18 agosto 2009

Manchetes do Dia - 18-08-2009

Terça, 18 de Agosto de 2009  
Manchetes do Dia



Os mistérios da agressão a Adriano, 24 Horas de 18-08-2009
O avançado foi atacado à saída de uma discoteca em Vila do Conde. Co Adriaanse e o basquetebolista Matt Fish também já foram agredidos. E Paulo Assunção sofreu graves ameaças por não ter querido renovar contrato.

Hora 31, A Bola de 18-08-2009
Liedson é o porta-voz da ambição leonina para o duplo compromisso com a Fiorentina, que vale o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. «Esperamos fazer um bom resultado e passar para a fase de grupos. Estamos concentrados e unidos para seguir em frente. Há 50 por cento de hipóteses para cada lado», disse o avançado, na conferência de imprensa de lançamento do jogo de terça-feira. Quanto ao 'jejum' de golos... «Estou mais preocupado com os resultados da equipa. Logo, logo vou começar a fazer golos. Espero que já amanhã [terça-feira]».

SMS eróticos burlam clientes , Correio Manhã de 18-08-2009
As operadoras telefónicas lucram com serviços de valor acrescentado a que os clientes não aderiram e que têm conteúdos pornográficos explícitos. Já há casos de queixas-crimes apresentadas por familiares de crianças que receberam mensagens de conteúdo sexual e que foram cobradas apenas por terem sido recebidas. Na maioria das situações, o utilizador do telefone é obrigado a responder, dada a intimidade das SMS recebidos. E paga nem que seja por tentar perceber quem o está a abordar.

Perseguição e tiros no centro do Porto, Correio Manhã de 18-08-2009
O BMW preto saiu discretamente atrás da carrinha de valores, até que, à porta do BPI, no Porto, era altura de atacar. Saíram os dois homens com shotgun e revólver – e, em segundos, atiraram sobre um segurança da Esegur, forçando-o a largar dois sacos. Não foi abatido porque a bala acertou na porta do banco – e tudo pelo assalto milionário que, no final, só rendeu papéis da correspondência do banco que seguia nos dois sacos. Na fuga aos assaltantes, o condutor do blindado chocou noutro carro e capotou.

Portugal entra na fase de contágio acelerado da gripe A, Diário Económico de 18-08-2009
Portugal está a entrar numa fase mais acelerada de contaminação pelo vírus H1N1. Uma situação que era expectável, dada a evolução da gripe em termos mundiais, mas que chega com cerca de seis semanas de atraso face a países como o Reino Unido e a Espanha. De acordo com os dados do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), Portugal registou nas últimas 62 horas o número mais elevado de contágios de gripe A. Ontem foram registados 109 novos casos (só a Alemanha teve mais) e no fim de semana dominou em absoluto com 488 novos casos. "Portugal poderá estar agora a entrar no que se chama a fase de aceleração no que diz respeito à confirmação de novos casos", disse ao Diário Económico Paulo Moreira, membro da comissão executiva do ECDC.

Falta de pagamentos da La Seda põe em risco nova fábrica em Sines, Diário Económico de 18-08-2009
As obras de construção da futura fábrica da La Seda de Barcelona, em Sines param, a partir de hoje, por falta de pagamento às empresas que estão no terreno, entre as quais se encontram AKER, Martifer, Somague e Engiarte. Depois de várias ameaças, os noruegueses da AKER, grupo de engenharia que supervisiona todo o projecto industrial, avançou com um pedido de suspensão dos trabalhos, confirmou ao Diário Económico fonte oficial da La Seda de Barcelona.

"Farei campanha em Lisboa como se não houvesse legislativas", Diário Económico de 18-08-2009
Seja qual for o resultado que o PSD consiga nas urnas a 27 de Setembro, Santana Lopes garante que a sua campanha por Lisboa não será influenciada. "Vou fazer campanha como se não houvesse legislativas", disse ao Diário Económico o candidato social-democrata à Câmara de Lisboa. A 28 de Setembro - um dia depois dos portugueses elegerem o próximo Governo - começa oficialmente a campanha eleitoral para as autárquicas e Pedro Santana Lopes promete fazer uma campanha centrada nas suas ideias: "Os próximos dois meses devem ser dedicados às políticas que cada um de nós tem para a cidade", disse Santana Lopes, que promete parar apenas no fim de semana de 27 de Setembro para respeitar o dia de reflexão.

Más notas fizeram diminuir candidatos ao ensino superior, Diário Notícias de 18-08-2009
O aumento de vagas no ensino superior público não foi sinónimo - pelo menos na 1.ª fase de acesso - decrescimento da procura. Segundo dados da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES),até à última sexta-feira tinham sido registadas 52 949 candidaturas, menos cerca de duas mil do que em igual período do ano passado. Os responsáveis do sector contactados pelo DN reservaram análises detalhadas para mais tarde.Até porque, devido à massificação das candidaturas pela Internet (ver texto ao lado) ainda não são conhecidos números instituição a instituição. Mas a descida nas médias de alguns exames do secundário que servem de prova de ingresso a muitos cursos - como Matemática, Física, Química, e o próprio Português-, é uma das explicações mais consensuais.

A urna de voto, o rapaz e o burro, Diário Notícias de 18-08-2009
Às zonas mais esquecidas do Afeganistão, a democracia chega de burro. As urnas são transportadas às costas do animal, a únicas forma de as levar até algumas aldeias. Com as eleições presidenciais quinta-feira, os animais já percorrem os caminhos do país onde os talibãs ameaçam destruir as mesas de voto. A acreditar nas sondagens, os burros podem ter de voltar a fazer o caminho, se se confirmar que o oftalmologista Abdullah Abdullah vai obrigar o Presidente Hamid Karzai à segunda volta.

Fornecedores levam construtoras a tribunal, Jornal Negócios de 18-08-2009
As construtoras estão a ser pressionadas nos tribunais para pagarem rapidamente as suas dívidas. A J&J Teixeira, fabricante de portas, soalhos e outros produtos de carpintaria, acaba de obrigar a Edifer a pagar mais de 300 mil euros que lhe eram devidos há vários meses. O fornecedor pediu no Tribunal de Comércio de Lisboa a insolvência da Edifer e em cinco dias a construtora de Vera Pires Coelho prontificou-se a pagar, levando a J&J Teixeira a retirar o processo. Esta empresa, com sede em Gaia, 300 empregados e facturação anual de 20 milhões de euros, não ficou por aqui. Este mês apresentou contra a Soares da Costa um processo de injunção no Porto, para cobrar uma dívida de 130 mil euros (relacionada com a construção da Pousada de S. Teotónio, em Viseu), revelou ao Negócios o advogado da J&J Teixeira, Richard Neves.

50 anos da Sonae, Jornal Negócios de 18-08-2009
Belmiro de Azevedo tem quase tantos anos de Sonae como o filho Paulo tem de vida. Em Janeiro de 1965 Belmiro de Azevedo entrava na Sonae a convite de António Correia da Silva. Em Dezembro, a 31, nascia o filho Paulo, que é hoje o presidente do grupo. Passaram-se 44 anos. Belmiro de Azevedo não sonharia, então, que alguns anos mais tarde, a empresa onde entrou como responsável de pesquisa e desenvolvimento, seria sua. "Belmiro entrou na Sonae. Começou a trabalhar. E logo a ganhar antipatias. Ríspido. Muito exigente. Muito trabalhador. (...) Trabalha destemidamente. Com muito entusiasmo. Até que pareceu ser o homem que podia salvar a Sonae"´. Palavras de Correia da Silva, citado no livro "Belmiro - História de uma Vida", de Magalhães Pinto.

Desemprego sobe 104% no Algarve, Jornal Notícias de 18-08-2009
O número de portugueses inscritos nos centros de emprego subiu 1,4% em Julho, face ao mês anterior, totalizando 496 mil desempregados. Os homens tiveram o maior aumento. Desemprego recente também disparou. De acordo com dados divulgados ontem pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de portugueses inscritos nos centros subiu 1,4% em Julho, face ao mês anterior, e 30,1% face ao mesmo mês do ano passado, tendo atingido 496 683 pessoas. O Algarve, apesar de ter registado uma quebra de 2,6% face a Junho, foi a região onde se verificou o maior aumento face ao ano passado, com o desemprego registado a mais do que duplicar no último ano.

Assalto com tiros, fuga e acidente nas ruas do Porto, Jornal Notícias de 18-08-2009
A fuga desenfreada aos tiros de um gangue terminou com uma carrinha de valores tombada e com um Mercedes destruído, ontem, no Porto. Trio encapuzado roubou dois sacos. Mas sem dinheiro, só correspondência. "Dispararam contra mim e eu arranquei. O meu colega ficou para trás". Terá sido com palavras deste teor que o condutor da carrinha da Esegur descreveu, a populares, os momentos que antecederam o acidente, no cruzamento das ruas de João de Deus e Pedro Hispano, na zona da Boavista, no Porto. Foi ali que a viatura de transporte de valores embateu num Mercedes, acabando por tombar. Apesar do aparato, o funcionário, de 31 anos, sofreu apenas ferimentos ligeiros.

É para jogar bem e ganhar, O Jogo de 18-08-2009
As exibições menos conseguidas do Sporting neste início de temporada, apesar da estabilidade e continuidade do grupo, estão na ordem do dia no emblema leonino, e Paulo Bento espera já esta noite, na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões contra a Fiorentina, conquistar crítica e adeptos. O técnico leonino disse nas entrelinhas que sente que há cansaço em relação à sua longevidade no clube...

Presidência suspeita estar a ser vigiada pelo Governo, Público de 18-08-2009
O clima psicológico que se vive no Palácio de Belém é de consternação e a dúvida que se instalou foi a de saber se os serviços da Presidência da República estão sob escuta e se os assessores de Cavaco Silva estão a ser vigiados, confessou ao PÚBLICO um membro da Casa Civil do Presidente. Este clima instalou-se depois de a perplexidade ter atingido aqueles que trabalham com o Presidente da República, quando tomaram conhecimento das declarações, ao PÚBLICO, dos dirigentes do PS José Junqueiro e Vitalino Canas denunciando que havia assessores de Cavaco Silva a participarem na elaboração do programa do PSD.

A ver se é desta, Record de 18-08-2009
O treinador do Sporting afirmou esta segunda-feira na conferência de imprensa que antecede a primeira mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, com a Fiorentina, que as prioridades dos leões são "ganhar sem sofrer golos, vencer ou empatar a zero". "Um bom resultado passa por ganhar e um óptimo resultado será ganhar sem sofrer golos. Agora, se não for possível ganhar, então o 0-0 será o melhor resultado, sim", afirmou técnico leonino. Paulo Bento referiu que, frente a adversários italianos, por vezes, "é-se dono da bola sem se ser dono do jogo", isto porque para o treinador do Sporting as formações transalpinas "fazem pouco para conseguir o golo", mas obrigam os adversários "a fazer muito para marcar".
   © manchete,1996-2009 

Global Voices Radio - Live stream