18 dezembro 2008

Fotojornalistas: Espécie em extinção

Federação Europeia de Jornalistas demonstra preocupação com o estado do fotojornalismo na Europa

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) e a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) demonstram, em conferência, preocupação pelo estado em que se encontra o fotojornalismo na Europa.
“A importância da fotografia, enquanto imagem que conta uma estória, representa uma parte insubstituivel no jornalismo e é de primordial importância, deve ser protegida e tratada como qualquer trabalho criativo editorial” afirma o Presidente da FEJ Arne König, num seminário alusivo ao tema “Fotojornalistas: uma espécie em extinção na Europa”, que teve lugar em Paris.
“As ameaças que pairam sobre o fotojornalismo vem de todas as partes: desde o colapso nos preços de mercado, ao aumento sem precendentes na concorrência com fotógrafos amadores; a necessidade de fazer cumprir rigorosamente os direitos de autor, à disponibilidade de imagens gratuitas na Internet e, finalmente, ao aumento das restrições na captação de imagens em espaços publicos ou durante eventos públicos, tais como manifestações de rua.”
Numa altura em que as imagens e fotos formam uma parte crescente do nosso ambiente cultural e dos meios de comunicação, os fotojornalistas enfrentam uma crise de sobrevivência. O reconhecimento de contratos/vínculos profissionais é essencial para garantir um futuro seguro para estes profissionais.
A reunião conduziu a um conjunto de conclusões, na qual se inclui uma melhor integração dos fotojornalistas nas políticas da FEJ.
“Estamos solidários com os nossos colegas fotojornalistas e acreditamos que a falta de respeito pelos direitos de autor, que se torna mais dramatica com a digitalização das imagens, tem impacto negativo sobre toda a comunicação social”, acrescenta König.
Em breve serão divulgados os resultados de um inquérito que se está a fazer sobre as condições de trabalho dos fotojornalistas europeus. (...)

Global Voices Radio - Live stream