20 julho 2007

TAI CHI CHUAN


A praia da Póvoa de Varzim foi o local escolhido para a demonstração - efectuada pelo alunos da AKFPV - desta arte marcial chinesa que busca o equilíbrio fisíco, psíquico e energético, integrando o corpo e a mente, a respiração e o movimento. Relaxa e acalma os nervos, melhora a circulação, a coordenação motora, a memória e o raciocínio.
O Tai Chi Chuan estilo Yang é considerado o mais difundido no Ocidente. Foi fundado por Yang Lu Chuan, que sendo praticante do Kung Fu Shaolim, começou a aprender Tai Chi com um mestre da Família Chen. Este mestre impressionou-se com a habilidade de Yang e decidiu revelar-lhe os segredos da Família. Posteriormente, desenvolveu o seu próprio estilo, transmitindo os conhecimentos e técnicas aos seus três filhos.
Em termos filosóficos, podemos resumir que de Wu Chi - que significa infinito - nasceu o Tai Chi que interiormente contém o Yin e o Yang em harmonia, como o Universo que possue os dois elementos opostos em equilíbrio. O corpo humano também quando se encontra equilibrado, revela-se saudável. Adaptando a teoria do Yin e Yang em equilíbrio, a prática do Tai Chi Chuan proporciona a harmonia entre a mente, o movimento e o Universo. A meditação ocorre enquanto se mantem a mente concentrada em movimentos lentos, com ritmo, o corpo relaxado procurando estar o mais próximo da natureza.

Global Voices Radio - Live stream