SJ realiza "Conferências de Outono"
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai promover, nos meses de Outubro, no Porto, e de Novembro, em Lisboa, um ciclo de debates intitulado "Conferências de Outono" .
Temas como o acesso à profissão e o seu futuro, as relações de género nos Média, o caso Madeleine McCann ou as novas tecnologias serão tratados ao longo de nove semanas por mais de três dezenas de convidados.
No Porto, os debates realizam-se todas as segundas-feiras de Outubro, às 21 horas, no auditório da Cooperativa Árvore, que apoia a iniciativa.
Em Lisboa, os encontros têm lugar todas as quartas-feiras de Novembro, também às 21 horas, na sede do SJ.
As conferências destinam-se a jornalistas, estudantes e professores e investigadores da área do Jornalismo e das Ciências da Comunicação, mas são também abertas ao público.
No Porto, o programa das Conferências é o seguinte:
01.OUT - "Acesso à profissão: O Caminho do Purgatório?"
– Intervenções de Alfredo Maia (Presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas), Fernando Zamith (jornalista na agência Lusa e docente na Universidade do Porto) e Cynthia Valente (jornalista no "Destak") .
08.OUT - "Ainda sabemos escrever?"
– Intervenções de Mário Cláudio (escritor e docente da Universidade do Porto), Pedro Olavo Simões (jornalista no "Jornal de Notícias" e bloguer do Fonte das Virtudes) e José Mário Costa (responsável pelo sítio Ciberdúvidas).
15.OUT - "Não te rias que é pior: Humor, Jornalismo e Política"
– Intervenções de Manuel António Pina (jornalista e escritor), Carlos Romero (jornalista) e José Manuel Ribeiro (cartunista em "O Jogo").
22.OUT - "Vamos acabar no Museu? O futuro do jornalismo"
– Intervenções de Luís Humberto Marcos (antigo jornalista, director do Museu da Imprensa), Miguel Carvalho (jornalista na "Visão") e Jorge Fiel (jornalista no "Expresso").
29.OUT - “Ainda podemos escrever? - Incidências do Estatuto do Jornalista e das Novas Leis Penais”
– Intervenções de Rui Pereira (jornalista e docente da Universidade do Porto), António Arnaldo Mesquita (jornalista no "Público) e Horácio Serra Pereira (advogado, chefe do Gabinete Jurídico do Sindicato dos Jornalistas).
As Conferências de Lisboa, cujo programa detalhado será divulgado em breve, abordarão os seguintes temas:
- "Do caso Casa Pia ao caso Maddie - Jornalismo sob suspeita: Comunicação Social e Justiça"
- "Jornalismo, Ciência e Ambiente - Informar para uma cidadania activa"
- "O Jornalismo tem sexo? - A Comunicação Social Perante as Questões de Género"
- "Novas Tecnologias - Instrumento Para Uma Nova Ordem da Comunicação".
Para mais informações: http://www.jornalistas.online.pt/