pessoas do mesmo sexo. Com o veto, o presidente da República é claro a assumir que quer que uma revisão do regime das uniões de facto seja aprovada pela maioria política que sair das eleições de 27 de Setembro. Por isso, considera a nova lei "inoportuna".



Barbosa chamado à pedra, O Jogo de 25-08-2009
 

José Eduardo Bettencourt está preocupado com o pior início de época da história do Sporting - nunca antes tinham disputado os primeiros cinco jogos sem vencer - e compreende a revolta dos adeptos, que querem ver a SAD tomar medidas para que a temporada retome o rumo por todos pretendido.



Mais alunos, menos chumbos Ideia de facilitismo é "insulto aos professores", diz Sócrates, Público de 25-08-2009
 

José Sócrates foi ontem a "uma escola do século XXI", em Lisboa, para dar conta de "uma grande notícia para o país". Em quatro anos, "corrigiu-se para muito próximo da metade o insucesso escolar". Ao lado da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, atribuiu a evolução "ao esforço das escolas, dos professores, dos alunos e das suas famílias", bem como às medidas tomadas pelo Governo, como a aposta no ensino profi ssional. E quem diz que os bons resultados espelham um certo facilitismo na hora de avaliar os alunos "está a insultar os professores e a escola pública", afirmou.



PS e PSD vão gastar mais de 50 milhões nas autárquicas, Público de 25-08-2009
 

PS e PSD estimam gastar mais de 50 milhões de euros na campanha eleitoral para as eleições autárquicas de Outubro. Os socialistas, que já são os recordistas na campanha das legislativas de Setembro (5,5 milhões de euros), lideram também a lista de gastos, com 30,5 milhões, o que representa um acréscimo de verbas face aos 27 milhões de 2005.



E tudo lhe acontece!, Record de 25-08-2009
 

Sporting cheio de problemas no assalto à champions.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream