21 agosto 2009

Manchetes do Dia - 21-08-2009

Sexta, 21 de Agosto de 2009  
Manchetes do Dia

Falem, falem... que eu quero é praia!, 24 Horas de 21-08-2009
 

O país está suspenso das palavras do Presidente, mas Cavaco Silva neste momento não se desvia um milímetro da sua rotina de férias. No Algarve, na praia da Coelha, concelho de Albufeira, onde tem uma moradia, Aníbal Cavaco Silva ignora os apelos de Paulo Portas para que fale com José Sócrates "sem intermediários" ou o de Manuel Alegre para que faça "alguma coisa", se tem suspeitas sobre o facto do seu pessoal, no Palácio de Belém, andar a ser, alegadamente escutado.



Máquina de golos, A Bola de 21-08-2009
 

A equipa de Jorge Jesus entrou no jogo algo cautelosa, perante um adversário que demorou a dar-se a conhecer e que apostou no rigor defensivo para tentar um resultado que lhe permitisse, na Ucrânia, na segunda mão, discutir a eliminatória. Jesus observou o que se passava e aproximou as linhas do meio-campo e do ataque, o que resultou num final da primeira parte demolidor, com as oportunidades a sucederem-se junto à baliza do Poltava. O golo de Di Maria, que nasceu num lance de contra-ataque, acabou por impulsionar as águias para uma bela noite europeia. À entrada para a segunda-parte o Benfica manteve a pressão. Criou oportunidades para golear e goleou, contrariando, assim, o desperdício evidenciado frente ao Marítimo. Houve tempo ainda para os golos de Cardozo (grande penalidade), Saviola e, claro, do inevitável matador Weldon. Com este resultado, o Benfica tem margem de manobra suficiente para o jogo da segunda-mão. A boa exibição é, também, uma boa indicação para os encarnados.



Cinco mulheres violadas numa noite, Correio Manhã de 21-08-2009
 

No dia em que foi conhecido mais um caso de uma jovem violada a quem o Instituto de Medicina Legal (IML) de Lisboa não deu resposta imediata, mandando-a não tomar banho e regressar horas mais tarde para a recolha de vestígios, por falta de técnicos disponíveis, o CM soube que o aumento de queixas por abusos sexuais é elevado. Só ontem, por exemplo, a Polícia Judiciária registou cinco casos na Grande Lisboa e, no Porto, foi participado mais um crime idêntico.



Águias imperiais voam para a Europa, Correio Manhã de 21-08-2009
 

Pela primeira vez esta época, o Benfica começou sem bola. Apesar de modesto (posição 155 no ranking UEFA), o Vorskla Poltava entrou seguro, bem organizado e com vontade de se aproximar da baliza de Quim. Durante 20 minutos, o Benfica de Jorge Jesus lembrou receios antigos. Sem ligação a Aimar, faltava corrente aos avançados e como se não bastasse a defesa hesitava. Sem prejuízos graves, mas o suficiente par permitir uma boa oportunidade aos ucranianos. Markoski recebeu um cruzamento da esquerda e rematou de cabeça. O Benfica sentiu o perigo, conseguiu organizar-se e parar o Vorskla. Estava o jogo nisto quando, sob pressão, Fábio Coentrão colocou uma bola na frente. Não foi propriamente uma assistência, antes um 'vamos lá ver o que isto dá'. Deu golo. Di María foi mais rápido do que dois defesas ucranianos e à saída do guarda-redes finalizou com classe.



Desempregados vão ter empréstimos do Estado para criarem negócios próprios, Diário Económico de 21-08-2009
 

Os desempregados que queiram criar o seu próprio emprego vão poder beneficiar de um apoio do Estado que lhes permitirá aceder a um empréstimo sem pagar prestações no primeiro ano, apurou o Diário Económico junto do ministério de Vieira da Silva. Esta medida, que entra em vigor a 15 de Setembro, é a última do conjunto de iniciativas de combate à crise anunciadas pelo Governo já no final do ano passado. Em causa estão duas linhas de crédito - a Microinvest, no valor de 15 milhões de euros, e a Invest+, com um montante de 85 milhões. A ideia é permitir que desempregados, jovens à procura do primeiro emprego e trabalhadores independentes com baixos rendimentos tenham acesso a empréstimos bancários de forma mais facilitada e com bonificações.



Saiba que investimentos deve fazer para ganhar com a retoma, Diário Económico de 21-08-2009
 

"A queda livre da economia acabou". O veredicto pertence a Nouriel Roubini, o professor na Universidade de Nova Iorque que previu em 12 passos certeiros a crise financeira que se avizinhava. "Há uma luz ao fundo do túnel. E a luz ao fundo do túnel não é, pela primeira vez, a de um comboio a vir na nossa direcção", acrescentou Roubini numa conferência em Nova Iorque. Os dados divulgados na passada semana pelo Eurostat surpreenderam tudo e todos. Dos 17 países que divulgaram dados, cinco retomaram o crescimento económico, entre os quais as duas maiores economias europeias: Alemanha, França, Grécia e Portugal, todos com um crescimento de 0,3% no segundo trimestre, e a Eslováquia, com 2,2%.



A mulher mais poderosa do mundo, Diário Notícias de 21-08-2009
 

A lista pode ser liderada há quatro anos pela chanceler alemã, Angela Merkel, mas ela não é a típica mulher entre as cem mais poderosas do mundo, segundo a revista Forbes; uma lista que não inclui portuguesas. Em primeiro lugar é política (só há dez presidentes ou primeiras-ministras na lista dominada pelas empresárias) e depois é alemã, quando mais de 60% são norte-americanas. "A lista de mulheres mais poderosas da Forbes não é sobre celebridade ou popularidade: é sobre influência", refere a revista. "Ao organizar a lista, a Forbes procurou mulheres que lideram países, grandes empresas ou organizações não-governamentais lucrativas. A sua posição resulta da combinação de dois dados: visibilidade - pela menção na imprensa - e o tamanho da organização ou país que essas mulheres lideram", acrescenta.



Nova corrida, novo record, Diário Notícias de 21-08-2009
 

Duas medalhas de ouro, dois recordes do mundo. Usain Bolt quebrou ontem mais um dos inúmeros mitos à volta das capacidades humanas. Para o "super-homem" da velocidade não há limites. Nem mesmo aqueles que ele próprio estabelecera. O jamaicano continua a levar os resultados da velocidade para marcas nunca imaginadas há poucos anos. Antes da final dos 200 metros de ontem, eram muitos os especialistas que desconfiavam que Bolt batesse novo recorde do mundo: afirmavam que poderia estar cansado, faltar-lhe a motivação pela ausência do grande rival Tyson Gay, que queria guardar-se para os grandes meetings internacionais onde pode "facturar" com o recorde do Mundo. Engano total.



Desmascarados 400 falsos advogados em Lisboa e Porto, Diário Notícias de 21-08-2009
 

São quase 400 as queixas de falsos advogados pendentes na Ordem dos Advogados (OA), nos conselhos distritais de Lisboa e do Porto. Só Lisboa contabiliza 339 casos de queixas do crime de procuradoria ilícita - exercício de uma actividade exclusiva de advogado por não juristas - que, neste momento, estão na fase de inquérito ou já em julgamento. No Porto estão pendentes 69 processos, sendo que só este ano entraram 31 casos para investigação pelas autoridades competentes.



Bancos emprestaram menos 12 mil milhões aos portugueses, I de 21-08-2009
 

Segundo números do Banco de Portugal, ontem divulgados, a banca portuguesa vendeu menos 12 mil milhões de euros em crédito nos primeiros seis meses do ano. É uma queda de 28% face a igual período de 2008 e a maior de que há registo. Os novos contratos representam assim, neste período, cerca de 31,5 mil milhões, bem abaixo dos 40 mil milhões ou mais a que os agentes económicos estavam habituados por esta altura do ano. Os economistas reparam que esta tendência penaliza muito actividade, mas que acaba por ser o ajustamento que faltava. Durante muito anos, os portugueses viveram muito acima das suas possibilidades, consumindo mais do que produziam.



Escolher os melhores depósitos vai ser mais fácil, Jornal Negócios de 21-08-2009
 

A forma de poupança mais usada pelos portugueses, os depósitos, vão estar sujeitos a novas regras a partir de Novembro, de acordo com o aviso regulamentar publicado ontem em Diário da República. Os bancos passam a ter que publicar os juros líquidos do produto e a informação disponibilizada aos aforradores passa a ser exactamente a mesma em todas as instituições. Num outro aviso, o Banco de Portugal clarifica agora o conceito de depósito, para evitar que casos como o dos clientes de retorno absoluto do BPP se repitam. A partir de agora, nenhum banco pode vender um depósito sem que este garanta, em qualquer momento, o dinheiro aplicado.



Três mil produtores de leite vão desaparecer no curto prazo, Jornal Negócios de 21-08-2009
 

"Não podemos criar a ilusão de que um produtor que tenha uma dúzia de vacas vai continuar a produzir leite, porque não vai. Não vai conseguir ser competitivo", avisa Jaime Silva, para quem "é normal que, a curto prazo, passemos de 10 mil para sete mil produtores que produzirão tanto ou mais leite do que hoje". Numa altura em que o sector em toda a Europa está a enfrentar uma forte queda de preços, nalguns casos acima dos 30%, o ministro da Agricultura não nega, em entrevista ao Negócios, que haja uma "crise no leite", a qual se traduz "numa queda de rendimento, particularmente entre os pequenos produtores, alguns dos quais estão em dificuldades".



Estradas já mataram uma centena de jovens, Jornal Notícias de 21-08-2009
 

Cerca de uma centena de jovens entre os 15 e 29 anos já morreram este ano nas estradas portugueses. Só neste mês terão perdido a vida mais de uma dezena. Ontem em dois acidentes registaram-se mais duas mortes de jovens. Numa estatística provisória para o período de Janeiro a 15 de Agosto, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) refere que já morreram nas estradas 450 pessoas, sendo que, só entre de 8 e 15 deste mês morreram 25. O distrito de Lisboa lidera com 50 mortos.



Benfica goleou o Poltava (4-0), Jornal Notícias de 21-08-2009
 

O Benfica goleou, com tranquilidade, o Vorskla Poltava (4-0), na Luz, e transformou a segunda mão do play-off da Liga Europanuma mera formalidade. A águia soltou-se a partir dos 30 minutos e voou, num festival de ataque. Finalmente, assistiu-se a uma vitória encarnada no seu recinto, nesta temporada. Após os jogos com o Atlético de Madrid, AC Milan e Marítimo, houve motivos para grandes sorrisos e a certeza de que a equipa tem razões para a onda de euforia criada em seu redor. Golos de Di María, Cardozo, Saviola e Weldon foram mais do que suficientes para vulgarizar e derrubar o vencedor da Taça da Ucrânia do ano passado. O futebol de ataque da equipa de Jesus está para ficar.



Show Saviola, O Jogo de 21-08-2009
 

Apenas durante a primeira meia hora a equipa da Ucrânia foi sendo capaz de atrapalhar um Benfica que, em comparação com o último jogo, ontem apresentou duas mudanças. Na defesa, Shaffer entrou para o lugar de Sidnei, passando David Luiz para o centro; no meio-campo, Fábio Coentrão substituiu o lesionado Carlos Martins. Mudanças que deram às águias maior poder de ataque, pois o lateral-esquerdo argentino é mais ofensivo do que o polivalente David Luiz, e Coentrão, num grande momento de forma, foi mais um dinamizador na linha intermédia, quer na esquerda, onde começou, quer na direita, quando trocou de flanco com Di María.



Jamaicano pulveriza o seu próprio recorde na final dos 200m, Público de 21-08-2009
 

Usain Bolt atingiu o patamar do inimitável, ontem, no sexto dia dos campeonatos mundiais de atletismo de Berlim. Reeditou a parte dependente apenas de si próprio da sua histórica proeza de Pequim, há um ano, ao ganhar também os 200m com recorde mundial, depois de ter obtido o triunfo no hectómetro. Agora ficará à espera da estafeta de 4x100m para se saber se pode chegar a um terceiro título, como na capital chinesa. Com 19,19s tirou 11 centésimos ao máximo que havia conseguido nos Jogos de 2008 e, curiosamente, essa melhoria do recorde foi conseguida, exactamente, pela mesma margem com que melhorara o dos 100m – no hectómetro passou de 9,69s para 9,58s.



Receitas fiscais caem 20 por cento e défice quase triplica face aos valores de 2008, Público de 21-08-2009
 

As receitas fiscais caíram quase 20 por cento, a despesa cresce marginalmente e as contas do subsector Estado atingiram nos primeiros sete meses do ano um défice superior a 8570 milhões de euros – o que representa 2,7 vezes o valor do défice dos primeiros sete meses do ano passado. Ainda assim, o quadro da execução orçamental de Julho, ontem divulgado pelo Governo, apresenta uma melhoria face aos valores do primeiro semestre do ano – o que deixa o secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos, confiante de que o défice global das administrações públicas previsto pelo Governo para 2009, de 5,9 por cento do produto interno bruto (PIB), será alcançado.



À moda antiga, Record de 21-08-2009
 

O Benfica goleou (4-0) o Vorskla Poltava, no Estádio da Luz, em jogo da 1.ª mão do playoff da Liga Europa. Di María, aos 31 minutos, Cardozo, aos 54' (penálti), Saviola, aos 57', e Weldon, aos 77', apontaram os golos da equipa encarnada, que foi claramente superior ao opositor ucraniano. As águias praticamente asseguraram a sua presença na fase de grupos da nova prova europeia.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream