20 agosto 2009

Manchetes do Dia - 20-08-2009

Quinta, 20 de Agosto de 2009  
Manchetes do Dia

Como ele venceu a miséria, 24 Horas de 20-08-2009
 

Há sete anos Maria Josefina, de 54 anos, e Bernardino Coentrão, de 58, deixaram Vila do Conde e emigraram para Cannes, em França, deixando para trás o filho mais novo, Fábio Coentrão. O rapaz tinha então 14 anos e a cabeça cheia de sonhos. "Ele queria ser um grande jogador de futebol e ficou cá para lutar pelo que mais queria", contou ao 24horas o pai do jogador. A decisão não foi fácil para ambos os lados, mas "não havia outra solução". "Éramos pescadores e o barco já só dava prejuízo, por isso tivemos de deixar tudo, mas o que mais nos custou foi deixar o Fábio. Para ele também não foi fácil, mas a vontade de jogar à bola era maior que tudo.



"Estamos fortes", A Bola de 20-08-2009
 

Vorskla Poltava é o obstáculo n.º 1 numa prova em que os encarnados esperam chegar muito longe. Mas atenção: na Luz todos se lembram, ainda, do Metalist Kharkiv... Não é segredo para ninguém, todos já o admitiram veladamente mas ontem Jorge Jesus disse-o com todas as letras, na conferência de Imprensa para lançar o jogo desta noite: o Benfica tem o sonho de chegar muito longe na Liga Europa, competição que mudou de nome e de formato esta época, substituindo a cada vez menos atractiva Taça UEFA.



Centros de Saúde sem máscaras, Correio Manhã de 20-08-2009
 

O medo dos enfermeiros e médicos em enfrentar os casos suspeitos de gripe A, nos últimos meses, levou a que usassem de forma indiscriminada máscaras, luvas e batas. Ao que apurou o CM, neste momento há muitos centros de saúde que se debatem com escassez desse material de protecção, receando que se esgote numa altura em que aumentam os casos diagnosticados. Ontem, mais 215 pessoas foram infectadas.



Mar de chamas espalha terror, Correio Manhã de 20-08-2009
 

Um imenso manto negro cobriu ontem o concelho de Mangualde, devido a um incêndio florestal de grandes dimensões, que deflagrou à hora do almoço em Contenças de Baixo e avançou para Abrunhosa-a-Velha, obrigando ao corte da linha-férrea da Beira Alta. Outro grande incêndio deflagrou ao meio-dia em Escarigo, Figueira de Castelo Rodrigo, atravessou a fronteira, destruiu 300 hectares de mato e um palheiro e causou a evacuação de uma vacaria com 50 animais, do lado português.



Salvação da Aerosoles obriga à venda de duas fábricas, Diário Económico de 20-08-2009
 

O grupo de calçado Investvar (mais conhecido pela marca Aerosoles) poderá optar pela venda das duas fábricas que detém em Castelo de Paiva e que empregam cerca de 220 trabalhadores, apurou o Diário Económico. Artur Duarte, o accionista maioritário do grupo, disse, ao Diário Económico, que as duas unidades fabris "poderão ser desligadas" da Investvar, embora seja preciso garantir que "têm meios para sobreviver sozinhas". A solução poderá passar pela venda das unidades, mas essa questão só ficará definida quando o plano de reestruturação financeira da empresa estiver resolvido.



Baixa de juros provoca fuga dos depósitos para outros investimentos, Diário Económico de 20-08-2009
 

Num ano, os bancos reduziram as taxas praticadas nos depósitos a prazo, mas estas aplicações estão agora a remunerar melhor. Pode parecer estranho, mas a resposta está na inflação. De acordo com os dados do Boletim Estatístico do Banco de Portugal, a remuneração dos novos depósitos a prazo (para prazos até um ano) caiu de 4,23%, em Junho de 2008, para 1,87% em Junho deste ano. Ou seja, em 12 meses os juros pagos pelos depósitos da prazo acompanharam a tendência de descida das taxas Euribor, e recuaram para metade. Uma queda que, à partida, poderia significar que os aforradores estariam a ganhar menos, mas que na realidade não acontece.



Estado integra mais 8.500 pessoas desde Janeiro, Diário Económico de 20-08-2009
 

As autarquias vão receber hoje uma autorização para prolongar os contratos de trabalho dos auxiliares e administrativos escolares que estavam em risco de perder o emprego já em Setembro - mesmo no arranque do ano lectivo. Esta foi a solução encontrada temporariamente para evitar que 4.500 funcionários ficassem sem emprego, já que os concursos que lhes permitirão passar para os quadros estão atrasados.



Saldo da Segurança Social cai 63%, Diário Notícias de 20-08-2009
 

Com as receitas contributivas praticamente estagnadas e a despesa a subir, a Segurança Social registou de Janeiro a Julho um saldo orçamental de 466,5 milhões de euros, revela um relatório do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS). Em termos homólogos a quebra é de 63%, a maior desde o início da legislatura, quando o orçamento prevê um decréscimo de 44% para o ano inteiro. A quebra também é significativa face aos primeiros seis meses do ano. A última informação publicada pela Direcção-Geral do Orçamento, que engloba o primeiro semestre, apontava para um saldo positivo de 1179 milhões de euros. Confrontada com a evolução dos números, fonte oficial do Ministério do Trabalho explica que a quebra registada em Julho - que é frequente nesta altura do ano - está relacionada com o pagamento do subsídio de férias aos pensionistas.



Piratas do 'Arctic Sea' transferidos para a Rússia, Diário Notícias de 20-08-2009
 

Os alegados piratas que sequestraram o Arctic Sea foram ontem transferidos para Moscovo através da ilha do Sal, em Cabo Verde, noticiou ao fim da noite a AFP, citando o embaixador russo na Cidade da Praia, Alexandre Karpouchine. Algemados com as mãos atrás das costas, alguns em tronco nu, os quatro estónios, dois letões e dois russos desceram do contratorpedeiro russo Ladny no porto de Palmeiras, no Sal, tendo sido depois encaminhados para o aeroporto internacional Amílcar Cabral. Aí tinham um avião russo à espera.



"Isto não é bom para a dignidade da democracia", I de 20-08-2009
 

"O que se está a passar não é bom para o prestígio e a dignidade da democracia." É assim que o ex-candidato presidencial Manuel Alegre comentou ao i a inédita denúncia da Presidência da República, segundo a qual Belém está a ser alvo de vigilância do governo. Registando que "o Presidente da República não se pronunciou sobre esta matéria", Manuel Alegre desafia Cavaco Silva a concretizar as suspeitas e a agir em conformidade: "Não gosto de ver outros a falar pelo próprio. Se o Presidente da República tem suspeitas dessas, deve fazer alguma coisa. O silêncio do Presidente não ajuda." Sobre as acusações de fonte da Casa Civil relatadas ao "Público", Manuel Alegre concorda com Jerónimo de Sousa: "Estou de acordo com o que disse Jerónimo de Sousa. Parece-me um assunto sem substância."



Desemprego de imigrantes aumentou 68% num ano, Jornal Negócios de 20-08-2009
 

O desemprego em Portugal continua a aumentar e afecta cada vez mais imigrantes. No final de Junho, 32.700 estrangeiros estavam sem trabalho, um número que já representava 6,7% dos 489.820 desempregados então registados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). No espaço de um ano, os imigrantes sem trabalho aumentaram 68%, a percentagem mais elevada em seis anos. Na prática, isto significa que, entre o primeiro semestre de 2008 e o de 2009, o número de imigrantes desempregados passou de 19.493 para 32.700. Trata-se do número mais elevado de imigrantes até contabilizado até Junho e supera os registos de 2008 (24.200).



Três consórcios contestam "chumbo" da auto-estrada, Jornal Negócios de 20-08-2009
 

À excepção do consórcio da Soares da Costa, os três outros concorrentes à concessão do Pinhal Interior contestaram o relatório da comissão de avaliação que recomendou a não adjudicação desta via. Os agrupamentos da Mota-Engil, Brisa e Edifer reclamaram junto da Estradas de Portugal (EP) durante o período de audiência prévia, reabrindo assim o processo deste concurso, que caso contrário seria anulado. Quer esta concessão quer a Auto-Estradas do Centro, nas quais o agrupamento da Mota-Engil foi o primeiro classificado, receberam recomendações de não adjudicação devido ao aumento do Valor Actualizado Líquido (VAL) do esforço financeiro da EP da primeira para a segunda fase do concurso.



Livros escolares mais caros 4,5%, Jornal Notícias de 20-08-2009
 

A menos de um mês do novo ano escolar, as famílias já gastam parte do subsídio de férias na compra de manuais e materiais escolares. Se os livros estão mais caros 4,5%, o material mantém os preços graças à concorrência das grandes superfícies. A época é ainda de férias, com os estudantes mais interessados em divertimento, de preferência à beira mar. Contudo, para as famílias, esta é a altura de dedicar uma parte substancial do subsídio de férias numa despesa que, anualmente, faz desequilibrar o orçamento familiar. Atentas a esta realidade, as grandes superfícies comerciais iniciaram já as campanhas de vendas de material escolar. Em grande destaque, logo à entrada dos estabelecimentos, as prateleiras enchem-se de um sem fim de materiais indispensáveis à vida escolar.



Coentrão à esquerda e Di María à direita, O Jogo de 20-08-2009
 

A boa exibição no encontro com o Marítimo, apesar do empate a uma bola, deve levar Jesus a apostar numa equipa muito semelhante à que alinhou na primeira jornada da Liga. A única alteração deverá mesmo ser a entrada de Fábio Coentrão para o onze, numa repetição do que aconteceu no domingo quando o extremo substituiu Carlos Martins no flanco direito, trocando várias vezes de posição com Di María. Os dois serão peças-chave para o habitual carrossel montado por Jorge Jesus a meio-campo, onde também estarão os indiscutíveis Javi García e Aimar.



Assis desafi a Cavaco Silva a calar os que em Belém levantam suspeitas, Público de 20-08-2009
 

Francisco Assis desafiou ontem directamente Cavaco Silva a mandar calar os membros da Casa Civil da Presidência da República que têm feito declarações, sob anonimato, levantando suspeitas de haver assessores de Belém a ser vigiados pelo Governo ou PS. Caso contrário, "está posto em causa o princípio da isenção absoluta a que o Presidente da República está obrigado. E o país precisa de um Presidente forte e independente". A Procuradoria-Geral da República não vai investigar as suspeitas de escutas a assessores da Presidência da República. Em declarações ao PÚBLICO, Pinto Monteiro disse entender que, "neste momento, não há lugar a qualquer tipo de averiguação".



Eleições de hoje são referendo à "guerra de Obama", Público de 20-08-2009
 

Raros são os que traçam cenários tranquilos ou optimistas para as eleições presidenciais e provinciais de hoje no Afeganistão. O actual Presidente, Hamid Karzai, parte favorito. Mas, muito mais do que o resultado, que será conhecido a 3 de Setembro, as preocupações dos americanos e dos aliados da NATO estão centradas nos taliban. Para a maioria dos analistas militares, eles já estão a ganhar a guerra. Se conseguirem sabotar as eleições, produzindo uma muito elevada abstenção, o vento soprará ainda mais a seu favor, pondo em causa a nova estratégia de Barack Obama.



Entra Coentrão, Record de 20-08-2009
 

Ramires passou no teste físico e integra a convocatória para o encontro com o Vorskla Poltava. No entanto, o internacional brasileiro ainda não apresenta os melhores índices físicos e Jorge Jesus deve fazer avançar Fábio Coentrão para o lugar de Carlos Martins, que se lesionou no desafio com o Marítimo. O rendimento que o extremo português de 21 anos mostrou frente ao Marítimo, e nos Sub-21, diante da Irlanda do Norte, não passou despercebido à equipa técnica. O jogador está bem física e animicamente e, frente a uma formação como a ucraniana, pode dar mais profundidade ao ataque dos encarnados devido à sua velocidade e técnica individual. Aliás, na conferência de imprensa de lançamento do desafio, Jesus deu a entender que Ramires vai começar a partida no banco de suplentes: "Tenho a informação de que está clinicamente apto mas ainda não está fisicamente."


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream