16 outubro 2008

Selecção já não desilude

Portugal jogou – e tem jogado – mal, onde está a novidade? Aliás a selecção nunca mais foi a mesma desde a final do Euro 2004. Têm sido mais os dissabores do que propriamente as alegrias. Quanto maior é o vedetismo pior a exibição. E as pessoas continuam a insistir numa espécie de “Ronaldomania” quando o que Portugal realmente sofre é de “Decodependência”.

Deco é o verdadeiro maestro da selecção nacional – cedo fez esquecer o Rui Costa – é um facto e quem não o reconhece, sofre de “Ronaldomania”. Não tem avançados e outro grave problema da Selecção Nacional é o momento de fama virtual que tem vivido nos últimos grandes campeonatos, Euro e Mundial. Portugal é a única selecção do mundo que parte para essas competições já vencedora, fora o Brasil claro, mas neste caso os canarinhos tem motivos para entrar sempre como favoritos pois o seu invejável palmarés assim o justifica.

A TVI é a estação menos apropriada para transmitir jogos de futebol devido aos seus comentadores. A forma exagerada como comentam os jogos tira qualquer espectador do sério. São tendenciosos e mudam de opinião em fracção de segundos. Tão depressa este ou aquele jogador está a “meter nojo” como rapidamente é o melhor jogador em campo mas, atenção, por apenas meio minuto. Já que aos 31 segundos o jogador volta a “meter nojo”. Rapidamente arranjei solução, cortei o som da televisão e sintonizei o relato do jogo na primeira estação de rádio que encontrei. Não me tranquilizou completamente, o jogo com a Albânia foi mesmo muito mau, mas o facto de ter deixado de escutar os comentadores da TVI foi, para mim, bem mais agradável!

Quanto ao jogo pouco há a dizer excepto uma palavra de despedida a Carlos Queiroz e um bom regresso a Manchester.

A verdade está no que diz o Povo: “Quer a selecção ganhe ou perca, os jogadores não ficam mais pobres por isso.” Pena não justificarem o dinheiro que ganham, pago pelos contribuintes, cumprindo com os objectivos e, no mínimo, levar a coisa a sério uma vez que as cores que envergam representa uma nação, uns quantos milhares de cidadãos, simpatizantes, o bispo de Díli, Xanana, Saramago, o Zé do Telhado, Ramos Horta e outros tantos como eu, tu e ela.:o)

Global Voices Radio - Live stream