19 agosto 2009

Manchetes do Dia - 19-08-2009

Quarta, 19 de Agosto de 2009  
Manchetes do Dia



O refúgio secreto de Sarkozy e Bruni em Portugal, 24 Horas de 19-08-2009
O chefe de Estado Francês, Nicolas Sarkozy e a primeira dama, Carla Bruni, estiveram em Portugal no início deste mês, para comprarem o seu refúgio de sonho no nosso país. E escolheram, nem mais nem menos do que uma das zonas favoritas da elite portuguesa e da realeza europeia. Uma espécie de esconderijo de luxo dos milionários, que não prescindem destes 40 quilómetros de areia branca. Falamos da Comporta, na Costa Alentejana.

Rugido de raiva, A Bola de 19-08-2009
Ao quarto jogo oficial, quarto empate para o Sporting. Desta vez o adversário era a Fiorentina, de Itália, e o pior de tudo acabou por ser o facto de os leões terem sofrido dois golos em casa num jogo em que podem queixar-se da má arbitragem. A equipa de Alvalade entrou nesta partida decidida a combater as exibições pobres frente ao Twente, na Holanda, e Nacional, na Madeira, em que chegou ao empate através de auto-golos. E logo nos primeiros instantes duas ocasiões fizeram os adeptos gritarem golo. Valeu à Fiorentina, na altura, a qualidade de Frey, um guarda-redes seguro. Para não fugir muito à história recente, o Sporting cedo sofreu o primeiro golo, num lance em que Vargas tirou Pedro Silva do caminho e rematou cruzado para o fundo da baliza.

Vuk e árbitro empatam leões, Correio Manhã de 19-08-2009
A classe de Alberto Gilardino, decisiva nos dois golos da Fiorentina, e os erros individuais dos jogadores do Sporting fizeram toda a diferença e podem ter custado a continuidade dos leões na Liga dos Campeões. O Sporting ainda conseguiu virar a desvantagem inicial, mas a expulsão infantil de Vukcevic deixou a equipa em inferioridade nos últimos 35 minutos e não deu para mais do que um quarto empate consecutivo (2-2) na temporada.

Supremo manda prender empresário, Correio Manhã de 19-08-2009
Dois anos depois de o Tribunal de S. João Novo, no Porto, ter absolvido Manuel Albert Soares do crime de tentativa de homicídio, o Supremo Tribunal de Justiça fixa jurisprudência e decide que preparar um homicídio que não se concretiza é efectivamente crime. O empresário luso-americano tinha sido absolvido depois de contratar dois russos para matarem a sua mulher – o que só não aconteceu porque aqueles o denunciaram à PJ – e agora terá de cumprir quatro anos e meio de cadeia. O que só acontecerá quando o apanharem, porque saiu do País após ter sido absolvido.

Solução para os clientes do BPP está mais próxima com apoio do Governo, Diário Económico de 19-08-2009
O Governo apoia a administração do Banco Privado Português (BPP) na solução encontrada para os clientes de retorno absoluto. Tal como o Diário Económico avançou a semana passada, a medida prevê que seja a Privado Fundos, do BPP, a sociedade responsável pela gestão do fundo especial de investimento que irá gerir os activos destes clientes. O pedido de registo foi entregue, na CMVM, na sexta-feira.

CGD só financia fábrica de Sines com mudanças na La Seda, Diário Económico de 19-08-2009
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) só voltará a injectar dinheiro no projecto industrial da Artenius, em Sines, quando estiver em marcha o plano de reestruturação da La Seda de Barcelona. Este passa por um aumento de capital de 150 milhões de euros e a redução da dívida financeira que ascende a 800 milhões de euros. A multinacional química espanhola, que tem na sua estrutura accionista a CGD, com 7,2% do capital, e que controla a totalidade do capital da Artenius Sines, está a braços com uma grave crise, despoletada por uma agressiva política de aquisições levada a cabo nos últimos anos e pela actual conjuntura económica e financeira.

PGR diz que não recebeu queixas da Presidência sobre alegadas vigilâncias, Diário Económico de 19-08-2009
O gabinete de Pinto Monteiro garante que não houve qualquer reclamação sobre alegadas vigilâncias ilegais a assessores de Belém. A um mês das eleições, este é mais um episódio do conflito institucional entre Cavaco Silva e José Sócrates. Se dúvidas houvesse sobre a tensão entre Cavaco e Sócrates, ficaram ontem dissipadas. Dos recados, a Presidência passou ao ataque com uma grave suspeita: os assessores do Presidente podem estar a ser ilegalmente vigiados por alguém que dará informações a dirigentes do PS.

60 mil emigrantes da construção civil estão em situação precária, Diário Notícias de 19-08-2009
Os sindicatos e a Autoridade para as Condições de Trabalho estão preocupados com as graves situações de precaridade laboral dos emigrantes que estão a trabalhar na construção civil. Pelas contas do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Norte, nos últimos anos, saíram de Portugal mais de 120 mil pessoas para trabalhar em obras, nomeadamente em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Suíça, Angola, Reino Unido e Noruega. E destes operários, metade vive com condições precárias de trabalho. Estão com contratos ilegais ou não têm contratos e não recebem Subsídios de Natal, nem de férias, nem de alimentação. Vão através de empresas ou de angariadores de mão-de-obra individuais e quando chegam ao destino não lhes é pago o prometido.

Prata com sabor amargo, Diário Notícias de 19-08-2009
Nélson Évora conquistou a primeira medalha portuguesa nos Mundiais de Altetismo em Berlim, mas não foi o ouro que todos - e ele próprio - esperavam. O campeão olímpico bem fez figas com a mão esquerda, mas os 17,55 metros que obteve, mesmo no último salto, só lhe deram a prata.

Escutas abrem guerra total a 40 dias das eleições, I de 19-08-2009
Os serviços do Presidente da República estão sob escuta? Esta suspeita de Watergate à portuguesa foi lançada ontem por uma "fonte da Casa Civil" do Presidente da República no jornal Público e o Presidente não desmentiu. O silêncio sepulcral de Cavaco Silva sobre a suspeita de escutas em Belém permite retirar deste epifenómeno, para já, um único facto objectivo: o afundar das relações entre o Presidente da República e o primeiro--ministro a apenas 40 dias das eleições legislativas.

"Aumento do salário mínimo é uma medida urgente", Jornal Negócios de 19-08-2009
Jerónimo de Sousa defende uma política económica de ruptura. A aposta na produção nacional de micro e pequenas empresas passa pela subida do salário mínimo nacional, descida do preço da energia e facilidade no acesso ao crédito. Com nacionalizações. "Diria quase um palavrão: estes capitalistas nem sabem sê-lo. Vivem de áreas protegidas", afirma o líder do PCP em entrevista ao Negócios. Jerónimo de Sousa defende "a necessidade de nacionalizar - por via de adquirir - esses sectores estratégicos [Galp, EDP e REN]" e que "o crescimento deve ser conseguido pela via do investimento e da reorientação do investimento privado."

Nove hospitais terão menos dinheiro que o prometido, Jornal Negócios de 19-08-2009
Nove hospitais com o estatuto de Entidade Pública Empresarial (EPE) vão ter menos dinheiro este ano para reforçarem o seu capital social, de acordo com um despacho governamental. Em termos globais, vão ser menos 38 milhões de euros face aos 105,4 milhões de euros previstos inicialmente, sendo que algumas unidades vão receber só metade do que estava estipulado. Um corte que poderá pôr em causa a concretização dos planos de investimento dentro dos calendários previsto por estas unidades, que servem mais de um milhão de pessoas.

Évora falha ouro, Jornal Notícias de 19-08-2009
Portugal arrecadou a primeira medalha nos Mundiais de Berlim, mas a prata ganha por Nélson Évora ficou aquém das expectativas. O triplista não conseguiu repetir o título conquistado em 2007, nem a vitória de Pequim. Desta vez, o inglês Phillips Idowu levou a melhor. Nélson Évora ficou longe do sonho dos 18 metros, não foi capaz de responder ao salto de 17,73m que o britânico fez, a meio do concurso, e teve de se contentar com a medalha de prata. Depois do ouro mundial de Osaka, há dois anos, e do título olímpico de Pequim, no ano passado, o campeão português falhou o objectivo, saindo de Berlim com a sensação amarga de saber que, se tivesse batido ou igualado o recorde pessoal (17,74m), chegaria ao ambicionado primeiro lugar.

Mercado negro do tabaco dispara em Portugal, Jornal Notícias de 19-08-2009
Em seis meses, Portugal sofreu uma invasão de tabaco contrabandeado como há muito não se via. GNR e Alfândegas apreenderam cinco milhões de euros em cigarros. Uma boa parte segue para a Europa, mas muito já cá fica. O balanço da actividade operacional da Unidade de Acção Fiscal (UAF) da GNR e da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais Sobre o Consumo (DGAIEC), no primeiro semestre, comprova que as redes internacionais de contrabando continuam muito activas no território nacional.

Veloso contra os disparates, O Jogo de 19-08-2009
Talvez inspirado pela presença de Caneira junto à linha lateral, zona onde este finalizava os preparativos para ser lançado na arena, Miguel Veloso, embora com uma execução diferente da protagonizada pelo colega no arranque da campanha 2006/07 na Champions - e que na altura rendeu um triunfo sobre outro adversário italiano, o Inter de Milão -, sacou um tiro que deixou os adeptos e a própria equipa em absoluto êxtase. Era o 2-1! O Sporting, aos 66', com menos uma unidade por expulsão estúpida de Simon Vukcevic, virava o marcador e, mais do que isso, dava um valente pontapé no conjunto de asneiras que o árbitro húngaro Viktor Kassai foi somando, sempre em benefício da Fiorentina.

Nélson Évora fica-se pela prata em Berlim, Público de 19-08-2009
Nélson Évora não conseguiu ontem tornar-se o primeiro triplista a renovar um título mundial na sua disciplina. O português partia nos Mundiais de Berlim como principal favorito para a competição, mas acabaria por ceder a primazia ao britânico Phillips Idowu, seu "vice" nos Jogos Olímpicos de Pequim no ano passado. O português não chegou a esse objectivo, mas não deixou de conquistar a terceira medalha sucessiva em grandes campeonatos (Mundiais e Jogos Olímpicos) e a primeira de Portugal em Berlim. A prata de Nélson Évora é também a 16.ª medalha portuguesa em Mundiais.

José Sócrates fala de "disparates de Verão", Belém não desmente existência de suspeitas, Público de 19-08-2009
José Sócrates respondeu às suspeitas de um membro da Casa Civil da Presidência da República, que apontam para receios de que o Governo ou o PS estejam a vigiar serviços e assessores de Belém, considerando-as "disparates de Verão". Em Belém, o silêncio oficial persistiu, embora a SIC tenha reconfirmado a notícia do PÚBLICO de ontem. A notícia, que assinala uma nova escalada de tensão entre Belém e São Bento, indica existir um receio que não se iniciou recentemente. A origem das suspeitas remonta a uma viagem à Madeira, há um ano e meio, na qual um adjunto teve comportamentos que levaram colaboradores de Cavaco Silva a apertar o circuito da informação para evitar fugas.

Com toda a raça, Record de 19-08-2009
O Sporting empatou (2-2) com a Fiorentina na 1.ª mão do "playoff" para a Liga dos Campeões, numa partida em que os leões se podem queixar da arbitragem do húngaro Viktor Kassai. Os italianos inauguraram o marcador por Vargas (6'), Vukcevic empatou aos 58' mas foi expulso após despir a camisola. Depois, Miguel Veloso (66') fez um grande golo mas Gilardino (79') evitou o triunfo leonino
   © manchete,1996-2009 

Global Voices Radio - Live stream