04 novembro 2008

Obama versus MacCain


“Ganha o preto ou o branco?”- pergunta o dono do café a um dos frequentes que aguarda pelo “Cimbalino com cheirinho”:
- “Quero lá saber” - responde o cliente, encolhendo os ombros – “Para mim o importante é que ganhe o meu clube (Benfica), ganhou este fim-de-semana, já fico contente”:
-“A mim também não interessa – retorquiu o dono – “quero lá saber que ganhe o preto ou o branco, estamos sempre fodidos, não muda nada.”
Estive para meter uma garfada naquele prato, enquanto tomo o meu café mas estou com pressa e certamente não teria tempo suficiente para os elucidar da verdadeira importância destas eleições americanas. Tudo o que se passa neste mundo globalizado reflecte-se no dia-a-dia de todos os cidadãos, independentemente das suas nacionalidades, estas eleições são importantes, sobretudo após os conflitos no golfo, que originou a subida do preço do petróleo e daí a consequente subida dos combustíveis, dos produtos, do custo de vida – da nossa vida. Da crise mundial, que afecta todos os mercados financeiros – até em Portugal, onde alguma vez se viu um Primeiro a vender "Magalhães" - "à prova de xixi" - de cimeira em cimeira?!
A origem destes (e outros) problemas? Os Estados Unidos da América e a administração Bush!
Impossível passar indiferente a este processo eleitoral, por muito que queiramos evitar, o mundo, “que nunca mais foi o mesmo após o fatídico 11 de Setembro de 2001”- quem disse isto?! - anseia pela mudança. Aguarda impacientemente pelo resultado deste escrutínio e tudo se resume à eleição de duas pessoas, Barack Obama e John MacCain - "O preto e o branco". Quem vencerá este duelo?
Que vença Obama, no entanto não me supreendo se MacCain vencer, tendo em conta o prepotente e arrogante eleitorado que por duas vezes, elegeu George W. Bush!

Global Voices Radio - Live stream