20 março 2009

Twittar ene de factos

Sobre o Twitter,

O twitter veio para ficar e cada vez mais se torna uma ferramenta indispensável na difusão de mensagens online e em tempo real.
Criado inicialmente para um contexto social, do género hi5 e facebook, embora sirva apenas para enviar mensagens, do tipo sms, curtas e precisas para todos os contactos que cada utilizador dispôe associado ao seu perfil, em tempo real. Cedo os órgãos de comunicação social se aperceberam desta ferramenta de difusão simples e intuitiva e agregaram-na aos seus sites. Estou em crer, que o Publico, foi o primeiro a aderir ao twitter e a partir daí este fenómeno tem vindo a crescer exponencialmente nos media portugueses. Até o site da presidência se rendeu a esta maravilha.
Nos EUA, alguns dos maiores OCS efectuaram entrevistas em directo via twitter, uma delas a entrevista efectuada ao então candidato à presidência norte-americana John McCain. Outros, tal como já acontece em Portugal, relatam ao vivo, via twitter alguns dos principais eventos da actualidade. A nFactos, agência de comunicação e jornalismo, "emitiu" muito recentemente e num contexto experimental, o debate que ocorreu no Polo do Porto da Universidade Católica entre o Bispo e o bloquista candidato à presidência da Câmara da mesma cidade, João Teixeira Lopes. As reacções, de quem acompanhou esta iniciativa "em directo", foram bastante positivas. 
Actualmente o twitter pepara a evolução para a web 3.0 e continua em constante evolução.
Existem já "twitticionários" disponiveis na net e muitas outras ferramentas úteis. Se ainda não sabe o que é o twitter, não descobriu as suas potencialidades, está na hora de se documentar para não ficar para trás e recorde-se que tudo o que se passa na World Wide Web é efémero.

Global Voices Radio - Live stream