08 janeiro 2008

Porque não se cala?

Foi a expressão que emanou ( mas não proferiu) Correia de Campos, ministro da Saúde, no debate do “Prós e Contras” da RTP 1, quando, dirigindo-se a um dos convidados, lhe endereçou um gentil – mas nervoso – pedido para “se calar”(!). Uma vez que o Dr. José Manuel Silva, Presidente Interino da Ordem dos Médicos, convidado para exercer o papel de opositor, interrompia constantemente o ministro sempre que este tentava defender as moções aplicadas nos últimos meses, referentes ao encerramento dos “SAP´s” em determinadas regiões do país.
No auditório levanta-se um ligeiro murmúrio e em casa certamente o telespectador - tal como eu - se recordou de El Rey Juan Carlos de España quando, na cimeira Ibero-Americana no Peru, manda o célebre Porque no te Callas a Chavez. Embora, neste caso, o contexto tenha sido outro!
De volta ao debate da RTP, subordinado ao tema “Para onde vai a saúde?”, os "SAP´s" manter-se-ão encerrados e a “promessa” de que irá ser efectuado um reforço no contingente médico e auxiliar dos hospitais daqueles concelhos, fica no ar...
O programa atinge a recta final e uma vez mais Correia de Campos intervém: “Deixe-me terminar com Anadia, quero dizer aos cidadãos que não tenho nenhum ´remoque´ a eles, e quero pedir-lhes que me ajudem a reforçar o hospital, ajudem-me a tornar esse hospital num hospital útil ...”, pede encarecidamente o ministro da Saúde. Bonito, agora os cidadãos de Anadia vão tomar o papel dos médicos e dos enfermeiros!
O ministro não fica “remocado” com os Anadienses mas seguramente o Dr. José Manuel Silva irá sofrer a rebocada após tanta “(re)mocada” que deu na cabeça do ministro!
(Apenas não entendo, ou escapou-me)
O que estava José Cid a fazer na plateia? Estaria o “senhor do cavalo branco” à procura de inspiração no meio de tantos médicos e enfermeiros? Mas eu não vi ali ninguém trajado com a indumentária bata branca?!
Terá se perdido do cavalo...

Global Voices Radio - Live stream